8 de fevereiro de 2020

Restaurante Höppner, em Gramado na Serra Gaúcha: para saborear a autêntica culinária alemã

Com viagem marcada ou já está em Gramado e quer saber como é o Restaurante Höppner? Então confere nesse artigo os detalhes das duas refeições que fizemos por lá. Considerada a ‘Europa Brasileira’ por conta de seu clima temperado, arquitetura típica e manifestações culturais, a cidade de Gramado teve na sua história colonizações alemã, italiana e portuguesa. Essas influências estão presentes na sua cultura a hospitalidade e resultam na ótima qualidade de vida dessa região. A cidade tem no turismo a base da sua economia e figura com orgulho no topo do ranking dos melhores destinos turísticos no País.

Você também vai gostar de ler

+Onde ficar em Gramado e Canela: melhores bairros e hotéis para se hospedar
+10 itens essenciais para levar na mala de viagem no inverno
+
Mala de viagem de verão: checklist completo do que levar na bagagem
+ 8 motivos para viajar com pouca bagagem que podem te fazer economizar
+ Vale a pena alugar carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha?

Restaurante Höppner

Um dos restaurantes mais autênticos e fiéis à culinária alemã que já fomos no Brasil. Sem dúvidas o Höppner é um dos nossos restaurantes favoritos em Gramado, principalmente porque somos muito fãs da comida alemã. Melhor ainda quando o sabor autêntico e a apresentação do prato vem combinada com uma simplicidade sofisticada. Contraditório, eu sei! Mas não encontrei palavras melhores para descrever o belo e aconchegante salão do Hotel Rita Höppner onde funciona o restaurante. Uma atmosfera que mistura os elementos e transforma o ambiente em uma aconchegante casa alemã típica. A elegância dos móveis de madeira maciça e dos tecidos pesados combinada com a tranquilidade e simpatia do atendimento da equipe faz a experiência ser memorável.

Restaurante Höppner

No cardápio variadíssimo, encontramos pratos típicos e tradicionais da Alemanha, especialmente da região da Baviera. São diversas opções à la carte de pratos distribuídos em várias páginas com sopas, entradas, massas, risotos, peixes, carnes (incluindo cordeiro, pato e outras carnes nobres) e sobremesas. Mas uma página do cardápio em especial nos chamou atenção: era um menu completo chamado “Experiência Alemã”! Um menu completíssimo para duas pessoas e com ótimo custo-benefício

Nossa experiência no Restaurante Höppner

Como já dei a deixa ali em cima, nossa recomendação é desfrutar desse menu de 5 passos chamado “Experiência Alemã” no Restaurante Höppner. São aromas, sabores e texturas das receitas típicas que os jovens Chefs buscaram aprender com mestres alemães da culinária e que conseguem reproduzir perfeitamente na cozinha e na mesa do Höppner. Melhor ainda se você combinar com cerveja artesanal da Cervejaria Edelbrau!

Restaurante Höppner: cervejas artesanais

E se você está curioso, veja abaixo todas as etapas que estão contempladas no menu “Experiência Alemã”!

De entrada, são servidos pães artesanais como cuca, pão salgado e o maravilhoso pretzel legítimo! Além disso, vem uma saladinha de batatas com hortaliças da estação ao vinagrete de mel e mostarda.

Restaurante Höppner: entradas do menu Experiência Alemã

Na segunda etapa, chegam as guarnições bem típicas como o spätzle de queijo (Käsespätzle) com crispy de cebola, chucrute com molho de nata e mostarda, legumes braseados. Incrível como os Chefs conseguiram desenvolver a técnica e produzir os pratos tal qual na Baviera. Especialmente o chucrute! E como não poderia deixar de ser, é nessa etapa o momento de experimentar mais uma iguaria típica alemã: o Eisbein – joelho de porco assado por 12 horas em baixa temperatura, salsichas Weiss e Bock. Sabores e texturas tradicionais da Alemanha reproduzidos de forma muito fiel às origens.

Restaurante Höppner: Eisbein e guarnições do menu Experiência Alemã

Então chega o momento das carnes especiais o quarto passo do menu. Nessa etapa, a comida é servida em um prato individual montado e somos convidados a escolher entre duas opções: o tradicional Schnitzel com purê de batatas, isto é, um lombo suíno empanado ao molho de nata cogumelos e ervas finas OU o Pato ao molho de frutas vermelhas com purê de batatas. Para ter a oportunidade de experimentar os dois pratos e mostrar para vocês, escolhemos um de cada. O Schnitzel é um prato super típico em toda Alemanha, na Áustria e demais países da região. Essa proposta com cogumelos e adaptada com a nata tão típica do sul do Brasil realmente surpreendeu. O pato assado é um prato típico do inverno, servido com molho de frutas ou castanhas, muito semelhante a proposta do menu Experiência Alemã no Restaurante Höppner.

Restaurante Höppner: carnes especiais do menu Experiência Alemã

E o quarto e último passo do menu é a sobremesa, também uma delícia tipicamente alemã: Apfelstrudel! Para a gente que ama esse doce / torta, foi o fechamento perfeito. Ainda mais que o Apfelstrudel veio quentinho e acompanhado de nata e sorvete de creme!

Restaurante Höppner: de sobremesa um Apfelstrudel

Chá da Tarde no Restaurante Höppner

E não acaba por aqui as opções do Höppner e nem a nossa lista de onde comer em Gramado e Canela. O Restaurante Höppner ainda oferece o famoso Chá da Tarde em estilo inglês que funciona diariamente das 16h às 18h. O serviço super completo de chá é muito semelhante ao famosos chás servidos nas confeitarias da Europa. O menu foi desenvolvido com muito critério pela cozinha do restaurante, sob a supervisão de Adriana Höppner, a partir de sua especialização na Suíça. Doces e salgados variados são servidos à vontade e com muita elegância, naquele suporte tipo torre inglesa de 3 andares. As bebidas também estão incluídas tais como café, leite, chá quente natural, chá gelado, chocolate quente e frio. E para fechar a orgia gastronômica, ainda tem Waffle quentinho feito na hora com 3 caldas: geleia de morango, mel e doce de leite e apfelstrudel quentinho com nata. Os doces e salgados servidos são produzidos no próprio restaurante e mudam todos os dias. Isso é um dos pontos que eles levam muito a sério em função do chá da tarde ser uma cortesia oferecida ao hóspede que em geral fica mais de 3 dias no hotel. Dessa forma o hóspede pode desfrutar do chá da tarde todos os dias sempre com gostosuras diferentes. No dia que experimentamos e que vocês podem ver nas fotos os itens servidos foram:
Tortelete de maracujá, cuca de nozes e ricota, palha italiana invertida, tortinha banoffee, panna cotta com geleia de manga, croissant de chocolate, sanduíche crem, muffin de legumes, folhado de frango, croissant de presunto e queijo, pastel de legumes e empada de palmito.

Chá da Tarde no Restaurante Höppner

A nossa sugestão é combinar esse programa com a visita ao Mini Mundo, já que a atração que fica ao lado pertence à mesma família. Tem até um tipo de ingresso do parque de miniaturas combinado com o Chá da Tarde que dá desconto. E se você for um hóspede do Hotel Rita Höppner o Chá da Tarde será uma cortesia assim como o acesso ao Mini Mundo.

Endereço: R. Pedro Candiago, 364 – Planalto | Aberto todos os dias das 7h30 às 10h, das 12h às 15h, das 16h às 18h e das 19h às 23h.
Preço refeição: $$$
Preço chá da tarde: $$


Como alugar carro mais barato em Gramado e Canela

Aí você vai me perguntar: certo, mas e o preço de um carro alugado compensa? E eu respondo: sim, principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro.

Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. 


Já reservou seu hotel em Gramado?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Gramado e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

Booking.com
Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Chai

Chai

Publicitária e pesquisadora, viajando sempre em busca de imersão na cultura dos destinos por onde passa. Amante de tecnologia, não mede esforços para registrar boas histórias com seus gadgets e traquitanas.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.