Carmen Cartagena: um restaurante de Chef com sabores caribenhos

Carmen Cartagena: um restaurante de Chef com sabores caribenhos

Que tal conhecer um restaurante de chef durante a sua estadia em Cartagena? Foi isso mesmo que pensamos! Por isso o Carmen Cartagena foi a nossa escolha já para a primeira noite na cidade. A expectativa era alta, pois tínhamos lido muitas avaliações positivas nas pesquisas prévias enquanto estávamos montando nosso roteiro de viagem.

Carmen Cartagena – fachada

Quando a gente entrou pela porta do restaurante fomos logo recebidos e já identificaram nossa reserva. Nos conduziram então para uma mesa mesa no salão interno chamado El Comedor, mais ao fundo no espaço coberto. Digo isso porque o Carmen Cartagena tem ambientes diferenciados, que vão do restaurante mais tradicional onde estávamos até uma área no pátio onde fica o bar, onde é possível ficar bebendo bons drinks. Além disso, existe um ambiente bem na entrada que é praticamente outro restaurante, pois tem um outro nome e outro estilo de comida: a oriental. Falamos um pouco mais sobre o Moshico, o restaurante oriental junto ao Carmen logo mais abaixo.

Carmen Cartagena – salão e a nossa mesa

A proposta do restaurante Carmen Cartagena é oferecer uma experiência da culinária local apresentada em prato elaborados, que podem ser consumidos a la carte (veja o cardápio) ou no formato de Menu Degustação em etapas. Esse menus também pode ser com harmonização de bebidas.

Como era o dia da nossa chegada à cidade de Cartagena e tínhamos pesquisado sobre pratos e outras delícias locais, a proposta do Menu Degustação era a mais interessante. Comprovamos isso na prática. O chef com seus pratos nos conduziu a um passeio delicioso por sabores e texturas. Aliás, todo o processo foi especial, com destaque para o “chef de rang”, o garçom mais experiente que estava servindo e apresentando cada prato.

Nas etapas (ou tiempos, como estava no cardápio) do Menu Degustação, nós experimentamos pratos como o ceviche que teve uma apresentação muito peculiar por conta da “fumaça de coco carbonizada” (veja o vídeo). Esse ceviche é um laminado a base de pescado do dia, com pepino, cupuaçu, regado com “leite de tigre” de corozo e fumaça de coco carbonizado. Ok, fumaça e leite de tigre? Oi? Deixa eu explicar o que é o leite de tigre. A fumaça você entenderá no vídeo. rsrsrs O leite de tigre é o caldo resultante do preparo do ceviche, que leva ingredientes como peixe e frutos do mar a gosto, suco de limão, caldo de peixe, aipo, coentro, alho, cebola roxa, sal e pimenta. De acordo com o site de receitas Cocina Delirante, o nome “leite de tigre” surge porque este delicioso caldo tem um tom esbranquiçado, além de ter a reputação de ser um excelente remédio para a ressaca e um poderoso afrodisíaco. É por isso que é chamado de tigre, em alusão à força desse animal feroz. Então tá, né?!

Carmen Cartagena – ceviche regado com “leite de tigre” de corozo e fumaça de coco carbonizado

Na sequência, pudemos experimentar uma proposta de prato com vários elementos da culinária cartagenera que, sem dúvida, foi o melhor da noite. O Caribe é prato de peixe (pescado do dia), uma crosta de banana verde, um risoto de arroz de coco, palmito fresco e um molho fermentado de maracujá e mel. Importante a gente destacar que na Colômbia come-se na comida muito “plátano”, isto é, banana. Geralmente frita ou assada. E é uma delícia, assim como o arroz do coco, que é uma especialidade da culinária cartagenera. Maravilhoso.

Carmen Cartagena – prato com vários elementos da culinária cartagenera

Logo passamos à sobremesa, que foi um bolo anjo semelhante a um pão-de-ló, acompanhado de sorvete de leite condensado, sobre um purê de lichia e uma sopa fria de Corozo, uma frutinha tropical que faz um suco ou geléia meio roxa, com um toque de menta. Essa mistura toda foi bem surpreendente e foi um ótimo fechamento para a noite.

Carmen Cartagena – sobremesa

Moshico – um viés Japa do Carmen

Já mencionei ali em cima sobre o ambiente e o estilo da cozinha desse “restaurante dentro do restaurante” rsrsrs. E são dois restaurantes mesmo. Apesar da mesma entrada e estrutura, há diferentes menus e staff, inclusive com uniformes diferentes. Nessa nossa proposta de provar sabores cartageneros fomos surpreendidos durante nosso jantar com a possibilidade de degustar opções do menu do Moshico. A experiência foi ótima e as combinações não foram tão exóticas como imaginamos. Confere nas fotos o que nós experimentamos.

Moshico & Carmen Cartagena – Entrada e o temaki desconstruído

Merece destaque o Bibimbap, nome original do famoso prato coreano que também pode ser chamado de Arroz Mesclado em espanhol. Ele é composto de arroz misturado com carne, legumes variados e ovo. No caso da proposta do Moshico, todos esses ingredientes foram mesclados também com um molho de foie gras, a iguaria de fígado de ganso ou pato originária da França.

Moshico & Carmen Cartagena – Arroz Mesclado em espanhol ou o nome original – Bibimbap – famoso prato coreano

Serviço

Endereço: Calle 38 # 8-19, Calle del Santísimo, Cartagena, Bolívar, Colômbia
http://www.carmenrestaurante.com.co/
[email protected]
[email protected]
instagram.com/carmenrestaurante
facebook.com/carmenrestaurante

Já reservou seu hotel em Cartagena de Índias?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Cartagena de Índias e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal em Cartagena de Índias, na Colômbia

 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Geralmente a gente faz seguro viagem torcendo pra não usar, né? Mas quando precisamos de fato do seguro viagem, a experiência com a Seguros Promo foi muito positiva. Em uma viagem para a Argentina meu pai apresentou um problema de saúde e foi preciso levá-lo para exames mais detalhados em um hospital. Bastou ligar para o número de telefone indicado (atendimento imediato e todo em português). Conseguimos a liberação para a internação e os exames, sem pagar nada e sem burocracia. Além disso, o site é fácil de usar e os preços são imbatíveis.

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais