7 cafés e casas de chá imperdíveis em Montevidéu, no Uruguai
Cafés e casas de chá em Montevidéu

7 cafés e casas de chá imperdíveis em Montevidéu, no Uruguai

Quem já esteve no Uruguai sabe que uma das melhores coisas da viagem por lá é… comer e beber! Aliás, a gente acha que um dos maiores prazeres de qualquer viagem está justamente em experimentar novos sabores, descobrir lugares novos, aprender sobre a cultura local e observar as diferenças em relação ao nosso país.

Uma coisa em particular que a gente adora é visitar os cafés e casas de chá locais. Não sei vocês, mas a gente AMA parar em um café pra descansar as pernas e relaxar durante as nossas viagens. Quando a viagem é no inverno então, a paradinha para o café é ainda mais providencial pra aquecer o corpo (por dentro e por fora).

Na nossa viagem pelo Uruguai não foi diferente, e o friozinho do inverno reforçava mais ainda esse nosso desejo de parar e aproveitar os cafés de Montevidéu. A gente conheceu e experimentou vários deles, e nesse post reunimos alguns dos cafés e casas de chá em Montevidéu que consideramos imperdíveis!

Você também vai gostar de ler:
Onde ficar em Montevidéu: dicas de hotéis e melhores bairros
Seguro viagem no Uruguai: dicas de como economizar
Onde comer em Montevidéu: 10 restaurantes e cafés imperdíveis
Doce de leite uruguaio: ranking das melhores marcas

1) Café Bacacay

Café Bacacay: café da manhã
Café Bacacay: café da manhã

O Café Bacacay reúne algumas das características que consideramos imbatíveis para um café: localização privilegiada (em frente ao Teatro Solis); simpatia no atendimento; preços compatíveis e, é claro, qualidade no que é servido. O destaque vai para o ‘desayuno’ com direito a ovos mexidos e croissant acompanhado de dulce de leche. <3

Café Bacacay
Endereço: Bacacay, 11000 Montevideo, Uruguai
Horários: das 9h30min às 01h. Fechado aos domingos.
+ Veja mais no post completo sobre o Café Bacacay

2) Café Gourmand

Merienda para 2: café, sanduíche, pain au chocolat, macarrons e cerveja artesanal. Ainda teve a água saborizada cortesia.
Merienda para 2: café, sanduíche, pain au chocolat, macarrons e cerveja artesanal. Ainda teve a água saborizada cortesia.

“O melhor pain au chocolat da vida” (incluindo a viagem de quase 1 mês pela França) – textura impressionante e chocolate em boa quantidade e semi derretido por dentro.

Ok, se isso não é motivo suficiente para você visitar o Café Gourmand, que tal se a gente te contar que a opção completa para o café da tarde (a chamada ‘merienda gourmand) vem ainda com: 2 bebidas quentes + 2 bebidas geladas (que pode incluir uma taça de vinho ou ½ pint de cerveja artesanal!) + sanduíche a escolha + 2 Macarons. 🙂

Café Gourmand
Endereço: Constituyente 1869, 11200 Montevideo, Uruguai
Horário: de terça à sábado, das 10:00 às 23:00
+ Veja mais no post completo sobre o Café Gourmand

3) Confiteria Carrera

Confiteria Carrera: o clássico Masini para acompanhar os dois cafés expressos
Confiteria Carrera: o clássico Masini para acompanhar os dois cafés expressos

Uma da confeitarias mais clássicas de Montevidéu, a Carrera tem mais de 65 anos de história e 3 endereços em Montevidéu. Eu poderia dizer que os doces e salgados produzidos por lá são incrivelmente bons – mais até do que nós esperávamos. Mas se tiver que optar por experimentar um único “quitute” do local, vá sem medo no tradicional ‘Masini’ (esse aí da foto).   

O Masini é um doce de origem italiana, feito de pionono (uma espécie de massa bem fininha e leve) recheado de chantilly e coberto com uma camada de gema queimada. Ok, se a foto e a descrição dos ingredientes não te deixaram com água na boca, imagine então que cada pedaço do Masini se desfaz na boca de tão macio. O chantilly é doce na medida certa para ser acompanhado por um café, e a “crocância” da crosta de gema queimada dá o toque final. Realmente o doce é surpreendente! Nunca comi nada igual aqui no Brasil!

Confiteria Carrera
Punta Carretas Shopping – Local 107
Casa Central – Magallanes 1434, esq. Colonia
Geant Parque Roosevelt – Local 22
Horário: Matriz, das 09:00 às 20:00 e filial do shopping conforme horário do shopping
+ Veja mais no post completo sobre a Confiteria Carrera

4) Doña Inés

Doña Ines: pedimos um "Té necesito", um combinado que vem vários quitutes deliciosos
Doña Ines: pedimos um “Té necesito”, um combinado que vem vários quitutes deliciosos

No bairro de Pocitos encontramos o ‘Doña Inés’, uma casa de chá com ares de “casa de bonecas”. O atendimento fica por conta das 2 simpáticas donas que fizeram a gente se sentir em casa! E engordar alguns quilinhos, tamanha a fartura do chá da tarde que nós pedimos, o ‘Te Necesito’ – uma espécie de combinado de quitutes com duas bebidas quentes, dois sucos de laranja, dois scones, torradas com geleia e manteiga, dois cupcakes e uma fatia de torta grande para dividir.  Tudo é feito por lá mesmo e é servido em porções que dariam tranquilamente para 3 pessoas. Os scones em especial estavam divinos, dos melhores que já comemos na vida.

Mas o que torna o Doña Inés um local imperdível é o “dulce de leche caliente“, cuja receita é orgulhosamente inventada pelas donas (tem até uma plaquinha em formato de coração anunciando a iguaria). Sério gente, quem gosta de doce de leite precisa experimentar esse negócio pelo menos uma vez na vida. É simplesmente inacreditável de tão bom!

Poderíamos dizer que só o Dulce de Leche Caliente já faria valer a visita – e não estaríamos mentindo. Mas se você já for até lá, aproveita e pede também um scone, um bolinho, uma torradinha…. Ah, pede logo um chá completo! ?

Doña Inés
Endereço: Miguel Barreiro 3293, 11300 Montevideo, Uruguai
Horário: das 14h às 20h
+ Veja mais no post completo sobre a Doña Inés

5) Heladeria del Abuelo

Del Abuelo Heladeria Artesanal
Del Abuelo Heladeria Artesanal

Para quem não dispensa o geladinho do sorvete mesmo na hora do café (ou mesmo durante o inverno), que tal um lugar que reúne o melhor das duas coisas? Mais conhecida pela qualidade de seus sorvetes artesanais (utilizados nas sobremesas da maioria dos restaurantes locais), A Heladeria del Abuelo possui também uma loja física no bairro de Malvin.

Nosso foco era experimentar os sorvetes artesanais, mas como passamos por lá logo depois do almoço, não resistimos e pedimos também um café. O legal é que a heladeria tem uma parte de cafeteria bem completa, com vários tipos de cafés e doces para acompanhar. O destaque fica por conta da inusitada combinação de café com sorvete (isso mesmo, tudo “junto e misturado”). ?

Heladeria del Abuelo
Endereço: Orinoco 5052, esq. Michigan 11400 Montevideo, Uruguay
Horário: De segunda à quarta, das 14:00 – 00:30; Quintas, das 12:00 – 00:30; Sextas e Sábados, das 12:00 – 01:00; Domingos, das 12:00 – 00:30
+ Veja mais no post completo sobre a Heladeria del Abuelo

6) Philomène Café

Philomène Cafe: cappuccino, chá, scones e fatia de bolo de cenoura
Philomène Cafe: cappuccino, chá, scones e fatia de bolo de cenoura

Em uma esquina de Punta Carretas fica o pequeno e bem decorado salão do Philomène Café. A fila que encontramos na entrada do concorrido Café tinha sua razão de ser: o local é de fato super agradável, tudo é muito bem feito e todos que trabalham lá parecem amar o que fazem, tamanha a simpatia com que nos atenderam.

Mais uma vez os scones sobressaíram, chegando ainda morninhos a mesa. Mas o destaque vai para o conjunto da obra: da louça antiga usada para servir os pedidos, passando pelo bule de chá com capinha de croché, todos os elementos do local parecem estar em harmonia – mesmo se você não é fã desse estilo mais kitsch.

Philomène Café
Endereço: Solano García 2455, 11300 Montevideo, Uruguai
Horário: de segunda à sádado, das 9h30 às 20h30
+ Veja mais no post completo sobre o Philomène Café

7) The Lab Coffee Roasters

The Lab Coffee Roasters: café caramelo, café flat white, sanduíche e brownie com doce de leite
The Lab Coffee Roasters: café caramelo, café flat white, sanduíche e brownie com doce de leite

Para os amantes de café, o Lab Coffee Roasters é o lugar. Eles trabalham com grãos de diferentes lugares do mundo, e em alguns casos era possível escolher a origem do grão e também o método que seria utilizado no preparo da sua bebida. Demais, né?

Os cafés de fato estavam bem bons. A gente pediu um ‘Flat White’ (tipo um café com leite, só que bem mais cremoso), e um Caramel que contava com a adição de ‘dulce de leche’, que sempre deixa tudo delicioso! 🙂

Destaque também para a torta brownie que a gente dividiu, que vinha com tanto doce de leite que parecia que alguém tinha despejado um pote inteiro por cima! Rsrsrs

Toda a decoração do local brinca também com esse conceito do ‘Lab’ (laboratório). Com alguns frascos e aparatos típicos de um laboratório químico (que são utilizados não apenas de maneira decorativa, mas também para servir sucos ou cafés), eles passam bem essa ideia de “baristas/cientistas que pesquisam e experimentam em busca dos melhores cafés”. A gente adorou o conceito e também o resultado disso nos cafés, é claro! 🙂

The Lab Coffee Roasters
Endereço: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 1057, 11300 Montevideo, Uruguai
Horários: de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30;
+ Veja mais no post completo sobre o The Lab Coffee Roasters


Essas são as nossas dicas de cafés e casas de chá em Montevidéu. Se tiver outras dicas ou sugestões, ou quiser saber mais sobre algum desses locais, deixa o seu comentário pra gente!


Onde ficar em Montevidéu

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Montevidéu, no Uruguai?

#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Montevidéu, dá uma lida no nosso post sobre o Salvo Suítes. Já para Colônia do Sacramento, a dica é o La Mision, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Montevidéu

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem no Uruguai:

Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

E agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais