11 restaurantes em Bogotá: dicas de onde comer e beber na capital da Colômbia

11 restaurantes em Bogotá: dicas de onde comer e beber na capital da Colômbia

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A cidade de Bogotá, que já foi conhecida como Santa Fé de Bogotá, é a capital e maior cidade da Colômbia. É o centro político, econômico, administrativo, industrial, artístico, cultural e esportivo do país. Pra ter uma ideia da importância, o aeroporto da cidade, o Aeroporto Internacional El Dorado, lida com o maior volume de carga na América Latina e é o terceiro em número de passageiros.

E nesse contexto de importância histórica e econômica, a culinária é um dos aspectos culturais em evidência na cidade. Por conta disso, as opções gastronômicas são riquíssimas em variedade, quantidade e claro, qualidade. Desde aquela experiência mais sofisticada em um restaurante de Chef onde os elementos e ingredientes típicos do país são elaborados ou desconstruídos até lugares clássicos onde é possível experimentar os pratos típicos e tradicionais.

Para facilitar a sua vida, nesse post selecionamos e listamos alguns dos melhores bares, bistrôs e restaurantes de Bogotá (entre os que nós já experimentamos, é claro!). A lista de lugares onde comer e beber em Bogotá ficou bem variada atendendo a todos os bolsos e gostos.

A ideia não é fazer um ranking comparativo entre eles, por isso optamos por listá-los em ordem alfabética, destacando as principais características e indicando o que experimentamos em cada um deles. Todos são locais que de fato já visitamos e que aprovamos! 🙂 Ao lado do nome do restaurante, pontuamos o custo em uma escala de quanto você gastaria em média para uma refeição completa: de $ (baixo investimento) até $$$$$ (alto investimento).

Ah, e se você teve uma experiência incrível em algum restaurante de Bogotá (mesmo que não esteja nessa lista), aproveita e escreve um comentário pra gente no final do artigo! Toda sugestão é bem vinda e deixa a nossa lista ainda mais completa!

Sem mais delongas, vamos a lista com as nossas sugestões de lugares para comer e beber em Bogotá, na Colômbia.

1) El Barrio Restaurante ($$)

Com ambiente bem urbano, despojado e aconchegante, o El Barrio é um “clássico moderninho”. A cozinha trabalha com produtos locais mas se reinventa ao trazer identidade própria para pratos tradicionais da culinária colombiana, sempre com respeito aos ingredientes e sabores. E como eles mesmos garantem: “sem especulações ou grande engenharia gastronômica”. A casa trabalha com um menu do dia e por isso não tem um cardápio fixo.

Quando visitamos o restaurante para o almoço, experimentamos de entrada deliciosas “morcillitas” com tomate cereja, acompanhada de arepa de choclo (milho doce) coberta de queijo, uma iguaria típica da região. Para os principais, escolhemos o arroz de mariscos e o bife a cavalo à moda colombiana que além do ovo, leva abacate! Uma delícia! Com bom atendimento e uma comida saborosa, esse típico restaurante de bairro conquistou nosso paladar!

Endereço: Cl. 39 #21-11, Bogotá, Colômbia

El Barrio - um clássico moderninho com comida saborosa
El Barrio – um clássico moderninho com comida saborosa

2) El Chato ($$$)

Apesar do nome curioso para nós, brasileiros, o restaurante El Chato é o lugar para os amantes da boa mesa em Bogotá. A proposta gastronômica é de uma cozinha requintada e moderna mas com uso de ingredientes locais. Isso significa que a gente pode experimentar sabores e texturas tradicionais da Colômbia nas criações do Chef servidas em fartas porções.

Assim foi com a entrada: bolinhos de berinjela frita recheados com creme de plátano maduro (banana madura) e uma porção de queijo costenho frito acompanhado de purê de berinjela defumada. Saborosíssimos! 🙂

Para os pratos principais, destaque para o sensacional cordeiro, bem temperados e com acompanhamentos deliciosos. Mas mesmo que já esteja satisfeito, você não pode deixar de pedir a sobremesa: El ponqué de mambe, uma combinação de texturas, temperaturas e sabores a base de quinoa crocante, sorvete de lima e…coca (sim, do chá de folha de coca, super tradicional na Colômbia e países andinos). Originalíssima!

Merece destaque ainda o atendimento e toda a atenção da equipe que não mediu esforços para explicar ingredientes e tentar traduzir quando aparecia uma dúvida. Ah! E claro: foi demais conhecer o Chef e a cozinha, toda aberta e organizada, que fica no andar de cima. Fechou nossa experiência com chave de ouro. Dica: subir até o segundo andar e apreciar a vista do janelão que fica ao lado da cozinha e onde também tem mesas e sofás.

