Eko Residence Hotel

Como é se hospedar no Eko Residence Hotel, Porto Alegre/RS – Brasil

A primeira impressão quando chegamos ao Eko Residence Hotel já foi bem positiva. A fachada envidraçada lembra um prédio corporativo imponente e super moderno. Principalmente por conta do contraste com os prédios vizinhos, que por sua vez, tem uma aparência mais antiga e um estilo mais clássico preservado, deixando o bairro super charmoso.

Eko Residence Hotel
Eko Residence Hotel

Logo que chegamos, nos dirigimos até a recepção no amplo hall  do hotel e fomos bem atendidos. Especialmente por conta da explicação super atenciosa da funcionária em relação aos diferenciais do hotel, com sua proposta de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Lobby e recepção do Eko Residence Hotel
Lobby e recepção do Eko Residence Hotel

Aliás, essa questão de respeito ao meio ambiente está mesmo presente em todo o hotel (a começar pelo nome “Eko”), que fez um planejamento de infra-estrutura com essa pegada: fachada com jardim vertical, sistema de captação de água da chuva para utilização em aparelhos sanitários, sistema de apoio para geração de água quente via energia solar, cobertura dos telhados do terraço com tecnologia ecológica repletas de plantas verdinhas, sistema de separação de lixo seco e orgânico em todo o hotel. Todas essas ações que o Eko Residence aplica estão bem detalhadas no programa especial de sustentabilidade que está disponível no site. Inclusive, um dado que me chamou muita atenção foi a redução de 34,27% na queima de gás para aquecimento da água só com a adoção do sistema de apoio via energia solar. Impressionante! 😀

Localização do Eko Residence Hotel

O Eko Residence é um hotel bem localizado, no Centro Histórico de Porto Alegre. Essa região conta com os principais meios de transporte da cidade, como os ônibus municipais, seletivo lotação, aluguel de bike, táxi e serviços de transporte privado por aplicativo, como Uber e Cabify. Além disso, fica próximo da Rodoviária de Porto Alegre, que tem linhas interestaduais e até internacionais, bem como do metrô que liga Porto Alegre às cidades da região metropolitana, no Vale do Rio dos Sinos, como a minha cidade natal São Leopoldo 😀 .

Bem próximo ao hotel, com distâncias que facilmente se faz a pé, ficam localizados os principais centros culturais e teatros da cidade, bem como outros pontos de referência importantes como o Mercado Público, Usina do Gasômetro às margens do rio Guaíba, a UFRGS, Hospital Santa Casa de Misericórdia, e o bairro mais boêmio – a famosa Cidade Baixa. Fica muito próximo também do Parque Farroupilha onde aos domingos acontece o Brique da Redenção, com feira de antiguidades, artes, artesanato e comidinhas. Este é um dos meus passeios favoritos mas dessa vez não conseguimos fazer. Fica para a próxima.

A avenida em frente ao hotel é muito calma e super arborizada, onde há vários prédios residenciais, o que torna comum o “vai e vem” de moradores no comércio local. O ponto negativo, pelo menos para a gente que chegou ao hotel a pé vindo do da estação de metrô, foi se deparar com alguns moradores de rua se abrigando nas calçadas e até em uma praça próxima ao hotel. Infelizmente, é algo comum nas proximidades do centro de grandes cidades brasileiras, e Porto Alegre não é exceção.

Nosso quarto

Ficamos no Residence Quádruplo, um quarto que atende até 4 pessoas (1 cama de casal e 2 camas de solteiro). Esta acomodação é realmente bem ampla e muito iluminada, o que eu gostei bastante. Por se tratar de um quarto de fundos, a vista era para outro prédio – o que seria ruim se não fossem as belas árvores plantadas entre os 2 prédios. Assim, ao invés de ficar de frente pra um prédio, ficamos com a sensação gostosa de observar pela janela o verdinho das árvores.

