Onde ficar em Bolzano

Onde ficar em Bolzano, na Itália: Ugo Architect’s Lodge, apartamento com grande localização

Se você chegou até aqui é porque está planejando incluir a bela Bolzano em seu roteiro pela Itália, certo? Nesse post vamos te dar algumas dicas sobre onde ficar em Bolzano, contando com detalhes como foi a nossa experiência de 3 noites hospedados em um apartamento super central na cidade, o Ugo Architect’s Lodge.

Um pouco sobre Bolzano/Bozen

Situada ao norte da Itália, quase na fronteira com Áustria, Bolzano é uma cidade bastante peculiar. Primeiro por ser a capital de uma província autônoma dentro da Itália, ou seja, algo que não é exatamente um “estado” e tem algumas leis e regras próprias em relação ao restante do país. Segundo porque a posição fronteiriça faz com que Bolzano seja um grande emaranhado cultural, reunindo características dos países vizinhos – bem como boa parte do norte da Itália. Para se ter uma ideia, a maioria da população de Bolzano tem como primeira língua o alemão, e pouco mais de um quarto fala italiano como língua materna. Durante o regime fascista até houve a tentativa por parte de Mussolini de “italianizar” Bolzano à força. Mas ficou na tentativa: a cidade continua com forte influência germânica, sendo chamada de “Bozen” pelos locais (Bolzano em alemão).

Essa grande mistura cultural se reflete não apenas no idioma, mas também na arquitetura das casas, na gastronomia local e até no estilo de vida das pessoas. Tudo isso faz de Bolzano uma cidade muito interessante para incluir no seu roteiro de viagem pelo norte da Itália. A começar por seu centro histórico animado e super agradável, com atrações como a Piazza Walther, igrejas imponentes como a bela Catedral de Bolzano e a Chiesa dei Domenicani e alguns marcos históricos como o Monumento da Vitória e o Museo Archeologico dell’Alto Adige, um dos mais impressionantes que já visitamos. Sem contar que no período natalino, o Mercado de Natal de Bolzano é um dos mais famosos de toda a Itália.

Em seus arredores, Bolzano é cercada por natureza, montanhas, vinhedos, trilhas e castelos como o Castel Roncolo, atração imperdível da cidade. Destaque também para os três teleféricos de Bolzano, onde só o visual indescritível ao longo do trajeto já é capaz de tirar o fôlego de qualquer um e compensar a viagem.

Deu pra ver que apenas 1 dia em Bolzano não é tempo suficiente para conhecer o básico, né? Ainda mais se levarmos em conta que, além da cidade em si, sua proximidade em relação a outros vilarejos encantadores e as belas paisagens das Dolomitas (os alpes italianos) tornam Bolzano um destino estratégico como “cidade base” para explorar toda a província do SüdTirol. Por isso, a escolha de quantos dias ficar em Bolzano e de onde ficar em Bolzano podem ser cruciais para a qualidade da sua viagem pela região.

Onde ficar em Bolzano: Ugo Architect’s Lodge

Conhecer a parte histórica de Bolzano é relativamente simples, já que o centro não é muito grande e o ideal é fazer tudo a pé. Ao mesmo tempo, é importante estar próximo à estação de trem de Bolzano e aos meios de transporte internos, como paradas de ônibus ou teleféricos. Nossa dica para se hospedar no coração da cidade, na melhor localização de Bolzano e ainda sem gastar tanto é o Ugo Architect’s Lodge.

O Ugo Architect’s Lodge não é um hotel, e sim um apartamento completo, localizado em um prédio histórico na Via Dr. Josef Streiter, uma das ruas mais importantes do centro de Bolzano. Aqui você estará perto de absolutamente tudo: atrações da cidade, transporte, estação de trem, restaurantes, comércio e supermercados.

 Ugo Architect's Lodge (marcado em vermelho na foto)
Ugo Architect’s Lodge (marcado em vermelho na foto)

Apesar de ser um apartamento, a grande vantagem do ponto de vista da segurança da sua reserva é que ele está cadastrado no Booking. Ao contrário de sites como o airbnb onde o anfitrião pode cancelar sua reserva sem mais nem menos, o Booking é muito mais responsável e confiável em relação a essa questão. Assim, com a mesma segurança de um quarto de hotel, você consegue fazer a reserva de um apartamento completo para sua estadia em Bolzano.

Acomodações do Ugo Architect’s Lodge | Onde ficar em Bolzano

Chegamos a noite em Bolzano e fomos caminhando da estação de trem até o edifício (cerca de 5 minutos para o trajeto). Mesmo se tratando de um apartamento, o procedimento para o nosso “auto check-in” funcionou muito bem. Antes, durante e até depois de nossa estadia em Bolzano, ficamos em contato por whatsapp com o Giovanni, o simpático administrador do apartamento que além de italiano fala inglês, espanhol e alemão. Ele nos passou todas as informações necessárias para a chegada ao apartamento (como pegar as chaves, quais chaves utilizar, qual a senha do wifi, etc).

O Ugo Architect’s Lodge está situado no 3º andar do edifício. Detalhe importante, o prédio não conta com elevador, somente escadas – fica o alerta para o caso disso ser um problema. O apartamento em si é bem amplo e possui 2 quartos (ambos com cama de casal), recebendo muito bem a até 4 pessoas. Destaque para o “mimo” deixado para nós em ambas as camas: bombons da Ferrero-Rocher.

O apartamento conta com TV de tela plana e oferece boa conexão wi-fi. Alem disso, oferece da janela uma bela vista da cidade e das montanhas (essa só reparamos no dia seguinte pela manhã).

Duas camas de casal e vista para as montanhas
Duas camas de casal e vista para as montanhas

O Ugo Architect’s Lodge possui uma cozinha totalmente equipada, com direito a geladeira, panelas, talheres, copos, alguns eletrodomésticos básicos e até um fogão por indução. O mais legal é que ela fica “escondida” em um dos armários, e quando está fechado você nem se dá conta de sua existência. Bem engenhoso!

Temos que agradecer também aos proprietários por deixarem alguns itens básicos de limpeza e alguns mantimentos na dispensa. Até mais do que esperávamos, diga-se de passagem! Para dar uma ideia, nosso jantar em uma das noites foi espaguete ao sugo, totalmente preparado com massa, lata de tomate pelatti e temperos que encontramos por lá. Aí foi só comprar um vinho local no supermercado em frente e a noite estava completa – e bem econômica! 🙂

O banheiro também é amplo e bem decorado. Conta com uma banheira daquelas meio antigas, chuveiro, toalhas e até alguns itens básicos de higiene. O que não esperávamos é que no banheiro haveria ainda uma sauna seca! Sim, isso mesmo, uma sauna dentro do apartamento. Confesso que não utilizamos, mas achei um recurso interessante.

Banheiro do Ugo Architect's Lodge
Banheiro do Ugo Architect’s Lodge, com direito a sauna seca

O apartamento como um todo é confortável e atende muito bem a um casal ou até pequenas famílias ou grupos de amigos em viagem por Bolzano.

Quanto custa se hospedar no Ugo Architect’s Lodge  | Onde ficar em Bolzano

Reservando com antecedência pelo Booking, é possível encontrar o valor da hospedagem a partir de 95€ pela diária (não há opção de café da manhã).

+ Consulte o preço da diária no Ugo Architect’s Lodge e faça agora sua reserva

Avaliação final do Ugo Architect’s Lodge | Onde ficar em Bolzano

Como pontos positivos, impossível não destacar a localização perfeita, a atenção por parte do proprietário e o cuidado em deixar alguns mimos e mantimentos até acima do esperado para nós. O apartamento em si possui uma estrutura confortável e atende muito bem a quem está em busca de onde ficar em Bolzano, fazendo o hóspede se sentir como um morador local.

Como ponto negativo, apesar de muito bem explicado, o processo de auto check-in poderia ser um pouco mais simples. É necessário resgatar as chaves em um “cofre” com senha, depois abrir muitas portas com muitas chaves diferentes (se não me engano, são 4 no total). Todo esse processo quando você está chegando com malas em um ambiente desconhecido, e ainda subindo escadas, pode ser um pouco tenso. As demais “desvantagens” que encontramos são as mesmas que sempre acontecem ao optar por um apartamento, e não um hotel. Não há recepção ou uma equipe à sua disposição. Não há serviço de limpeza e arrumação diária dos quartos. E você estará em um prédio residencial, sujeito a barulhos ou ações de outros moradores que fogem ao controle.

Nossa avaliação é que o Ugo Architect’s Lodge pode ser uma ótima opção para quem procura por uma estadia confortável, segura e bem localizada sem ter que gastar altos valores como os de um hotel em Bolzano.


Ainda não decidiu onde ficar em Bolzano?

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre onde ficar em Bolzano, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

+Veja a lista completa de hotéis e apartamentos em Bolzano, na Itália

Como chegar em Bolzano

O trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Itália, seja para chegar ou sair de Bolzano. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Bolzano ou passes de trem pela Itália com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços de aluguel de carros em toda a Europa.

Mais atividades em Bolzano

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Bolzano, no norte da Itália, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário