Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres, Alagoas: conheça a Pousada Encanto das Águas

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres, Alagoas: conheça a Pousada Encanto das Águas

A Pousada Encanto das Águas é um daqueles refúgios perfeitos para descansar. No melhor estilo rústico e bem praiana, é totalmente pé na areia. Mas não é qualquer areia, meus amigos! É simplesmente a maravilhosa praia de São de Miguel dos Milagres, com suas águas quentes, azuis e calmas.

São Miguel dos Milagres

Chamado carinhosamente de “São Miguel” ou apenas “Milagres”, esse pequeno povoado alagoano pouco explorado caiu no gosto dos artistas de todas as querências. Músicos, atores, Youtubers famosos e empresários resolveram eleger o recanto para descansar ou ainda dar festas homéricas como seus casamentos. Foi aí que São Miguel dos Milagres ganhou notoriedade e foi alçada à pólo turístico concorrendo com a famosa Maragogi.

Localizado a pouco mais de 1h30 de carro da capital Maceió, o pequeno município alagoano tem em torno de 8 mil habitantes. Uma cidadezinha litorânea que conta com poucos recursos financeiros, o que se reflete na baixa infra-estrutura de comércio, serviços e opções de entretenimento. Porém, ao escolher um recanto quase intocado para descansar, o que menos se quer é o agito de uma cidade grande, certo? É por isso que a estrutura de hospedagem dos hotéis e pousadas de São Miguel dos Milagres, como a da Pousada Encanto das Águas onde nos hospedamos, precisa suprir todas as necessidades dos hóspedes que escolhem este paraíso para descansar.

Pousada Encanto das Águas

Já falamos que a Pousada Encanto das Águas é bem praieira e rústica. Mas não se engane achando que simplicidade não oferece conforto. Pelo contrário! Nos surpreendemos com o cuidado nos detalhes em todas as dependências da pousada. Começando pela ampla área externa com jardins, piscina, vestiários, ducha na saída da areia, bar e deck de madeira com espreguiçadeiras com vista panorâmica para a praia.

Pousada Encanto das Águas: jardins e área externa
Pousada Encanto das Águas: jardins e chalés

Nos chalés, todos os itens essenciais para o conforto do hóspede. Cama box com roupa de cama limpa, ar-condicionado, mobiliário de apoio, muitas tomadas e uma decoração que combina com o clima relax da pousada. O banheiro é amplo, com chuveiro elétrico, toalhas grandes e com um kit de amenities básicos contendo sabonete e shampoo. Os chalés tem ainda uma varanda onde ficam dispostas as redes de dormir super típicas. Uma delícia ficar relaxando com um bom livro ou apenas contemplando a natureza.

Pousada Encanto das Águas: chalés

A Pousada Encanto das Águas conta ainda com um restaurante que serve uma boa comida caseira, típica da região, muito baseada em peixes frescos e frutos do mar. Os pratos são individuais e a relação custo-benefício é bem OK considerando que não há concorrência com outros restaurantes nas imediações. Nossa recomendação é pedir a pesca do dia acompanhada de arroz e pirão. Não tem erro! Uma delícia!

Atenção para duas questões importantes sobre o restaurante: 1) faça a reserva do prato que você gostaria para o almoço. Há bastante movimento em alguns dias, pois a pousada recebe grupos de visitantes de passeios que usufruem de seus serviços durante o dia – especialmente no almoço. 2) Para o jantar, organize-se cedo já que a cozinha fecha às 20h. Depois deste horário, apenas o bar fica aberto com opções de bebidas (água, cerveja, refrigerante e sorvetes)

Como é o café da manhã da Pousada Encanto das Águas

Pela manhã, o hóspede da Pousada Encanto das Águas é recebido no restaurante com um buffet completo, cheinho de opções caseiras e típicas da região. São frutas e sucos, variedade de pães, bolos caseiros, biscoitos e doces, bem como opções de pratos quentes como escondidinho, carne seca e até ovos mexidos preparados na hora. Tudo super fresquinho e com atendimento muito atencioso da equipe.  

Pousada Encanto das Águas: restaurante
Pousada Encanto das Águas: café da manhã com muita variedade
Pousada Encanto das Águas: Café da Manhã

O que mais a Pousada Encanto das Águas oferece?

Para se divertir nas águas calmas da praia de São Miguel dos Milagres é possível alugar stand up paddle ou caiaque com o pessoal da pousada. Tem também uma piscina que já mencionamos anteriormente. Mas o grande destaque vai mesmo para os passeios: jangada até as piscinas naturais e/ou buggy pela orla e pontos turísticos da cidade. Optamos por fazer o primeiro, pois como se não bastasse a praia nativa e maravilhosa em frente à pousada, o mar de São Miguel dos Milagres ainda reserva piscinas naturais lindíssimas. Na recepção da pousada é possível agendar os dois passeios.

Pousada Encanto das Águas: praia maravilhosa | Chai veste biquini e saída Janfer Sport www.janfersport.com.br

Como é o passeio de jangada até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres

Antes de contar como foi nossa experiência, cabe ressaltar que esse é um passeio que depende das marés e que pode não estar disponível em algumas épocas do ano.  É importante pesquisar na internet sites que monitoram e disponibilizam a “tábua de marés”. O valor do passeio é cerca de R$50.

O passeio dura em torno de 2 horas no total, sendo 30 min cada trecho de deslocamento (ida e volta) e 1 hora para curtir o local. As jangadas saem todas juntas da beira da praia bem em frente à Pousada Encanto das Águas. Em cada jangada cabem em torno de 6 pessoas e a estrutura da embarcação é segura, com todos aparatos como a disponibilização de colete salva vidas.

Passeio de jangada até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres

Os condutores são simpáticos e conhecem muito bem a região. Ao chegar às piscinas, eles oferecem aluguel de snorkel ao preços bem acessíveis. Mas se você quiser, é possível levar seu próprio equipamento. Do grupo que foi com a gente, vários utilizaram snorkel para observar os peixinhos mais de perto. A dica é tentar ir na jangada do “Seu Madruga” que além de muito gente boa ainda se oferece para como fotógrafo. 🙂

Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres: fizemos o passeio na jangada do “Seu Madruga” | Chai veste body/maiô Livre e Leve www.livreeleve.com.br

Nós utilizamos nossa câmera de ação com o Dome (equipamento à prova d’água) para gravar alguns vídeos e fazer fotos. Também utilizamos o celular, mesmo morrendo de medo de uma queda na água.

Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres: fotos com a camera de ação | Chai veste body/maiô Livre e Leve www.livreeleve.com.br

Como já mencionamos, o passeio dura em torno de 2 horas, sendo que 1 hora é o tempo de aproveitar as piscinas. É fundamental passar protetor solar e re-aplicar durante o passeio, já que o sol é intenso. Ainda mais se você quiser ficar tirando um montão de fotos como a gente! hahahah

Piscinas naturais de São Miguel dos Milagres: muitas fotos | Chai veste body/maiô Livre e Leve www.livreeleve.com.br

Outra opção oferecida na Pousada Encanto das Águas é o passeio de buggy, que não deu tempo de fazer nessa viagem. Mas fica a dica: o itinerário pode ser adaptado conforme o gosto do cliente e respectivo preço deve ser negociado com os bugueiros, pois pode variar.

Quanto custa se hospedar na Pousada Encanto das Águas?

Na nossa última consulta à página da Pousada Encanto das Águas no Booking, encontramos diárias a partir de R$250,00 para o casal com café da manhã incluído.

Booking.com

Vale a pena se hospedar na Pousada Encanto das Águas em São Miguel dos Milagres?

Essa é uma pergunta que depende muito do seu perfil de viagem e estilo. Na real, essa questão se aplica a São Miguel dos Milagres como um todo, pois é uma praia que se conserva nativa e rústica, sem a ação urbanística do homem. Se você está disposto a se integrar à natureza sem luxos mas mantendo os confortos necessários (cama box com ótimos travesseiros, ar-condicionado, chuveiro bom, boa comida e infra-estrutura de praia), então a resposta é vale muito à pena! Nossa experiência na Pousada Encanto das Águas não poderia ter sido melhor. Pudemos aproveitar para curtir a praia e natureza de forma tranquila e sem pressa, desfrutando das comodidades e passeios que a pousada oferece, sem nos preocupar com horário ou com os problemas da cidade!

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais