Busca
Busca
O que fazer em Boppard

O que fazer em Boppard em 1 dia: roteiro de 24 horas na joia do vale do Reno, na Alemanha

Localizada às margens do rio Reno, Boppard é uma das encantadoras cidades que fazem dessa região uma das mais apaixonantes de toda a Alemanha. Não é a toa que esse trecho do vale do rio Reno é carinhosamente apelidado de Rheinromantik (Reno Romântico) por conta de sua atmosfera única — uma região repleta de história, belezas naturais, imponentes castelos e alguns dos melhores vinhos produzidos na Alemanha. Além dos belos panoramas típicos de cartão postal, Boppard foi relativamente pouco atingida pelos bombardeios das grandes guerras mundiais. Isso fez com que a cidade preservasse em seu centro histórico desde ruínas dos tempos em que abrigou um forte romano até importantes construções medievais originais. Há muito o que fazer em Boppard, uma joia na beira do majestoso Reno, capaz de cativar seus visitantes com inúmeros atrativos, como vocês podem conferir neste roteiro de 1 dia em Boppard.

Nascer do sol em Boppard, na Alemanha
Nascer do sol em Boppard, na Alemanha

Em apenas 24 horas é possível mergulhar na essência encantadora dessa típica cidade alemã, explorando sua história e belezas naturais e desfrutando da gastronomia local. E para quem estiver planejando um roteiro mais completo pelo Reno Romântico, seja de carro ou de trem, Boppard funciona muito bem como cidade base para explorar a região. Nesse artigo sobre “O que fazer em Boppard“, descubra por que a cidade se destaca como um destino imperdível no coração da região vinícola alemã!

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Dia 1: O que fazer em Boppard

RheinAllee: caminhada pela margem do rio Reno

A melhor forma de começar o roteiro de 24 horas em Boppard é com uma caminhada pela RheinAllee, a avenida a beira do rio Reno — um dos principais atrativos turísticos e cartão postal da cidade. Como nossa viagem foi realizada no final de agosto, em pleno verão europeu, os canteiros floridos e o verde das árvores margeando o rio davam um colorido todo especial ao passeio. O céu azul e a temperatura agradável ajudaram a gerar uma primeira impressão ainda mais positiva da cidade, mas independente da época do ano, a caminhada à beira do Reno é atividade “obrigatória” em Boppard.

Ao longo da caminhada pela RheinAllee, além de observar as belezas naturais e o vai-e-vem dos barcos que trafegam pelo Reno, é impossível não se apaixonar pelas fachadas das casas e edifícios tão característicos de Boppard.

O que fazer em Boppard
O que fazer em Boppard: casas a beira do rio Reno na Rheinallee

Boa parte dessas edificações abrigam restaurantes e/ou hotéis — não por acaso, os melhores hotéis onde ficar em Boppard estão justamente na RheinAllee, principalmente no trecho próximo ao centro histórico e à estação de trem Boppard Hauptbahnhof. As fotos a seguir, tiradas da janela do nosso hotel (Baudobriga Rheinhotel) ajudam a ilustrar a beleza e a atmosfera bucólica conferidas por essa localização tão privilegiada às margens do rio Reno.

O Baudobriga Rheinhotel é um hotel 3 estrelas com ótimo custo-benefício, localizado justamente em frente a um dos pontos de partida do Passeio de barco pelo rio Reno (falaremos sobre esse passeio mais adiante). E para quem gosta de vinho, a família que administra o hotel também é responsável pela vinícola Weingut Königshof (uma das melhores da cidade), e muitos dos vinhos podem ser experimentados durante a estadia por lá.

Baudobriga Rheinhotel | Onde ficar em Boppard
Baudobriga Rheinhotel | Onde ficar em Boppard

+ Leia também: Onde ficar em Boppard – Hotel Baudobriga
Baudobriga Rheinhotel
Endereço: Rheinallee 43, 56154 Boppard, Alemanha

Karmeliterkirche: Igreja dos Carmelitas

Ainda na RheinAllee, não deixe de visitar a Karmeliterkirche (igreja do antigo mosteiro Carmelita de Boppard). Considerada um dos principais monumentos arquitetônicos religiosos do Médio Reno, a Karmeliterkirche é original do século XIV, sendo reconhecidamente a terceira Igreja mais antiga da Ordem dos Carmelitas em toda a Alemanha.

