6 dicas de onde beber cerveja artesanal em Montevidéu, no Uruguai
CBH UY: O belo copo de 1/2 pint servido na casa

6 dicas de onde beber cerveja artesanal em Montevidéu, no Uruguai

O Uruguai é mais um dos países sul-americanos onde a longa tradição na produção vinícola faz com que a imagem do país no exterior fique muito ligada a uma só bebida: o vinho. Ok, os vinhos uruguaios são excelentes, principalmente o ‘Tannat’, a grande especialidade local.

Mas a verdade é que a cerveja também é bastante consumida por lá, principalmente nos últimos 5 anos, a partir do crescimento das micro e pequenas cervejarias artesanais por todo o país. A exemplo do que aconteceu no Brasil, o mercado cervejeiro uruguaio sofreu uma grande transformação, com um ‘upgrade’ na qualidade geral das cervejas que são produzidas por lá. Antes limitado a escolher entre ‘Patrícia’ e ‘Norteña’, cada vez mais os apaixonados por cerveja podem encontrar boas opções artesanais, nos mais diferentes estilos.

Atualmente, algumas das cervejarias artesanais uruguaias mais conhecidas e premiadas são: Barbot, Birra Bizarra, Davok, Mastra, Oso Pardo e Volcânica. Algumas dessas marcas até já podem ser encontradas a venda nos supermercados e em alguns bares e restaurantes não especializados (principalmente a ‘Volcânica’). Mas das mesma forma que a quantidade de marcas e estilos de cervejas vem crescendo, é cada vez maior também o número de bares e lojas especializados para nós, amantes da boa cerveja.

Pensando nisso, a gente resolveu listar 6 dicas de bares, cervejarias e lojas onde você pode encontrar o melhor da cerveja artesanal em Montevidéu, no Uruguai.

Carrasco Beer House

CBH UY: O belo copo de 1/2 pint servido na casa
CBH UY: O belo copo de 1/2 pint servido na casa

“Um bar que frequentaríamos no Rio” – essa foi a nossa conclusão após a experiência na Carrasco Beer House. Imagina chegar em um paraíso da cerveja artesanal depois de caminhar na chuva por algumas quadras e ser recebido como se fossemos amigos e clientes de longa data? Então! Foi assim que nos sentimos ao adentrar o Carrasco Beer House, ou CBH – um pub de cerveja artesanal que leva o nome do bairro onde está localizado, Carrasco.

Além de uma atmosfera super pra cima, uma ótima variedade de cervejas uruguaias (tanto on tap quanto em garrafa), e atendimento por pessoas que entendem (muito) do riscado e tem orgulho do que fazem, valorizando a produção cervejeira local. Tudo isso por um valor super em conta se comparado com os preços praticados em cidades como Rio e São Paulo. Um bar de cerveja artesanal em Montevidéu que é parada obrigatória, do jeito que todo cervejeiro gosta.

Leia tudo sobre a nossa visita ao Carrasco Beer House

Mastra

Talvez a mais famosa das artesanais uruguaias, a ‘cerveceria’ Mastra já conta conta com alguns bares de marca própria na cidade de Montevidéu (e tem até um na cidade de Colônia do Sacramento). A gente só conseguiu visitar um deles, a filial que fica no Mercado Agrícola de Montevidéu (MAM), que contava simplesmente com 9 torneiras a disposição do público. Mas foi o suficiente para experimentar e confirmar que a fama não é por acaso: a cerveja é de excelente qualidade.

Cervejaria Mastra
Cervejaria Mastra

Patagônia

Patagônia Mercado del Puerto

Ok, a Patagônia não é exatamente uma cerveja uruguaia (na verdade é argentina). E os mais puristas vão dizer que ela nem pode ser considerada mais uma cerveja artesanal, já que foi adquirida pela Ambev. Mas entrou na nossa lista porque na sua origem ela era uma das principais cervejas artesanais argentinas, e eu particularmente curto bastante as cervejas da Patagônia. 🙂

Não só eu como os uruguaios: os bares da cervejaria argentina começaram a chegar a Montevidéu em 2016 e já são 3 espalhados em pontos estratégicos da cidade: um em Pocitos, um na Ciudad Vieja e um no Mercado del Puerto. A gente que é apaixonado por cerveja artesanal aproveitou para tentar conhecer cada um deles, principalmente depois que descobrimos que as cervejas também são servidas on tap (isto é, as torneiras plugadas nos barris), e não somente em garrafa como no Brasil. Além disso, pudemos experimentar a versões da Patagônia que ainda não são comercializadas no Brasil.

Conseguimos ir a 2 deles: Ciudad Vieja (esse por 2 vezes) e Mercado del Puerto. O destaque (além da cerveja) fica por conta da atmosfera do local, que é realmente muito agradável. Nos bares que visitamos, o espaço físico era muito bem aproveitado e decorado (mesmo quando não era amplo) e o atendimento foi muito caloroso e simpático. Os bares da Patagônia também tem aquele clima de “bar que eu gostaria de frequentar”.

Leia tudo sobre a nossa visita aos “refúgios” da Patagônia

Oso Pardo Cervecería Artesanal

Lembra que entre as marcas mais famosas, mencionamos também a ‘Oso Pardo’? Durante a viagem, ‘descobrimos’ que eles também abriram uma bar de marca própria em Pocitos (que infelizmente não deu tempo da gente visitar dessa vez). Mas a cerveja deles a gente conseguiu experimentar no “Los Horneros”, na versão em garrafa, e tenho certeza que a versão on tap vai agradar em cheio aos apaixonados por cerveja artesanal.

Montevideo Brew House

Também na região de Pocitos fica a Montevideo Brew House. Com mais de 10 torneiras, a casa é outra que aposta nas cervejas de produção própria e nas parcerias com alguns rótulos convidados. É uma boa opção pra quem pretende, em um só local, experimentar uma boa variedade da produção cervejeira local. Presença certa em todas as listas de melhores bares da cidade.

Ennis Irish Pub

Para quem curte mais aquela pegada de pub irlandês, o Ennis Irish Pub fica localizado no bairro de Tres Cruces (perto do terminal rodoviário, do parque Battle e do estádio Centenário). Apesar do foco ser nas importadas, o local também tem algumas opções para os amantes de cerveja artesanal em Montevidéu.


E você, já foi em algum desses points da cerveja artesanal em Montevidéu? Tem mais sugestões de locais para acrescentar? Deixa nos comentários aí de baixo. 🙂

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário
  • mais lugares pra encontrar cerveja artesanal: Hey Chopp, Los Querubines, Gallagher’s, Ennis tem 2 (um na Urquiza e outro na Tristan Narvaja), Bräwn, The Shannon Irish Pub, Burlesque, Dagda Beer & Wine Store, La Chopería, Mediterraneo Underbrewery, CBP Polo Cervecero,

Viajar é Demais