Vale a pena alugar carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha?

Uma das perguntas que recebemos com maior frequência é se vale a pena alugar carro em Gramado e Canela. Para essa pergunta recorrente a resposta é: depende!

Se a sua programação inclui as atrações e pontos turísticos mais famosos e o seu hotel ou apartamento é na região central, então você não precisará do carro. Faça tudo que puder a pé ou de Uber e utilize o Bustour Serra Gaúcha, o ônibus turístico hop on / hop off. Nele você pode subir e descer quantas vezes quiser nas paradas espalhadas pela rota que cobre todas as atrações de Gramado e Canela. A questão que você ficará limitado aos horários do ônibus (passa em média de hora em hora) e encerra as viagens por volta de 18h.

Se você quiser ter mais conforto na viagem, se protegendo das intempéries do clima (frio, neblina e chuva) e, o mais importante – garantir que vai conseguir visitar todas as atrações do seu planejamento, recomendamos alugar um carro! Nós alugamos e foi excelente para conseguimos fazer até mais do que estava no nosso roteiro. Sem carro, talvez nem o que estava planejado seria possível já que grande parte das atrações da Serra estão fora do centro de Gramado.

Fizemos as cotações e a reserva pela internet com antecedência, pegando o carro já em Porto Alegre na AlternativaCar Locadora do Aeroporto.  Assim economizamos no traslado entre a capital e a serra. Dá até para comer o melhor rodízio de churrasco da região metropolitana na famosa Churrascaria Schneider. Em pouco mais de 2h de trajeto em uma estrada boa e sinalizada já estávamos em Gramado. 

Você também vai gostar de ler:
+Onde se hospedar em Gramado e Canela
+Roteiro de 4 dias em Gramado e Canela
+10 itens essenciais para levar na mala de viagem no inverno
+
Mala de viagem de verão: checklist completo do que levar na bagagem
+ 8 motivos para viajar com pouca bagagem que podem te fazer economizar

Como alugar carro mais barato em Gramado e Canela

Aí você vai me perguntar: certo, mas e o preço de um carro alugado compensa? E eu respondo: sim, principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro.

Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. 

Nossa experiência com a AlternativaCar Locadora de Porto Alegre

A primeira pergunta que a gente se fez foi: “vale a pena alugar carro em Gramado e Canela?” Na sequência veio a segunda pergunta: a locadora AlternativaCar é boa? Imagino que se você chegou nesse post foi porque também se fez a mesma pergunta, certo? Então vamos contar como foi a nossa experiência. Vem com a gente!

Conhecemos a AlternativaCar Locadora através da plataforma Rentcars. Fizemos as primeiras simulações e o resultado sempre vinha com essa locadora com o melhor preço da categoria escolhida – carro econômico, o mais simples. Vimos que a nota da locadora era alta, as avaliações muito boas na plataforma e então decidimos fechar a reserva com eles mesmo sem ter uma avaliação mais detalhada. Esse é um dos motivos desse relato existir: queríamos muito ajudar outros viajantes.

No dia da chegada à Porto Alegre, mandamos mensagem para o número oficial da AlternativaCar pelo WhatsApp assim que desembarcamos do avião já que estávamos apenas com bagagem de mão. Logo já nos responderam e indicaram que o shuttle (transporte) era uma van adesivada com a marca AlternativaCar. Fomos ao local na saída da porta de desembarque do Aeroporto Salgado Filho, localizamos a van conforme indicado e em poucos minutos já estávamos à caminho do escritório da empresa. 

alugar carro em Gramado e Canela: van que faz o transporte entre o aeroporto e o escritório
No shuttle da AlternativaCar Locadora

A sede da locadora fica em uma loja do espaço comercial junto ao Posto Ipiranga (na Av. dos Estados, 75) bem na entrada de Porto Alegre e ao lado do aeroporto. Leva cerca de 5 minutos do aeroporto até lá, quase a mesma coisa que as outras locadoras que ficam na área externa em frente ao terminal 2 do Salgado Filho.

Alugar carro em Gramado e Canela: Chai entrando na loja com as malas e o Guto bebendo café ao lado da máquina
Loja da AlternativaCar Locadora: Chai com a mala Delsey e Guto aproveitando o café cortesia

O local é tranquilo e bem acolhedor para os clientes aguardarem enquanto se faz o trâmite de locação (cópias de documentos, assinatura do contrato, valor caução, etc). Tem sofás, espaço para as crianças com mesinha e apetrechos para desenhar, filtro com água gelada e máquina de café. O pessoal que atende é uma simpatia só. Da galera que fica no balcão aos moços que liberam e fazem a vistoria do carro. Ah! E ainda tem farmácia, loja de conveniência e outros serviços ali do ladinho, caso seja necessário antes de seguir viagem até Gramado.

Pegamos o carro com tanque cheio e quilometragem livre. Ainda tivemos a oportunidade de escolher entre um Renault 1.0 ou VW Gol 1.6, ambos com ar condicionado. O que na minha opinião foi praticamente um upgrade, já que ar condicionado é sempre bom e, subindo a serra nada melhor do que ter um motor mais potente. Faz muita diferença. Escolhi o Golzinho e não me arrependi! Carro estava em ótimas condições, macio para dirigir, quilometragem baixa e super limpinho.

Alugar carro em Gramado e Canela: na primeira foto mostra apenas o carro e na segunda o casal em frente a fachada da loja e com o carro
AlternativaCar: Momento da retirada do veículo

A viagem até Gramado foi tranquila com um pequeno congestionamento na entrada da cidade por conta de obras na pista. Super normal para dia de semana já que essa estrada para a Serra está sempre recebendo manutenção. Cabe aqui lembrar que é privatizada e por isso tem pedágio. O carro que estava abastecido com gasolina foi bastante econômico. Quando chegamos no Hotel Bangalôs da Serra (veja aqui nosso relato sobre a estadia) o marcador indicava que ainda tinha mais de meio tanque. Deixamos nossas malas no quarto e partimos para iniciar a nossa programação intensa de 5 dias na cidade. 

Passada nossa semana de férias na Serra Gaúcha, retornamos para Porto Alegre mas não sem antes passar por Nova Petrópolis e curtir o famoso labirinto verde na praça principal. Eu particularmente adoro tomar chimarrão sentada nos bancos daquela praça. Sobre a devolução do carro alugado, essa foi uma das mais tranquilas que já precisei fazer justamente porque a loja fica em um posto de gasolina! Mas a dica é abastecer enchendo o tanque na estrada em algum posto da BR 116 entre as cidades de Novo Hamburgo e Canoas. O preço do combustível tende a ser mais barato do que ao lado do aeroporto na entrada da cidade. Entretanto, é preciso entregar o carro com o tanque cheio. Para isso basta completar o pouco que falta no posto onde fica a loja da AlternativaCar Locadora.

No nosso caso, assim que paramos na bomba de gasolina os funcionários da locadora já perceberam que era o carro da loja e já iniciaram a vistoria e todo processo de entrega do veículo. Foi tudo super rápido até porque tínhamos um avião para pegar. Os meninos da loja já deram baixa na papelada e cancelaram a caução do cartão de crédito. Nem tiraram as bagagens do porta-malas porque utilizaram o próprio carro para já levar a gente rapidinho até o aeroporto. Tudo muito ágil, além de ótimo atendimento novamente. Galera super de bem com a vida. 

Por toda essa experiência positiva, com atendimento simpático, comunicação eficiente em todos os momentos, preço justo e carro em ótima condições que nós recomendamos muito o aluguel com a AlternativaCar Locadora.

Veja aqui o vídeo completo mostrando nossa experiência com a AlternativaCar

Alugar carro em Gramado e Canela: o que é preciso saber

Toda vez que a gente vai alugar um carro, surgem algumas dúvidas sobre os procedimentos. É importante sempre validar com a locadora todos os requisitos, pois além dos obrigatórios (CNH, CPF e Cartão de crédito/cheque), há outras questões que podem variar conforme as regras da empresa.

Além disso, cada cidade tem diretrizes e características de trânsito específicas que precisam ser observadas. Em Gramado e Canela não é diferente. Confere abaixo algumas delas:

Requisitos para alugar um carro no Brasil

  • Carteira Nacional de Habilitação (obrigatório)
  • CPF (obrigatório)
  • Cartão de crédito (obrigatório, podendo eventualmente ser de terceiros – consulte a locadora)
  • mínimo 21 anos (depende da empresa locadora)
  • carteira de motorista há pelo menos 2 anos (depende da empresa locadora)

Características de trânsito em Gramado e Canela

  • Google Maps ou Waze são excelentes. Não precisa de GPS como adicional do veículo. Basta usar seu smartphone.
  • Nas duas cidades há poucos semáforos, mas nos cruzamentos há rotatórias e vale a regra de preferência de quem ingressou primeiro
  • Pare em todas as faixas! O pedestre tem sempre preferência ao atravessar nas faixas demarcadas.
  • Tem estacionamento gratuito em todas as atrações turísticas e hotéis. Entretanto, nas ruas do centro tem parquímetro e é necessário pagar utilizando as máquinas que aceitam moedas ou diretamente com os fiscais que ficam circulando.
  • O combustível custa o mesmo valor das grandes cidades.
  • O trânsito é muito tranquilo. Aumenta um pouco durante o dia nos finais de semana quando os turistas da região metropolitana invadem a Serra para curtir as atrações e a ótima gastronomia que a cidade oferece.

Fala aí, viajante? Gostou das nossas dicas sobre aluguel de carro em Gramado e Canela? Conta pra gente nos comentários.


Já reservou seu hotel em Gramado?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Gramado e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

Booking.com

Já sabe o que fazer em Gramado e Canela? Confira as melhores atrações da Serra Gaúcha e reserve com antecedência.

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Adquira aqui o ticket do ônibus turismo oficial de Gramado e Canela
Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

4 comentários
  • MUITO SHOW, tirou dúvidas!! tenho uma viajem marcada com minha esposa em setembro( se assim DEUS permitir), e vamos alugar um carro com certeza. OBS: obrigado pela dica.

  • Ola! Amei suas dicas, estou na dúvida de alugar carro ou contratar transfer.
    Ouvi dizer que os estacionamentos lá são todos pagos, é isso mesmo? Poderia me dizer como foi?
    Grata.

    • Olá Lizy! Que bom que você gostou das dicas. As ruas principais do centro de Gramado tem parquímetro sim, mas não é muito caro. E quase todas as atrações, os restaurantes e os hotéis tem estacionamento gratuito. Dos que cobram caro, eu sei do Snowland apenas.

      Nas áreas com parquímetro, se você quiser economizar (nós fizemos isso), basta andar uma ou duas quadras se afastando da avenida principal que já não tem cobrança. Claro que são mais concorridas e às vezes fica difícil achar vaga.

      Espero ter ajudado! Depois volta e me conta o que você decidiu 😀