Endereço: Cl. 65 #3b-76, Bogotá, Colômbia

El Chato
El Chato

3) Guerrero, Compañía de Sándwiches ($)

Para quem procura opções bem em conta, o Guerrero é uma lanchonete fast food entre o rústico e o gourmet! O carro chefe são os sanduíches com hambúrgueres homemade – tudo preparado no próprio local. Lá ainda são servidos sanduíches com diferentes cortes e tipos de carnes, além de um feito a base de cogumelos para quem é vegetariano. O ambiente é simples e aconchegante, com mesas e balcões mais despojados. O movimento é frenético, em geral público local, essencialmente jovens. A galera que atende é bem simpática e super divertida. Sugeriram opções de acompanhamento e nos ajudaram na escolha da cerveja artesanal para acompanhar.

Pedimos a Hamburguesa Guerrero, que é o hambúrguer da casa acompanhado de chips de batata-baroa bem crocante e sequinha, além do também excelente Lomo de Res, um bifão de carne no pão de hambúrguer com ovo frito e outros recheios, acompanhado de batata fritas tradicionais. Opção para sair um pouco da culinária colombiana sem gastar muito, em um jantar rápido e descontraído.

Endereço: Cra. 9 #69-10, Bogotá, Colômbia

Guerrero Compañía de Sándwiches
Guerrero Compañía de Sándwiches

4) La Cervecería ($$)

Essa é para você que, assim como nós, é um amante da combinação cerveja e pizza. Na hora do almoço eles também trabalham com opções de pratos, mas nossa escolha foi mesmo pela ‘Pizza do dia’. O combo inclui ainda uma Jarra de Cerveja Club Colombia Roja (1L), o que nos deixou bem “faceiros” e alimentados. Sim, isso mesmo, jarra de 1 litro de cerveja! 🙂

A pizza do dia era excelente, com massa de espessura média e cobertura de queijo, presunto cru e rúculas bem verdinhas. O ambiente é muito amplo mas ao mesmo tempo aconchegante. A decoração com muita madeira, TVs em canais de esporte e cartazes de cerveja dão aquela atmosfera bem no clima de pub/cervejaria. O atendimento foi bom e a cerveja veio bem gelada. Vale ressaltar que o local estava bem tranquilo mesmo sendo domingo, dia do tradicional Mercado de Pulgas do bairro de Usaquén que atrai centenas de turistas.

Endereço: Cl. 119b #574, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

La Cervecería de Usaquén
La Cervecería de Usaquén

5) La Provence de Andrei ($$$$)

O restaurante La Provence de Andrei é certamente um lugar para quem gosta da boa mesa francesa. Com uma equipe super atenciosa e preparada para atender bem a todos os clientes, dos habitué aos turistas como nós. Pratos saborosos e cheios de personalidade, da forma de servir até o tempero, na medida. Recomendamos de entrada o delicioso Portbello au Gruyére: cogumelos portobello assados recheados com molho de queijo gruyére. Servidos bem gratinadinhos diretamente na panela de ferro. <3

Para os pratos principais, o Crevettes Sètoise Et Saucisses Provençal propõe a inusitada combinação de camarões grandes ao alho com linguiça provençal (e sim, a combinação funciona!). Para quem preferir investir em um clássico da gastronomia francesa, o Chateaubriand Bérnaise é um enorme filet com molho Bérnaise (à base de gemas). Espetacular! Ah, e para a sobremesa, não deixe pedir o Café Gourmand para duas pessoas, o famoso formato francês de servir um combo de café e 4 pequenas porções de sobremesas da casa.

O belo sobrado onde o restaurante está localizado tem um ambiente amplo e bem decorado. A mistura de elementos que remontam ao clima dos melhores bistrôs de Paris, faz a gente viajar para França, especialmente quando a cantora começa a entoar canções francesas ao vivo pelo salão. Mas o grand finale é a melhor parte: receber um croissant de chocolate quentinho para levar para casa em um saquinho de papel kraft todo fofo. Daqueles lugares que marcam e fazem a gente ter vontade de voltar sempre!

Endereço: Cra. 6 #117-44, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

La Provence de Andrei
La Provence de Andrei

6) Leo Cocina y Cava ($$$$)

Rankeado no “Top 3” de melhores avaliação do site Trip Advisor, o restaurante Leo Cocina y Cava é mesmo surpreendente. A proposta da Chef Leo com pratos baseados nos diferentes ecossistemas da Colômbia, utilizando espécies da fauna e da flora, fazem do jantar uma experiência cultural e gastronômica indescritível. Além da apresentação elaborada de encher os olhos, os pratos tem ainda texturas e sabores únicos.

Tivemos a oportunidade de experimentar o menu degustação, uma sequência de pratos harmonizados com vinhos. Toda a sequência do menu é bastante diversa e desafiante para o paladar. Honestamente, nada a dever a alguns restaurantes estrela Michelin que visitamos ao redor do mundo. Para citar um exemplo, escolhi o porco com molho de Jumbalee, uma fruta típica do caribe colombiano com crocante de azeitona negras e cevada em duas texturas: cremosa e tostadas.

Merece destaque o atendimento da equipe, profissionalíssima. Explicar os pratos, respondeu às nossas perguntas sempre com muita atenção e também a simpatia da Chef Leo que recebeu nossos cumprimentos no salão com um sorriso. Deve ser por isso que a atmosfera do ambiente é tão acolhedora, mesmo com a sofisticação imposta pela decoração e mobiliário. Restaurante de Chef, para uma refeição longa, aproveitando cada detalhe.

Endereço: Calle 27B #6-75, Pasaje Mompox, Centro Internacional, Bogotá, Colômbia

Leo Cocina y Cava
Leo Cocina y Cava

7) Restaurante Darius ($$$)

Restaurante especializado em frutos do mar que fica em uma região mais indústrial de Bogotá, um pouco afastado do centro e das áreas turísticas. Por isso, é um típico restaurante frequentado por locais que lotam suas mesas nos almoços de finais de semana. Famílias inteiras, casais jovens ou mais velhos, lá estavam saboreando a comida de receita simples, típica da Colômbia e feita com produtos frescos. Aliás, esse é um dos pontos que merece destaque: os peixes e frutos do mar ficam exibidos em um balcão onde o cliente pode escolher qual prefere antes do preparo.

Mas a fama do local também se deve ao título de “melhor cazuela de mariscos de Bogotá”, que fizemos questão de comprovar com a nossa pedida de entrada: a “Mini Cazuela de Mariscos” – que de “mini” não tem nada, e é realmente excelente! Agora teremos que voltar à Bogotá para experimentar mais cazuelas, sabendo que será difícil superar essa daqui. 🙂

Após a entrada famosa, pudemos conferir a pesca do dia: um pargo frito que dividimos como prato principal. Chegou inteiro à mesa, sequinho por fora e bem úmido por dentro, além de saborosíssimo. Devidamente aprovada com louvor a nossa experiência de frutos do mar em Bogotá no Restaurante Darius.

Endereço: Las Américas # 43A-44, Bogotá, Zona Industrial, Colômbia

Restaurante Darius
Restaurante Darius

8) Restaurante El Boliche ($$)

Um restaurante tradicional de Bogotá que tem como carro chefe a combinação de massas e de suculentas Milanesas. Este é o Restaurante El Boliche, de inspiração italiana, com sua atmosfera simpática, singela e acolhedora, e destaque para a comida simples e saborosa. O menu consiste no formato combinado de milanesa + pasta (variados tipos e molhos), que funciona super bem e permite a escolha do tipo de carne, da massa caseira e do molho de preferência entre diversas opções possíveis. O atendimento foi cordial e ágil mas sem dúvida o sabor da comida merece destaque como ponto alto da experiência. O atendimento é competente e os pratos fartos, mais do que suficientes para cada pessoa. Excelente custo-benefício em Bogotá.

Endereço: Cl. 69a ##10 23, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

El Boliche - milanesas
El Boliche – milanesas

9) Restaurante Rico ($$)

Visitar o Restaurante Rico é ter a chance de imersão na comida do dia-a-dia da Colômbia, feita e servida com orgulho pela equipe e saboreada com entusiasmo pelos locais. Nosso almoço por lá foi uma experiência, digamos, “peculiar”, muito em função da atmosfera proporcionada pelo ambiente. A primeira vista, o que chama atenção é a decoração colorida e o conceito inusitado de colocar circulando entre os garçons alguns personagens que parecem saídos de fábulas infantis, como um mágico (?) e uma “abuella”, uma pessoa caracterizada como uma “vovozinha” que distribui biscoitinhos caseiros para os clientes. 🙂

Mas voltando para o lado gastronômico, o restaurante é perfeito para você experimentar a verdadeira comida típica da Colômbia, aquilo que o povo come no dia a dia. Sem “gourmetizações”, sem invencionices. Pratos tradicionais, feitos segundo suas receitas originais. Como o Ajiaco (uma sopa com frango e acompanhada de uma espiga de milho e abacate) ou a Cazuela Paisa (o “arroz com feijão” colombiano, acompanhado de carne moída, banana e, claro, mais abacate) foram os pontos altos. Acompanhado de um suco de “lulo” ou de “guanábana”, vai ser difícil alguém não te confundir com um local de Bogotá.

Vale destacar os preços pra lá de convidativos e as generosas porções de cada um dos pratos que pedimos. Uma experiência de descoberta de sabores que não vamos esquecer.

Leia mais sobre a nossa experiência no Restaurante Rico

Endereço: Av Dorado – Cra. 36 #25-14, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

Restaurante Rico
Restaurante Rico

10) Santa Fé Restaurante ($$$)

O Santa Fé é mais um dos restaurantes que não saem do Top 10 dos melhores restaurantes de Bogotá pelo site Trip Advisor. Ainda assim, conseguiu nos surpreender positivamente. A começar pelo agradável casarão histórico e bem conservado onde funciona o restaurante, situado nas ladeiras do charmoso bairro de La Macarena.

O local é especializado essencialmente na culinária colombiana, mas é difícil definir uma única especialidade. Da cozinha de autor do restaurante saem pratos de carne vermelha, porco, frango, peixes e frutos do mar, e confesso que foi difícil escolher. Entre as recomendações da equipe e o nosso apetite, acabamos optando por pedir uma entrada mais “reforçada” (mini hambúrgueres caseiros) seguidas pela Cazuella de Mariscos – que em teoria serve 1 pessoa, mas é plenamente divisível pelo casal.

Os preços são justos, dentro do esperado para um local desse padrão em Bogotá. A atmosfera aconchegante do ambiente aliado ao excelente atendimento fizeram da nossa refeição uma ótima experiência.

Endereço: Calle 26 b No. 4 30 Calle 26 #1330, Cl. 26b #4-30, Bogotá, Cundinamarca

Santa Fé Restaurante
Santa Fé Restaurante

11) Tremenda Sal y Dulce ($$$)

O Tremenda Sal y Dulce foi nossa primeira experiência gastronômica da viagem pela Colômbia, e funcionou exatamente como um primeiro passo rumo a imersão na rica culinária local. Não é correto afirmar que o Tremenda seja um restaurante de comida 100% típica da Colômbia, e de fato o local não se propõe a isso. O menu segue o melhor estilo ‘confort food’, ao mesmo tempo que a Chef traz pitadas de uma culinária inspirada no Oriente Médio e mescla com sabores e ingredientes tipicamente locais.

Na entrada, seguimos a recomendação do Falafel sobre hummus de lentejas y sumac, acompañado de Naan, indicada para ser compartilhada por 2 pessoas. Falafel super crocante e o hummus de lentilha estava delicioso, acompanhado do Naan, um pãozinho indiano achatado, servido quentinho.

Na escolha dos principais, fomos em dois clássicos da casa: Asado de tira glaseada en sus Jugos sobre Orzo al Vino y Crema – massa italiana em formato de arroz, servida com molho branco, coberta pela costela cozida no ponto certo, soltando do osso e com tempero na medida. Carne desmechada em salsa negra, gratinada con Maduritos, acompañada de arroz con Ajonjoli – carne cozida, muito macia e desfiada, embebida em um molho espesso caprichado nos temperos e com aquele queijinho gratinado por cima para finalizar.

Destaque também para o ambiente extremamente bem decorado e aconchegante, assim como o atendimento eficiente e os preços justíssimos para a qualidade do que é servido. Uma “tremenda” opção de restaurante em Bogotá

Endereço: Carrera 18 #92-60, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

Tremenda Sal y Dulce
Tremenda Sal y Dulce

Já reservou seu hotel em Bogotá?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Bogotá e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal em Bogotá, na Colômbia

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Geralmente a gente faz seguro viagem torcendo pra não usar, né? Mas quando precisamos de fato do seguro viagem, a experiência com a Seguros Promo foi muito positiva. Em uma viagem para a Argentina meu pai apresentou um problema de saúde e foi preciso levá-lo para exames mais detalhados em um hospital. Bastou ligar para o número de telefone indicado (atendimento imediato e todo em português). Conseguimos a liberação para a internação e os exames, sem pagar nada e sem burocracia. Além disso, o site é fácil de usar e os preços são imbatíveis.

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_tta_tabs][vc_tta_section add_icon=”” title=”Últimos posts” tab_id=”1438600542051-482a9487-cfdc”][vc_mad_posts_numeric orderby=”post_date” posts_per_page=”5″][/vc_tta_section][vc_tta_section add_icon=”” title=”Mais Comentados” tab_id=”1438600542115-3e48a226-2176″][vc_mad_posts_numeric orderby=”comment_count” posts_per_page=”5″][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][vc_column_text]

Booking.com

[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][vc_mad_our_writers posts_per_page=”3″ title=”Viajantes”][vc_mad_social_icons title=”NAS MÍDIAS SOCIAIS” facebook_link=”https://www.facebook.com/viajaredemais.oficial” twitter_link=”http://www.twitter.com/viajar_e_demais” instagram_link=”http://www.instagram.com/viajaredemais”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais