Como é visitar o AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Como é visitar o AquaRio, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro

A partir da revitalização de sua região portuária, o centro da cidade do Rio de Janeiro, uma cidade com vocação natural para o turismo ligado ao mar, ganhou uma nova cara. Antes abandonada e sem atrativos, a região do Porto Maravilha se tornou presença obrigatória nos roteiros de quem visita a cidade. Um dos pontos altos de toda essa revitalização é o AquaRio. O Aquário do Rio é uma atração aberta à visitação pública, 100% privada, moderna e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Nesse post a gente conta como é a visita ao AquaRio, com todas as dicas e informações práticas sobre essa grande atração carioca.

O AquaRio e a revitalização da região portuária do Rio

A chegada já impressiona: com jardins e mobiliário urbano novinho, trilho do VLT na porta, parquinho para as crianças e áreas de lazer, o AquaRio funciona em um prédio imponente de 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água. Não é à toa que é considerado o maior Aquário Marinho da América do Sul, com cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição (segundo o site oficial).

AquaRio - nossa chegada ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
AquaRio – nossa chegada ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Além do AquaRio em si, toda a região ganhou ares de algo que faltava no Rio de Janeiro: um espaço público amplo, seguro, de convivência, com atrações culturais, gastronômicas e turísticas aos montes. Outras duas atrações são o M.A.R (Museu de Arte do Rio) e o famoso Museu do Amanhã. O primeiro a gente visitou e contou tudo nesse post, mas merece destaque o fato de que lá do alto do MAR se tem uma das vistas mais bonitas da segunda atração citada. Isso mesmo! Basta subir até o terraço (essa parte é grátis) e admirar a bela vista lá de cima com o Museu do Amanhã que tem em sua própria arquitetura uma obra de arte. Aliás, nós também já visitamos o Museu do Amanhã e você pode conferir como é a visita nesse outro post.

AquaRio - muitas atrações na mesma região com MAR, Museu do Amanhã, Murais do Kobra
AquaRio – muitas atrações na mesma região com MAR, Museu do Amanhã e Murais do Kobra

Para completar o clima da região, a sineta anuncia de tempos em tempos a passagem do VLT, um bonde repaginado que se tornou amplamente popular entre os turistas, além de servir de meio de transporte para quem trabalha pelo Centro da cidade. Pronto, temos as condições e o cenário perfeitos para um novo pólo turístico da cidade.

O AquaRio por dentro

Ao entrar no prédio, você se depara o enorme espaço do lobby onde fica a bilheteria, os estandes das experiências digitais e os quiosques de alimentação. Neste último, é possível encontrar um café, uma loja de doces, uma pizzaria, um quiosque de cachorro quente e uma sorveteria artesanal italiana.

AquaRio - amplo espaço do lobby
AquaRio – amplo espaço do lobby

Museu de Ciência

Já de posse do seu ingresso (veja o tópico “quanto custa o AquaRio” logo mais abaixo) você se dirige aos elevadores e sobe até o andar do Museu de Ciência, onde a visitação inicia. Antes de seguir para o Museu, o visitante tem a chance de fazer uma foto produzida com cenários e elementos do AquaRio que pode ser comprada e retirada ao final da visita, já no retorno ao lobby.

A sequência sugerida para a visitação começa com 2 atrações:

  • a estação do plâncton que é um espaço onde é possível, a partir de um microscópio que fica à disposição dos visitantes e sob orientação de um monitor, explorar o mundo dos seres minúsculos que vivem no fundo do mar.
  • a exposição de conchas: uma mostra de diversos tipos de conchas onde dá para ver essas partes tão especiais dos moluscos sob um novo olhar, em seus variados tamanhos, cores, formas e funções.
AquaRio – Museu de Ciência, onde a visitação inicia

Os Recintos

Depois da área do Museu, virando o corredor, a visita segue para os recintos, isto é, uma sequência de 28 recintos de observação que são preenchidos com com 4,5 milhões de litros de água salgada e repletos de peixes, crustáceos, corais, recifes e todo tipo de seres vivos. É neles que nós visitantes temos a chance de observar de perto diversos ecossistemas marinhos, representando desde grandes oceanos abertos até ambientes da costa brasileira.

No primeiro corredor, já temos de um lado os recintos que apresentam peixes pequenos como peixe-palhaço, O “Nemo” aquele mesmo que ficou famoso na maravilhosa animação da Pixar. Ou mesmo um cavalo marinho tão presente nos desenhos da minha época de criança nos anos 1980 e início dos 1990. Deve ser por isso que os adultos e as as crianças ficam malucas observando a beleza das criaturinhas coloridas. Muita selfie, muita foto e muitos vídeos para tudo quanto é lado. Mas é importante lembrar que em hipótese alguma pode-se usar flash, pois isso é prejudicial à todo tipo de vida marinha dos aquários.

AquaRio - os primeiros recintos
AquaRio – os primeiros recintos

Nesse mesmo corredor, mas do outro lado da parede surgem os recintos com tubarões, baiacus, moreias, arraias e outros animais marinhos menos delicados que os peixinhos coloridos aí de cima.

AquaRio - Recinto com arraias, tubarões e várias espécies
AquaRio – Recinto com arraias, tubarões e várias espécies

Recinto dos Cardumes

Em seguida, você vira um corredor e se depara com uma fila, que até anda rápido mas que você não entende bem o motivo. Aí você avista um outro recinto meio arredondado e alto onde cardumes de tamanho médio “navegam” em círculos. A fila é justamente para entrar em uma cúpula bem no centro do recinto, que permite que a gente fique em pé e possa tirar fotos.

AquaRio - Recinto dos Cardumes
AquaRio – Recinto dos Cardumes

Grande Tanque Oceânico

Depois da experiência com o cardume, seguimos para o ambiente onde fica o “Grande Tanque Oceânico”, o maior recinto do AquaRio, com várias espécies de tubarões e arraias gigantes. É nesse recinto que tem o túnel que atravessa de um lado a outro, sendo o local com maior concorrência para fotos de todo o aquário. É claro que nós não ficaríamos para trás e lá estávamos com as câmeras em punho para tentar aquela foto bacana com o tubarão no fundo.

AquaRio - Grande Tanque Oceânico visto do andar de cima
AquaRio – Grande Tanque Oceânico visto do andar de cima
AquaRio - Grande Tanque Oceânico e o túnel
AquaRio – Grande Tanque Oceânico e o túnel

Tanques de Toque

Saindo do túnel, tem a área dos Tanques de Toque, isto é, um local preparado para que os visitantes possam participar e interagir com os espécimes do AquaRio, inclusive com tubarões e arraias. Mas fique atento, pois os tanques funcionam somente de segunda à sexta. Ainda bem que tem um horário bem amplo: das 10:30h às 13h e de 14:30h às 17:15h. Ah! Importante estar preparado, pois a visitação pode ser temporariamente suspensa para que a qualidade da água seja mantida, pois é necessário para controle da qualidade e bem estar dos animais.

AquaRio - Tanques de Toque
AquaRio – Tanques de Toque

Museu do Surf By Rico

Já no final do circuito, fica o Museu do Surf By Rico, um espaço do AquaRio dedicado ao surf! O belo acervo é do surfista Rico de Souza que guardou ao longo de sua trajetória (mais de 50 anos dedicados ao surf) fotos e pranchas históricas que mostram o desenvolvimento do surf no Brasil e no mundo. Sua intenção é de contar a história do surf brasileiro e mundial e por isso há mais de 25 anos ele vem construindo esse que é o primeiro museu de surf itinerante do país. São muitas relíquias desde os anos sessenta, com as madeirites, pranchões, e toda a evolução das pranchas até os modelos atuais usados por consagrados surfistas, como Silvana Lima, Neco Padaratz, Vitor Ribas, Gabriel Medina e Mineirinho.

AquaRio - Museu do Surf By Rico
AquaRio – Museu do Surf By Rico

A saída do circuito é pela loja de Souvenirs que tem uma quantidade imensa de opções de produtos com a marca do AquaRio e alusivos à vida marinha. São artigos de uso pessoal como roupas e calçados, pelúcias, brinquedos, artigos para casa e até para o escritório. Confesso que quase levei um peixinho de pelúcia mas consegui me conter. hahahhaha

AquaRio - loja de Souvenirs
AquaRio – loja de Souvenirs

O que mais tem no AquaRio?

Aquário Virtual

Para quem não abre mão da experiência digital, o Aquário Virtual é uma opção divertida e que já fica de lembrança para o visitante, pois você pode criar o seu próprio peixinho virtual comprando o ingresso que dá direito a essa experiência. Isso mesmo! É um aquário digital com peixes criados pelos visitantes. A partir de terminais de criação dos peixes e de uma tela digital (videowall) de visualização, você pode ver o seu peixe e interagir com ele no ambiente virtual. Para personalização há opção de espécie, cores e tamanho e ao final da criação, cada criatura ganha um nome. O visitante salva o peixe criado e seu nome utilizando um cartão (RFID). O ser virtual criado passa a ser o anfitrião do visitante e aparece por detecção RFID em outros pontos da visita. Legal, né? Na próxima visita eu vou fazer meu peixinho virtual. 🙂

Centro de Pesquisa Científica

Todo peixe ou animal que chega ao aquário precisa passar pela quarentena, um local utilizado como “casa temporária” e “hospital”.Isso porque quando o peixinho, tubarão ou qualquer outro animal chega ao aquário, eles podem vir com parasitas, bactérias, fungos e vírus, que são causadores de infecções e doenças. Por causa disso não é possível introduzi-los diretamente nos aquários e assim passam por esse período de adaptação e aclimatação ao novo ambiente e livres dos microorganismos. Nesse mesmo laboratório também são realizados o cultivo de microorganismos utilizados na alimentação dos peixes e invertebrados do AquaRio e o crescimento dos “filhotinhos” destes animais! Neste local também é feita a análise da água dos aquários para sempre garantir boa qualidade.

Quanto custa o AquaRio?

Os ingressos tem valores variados, e começam a partir de R$60 (meia-entrada ou ingresso promocional para cariocas). O ideal é comprar seu ingresso com antecedência pela internet, definindo a data e hora exatos da visita. Consulte o site oficial para mais informações atualizadas sobre os preços dos ingressos.

Dá pra comprar os ingressos no local, mas em quantidade limitada e sujeito a filas. Existe ainda uma nova modalidade de ingresso chamada Trio Boulevard que oferece ao visitante a oportunidade de conhecer as três instituições culturais (Museu do Amanhã + MAR + AquaRio) na mesma semana com um valor mais em conta. Além de descontos e brindes nas instituições parceiras, lojas e restaurantes participantes, o Trio Boulevard também dá direito a acesso pela “fila expressa” nas três instituições, sem necessidade de horário agendado. Em cada visita é obrigatória a apresentação do voucher correspondente impresso e individual.

Quanto tempo leva a visita ao AquaRio?

A visita ao AquaRio pode ser feita em mais ou menos 1 hora – logicamente, vai depender do seu interesse e do quanto você vai ficar se divertindo interagindo por lá. Levando em conta o tempo que você vai ficar passeando pelo Porto Maravilha e pelo Boulevard Olímpico (a Zona Portuária revitalizada), fotografando cada movimento e admirando todos os pontos turísticos, eu diria que é legal reservar pelo menos 2 horas para a experiência completa.

Quando ir ao AquaRio?

O AquaRio funciona todos os dias das 10h às 18h, com entrada no circuito até 17h (site oficial). Se você tiver uma boa flexibilidade de datas, logicamente nas terças, quartas e quintas o AquaRio costuma ter menos visitas, o que torna a experiência mais agradável. Sextas, sábados e domingos, principalmente na alta temporada (o que no Rio é quase o ano todo) são dias mais cheios.

Em relação ao horário, não se esqueça: vá com tempo de curtir o pôr do sol no Museu do Amanhã – um dos mais bonitos do Rio de Janeiro – logo depois de visitar as atrações da região, inclusive o painel “Etnias”, o maior painel de grafite do mundo feito pelo artista Kobra. Por volta das 17h é o melhor horário para aproveitar o entardecer na região.

Como chegar ao AquaRio?

O jeito mais legal de ir para o AquaRio, principalmente pra quem é turista, é utilizando o VLT e descendo na estação “Parada Utopia AquaRio”, que fica cerca de 200m da entrada do AquaRio. Assim você aproveita e já faz toda a programação turística de uma vez só.

Outra opção é ir de Metrô e descer na estação Uruguaiana. Dali até o AquaRio é uma caminhadinha de uns 10/15 minutos, por uma região que após a revitalização ficou bastante segura e policiada. Ou ainda descendo nas estações de metrô Cinelândia ou Carioca, pois ambas fazem integração com o VLT. Aí é só pegar a linha 1 no sentido Rodoviária | Praia Formosa, assim que sair do metrô, e descer na estação Utopia AquaRio.
Importante: para utilizar o VLT é necessário ter um cartão para acesso, que pode ser obtido nas próprias estações, em máquinas de autoatendimento. Caso você já possua o cartão, não é necessário adquirir outro, somente verificar se há saldo suficiente para a viagem. Os cartões são individuais, isto é, cada passageiro deve ter o seu, pois duas passagens não podem ser pagas em um mesmo cartão.

Também dá para ir de carro pois o AquaRio tem estacionamento próprio, com vagas bem limitadas, para visitantes, que funciona no modelo misto entre vallet e autosserviço. A entrada do estacionamento é pela via de serviço ao lado da praça Muhammad Ali, próximo ao túnel 450 anos na Via Binário.

Claro que existe sempre a opção de ir de Táxi, Uber ou Cabify. Dependendo de onde você mora/estiver hospedado, e de quantas pessoas vão com você, pode sair até mais em conta que o transporte público. Entretanto, é bom conferir como está o trânsito na região – em alguns dias e horários pode ficar bem complicado.

Tem ainda a possibilidade de ir de bicicleta! Existe uma estação BikeRio em frente ao AquaRio e também tem bicicletário próprio mas fique atento que para deixar a bike você estará sujeito à disponibilidade de vagas.

Vale a pena visitar o AquaRio?

Minha opinião é de que vale muito a pena ir ao AquaRio, especialmente se tiver crianças envolvidas no passeio. Toda a região do Porto Maravilha e do Boulevard Olímpico está muito agradável para um passeio, sendo indispensável para qualquer roteiro pelo Rio de Janeiro. Com relação a experiência de visitar um aquário, se você gosta de peixes e todo tipo de vida marinha, não tem porque não ir. O ingresso é super acessível, a visita é relativamente rápida e muito divertida e você ainda tem o “plus” de aproveitar o passeio pelo entorno e o maravilhoso pôr do sol.

AquaRio
Endereço: Praça Muhammad Ali, s/n – Gambôa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-360
Funciona todos os dias das 10h às 18h, com entrada no circuito até 17h
http://www.aquariomarinhodorio.com.br/
https://pt-br.facebook.com/aquariomarinhodorio/
https://www.instagram.com/aquariomarinhodorio/
https://www.youtube.com/channel/UCb3Cn1WtkrEl59S7-Nk_qyg


Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Consulte o mapa para encontrar as melhores ofertas de hotéis e apartamentos para se hospedar no Rio de Janeiro.

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro no Rio de Janeiro

A nossa dica para quem pretende alugar carro no Rio de Janeiro é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars tanto para aluguel de carro aqui no Brasil como nas viagens para o exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Outras atividades no Rio de Janeiro

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário
Viajar é Demais