Chocolates na Suíça (créditos: Läderach)

Chocolates na Suíça: 11 melhores marcas e dicas de onde comprar o autêntico chocolate suíço

Quando o tema é um bom chocolate, difícil não lembrar da Suíça. O país tem a merecida fama de produzir alguns dos melhores chocolates do mundo. E uma viagem para a Suíça é uma oportunidade ímpar não apenas para comer chocolates suíços mas também para trazer vários de presentinho de viagem. Afinal, quem não adoraria receber de presente um legítimo chocolate suíço? Mas será que os chocolates na Suíça são realmente tão bons? Vale a pena comprar qualquer chocolate suíço? Como bons chocólatras, nós experimentamos praticamente todas as marcas de chocolates suíços que encontramos – dos industrializados aos artesanais, da marca própria do supermercado até boutiques de chocolatiers famosos. Nesse artigo vamos contar todas as nossas impressões sobre os chocolates suíços, com uma lista das 11 melhores marcas e dicas de onde comprar chocolates na Suíça!

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

11 melhores marcas de chocolates suíços

1. Läderach | Chocolates na Suíça

Entre os chocolates artesanais, a premiada Läderach é uma das mais importantes marcas da Suíça. Fundada em 1962 pelo chocolatier Rudolf Läderach Jr., a marca rapidamente foi ganhando espaço em um mercado tão concorrido por conta da qualidade de seu produto final – alcançada a partir de ingredientes cuidadosamente selecionados. Todo o processo de produção, desde as plantações de cacau até chegar ao cliente final, é devidamente acompanhada pela empresa para garantir o melhor em matéria de chocolates suíços.

Ao passear por praticamente qualquer cidade média ou grande da Suíça, é muito provável que você encontre uma das elegantes lojas da Läderach. Essa que nós visitamos fica em Lucerna (Läderach – Luzern Weggisgasse), em plena rua Weggisgasse no centro histórico da cidade.

Läderach – Luzern Weggisgasse – loja de Lucerna | Chocolates na Suíça

Foi lá que tivemos a oportunidade de experimentar o delicioso Läderach FrischSchoggi ™, marca registrada que se tornou o carro chefe da empresa. Apesar de ter em suas lojas uma grande variedade em sua linha de produtos (trufas, pralinés ou mesmo chocolates em barra), o imperdível mesmo são essas grandes placas de chocolate fresco – o tal ‘FrischSchoggi’, que são vendidas aos pedaços em embalagens pequenas (250g), médias (500g) ou grandes (1kg).

Após a escolha do tamanho do pacote, você escolhe quais sabores levar e a atendente vai partindo as grandes placas em pedaços menores. Há opções para todos os gostos. Nosso destaque pessoal vai para os chocolates com amêndoas ou avelãs caramelizadas, para os amargos de maneira geral e para os sabores sazonais vendidos apenas na época do Natal.

Nos últimos anos a marca vem ampliando sua presença internacional, inicialmente com lojas em países vizinhos como a Alemanha e mais recentemente chegando aos EUA, Canadá e Reino Unido. Mas enquanto não chega ao Brasil, o jeito é ir direto na fonte, em uma das inúmeras lojas espalhadas pela Suíça, e se deliciar com um dos melhores chocolates artesanais do mundo em seu máximo frescor.

Onde comprar chocolates Läderach: Em lojas próprias da marca espalhadas por diversas cidades da Suíça (consulte os endereços aqui)
Endereço da loja que visitamos: Läderach – Luzern Weggisgasse (Weggisgasse 1)
Preço médio: O FrischSchoggi™ custa à partir de CHF 18.75 (pacote sortido de 250 gramas).
Site: www.laderach.com

2. Teuscher | Chocolates na Suíça

Em especial para quem estiver com Zurique entre as cidades do roteiro pela Suíça, a chocolateria artesanal Teuscher definitivamente não pode ficar de fora da programação. Com mais de 80 anos de história, os chocolates Teuscher ainda são produzidos seguindo as receitas criadas após muitas experimentações de seu fundador, o Sr. Adolf Teuscher.

Na simpática loja que visitamos na rua Storchengasse, bem no coração do centro histórico de Zurique, a bela vitrine decorada com a temática do Natal não era capaz de ofuscar a atração imediata causada pelas apetitosas trufas e pralinés em exposição. São mais de 100 diferentes tipos de pralinés (bombons) feitos de acordo com as antigas tradições, sem aditivos ou conservantes desde o início do processo.

Mas entre tantos sabores, a grande especialidade da casa são as famosas Trufas de Champanhe, uma verdadeira iguaria criada em 1947. Apesar de muitas chocolaterias pelo mundo tentarem imitar, essa da Teuscher é, de fato, a original! Na sua versão mais clássica, cada trufa é recheada por um chantilly feito com champagne Dom Pérignon e coberta por ganache de chocolate amargo. Para completar, uma fica camada de chocolate ao leite finalizada com açúcar de confeiteiro dá a aparência final ao chocolate símbolo da Teuscher. Tem também uma versão toda a base de chocolate amargo – vale a pena experimentar as duas para escolher a favorita.

Além de serem de altíssima qualidade, os chocolates da Teuscher são embalados como um presente e funcionam como uma ótima opção de lembrança para trazer da viagem para alguém especial.

Onde comprar chocolates Teuscher: Na Suíça a Teuscher possui apenas 3 lojas próprias (duas em Zurique e uma em Genebra) | (consulte os endereços aqui)
Endereço da loja que visitamos: Storchengasse 9, Zurique
Preço: as trufas de champagne custam a partir de CHF 5.60 (caixa com 2 unidades)
Site: www.teuscher.com

3. Lindt | Chocolates na Suíça

Com sua história iniciada em 1879, a Chocoladefabriken Lindt & Sprüngli AG ou simplesmente Lindt – como é mais popularmente conhecida – é uma das maiores e mais famosas marcas de chocolates suíços do mundo. Inclusive no Brasil, onde os chocolates da marca já chegaram com força total há alguns anos e podem ser encontrados até mesmo nas grandes redes de supermercados locais.

Mas se tem no Brasil, vale a pena comprar chocolates Lindt na Suíça? A resposta é: sim! No país de origem é possível encontrar uma variedade muito maior de produtos. Desde sabores de chocolates em barra que não chegam aqui até os cremes de avelã. Ou ainda aqueles produtos sazonais raros que não chegam aqui ou que certamente custam bem menos por lá. Um exemplo são os chocolates natalinos que nós trouxemos vários para presentear – e comer, é claro!

Além disso, os chocolates Lindt estão por todos os lados na Suíça, independente de qual seja o seu roteiro pelo país. Dos supermercados às lojas especializadas ou as próprias lojas conceito da marca, lá estarão as tradicionais barras de 100 gramas com a simbólica assinatura dourada da Lindt. A variedade impressiona, e a versatilidade de oferecer produtos para todos os gostos e estilos é um dos pontos fortes da Lindt.

Mesmo se o foco não forem as compras e sim o turismo pelo país, a recém inaugurada Lindt Home of Chocolate (Schokoladenplatz, 1 Kilchberg) é uma espécie de “museu de chocolate” da marca nos arredores de Zurique. Na visita, claro que além de contar a história do chocolate e da marca, o local também possui uma imensa loja com todos os principais produtos da Lindt à venda.

Lindt Home of Chocolate (créditos: www.lindt-home-of-chocolate.com)

Onde comprar chocolates Lindt: Com lojas próprias nas principais cidades do país e farta distribuição em supermercados e lojas especializadas, os chocolates Lindt são bem fáceis de encontrar por toda a Suíça.
Preço médio: entre CHF 2.00 e CHF 3.00 as tradicionais barras de 100 gramas
Site: www.lindt.com.br

4. Max Chocolatier | Chocolates na Suíça

Antes de falar sobre os chocolates, vale contar a história por trás da Max Chocolatier que é uma das mais bonitinhas. Tudo surgiu de uma homenagem do proprietário a seu filho chamado Max, que é portador da síndrome de down e tem como uma das grandes paixões da vida o chocolate. O sonho de ser dono da própria fábrica de chocolates passou de Max para toda a família. Então, em 2009 se tornou realidade com a inauguração da primeira loja da Max Chocolatier em Lucerna (Schweizerhofquai 2). O sucesso foi tamanho que hoje a família já possui uma segunda loja em Zurique (Schlüsselgasse 12). Foi essa última que visitamos e onde pudemos experimentar alguns dos produtos da marca.

Em se tratando da produção de chocolates, tudo é feito à mão por uma equipe com quatro chocolatiers em um pequeno atelier. Entre os ingredientes não há nada de aditivos ou conservantes – tudo é 100% natural. E de acordo com a vendedora que nos atendeu, as receitas de chocolate passam pelo crivo do Max, que garante o selo de aprovação como alguém que é apaixonado pelo autêntico chocolate suíço.

Nossa recomendação pessoal são as trufas, em especial as que tem acima de 60% de cacau na receita. Mas há também chocolates em barra e muitas edições especiais que variam de acordo com a época do ano.

Onde comprar chocolates Max Chocolatier: Loja de Lucerna (Schweizerhofquai 2) ou Loja de Zurique (Schlüsselgasse 12).
Preço médio: caixa com 8 trufas à partir de CHF 16,90. Barras de chocolate à partir de CHF 10,90.
Site: www.maxchocolatier.com

5. Canonica Artisan Chocolatier | Chocolates na Suíça

Com fábrica nos arredores de Genebra, a Canonica é mais uma que se destaca pela alta qualidade e originalidade de seus produtos. A partir de grãos importados da America do Sul ou de Madagascar, todo o processo é cuidadosamente executado com controle dos chocolatiers especializados. O grande destaque fica por conta das trufas e suas diversas variações de recheio, desde o mais puro chocolate até frutas como maracujá.

Até a nossa mais recente viagem pela Suíça, a Canonica ainda não possuía lojas físicas de marca própria. Mas além da venda online através do site, é possível encontrar os chocolates da marca em lojas especializadas pelo país, especialmente em Genebra. Como por exemplo na La Chocolaterie de Genève (Rue des Alpes 25 – Genebra), ótima loja de chocolates que visitamos onde é possível conhecer não apenas os chocolates artesanais Canonica como também diversas outras marcas dessa lista de melhores chocolates na Suíça. Fica a dica para os amantes de chocolates que estiverem por Genebra! 🙂

Onde comprar chocolates Canonica: A marca não possui loja própria, mas seus produtos são vendidos por lojas especializadas como a La Chocolaterie de Genève.
Endereço da loja que visitamos: Rue des Alpes 25 – Genebra
Preço:
cada trufa custa a partir de CHF 2.00 por unidade
Site:
www.canonica.com

6. Cailler | Chocolates na Suíça

Com mais de 200 anos de história, a Cailler é a mais antiga fabricante de chocolates na Suíça ainda em funcionamento. Apesar de 1931 a Nestlé ter adquirido a empresa, o nome Cailler e os processos de produção foram mantidos, garantido o padrão de qualidade a partir dos melhores ingredientes: açúcar suíço, leite alpino fresco, cacau sustentável e sem óleo de palma.

Frigor Cailler | Chocolates na Suíça

A principal linha de produtos da Cailler são os chocolates em barra, que podem ser encontrados em praticamente todos os supermercados e lojas especializadas do país. Um dos clássicos é o Frigor, chocolate aerado que pode ser encontrado nas versões ao leite ou amargo. Mas há opções para todos os gostos, e a marca é uma das grandes competidoras da Lindt em termos de oferta e de faixa de preço.

Além de comer os chocolates Cailler durante a viagem – e guardar alguns na mala para trazer na volta – que tal seria fazer uma visita a uma autêntica fábrica de chocolate suíço? Essa é a proposta da Maison Cailler (Rue Jules Bellet 7, 1636 na cidade de Broc, Suíça), a fábrica da Cailler que possibilita uma experiência de imersão ainda maior com a marca. Na visita, além de conhecer mais sobre chocolates suíços, é possível criar seu próprio chocolate em uma das oficinas.

Maison Cailler | Chocolates na Suíça (Créditos: geneva.com)
Maison Cailler | Chocolates na Suíça (Créditos: geneva.com)

Onde comprar chocolate Cailler: Em supermercados e lojas especializadas.
Preço médio: a barra de 100 gramas custa entre CHF 2.00 e CHF 3.00.
Site: cailler.ch/en

7. Villars | Chocolates na Suíça

Original da cidade de Fribourg, a Villars é mais uma das excelentes opções de chocolates suíços em barra que você encontra em qualquer supermercado ou loja especializada local. Com sua fábrica localizada em uma área conhecida por suas fazendas de leite de altíssima qualidade, os chocolates da Villars tem todos os requisitos para competir em pé de igualdade com Lindt ou Cailler. São mais de 30 diferentes sabores para você escolher.

Chocolates Villars | Chocolates na Suíça (créditos: villars.com)
Chocolates Villars | Chocolates na Suíça (créditos: villars.com)

Onde comprar chocolates Villars: Supermercados e lojas especializadas como a La Chocolaterie de Genève.
Preço médio: a barra de 100 gramas custa entre CHF 2.50 e CHF 3.50
Site: www.villars.com/CH/en.html

8. Toblerone | Chocolates na Suíça

Criado em 1908 por Theodor Tobler, o Toblerone é a clássica barra de chocolate suíça de formato triangular e embalagem inconfundíveis. Feita a base de chocolate (branco, ao leite ou amargo), torrão de mel e amêndoas, o Toblerone sem dúvidas está entre as marcas mais famosas da Suíça. Atualmente todos os produtos da marca fazem parte do portifólio de produtos da multinacional Mondelez International. Assim, seus chocolates já são comercializados em todas as partes do mundo – inclusive no Brasil. Mas sua origem suíça garante a presença nessa lista de melhores chocolates do país.

Toblerone | Chocolates na Suíça

Onde comprar chocolate Toblerone: Supermercados e lojas especializadas
Preço médio: entre CHF 2.00 e CHF 3.00 a barra de 100 gramas
Site: www.mondelezinternational.com/Our-Brands/Toblerone

9. Ovomaltine Schokolade | Chocolates na Suíça

O Ovomaltine Schokolade é mais um dos chocolates suíços que já chegou ao Brasil. Mas o fato do ovomaltine ser um produto de origem suíça faz com que a sua versão em barra não possa ficar de fora de uma lista de sugestões de chocolates para quem viaja pela Suíça. Se você tinha o hábito de tomar ovomaltine na infância, a sensação é ainda mais nostálgica. Toda a crocância está presente em cada mordida, seja nas versões ao leite, noir ou extra.

Ovomaltine Schokolade | Chocolates na Suíça

Onde comprar chocolate Ovomaltine: Supermercados e lojas especializadas.
Preço médio: entre CHF 2.00 e CHF 3.00 a barra de 100 gramas
Site: www.ovomaltine.ch/produkte/ovomaltine-schokolade

10. Camille Bloch (Ragusa e Torino) | Chocolates na Suíça

Fundada em Berna em 1929, a Chocolats Camille Bloch SA é uma empresa familiar com tradição na produção de chocolates na Suíça. Hoje na terceira geração familiar, a empresa produz há mais de 80 anos alguns dos chocolates mais populares da Suíça. Talvez o nome do fabricante não seja tão familiar, e sim os nomes que vem estampados em seus dois principais produtos: Ragusa e Torino.

O Ragusa está disponível nas variedades Classique, Blond e Noir e consiste em uma barra retangular de chocolate com recheio suave de praliné e avelãs inteiras. Já o Torino também vem nas variedades Lait, Blond e Noir (vegan) com recheio de gianduia, além de versões variadas em barra.

Onde comprar chocolates Ragusa e Torino: Em supermercados e lojas especializadas.
Preço médio: entre CHF 2.00 e CHF 3.00 a barra de 100g.
Site: camillebloch.ch/en

11. As marcas próprias de supermercados | Chocolates na Suíça

A última dica não é exatamente uma única marca de chocolates na Suíça, mas uma categoria em especial: os chocolates de marca própria dos supermercados. Em todo supermercado suíço há pelo menos uma marca de chocolate de marca própria. Eles estão geralmente entre as mais baratas entre todos os chocolates disponíveis. Mas quando se trata de chocolate e Suíça, até os chocolates de marca própria podem ser deliciosos! Duvida? A seguir listamos algumas das principais marcas próprias de chocolates e ao lado o nome da rede de supermercados:

Frey (Migros)

Fundada em 1887, a Frey é simplesmente a fabricante líder em vendas no mercado suíço de chocolates. Sim, o chocolate mais vendido no mercado interno pertence a uma rede de supermercados, a Migros. Podemos até dizer que a Frey seja uma marca própria de supermercado em versão gourmet, dada a ótima qualidade de seus chocolates. E por custar em média aproximadamente 1 franco suíço a menos que os concorrentes, os chocolates Frey acabam apresentando também um excelente custo-benefício.

Chocolates Frey – a marca mais vendida na Suíça

Produzidos 100% na Suíça com as melhores matérias-primas, os chocolates Frey tem todas as etapas da produção – desde a compra dos grãos do cacau e torrefação na empresa até o processamento do chocolate – realizadas e monitoradas pelos próprios chocolatiers.

E além da qualidade, a Frey ainda tem uma vasta gama de produtos, com destaque para os chocolates em barra. A variedade de sabores e ingredientes é imensa, e certamente você encontrará muitos estilos que irão agradar.

Onde comprar chocolates Frey: Em qualquer loja da rede suíça de supermercados Migros.
Preço médio: entre CHF 1.00 e 2.00 a barra de 100 gramas
Site: www.chocolatfrey.ch

M Classic e M Budget (Migros)

M Classic e M Budget (Migros)

Os chocolates da linha M Classic e M Budget muitas vezes são relegados a segundo plano. Seja por custarem muito barato, seja pelas embalagens meio “bregas” ou mesmo pela qualidade, que definitivamente é inferior aos demais chocolates dessa lista e incomparável em relação aos artesanais. Sim, eles certamente não se utilizam de ingredientes tão selecionados e tem mais açúcar e aditivos do que o necessário. Mas honestamente, nós já experimentamos boa parte deles e podemos afirmar que são melhores do que os chocolates industriais que temos nos supermercados brasileiros. Em especial as barras de chocolate amargo (acima de 50% de cacau) não fazem feio. São excelentes opções para comer no dia-a-dia tipo aquela porção para acompanhar o cafezinho após o almoço. A gente adora!

Onde comprar chocolates M Classic e M Budget: Em qualquer loja da rede suíça de supermercados Migros.
Preço médio: a partir de CHF 0.50 a barra de 100 gramas

Prix Garantie (Coop)

A rede de supermercados rival (Coop) também tem uma linha de chocolates que leva sua própria marca, a “Prix Garantie“. As características não se diferem muito da linha M Budget do supermercado Migros – preço muito baixo e qualidade abaixo dos demais mas ainda assim satisfatória. Muitas vezes é possível encontrar pacotes com 4 ou mais barras por preços promocionais que são ótimas para trazer de viagem.

Onde comprar chocolates Prix Garantie: Em qualquer loja da rede suíça de supermercados Coop.
Preço médio:
a partir de CHF 0.60 a barra de 100 gramas


E você, já experimentou os chocolates suíços? Qual o seu favorito? Conta pra gente nos comentários! 🙂


Já reservou seus hotéis na Suíça?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂

Dica de aluguel de carro na Suíça

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Suíça é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Uma imagem com texto informando a promoção do seguro viagem com 15% desconto onde se vê também a ilustração de um homem e uma mulher com mochilas nas costas
Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais