Onde ficar em San Telmo, o bairro boêmio de Buenos Aires: Hotel Patios de San Telmo
Hotel Patios de San Telmo

Onde ficar em San Telmo, o bairro boêmio de Buenos Aires: Hotel Patios de San Telmo

Em todas as viagens anteriores para Buenos Aires a gente deu preferência à hotéis na Recoleta ou na região do Centro da cidade. Talvez por hábito, por serem os bairros onde nos hospedamos na primeira vez. Mas um bairro que a gente ama de paixão e nunca deixava de visitar é San Telmo, o mais charmoso e boêmio da cidade. Um bairro cuja atmosfera parece descrever uma letra de tango, com suas ruelas de paralelepípedo; seus bares e cafés históricos que em cada esquina parecem resgatar o passado; seus casarões imponentes, verdadeiro patrimônio arquitetônico de Buenos Aires. Isso sem falar na Feira de San Telmo, um polo de antiguidades e objetos pitorescos, que em todos os finais de semana desde 1970 ajuda a promover o bairro, a tradição e a cultura local entre os turistas e moradores da cidade.

Em nossa mais recente viagem a Buenos Aires, pensamos: por que não nos hospedarmos em um desses casarões históricos de San Telmo? Por que não passar um final de semana inteiro imersos nessa atmosfera contagiante e nostálgica de San Telmo? Foi nesse contexto que descobrimos o Patios de San Telmo, um hotel boutique de 4 estrelas do jeitinho que estávamos procurando. Quer saber como foi? Nesse post vamos detalhar toda a nossa experiência de ficar um final de semana hospedados no hotel Patios de San Telmo, um legítimo casarão histórico do bairro, e dar algumas dicas de onde ficar em San Telmo.

Hotel Patios de San Telmo

Como já adiantamos, o hotel Patios de San Telmo é um 4 estrelas localizado em um belíssimo casarão de San Telmo. Mais precisamente na Calle Chacabuco, a somente 3 quadras da emblemática Calle Defensa (uma das mais importantes do bairro) e a 5 quadras da Plaza Dorrego, coração da Feira de San Telmo. Ou seja: o suficiente para estar fora do tumulto turístico, mas a uma distância que pode ser facilmente percorrida a pé até as principais atrações da região. O hotel fica ainda a 50 metros da Avenida Independencia e a 300 metros da Avenida 9 de Julio, duas das principais artérias de Buenos Aires. Isso significa ter fácil acesso a toda rede de transporte de Buenos Aires, e consequentemente aos demais bairros e atrações turísticas da cidade.

Hotel Patios de San Telmo

A fachada é típica das casas do bairro, e poderia até passar batida não fosse a discreta e elegante placa: “Patios de San Telmo”. O interior restaurado do edifício original do século XIX é decorado com objetos de arte (de quadros a esculturas) misturados a objetos antigos (como poltronas e até uma balança de metal), quase uma “galeria de arte retrô”. O pé direito alto, o piso restaurado, as luminárias, cada detalhe faz com que o hotel tenha de fato a cara do bairro de San Telmo.

Hotel Pátios de San Telmo
Hotel Pátios de San Telmo
Detalhes das obras de arte e objetos antigos nos espaços internos do Hotel Pátios de San Telmo
Detalhes das obras de arte e objetos antigos nos espaços internos do Hotel Pátios de San Telmo

O nome “Patios de San Telmo” faz referência justamente a grande quantidade de pátios internos, um padrão arquitetônico bem típico das casas da época. Além de belíssimos e bem iluminados, esses espaços dispõem de cadeiras, mesas, pufes, plantas e até um pequeno laguinho, sendo um agradável espaço para circulação ou mesmo para o bem estar do hóspede.

Pátios internos que dão o nome ao hotel

Nosso quarto no Patios de San Telmo

O hotel Patios de San Telmo oferece 3 categorias de quarto: econômico, padrão e superior. Nós ficamos hospedados no quarto 107, que apesar de ser da categoria “econômica” é bastante satisfatório.

Todos os quartos dispõem como estrutura básica de TV de tela plana, cofre, frigobar e Wi-Fi gratuito. Alguns quartos superiores possuem até banheira de hidromassagem, mas não era o nosso caso! Rsrsrs

Nosso quarto no Patios de San Telmo
Nosso quarto no Patios de San Telmo

A decoração do quarto é bem aconchegante, e tudo estava bem limpo, apesar de pecar um pouco em alguns detalhes de manutenção (coisas pequenas como um parafuso da janela solto, que sempre caía ao abrir ou fechar). A cama é bem confortável, assim como as toalhas e roupas de cama. Não há luxos como cafeteira ou chaleira, mas os serviços básicos funcionaram bem. Destaque negativo apenas para o sinal de internet, que estava bem fraquinho no quarto – na recepção funcionava que era uma maravilha!

O banheiro do quarto econômico é bem simples e clean. Apesar de bem pequeno, o ponto positivo é que o espaço é bem aproveitado (a pia fica do lado de fora do banheiro, deixando mais espaço para circulação). São oferecidos shampoo, condicionados e sabonete líquido, além de secador de cabelos.

Banheiro do Hotel Patios de San Telmo
Banheiro do Hotel Patios de San Telmo

Café da Manhã no Patios de San Telmo

Um dos pontos altos da nossa estadia sem dúvidas foi o café da manhã; Se você é daqueles apaixonados por café da manhã de hotel, não deixe de experimentar esse do hotel Patios de San Telmo. O café é servido em um restaurante anexo a recepção do hotel: o Telmo Deli. Lindamente decorado no mesmo estilo do hotel e com vista para a rua, o serviço de café da manhã deles foi um dos melhores que já tivemos em Buenos Aires.

Detalhes do restaurante Telmo Deli
Detalhes do restaurante Telmo Deli

Ao contrário daqueles grandes buffets de hotéis grandes, onde as vezes parece que tudo é servido ao modo “carregação”, o grande diferencial aqui é o cuidado com os detalhes. A variedade de produtos não é imensa, mas absolutamente TUDO que é servido é bem feito e de muito bom gosto – falo tanto do sabor quanto da apresentação. Pães, brioches, medialunas, frutas frescas, bolos, tudo é oferecido em pequenas porções, e a reposição de todos os itens é constante. Isso garante o frescor e a boa aparência de cada alimento.

Café da manhã do Hotel Patios de San Telmo
Café da manhã do Hotel Patios de San Telmo

E o que dizer de algumas delícias que não esperávamos encontrar em um buffet de café da manhã em Buenos Aires, como esses potinhos de Arroz con Leche (o nosso arroz doce) e até alguns scones, um bolinho de origem inglesa.

Café da manhã do Hotel Patios de San Telmo
Café da manhã do Hotel Patios de San Telmo

É possível ainda pedir algumas opções quentes que são preparadas na hora pela equipe do restaurante, como omeletes ou ovos mexidos ou fritos. Experimentamos o clássico omelete com presunto e queijo, recomendo!

O que mais o hotel oferece

O hotel dispõe ainda de uma piscina, mas como nos hospedamos no outono (quase inverno), o clima não ajudou muito e acabamos nem visitando. Se alguém for no verão e experimentar a piscina, comenta aí embaixo o que achou! 🙂

Quanto custa ficar no Hotel Patios de San Telmo

Pelo site do Booking é possível reservar agora mesmo um quarto no hotel Patios de San Telmo. Na época da nossa viagem, o valor da diária para um quarto da categoria “econômica” (o mais em conta) estava a partir de R$200 para 2 pessoas. O café da manhã costuma ser incluso na diária, mas às vezes são oferecidos preços promocionais que não contemplam o café. Nesse caso, o custo adicional é na faixa de R$20 por pessoa para ter acesso ao buffet de café da manhã no restaurante Telmo Deli (anexo ao hotel). Consulte agora o valor atualizado pela página do hotel Patios de San Telmo no Booking.

Lembrando que neste e nos demais hotéis de Buenos Aires, o preço final está sujeito a cobrança de 21% de ISS nos pagamentos em moeda local (pesos argentinos). Pagamentos realizados com cartão de crédito ou débito ou antecipadamente pelo Booking são isentos deste imposto. Ou seja, uma bela economia!

+ Clique e reserve seu quarto no hotel Patios de San Telmo

Avaliação final: vale a pena ficar no Hotel Patios de San Telmo?

Estar localizado no coração de San Telmo, a poucos passos da famosa Feira de antiguidades e das ruas e locais mais importantes do bairro é sem dúvidas uma ótima pedida para Buenos Aires. Foi nossa primeira experiência no bairro, e notamos que apesar de não ser a zona mais segura da cidade, San Telmo estava muito bem policiada e sempre com circulação de pessoas. Caminhamos por tudo de dia e de noite sem nenhum perigo.

Com charme e estilo, o Hotel Patios de San Telmo nos pareceu ser uma ótima opção para casais ou pequenas famílias em busca de um oásis de tranquilidade em San Telmo. O preço super acessível deixa o custo-benefício ainda mais interessante. Destaque também para o ótimo serviço de café da manhã. Certamente voltaríamos em uma futura viagem. 🙂


Já reservou seu hotel ou apartamento em Buenos Aires?

Não deixe para a última hora! Se ainda não decidiu onde ficar em Buenos Aires, consulte agora mesmo o nosso Guia de bairros e hotéis da capital da Argentina.

+ Guia de bairros e hotéis de Buenos Aires

Ou se preferir, navegue diretamente pelo mapa abaixo e reserve o seu hotel ou apartamento ideal em Buenos Aires pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo.

Booking.com

+ Compare o preço de mais de 4 mil hotéis e apartamentos em Buenos Aires


Não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Geralmente a gente faz seguro viagem torcendo pra não usar, né? Mas justamente em uma viagem para Buenos Aires o meu pai apresentou um problema de saúde e foi preciso levá-lo para exames mais detalhados em um hospital. Nessa hora, bastou ligar para o número de telefone indicado pela seguradora (atendimento imediato e todo em português). Conseguimos a liberação para a internação e os exames, sem pagar nada e sem burocracia! Imagina se estivéssemos sem seguro viagem?

Quando se trata de seguro viagem, a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem! Além do site ser fácil de usar, os preços são imbatíveis!

+ Compare agora mesmo os preços de seguro viagem com a Seguros Promo


Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações da cidade. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações no Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais