5 bares para beber cerveja artesanal em Santiago do Chile

5 bares para beber cerveja artesanal em Santiago do Chile

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quando o assunto é “o que beber no Chile”, 10 entre 10 pessoas pensam imediatamente no vinho. Sem dúvidas a produção de vinhos do Chile está entre as melhores do mundo, e nada se compara a um bom Carménère ou a um autêntico Cabernet Sauvignon chileno. Entretanto, apesar de bem menos famosa, a produção de cervejas no Chile é bem interessante e cresceu muito nos últimos anos, acompanhando a forte expansão das micro e pequenas cervejarias artesanais.

Com forte influência dos estilos de produção das cervejas Inglesas e Alemãs, as três principais cervejarias artesanais do Chile são: Austral (da Patagônia); Kuntsmann (de Valdívia); e Kross (de Santiago). Em Santiago, é possível encontrar pelo menos uma delas na maioria dos bares e restaurantes da cidade (mesmo os não especializados em cerveja artesanal).

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais fácil encontrar cervejas artesanais em Santiago – não só em bares, mas até nas prateleiras dos supermercados.

#dicaviajaredemais: o supermercado Jumbo, do Costanera Center, tem uma variedade absurda de cervejas estrangeiras e chilenas a preços muito bons. Compramos essa edição comemorativa da Kunstmann, em homenagem aos 500 anos da lei de pureza da cerveja alemã, pelo equivalente a R$15. Óbvio que essa garrafa incrível está na nossa coleção de lembranças de viagem. 🙂

Kunstmann Torobayo em comemoração aos 500 anos da REINHEITSGEBOT, a lei de pureza alemã
Kunstmann Torobayo em comemoração aos 500 anos da REINHEITSGEBOT, a lei de pureza alemã (fonte: https://twitter.com/bfkunstmann2016/status/689229803132694528)

 

Mas voltando ao tema principal, objetivo desse post não é te convencer a trocar os vinhos pela cerveja artesanal na sua viagem por Santiago do Chile – longe disso! A ideia é mostrar para os apaixonados por cerveja artesanal (tipo a gente) que existe vida além das inúmeras vinícolas espalhadas pelo país, e que a cerveja artesanal cada vez mais ganha o seu espaço pela capital chilena. Por conta disso, a gente destacou 5 bares para beber cerveja artesanal em Santiago do Chile.

 

1) El Meson Beer Garden

Autêntica definição de um bar “raiz”, o El Meson Beer Garden foi uma das gratas descobertas da nossa viagem a Santiago. Localizado no agradável Paseo Bulnes – um calçadão de pedestres que se inicia no Palácio La Moneda e corta várias avenidas da cidade – o El Meson pode passar despercebido durante o dia, quando funciona como uma das muitas opções de menu ejecutivo para almoço na região. Ambiente simples, zero sofisticação.

Mas é no final da tarde que o local se transforma, e passa a funcionar como um autêntico Beer Garden. Mesas e cadeiras são distribuídas do lado de fora e ficam repletas de gente de todos os tipos – desde executivos saindo do trabalho até a galera mais jovem. Detalhe: não identificamos nenhum turista além de nós. \o/

Com 15 torneiras de chope e mais uma centena de rótulos (grande parte deles de produção chilena), o local é um paraíso para os amantes da boa cerveja artesanal, que é vendida em diferentes quantidades: half-pint, pint e litro.

Cervejas artesanais no El Mesón Beer Garden
Cervejas artesanais no El Mesón Beer Garden

 

Mas o destaque mesmo fica por conta do atendimento por parte do gerente/dono, o Patrício. Que camarada simpático! Sério, foi disparado o melhor atendimento que tivemos em toda a viagem por Santiago. Além de nos atender muito bem, ele ainda entende muito de cerveja e te ajuda a escolher o estilo mais adequado para o seu paladar. Gostamos tanto que repetimos a dose, e ainda ganhamos de presente 2 taças da cervejaria chilena Jester. Experiência incrível, e pretendemos voltar sempre que formos a Santiago. $

 

2) Kross Bar

Esse é o bar de uma das maiores cervejarias artesanais chilenas, a Kross. Localizado na região da Providencia (bem pertinho do Patio Bellavista), o Kross Bar se tornou referência como um dos principais bares de cerveja artesanal de toda a cidade.

 

Krossbar (fonte: krossbar.cl)
Krossbar (fonte: krossbar.cl)

 

A começar pelo ambiente, o bar é super descolado, com uma decoração em estilo industrial que particularmente me agradou bastante. O atendimento é muito profissional, e todos os funcionários entendem de cerveja e vão saber te explicar as características de todos os estilos.

Cervejas artesanais no Kross Bar
Cervejas artesanais no Kross Bar

 

A casa conta com cerca de 10 torneiras de chope. Apesar de ser um bar da Kross, as torneiras sempre contam com pelo menos 2 chopes convidados (de outras cervejarias locais). Já nas cervejas em garrafa, acho que foi o lugar com maior variedade que vi em Santiago – dezenas de rótulos que nunca tinha visto na vida. O mais bacana é que o foco é todo na produção local, cerveja artesanal chilena na veia! 🙂

Os preços são compatíveis com a qualidade do local e das cervejas (para os padrões que estou acostumado no Rio de Janeiro, achei até barato). $$

Endereço: Dardignac 127, Providencia, Región Metropolitana, Chile

 

3) Uncle Fletch

Na mesma rua do Kross Bar, o Uncle Fletch também é uma bela opção com pegada cervejeira. O ambiente não é tão descolado quanto o do Kross Bar (é menos “bar” e mais hamburgueria), mas além do melhor hambúrguer que comemos em Santiago, o Uncle Fletch também conta com uma boa variedade de torneiras com o melhor da cerveja artesanal no Chile.

Cerveja artesanal e melhor hamburguer de Santiago
Cerveja artesanal e melhor hamburguer de Santiago

 

Na foto aí de cima, dá pra ver que eles fazem uma brincadeirinha com as quantidades de cerveja vendidas, que se dividem em: “provinha”; “com sede” e “morrendo de sede”. Obviamente, o morrendo de sede é o de maior quantidade (o pint tradicional, ou “pinta” em espanhol).

Em termos de preço, achamos um pouquinho mais caro do que o vizinho Kross Bar (inclusive no próprio chope Kross), mas nada impeditivo. Nesse caso, o diferencial é que eles trabalham com alguns chopes estrangeiros como Guiness, Brewdog, etc.

Endereço: Dardignac 0192, Mallinkrodt 102 – Bellavista, Providencia, Región Metropolitana, Chile

 

4) José Ramón 277

O José Ramón 277 fica bem numa ruazinha bem na região onde Centro, Lastarria e Providencia se encontram. Pequeno, mas super bem decorado, o local conta com 8 torneiras de cerveja artesanal 100% chilena.

José Ramon 277: Cerveja artesanal com churros!
José Ramon 277: Cerveja artesanal com churros!

 

Estranhou alguma coisa nessa foto aí? Churros com cerveja artesanal? Pois é, uma coisa curiosa que aprendemos nessa visita ao José Ramón 277 é que, em Santiago, existe uma lei que proíbe que determinados estabelecimentos vendam bebidas alcoólicas desacompanhadas de algo para comer. Não entendemos 100% da explicação, mas é algo assim: se o local tem a licença de atuar como “bar” ou “casa noturna”, ele pode vender somente bebidas alcoólicas; se a licença é de restaurante, você é obrigado a comprar alguma coisa para comer, ou eles não podem te servir a bebida. Doido, né?

Esse era o caso da José Ramon 277, e depois que a atendente nos explicou isso como se fosse a coisa mais óbvia do mundo, sem muita paciência, a gente acabou optando por pedir uma porção de churros com dulce de leche. 🙂

De qualquer maneira, é uma boa opção para beber cerveja artesanal em Santiago. $$$

Endereço: José Ramón Gutiérrez 277, Santiago, Región Metropolitana, Chile

 

5) Herencia Chilena

Mais um caso de hamburgueria que apostou na combinação com as cervejas artesanais, a Herencia Chilena fica do outro lado da cidade, bem próximo ao shopping Costanera Center, quase na fronteira do bairro de Providencia com o Las Condes. O local tem uma pegada de valorização da cultura local, trazendo ingredientes tipicamente chilenos para as receitas dos hambúrgueres e, claro, oferecendo uma variedade de cervejas artesanais de produção nacional.

Fachada da Herência Chilena
Fachada da Herencia Chilena

 

Com um ambiente que mistura aspectos de pub e lanchonete, A Herencia Chilena conta com cerca de 8 torneiras de estilos variados de cerveja artesanal, com preços bastante compatíveis.  $$

Endereço: Av. Providencia 2433, Providencia, Región Metropolitana, Chile

 


 

E você, já foi em algum desses bares? Tem outras dicas de bares para beber cerveja artesanal no Chile? Conta pra gente aí embaixo nos comentários! :)[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_tta_tabs][vc_tta_section add_icon=”” title=”Últimos posts” tab_id=”1438600542051-482a9487-cfdc”][vc_mad_posts_numeric orderby=”post_date” posts_per_page=”5″][/vc_tta_section][vc_tta_section add_icon=”” title=”Mais Comentados” tab_id=”1438600542115-3e48a226-2176″][vc_mad_posts_numeric orderby=”comment_count” posts_per_page=”5″][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][vc_column_text]

Booking.com

[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][vc_mad_our_writers posts_per_page=”3″ title=”Viajantes”][vc_mad_social_icons title=”NAS MÍDIAS SOCIAIS” facebook_link=”https://www.facebook.com/viajaredemais.oficial” twitter_link=”http://www.twitter.com/viajar_e_demais” instagram_link=”http://www.instagram.com/viajaredemais”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

1 comentário
  • Hola, como vai? Adorei o post!!! Vivo em Santiago e ñ conhecia nenhuma dessas cervejarias, já tô louca para conhecer a cervejaria da Kross. Também tenho uma sugestao para fazer. Bar da Kunstman, na rua da Contituicion no bairro bella vista, sugiro provar a tábua mista que serve umas 4 pessoas e vêm com um delicioso chapgnion com queijo, coisa q nunca tinha provado, nem preciso falar dos chopps, bar com excelência em tudo!!! Chegue cedo pois sempre tem fila.