Tanto esse quanto que ficamos como os quartos da categoria standard atendem 100% aquelas características básicas que a gente espera como conforto e segurança! Do conforto, adorei a cama casal bem grande e o edredom bem gostoso, ideal para o friozinho no RS. O quarto também era bastante silencioso, o que garantiu uma boa noite de sono. Em termos de segurança, o sistema de fechadura eletrônica por cartão codificado e a opção de cofre eletrônico disponível no quarto deixam a gente bem mais tranquilo.

Quarto de casal da acomodação Residence Quádruplo do Eko Residence Hotel
Quarto de casal da acomodação Residence Quádruplo do Eko Residence Hotel

A pegada da decoração é bem peculiar, já que tem uma mistura de estética clean com um quê de rusticidade, principalmente nos móveis de apoio. Prateleiras do cabideiro, criado mudo e o suporte para colocar a mala eram de madeira de demolição, lembrando um quarto fofo de uma casa de sítio ou fazenda. Falando em casa, outro aspecto que surpreendeu foi o formato do quarto, que como o próprio site do hotel diz, é uma mini-kitinete. Tem cozinha com pia, micro-ondas e geladeira (vazia, já que o hotel tem uma loja de conveniência, como explico logo mais abaixo no tópico serviço), além de um pequeno tanque (!) de lavar roupas.

Cozinha e um dos quartos da acomodação Residence Quádruplo do Eko Residence Hotel
Cozinha e um dos quartos da acomodação Residence Quádruplo do Eko Residence Hotel

Quanto às outras características do quarto, tudo dentro do esperado:

– TV tela plana pequena, com pacote básico de sinal a cabo.

– Ar condicionado split com opção quente (para o inverno) e frio (para o verão), já que a cidade tem as estações do ano bem definida;

– Bom número de tomadas, suficiente para todos os nossos gadgets ficarem ligados ao mesmo tempo. \o/

– E um sistema de separação do lixo para que a gente como hóspede possa separar de forma correta, sempre com a preocupação ambiental.

Banheiro

É bem amplo e iluminado, com pia de mármore e espelho bem grande. Tem secador de cabelos, com potência fraca mas dentro do esperado. Mas o que eu achei muito legal foi que, seguindo a proposta de sustentabilidade, tem dispenser fixo para sabonete líquido na pia e também no chuveiro, eliminando desperdício e resíduos com produtos individuais, à exemplo do que já é de praxe nos hotéis na Europa das principais redes hoteleiras. O único item que vem em sachê é o shampoo 2 em 1. Teve só um ponto negativo que foi o barulho causado pela porta do banheiro desse quarto que a gente ficou, que ao fechar e abrir arrastava no chão, por um desnível que não sei se era no piso ou na porta. Isso chegou a acordar o Guto meio no susto de manhã bem cedinho, quando eu levantei e fechei a porta do banheiro.

Detalhes do banheiro do Eko Residence Hotel
Detalhes do banheiro do Eko Residence Hotel

Serviços

Em relação a aspectos de limpeza, organização e arrumação dos quartos, estava tudo super OK, dentro das expectativas, com toalhas, roupas de cama, banheiro, geladeira e até o microondas que eu já tinha falado aí em cima na descrição do quarto. Tudo de acordo.

Toda a equipe do hotel nos atendeu bem, desde o check in na recepção, passando pelo café da manhã e pessoal da limpeza.

Comodidades

Uma das primeiras coisas que chama atenção é a existência de uma espécie de loja de conveniência no hall, bem ao lado da recepção, com vários refrigeradores cheios de comidas e bebidas (sucos, refrigerantes e cervejas nacionais e importadas), além das prateleiras de salgadinhos e bolachas (biscoitos, pra quem não é gaúcho ou paulista). Logo ao lado fica uma copa equipada com forno elétrico, microondas e uma máquina de café. E o mais impressionante: os preços praticados são bem OK, isto é, são preços justos para o tipo de ambiente e comodidade oferecido. Esse diferencial substitui o mini-bar do quarto, que mesmo assim conta com geladeira e também um micro-ondas, como já falamos no tópico sobre o quarto.

Pertinho da loja de conveniência, tem um espaço de convivência com mesas para trabalho com computadores e bem ao lado o espaço kids, com mesinhas na altura adequada para as crianças, repletas de livros de histórias e material para desenhar e pintar. Existem salas para eventos disponíveis mas confesso que não chegamos a visitar.

Outra coisa que se torna um diferencial é que o hotel dispõe gratuitamente de uma sala para passar roupas, onde o hóspede encontra estrutura com ferro de passar e mesa/suporte adequados. Para quem viaja a trabalho e precisa passar aquela camisa ou mesmo uma peça de roupa que amassa muito, esse tipo de comodidade é uma mão na roda.

A internet wifi é grátis e funcionou bem tanto nos quartos quanto nas áreas comuns do hotel. Chegamos a utilizar 3 dispositivos conectados ao mesmo tempo e não tivemos maiores problemas.

Acho que uma das coisas mais bacanas é o terraço do Eko Residence, que tem uma bela vista panorâmica do patamar onde encontra-se a piscina. Lá tem um solarium e uma academia, que por sinal é bem ampla e equipada se comparada com outros hotéis de categoria semelhantes onde já nos hospedamos. Não chegamos a utilizar, mas aparentavam ser equipamentos novos e em bom estado.

Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica a academia e uma área de estar
Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica a academia e uma área de estar

A piscina é pequena mas o ambiente é super aconchegante, com rede de dormir e espreguiçadeiras, o que o torna muito convidativo a dar uma paradinha ali e relaxar.

Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica também o deck da piscina
Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica também o deck da piscina

O mais interessante e diferente é mesmo o solarium com as placas de captação de energia solar e a cobertura dos telhados com as plantas. Achei genial.

Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica o solarium
Terraço do Eko Residence Hotel, onde fica o solarium

O hotel oferece ainda estacionamento (pago a parte) e recepção funcionando 24h.

Café da manhã

O café da manhã é servido até as 10h30 no restaurante que fica no lobby ao lado do hall de entrada do hotel e tem uma agradável vista para a rua. No entanto, a disposição das mesas no espaço que é bem pequeno, fica um tanto apertado. No final de semana que nos hospedamos, o hotel estava cheio e descemos para tomar café bem na hora do rush, por volta de 9h30, o que fez com que encontrássemos todas as mesas ocupadas. É verdade que não esperamos muito e logo já pudemos nos sentar em uma mesa que foi limpa e organizada muito rapidamente pelos funcionários que atendem o café.

A variedade do café da manhã é bem grande, compreendendo frutas, granola, queijos, embutidos, comidas quentes (salsicha, ovos mexidos), bolos, pães e até tortas. Tem ainda a disposição torradeira/sanduicheira caso o hóspede queira preparar uma torrada ou misto quente, além de pães de queijo bem fresquinhos. O destaque vai para a nata e o doce de leite entre opções de mistura para passar no pão e também para as tortas.

Sucos e outras delícias do café da manhã do Eko Residence Hotel
Sucos e outras delícias do café da manhã do Eko Residence Hotel
Tortas, pães e bolos do café da manhã do Eko Residence Hotel
Tortas, pães e bolos do café da manhã do Eko Residence Hotel

Valor da diária no Eko Residence Hotel

O valor da diária no Eko Residence Hotel começa por volta de R$140,00 (quarto standard casal), o que achamos justo e consideramos um ótimo custo-benefício. Quando fizemos a pesquisa, o menor preço que encontramos foi na Booking.com.

+ Consulte preços atualizados no Eko Residence Hotel

Avaliação final: Eko Residence Hotel

Gostamos bastante da hospedagem no Eko Residence Hotel. Para quem precisa se hospedar próximo a região do centro de Porto Alegre, trata-se de uma opção que entrega uma ótima relação custo-benefício e oferece o necessário para uma boa estadia. A proposta de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente sem dúvida é um diferencial do hotel e um dos pontos positivos.


Onde se hospedar em Porto Alegre

Consulte o mapa para encontrar as melhores ofertas de hotéis e apartamentos para se hospedar em Porto Alegre.

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro em Porto Alegre

A nossa dica para quem pretende alugar carro em Porto Alegre é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars tanto para aluguel de carro aqui no Brasil como nas viagens para o exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Outras atividades no Rio de Janeiro

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário