28 de dezembro de 2017

JY’s, restaurante com 2 estrelas Michelin em Colmar, na França

Na pequena e charmosa Colmar, uma das cidades mais importantes da Rota dos Vinhos da Alsácia, na França, visitamos o duplamente estrelado restaurante gourmet do chef Jean-Yves Schillinger, o JY’s.

JY’s

O badalado restaurante fica na região conhecida como ‘Pequena Veneza’, em um casarão do século XVII bem às margens do Rio Lauch, que corta toda a cidade e dá ares de cartão postal ao local. Com um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e acolhedor e com suas duas estrelas no guia Michelin, o JY’s é um destino de visita obrigatória para os apaixonados pela alta gastronomia francesa.

Ao chegar, já nos deparamos com o ambiente refinado das mesas dispostas ao ar livre e da elegância com que a equipe acolhe e atende os clientes. De início deu até aquele friozinho na barriga, confesso. Quando você chega em um ambiente todo organizado e cheio de protocolos, pode vir uma sensação de ‘não pertencimento’. “Será que estou vestida de maneira adequada?”; “Será que vou gostar da comida?”; “Não vou cometer nenhuma gafe?”. E quer queira, quer não, as tais 2 estrelas Michelin impressionam. Quando é que eu me imaginaria experimentando um restaurante como esse?

Mas aí tudo foi se ajeitando quando a equipe nos conduziu até a mesa com um sorriso e um ar de tranquilidade que combinado ao primeiro gole de aperitivo foi nos deixando bem mais a vontade. Rsrsrs

Nossa mesa era no salão interno principal (já havíamos feito a reserva por email daqui do Brasil), em uma posição super central, de onde podíamos inclusive observar o chef e sua equipe trabalhando na cozinha. Lembrava até aqueles programas de chefs de cozinha da TV, onde a pequena equipe se comunicava somente por gestos e olhares, preparando cada prato com extrema seriedade e competência. A mesa em questão era enorme, e os assentos eram sofás de um tom roxo que ficava lindo no contraste com as mesas em tons de cinza claro. O ambiente todo tinha esse ar moderno e sóbrio das cores neutras com alguns móveis e objetos coloridos pontuando a decoração. A iluminação também fazia toda diferença, contribuindo para a atmosfera do lugar.

No JY’s há possibilidade de escolha de entradas, pratos e sobremesas ‘à la carte’ mas também há as opções de menu degustação em vários passos, contemplando aperitivos, pré-entradas, entradas, pratos principais, pré-sobremesas, sobremesas, digestivos e café com doces.

Como foi a nossa experiência

Nós optamos pelo menu de 4 pratos (8 serviços no total) à 78€ por pessoa.

Aperitivos

Começamos pelos ‘amuses bouche’ ou aperitivos: um pão quentinho (receita da casa) com manteiga e essa simpática árvore de azeitonas.

JY's

JY’s: aperitivos

Na parte das bebidas, eu comecei com algo bem tradicional da região, um ‘Crémant d’Alsace appellation’ (Cave Vinicole de Turckheim). O Guto foi no seu estilo alsaciano favorito, um riesling (Trimbach Riesling 2014).

O segundo serviço consistia em 3 potinhos trazendo cremes com misturas de elementos e texturas. O da esquerda, mais verdinho, era mais leve, a base de espuma de pepino. Meu favorito e o do Guto era o creme com sabor tendendo para o defumado e gema de ovo.

JY's

JY’s: aperitivos

Entradas

Após já termos provado tantas coisas diferentes, era hora da ‘entrada’ de fato. Eu optei pelo Thon Rouge, um atum vermelho, marinado em óleo de gergelim e gengibre, gel de maçã verde e wasabi, folha de capuchinha. Para acompanhar, um vinho local: Domaine Pfister – Vin d’Alsace “Cuvee 8” de 2013.

O Guto foi no clássico ‘Foie gras’ fresco de Pato e com abacaxi, acompanhado de cesta de pães. Para harmonizar, o adocicado Gewurztraminer (Domaine Bott-Geyl Les Elements 2014).

JY's

JY’s: entradas

O 4º serviço era uma espécie de entrada/pré-prato principal, sugestão do chef e uma das assinaturas da casa: rolinho de cavala marinada com vinho branco com uma mistura de beterrabas e frutas confitadas ao molho. A apresentação é incrível, a começar pela espinha do peixe decorativa incrustada no prato. O peixe, servido cru e em tons discretos, contrasta com o mix de cores explosivas das frutas vermelhas e amarelas. Da mesma forma, o contraste de sabores das frutas (dulçor e acidez) com o sabor do peixe é bem criativo e interessante.

JY's

JY’s: Entrada 2 – uma espécie de pré-prato

Pratos principais

Na escolha dos pratos principais, pedimos sugestões sobre quais seriam os destaques da carta. Entre as recomendações, eu escolhi me manter nos frutos do mar e pedi o ‘Rouleaux de King Crabe’ – Caraguejo gigante, ao gengibre rosa, manga, vegetais tailandeses e caldo de limão. Para harmonizar, a sugestão foi um vinho Armand Hurst Alsace Grand Cru Brand Vin Blanc Riesling 2014.

O Guto foi ainda mais ‘ousado’ e topou experimentar o ‘Ris de veau’ – ‘Timo’ de vitela (uma glândula do pescoço do boi), assado inteiro em um pain perdu (espécie de torrada) levemente temperada, nhoque de batata, ervilha e gremolata de limão siciliano com um molho massala. Para combinar melhor, dessa vez um vinho tinto Domaines Schlumberger Pinot Noir Les Princes Abbés 2015.

JY's

JY’s: pratos principais

Digestivo

Durante o jantar a gente viu algumas vezes os garçons passando pra lá e pra cá com uma caixinha de ovos na mão (sim, tipo aquelas de supermercado), e estávamos curiosos pra saber o que era aquilo. Até que chegou a vez da caixinha de ovos ser trazida para a nossa mesa. Dá uma olhada na foto, que na sequência a gente explica. 🙂

JY's

JY’s: parece ovo cru mas não é… esse licor é pra fazer mind games com o cerébro

Será que o Guto resolveu experimentar o ovo cru? Nada disso! Na verdade, essa é uma maneira super criativa e engenhosa de servir um licor digestivo. Tem cara de ovo, tem textura de ovo, mas quando a gema “explode” na boca, é gostinho adocicado de licor. 🙂

Pré-sobremesa

Sim, antes da sobremesa oficial tinha ainda essa “pré-sobremesa”, com um bolinho, uma espécie de manjar e calda cítrica.

JY's

JY’s: pré-sobremesa

Sobremesas

Na hora da sobremesa, eu pedi o colorido ‘Cerejas negras em sua própria calda com l’orgeat, sorvete de manjericão e amêndoas’. O Guto não é muito fã dessa combinação de manjericão com doce, mas eu adorei! Ainda bem que ele pediu uma sobremesa só pra ele, um ‘Folha a folha’ de crocante de chocolate ao leite perfumado com café expresso e sorvete ‘à la fève de Tonka’. Esse de fato era bem mais a cara dele. 🙂

JY's

JY’s: sobremesas

Mignardises

Para finalizar, café expresso servido com uma bandeja de vários mini-docinhos franceses (macarons, bombons, tartes, etc). Mesmo já sem fome, era impossível não provar todos.

JY's

JY’s: Mignardises

Enquanto aproveitávamos as últimas iguarias dessa noite pra lá de especial, o chef veio até a mesa saber o que achamos da experiência e contar um pouco sobre o local e sobre suas vindas ao Brasil. Ótimo papo para fechar a noite. 🙂

Avaliação Final

Uma viagem a França, conhecida como o país da alta gastronomia, é uma oportunidade única para visitar alguns dos melhores restaurantes e chefs do mundo. Em nossa primeira experiência em um restaurante duplamente estrelado pelo guia Michelin, tivemos uma excelente noite no JY’s. Em uma casa com estilo e ambiente impecável, fomos muito bem atendidos durante as quase 3 horas que passamos por lá experimentando bons vinhos da região e uma cozinha de enorme criatividade. Além dos muitos sabores e sensações novos, vale destacar que os menus degustação são muito bem servidos, e ao final estávamos plenamente satisfeitos. Ideal para quem procura uma experiência gastronômica especial, com romantismo, sofisticação e alta gastronomia.

JY's

JY’s: com o simpático chef Jean-Yves

Serviço

Endereço: 17 Rue de la Poissonnerie, 68000 Colmar, França
www.jean-yves-schillinger.com/
instagram.com/explore/locations/465603480236052/jys-jean-yves-schillinger/
facebook.com/jyscolmar/?rf=163794407040535



Booking.com

NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Instagram
Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Chai

Chai

Publicitária e pesquisadora, viajando sempre em busca de imersão na cultura dos destinos por onde passa. Amante de tecnologia, não mede esforços para registrar boas histórias com seus gadgets e traquitanas.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.