Karmeliterkirche: O que fazer em Boppard
Karmeliterkirche: O que fazer em Boppard

Ainda do lado de fora, além da interessante estrutura da fachada da Karmeliterkirche, chama a atenção uma escultura da Virgem Maria com o menino Jesus localizada em um nicho bem ao lado da entrada lateral. Cercada por folhas de parreiras naturais, a Madonna da Uva (como é conhecida a escultura) preserva uma tradição bem antiga e que ajuda a demonstrar a importância do vinho na cultura de Boppard. Todos os anos, as primeiras uvas colhidas são “presenteadas” para a Virgem como um agradecimento pela colheita atual e um pedido de bençãos para as próximas colheitas. Tradição que se mantém ao longo dos séculos, enquanto Boppard segue produzindo alguns dos melhores vinhos brancos de toda a Alemanha.

Vale a pena conferir também o interior da Igreja, que é aberta ao público para visitação gratuita. A visita pode ser feita em cerca de 10 a 15 minutos, e alguns dos principais destaques são o Altar-Mor esculpido em madeira e suas belas pinturas em óleo; o retábulo com cenas da vida e morte de Cristo; as cadeiras do coro e bancos de comunhão ricamente esculpidos em carvalho e, em uma das laterais, o antigo altar barroco de São Severo e São Pedro (em processo de restauração).

Em uma das naves laterais da Karmeliterkirche, chama a atenção a presença de estandartes em tecido em homenagem a pessoas/famílias ilustres da cidade que contribuíram financeiramente com os processos de restauração da igreja ao longo dos anos.

Kameliterkirche
Endereço: Rheinallee 44
Entrada Gratuita

Marktplatz (principal praça do centro histórico)

Ao deixar a Karmeliterkirche, siga pela rua Eltzerhofstraße em direção ao coração do centro histórico de Boppard — mais especificamente até a Marktplatz, a principal praça de Boppard. A Eltzerhofstraße é uma ruazinha super simpática para percorrer a pé, inclusive com trechos onde é possível caminhar por baixo de parreirais naturais, mostrando mais uma vez a forte presença da cultura vinícola de Boppard. Outra curiosidade interessante sobre a Eltzerhofstraße é a presença de uma cadeira na fachada de uma das casas da rua. A casa em questão atualmente abriga um museu dedicado ao designer Michael Thonet, criador deste modelo de cadeira que nasceu em Boppard e é uma das personalidades históricas da cidade.

A medida em que estiver se aproximando da “Praça do Mercado”, não deixe de observar os pontos de vista bem interessantes da torre da Pfarrkirche Sankt Severus, ou Igreja de São Severo, outra importante igreja de Boppard que fica localizada na própria Marktplatz.

Em quase todas as cidades da Alemanha costuma existir uma Marktplatz, que normalmente é uma das principais praças da cidade. Em Boppard não é diferente: a Marktplatz é o coração do charmoso e bem preservado centro histórico da cidade. Além da já mencionada Igreja de São Severo, a Marktplatz possui uma fonte/chafariz em bronze ao centro cercada por edificações coloridas em estilo enxaimel onde, em sua maioria, funcionam restaurantes, cafés e lojinhas de produtos locais.

Uma dessas casinhas coloridas traz uma história bem simpática: nesse local funcionou durante muitos anos a loja de doces de uma senhora chamada Schnuggel Elsje, que era um ponto de encontro para as crianças da cidade trocarem suas moedas por guloseimas. Após a sua morte, a cena tão típica da cidade foi eternizada em uma estátua de bronze erguida bem em frente a sua antiga loja. De vez em quando algumas pessoas até deixam moedas de verdade na mão do menino de bronze.

Hoje no local funciona um restaurante, e apesar de não ser mais a loja de doces da famosa senhorinha, nós aproveitamos para seguir a tradição e sair de lá com um doce — no caso, um sorvete. Dica: na época em que estivemos por lá existia até o sabor de sorvete ‘Riesling‘, feito a partir do vinho branco elaborado por essa uva, que é o mais famoso da região.

Ainda na Marktplatz fica localizado o centro de informações turísticas de Boppard (primeira casa a esquerda da foto), onde recomendamos uma visita para obter informações atualizadas sobre o que fazer em Boppard.

Centro de informações turísticas em Boppard

Pfarrkirche Sankt Severus: Igreja de São Severo

Entre as atrações da Marktplatz, a Pfarrkirche Sankt Severus merece destaque especial. Construída nos séculos XII e XIII no local do antigo forte romano de Boppard, a Igreja de São Severo foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2002 e divide com a Karmeliterkirche o posto de mais importante Igreja de Boppard.

Com entrada gratuita, a Igreja de São Severo é reconhecida não apenas pela beleza arquitetônica de seu interior, mas também por abrigar uma coleção valiosa de arte sacra, relíquias históricas e afrescos impressionantes. Na visita, é possível explorar cada detalhe das esculturas e pinturas que adornam seu interior, mergulhando nas narrativas religiosas que moldaram a região ao longo dos séculos.

Um dos itens de maior interesse é a Cruz Triunfal, construída por volta do ano de 1220, com quase 3 metros de altura e posicionada com destaque no altar principal. Nesta cruz, a figura de Cristo não ostenta uma coroa de espinhos, mas sim uma coroa real que o caracteriza como “vencedor da morte”. Tudo fica ainda mais impressionante por conta da luminosidade proporcionada pelos belíssimos vitrais muito bem conservados.

Outro item do mobiliário original da Igreja de São Severo é a Madonna românica, uma imagem de Nossa Senhora esculpida em madeira no ano de 1260. Mas não são apenas os elementos originais que se destacam. É impossível não se impactar com o moderno órgão principal ou com as pinturas e afrescos que recobrem as paredes e arcos do interior da Igreja.

É bem interessante a forma como os afrescos se utilizam de detalhes da própria estrutura arquitetônica como verdadeiras molduras. A riqueza de detalhes impressiona ao vivo, e tudo se encontra muito bem preservado.

Em geral a Igreja está aberta para visitas todos os dias da semana, mas podem haver eventos religiosos ou serviços de manutenção que afetem a acessibilidade. A visita pode ser realizada em cerca de 15 ou 20 minutos, e oferece uma experiência enriquecedora para os amantes de arquitetura, arte sacra e história, tornando-se mais uma das paradas obrigatórias para os visitantes de Boppard.

Pfarrkirche Sankt Severus
Endereço:
Marktpl. 17
Entrada gratuita

Kastell Bodobrica: as ruínas da antiga fortaleza Romana

Bem pertinho da Marktplatz está o Kastell Bodobrica — ruínas de uma antiga fortificação do século IV d.C. que são testemunhas do tempo em que a cidade era um importante posto no Reno durante a ocupação do Império Romano. O termo “Kastell” é a palavra alemã para “fortaleza”, e “Bodobrica” é a adaptação latina para o nome original da cidade, que era “Baudobriga” — já entenderam de onde vem o nome do hotel que a gente recomendou, o Baudobriga Rheinhotel, não é?

O Kastell Bodobrica fazia parte de uma rede de fortificações ao longo da fronteira do Reno, servindo como defesa contra invasões e ataques das tribos germânicas. Originalmente, a imponente fortaleza contava com muros de 9 metros de altura e 3 metros de espessura, além de 20 torres espaçadas a cada 27 metros (há uma representação gráfica dessa estrutura em uma das portas preservadas da fortaleza).

Atualmente, o que restou da impressionante construção romana pode ser visitado gratuitamente. É possível caminhar ao redor da estrutura principal (equivalente ao tamanho de uma praça) e observar os detalhes das muralhas romanas mais bem preservadas de toda a Alemanha.

Kastell Bodobrica
Endereço: Kirchgasse 5

Oberstrasse: principal rua de compras

De volta as ruas estreitas do centrinho histórico de Boppard, não deixe de caminhar pela Oberstrasse, a principal rua de comércio dessa parte da cidade. Momento ideal para quem gosta de “bater perna” e olhar as vitrines em busca de boas oportunidades de compra — apesar de, honestamente, não termos visto tantas lojinhas interessantes.

Oberstrasse: principal rua de compras de Boppard

Indo um pouco além das vitrines, o que mais chama a atenção de fato na Oberstrasse são as inúmeras casas em estilo enxaimel inteiramente preservadas, com destaque para a Historisches Fachwerkhaus. Sua fachada bem característica é repleta de rostos e outros detalhes entalhados diretamente nas vigas de madeira de sua estrutura.

De volta a Rheinalle: caminhada até o teleférico

Duas ou três quadras de caminhada pela Oberstrasse já são o suficiente para sentir a atmosfera da rua, e depois disso é hora de voltar para a beira do rio Reno. Ao chegar novamente na Rheinalle, siga para o lado esquerdo em direção ao ponto de embarque do teleférico da cidade, o Sesselbahn Boppard. Hora de aproveitar mais um pouco da espetacular paisagem que só o Reno é capaz de proporcionar.

De volta a Rheinalle: caminhada até o teleférico

O trecho total até a estação do teleférico é de aproximadamente 1,4km (cerca de 20 minutos a pé), e a caminhada pela beira do rio Reno segue reservando atrativos espetaculares: vistas, embarcações, casarões históricos, tudo é um convite para o olhar (e para mais uma foto, é claro!),

Ao longo do trajeto, as placas indicam que você está no caminho certo para o teleférico. De tempos em tempos, vale a pena dar uma paradinha para olhar para trás, observando o panorama do centro histórico de Boppard se configurando em um cartão postal diante de seus olhos.

Já quase chegando na estação de embarque do teleférico, é possível encontrar mais uma propriedade da vinícola Weingut Königshof (a mesma do Baudobriga Rheinhotel). Em frente ao muro com o nome da vinícola, há um pequeno parreiral com algumas das principais variedades de uvas cultivadas na região.

Sesselbahn Boppard: teleférico com vista para os “4 lagos”

Teleféricos na Alemanha normalmente são imperdíveis, e o de Boppard não é uma exceção. O Sesselbahn Boppard é uma das atrações que costumam ficar de fora dos roteiros de poucas horas em Boppard. Mas é justamente para não perder passeios como esse que recomendamos fortemente que você planeje um roteiro de pelo menos 24 horas na cidade.

Construído em 1954, o teleférico de Boppard funciona diariamente entre os meses de abril a outubro, normalmente das 10h as 18h. O ideal é ir no final da tarde, reservando de 1 a 2 horas do seu roteiro para aproveitar ao máximo a atividade. O bilhete de ida e volta pode ser comprado na hora. Para preços atualizados, consulte o site oficial.

Sesselbahn Boppard

O teleférico em Boppard é daquelas atrações bem completas, que oferecem diversos atrativos em um só passeio: vistas incríveis, atividade física nas trilhas em meio a natureza e até um pouco de aventura (afinal, não é todo mundo que tem coragem de embarcar nessas cadeirinhas). Mas fique tranquilo porque o passeio é bastante seguro, com inspeção rigorosa para garantir que tudo corra bem.

A partir da estação de embarque, o teleférico percorre aproximadamente 1km de distância até atingir o ponto mais alto, a cerca de 230 metros de altitude em relação à cidade de Boppard, Essa primeira parte do trajeto dura entre 10 e 15 minutos, e o visual é tão incrível que fica até difícil saber para onde direcionar o olhar: são vinhedos, florestas, trechos rochosos íngremes e, ao fundo, a paisagem com as curvas do rio Reno e a cidade de Boppard vai se revelando a cada minuto da subida.

O desembarque na estação da montanha é o ponto de partida para diversas opções de caminhadas e trilhas em meio a natureza. Para quem mora em Boppard ou fica mais tempo hospedado na cidade, daria para passar a tarde toda aproveitando o passeio em meio a natureza. Mas para um roteiro de 1 dia em Boppard, os dois atrativos mais interessantes são o GedeonsEck (restaurante com um imenso biergarten e mirante com vista para a maior curva do Reno) e o Vierseenblick, outro mirante onde também funciona um restaurante. As placas na saída da estação indicam a direção e o tempo de caminhada até chegar em cada um dos mirantes (5 e 10 minutos, respectivamente). Ambos ficam na mesma direção, e a trilha de caminhada é bem tranquila.

Gedeonseck

A primeira parada é no Gedeonseck, esse agradável biergarten onde é possível parar para apreciar a vista com uma bela cerveja alemã ou novamente em companhia de um bom vinho da região.

Restaurante Gedeonseck

O visual que se tem do mirante é simplesmente espetacular: a maior curva do rio Reno a partir de um ponto de vista único. As fotos (sem filtro ou edição) falam por si.

Vale reforçar que o acesso ao mirante é aberto ao público, independente de estar consumindo no restaurante. Aproveite para fazer algumas das fotos mais incríveis da sua viagem por Boppard.

Vierseenblick

Após mais 5 minutos de caminhada, a próxima parada é o Vierseenblick, que na tradução direta significa “Vista dos 4 lagos”. O local recebeu esse nome por oferecer um ponto de observação onde as encostas e as curvas do rio Reno se sobrepõem em perspectiva, de tal forma que se tem a impressão de não se tratar de um rio, mas de quatro lagos separados.

Nesse local também funciona um restaurante, que não visitamos para conhecer. Apesar do efeito visual gerado pela perspectiva dos “4 lagos” ser bem curiosa, a vista do Gedeonseck é incomparavelmente mais impressionante.

Na sequência, basta retornar pelo mesmo caminho e embarcar no teleférico de volta, aproveitando os 15 minutos do trajeto de descida para admirar mais um pouco as sinuosas curvas do rio Reno.

Sesselbahn Boppard
Endereço: Mühltal 12
Entrada: O bilhete de ida e volta no teleférico pode ser comprado na hora. Para preços atualizados, consulte o site oficial

Degustação de vinhos e jantar no Baudobriga Hotel

De volta ao centro de Boppard, nesse momento do roteiro já será o finalzinho da tarde / início da noite (mesmo que ainda tenha sol, como no caso da nossa viagem realizada no verão europeu). Se um de seus objetivos em Boppard for experimentar os vinhos locais, a dica é o restaurante do hotel Baudobriga Rheinhotel (que recebe não apenas hóspedes mas também público em geral). Como já mencionamos, a família que administra o hotel é responsável pela vinícola Weingut Königshof, e o início da noite é o momento de experimentar alguns desses vinhos e jantar neste que é também um dos bons restaurantes de comida típica local. As mesinhas na varanda externa do restaurante são um convite irresistível para uma bela refeição típica em companhia de uma taça de vinho curtindo o pôr do sol no rio Reno!

Essa é a oportunidade perfeita para experimentar não apenas um vinho, mas algumas das principais variedades de uvas cultivadas no Vale do Reno. Isso porque o restaurante oferece a opção de uma tábua de degustação com o equivalente a uma taça de seis diferentes tipos de vinhos selecionados pelo cliente dentre os rótulos produzidos pela Weingut Königshof. Destaque para os vinhos brancos, em especial o Riesling, uma de nossas castas favoritas no mundo e que é justamente uma especialidade do vale do Reno.

Em seu cardápio, o restaurante oferece pratos típicos da gastronomia alemã no almoço e no jantar. Além de ser um dos melhores locais onde comer em Boppard, o restaurante ainda conta com essa exclusividade de oferecer em sua carta de vinhos apenas rótulos produzidos pela Weingut Königshof.

Da cozinha, pratos típicos como a Sopa de Goulash (acompanhada de fatias de pão caseiro) e o Schnitzel ao molho de cogumelos frescos acompanhado de batata rösti e salada fazem a alegria de quem está a procura da autêntica culinária da região. Tudo muito bem preparado, bons preços e em porções generosas (uma sopa e um prato foram suficientes para nossa refeição).

Baudobriga Rheinhotel
Endereço: Rheinallee 43, 56154 Boppard, Alemanha
Reserve agora um quarto no hotel Baudobriga Rheinhotel pela Booking.com

Como nessa época do ano o sol se põe bem tarde, ainda deu tempo de subir para a varanda do nosso quarto para curtir esse espetáculo de pôr do sol.

Quando cai a noite, sempre vale a pena dar uma voltinha novamente pelas principais atrações do centro histórico como a Marktplatz para curtir a atmosfera noturna da cidade. Mas lembre-se, é uma cidade pequena, sem grandes atrativos noturnos, e a manhã do dia seguinte ainda reserva uma das principais atividades em Boppard!

Dia 2: O que fazer em Boppard

Passeio de barco no rio Reno: Loreley Tour

A melhor forma de aproveitar ao máximo a manhã seguinte em um roteiro de 24 horas em Boppard é acordar cedo, curtir um belo café da manhã no hotel e embarcar no primeiro horário possível em um passeio de barco. Uma das atividades imperdíveis em Boppard é justamente o Passeio de barco pelo rio Reno, um tour pela rota romântica que passa por diversas outras cidadezinhas e oferece paisagens espetaculares ao longo de todo o trajeto.

Cais da empresa KD em frente ao hotel Baudobriga
Cais da empresa KD em frente ao hotel Baudobriga

Ao longo da Rheinallee, na beira do Reno, existem diversos pontos de embarque de diferentes empresas, e cada uma delas pode oferecer distintas opções de passeios de barco. No nosso caso, o hotel Baudobriga ficava exatamente em frente ao cais da empresa Köln-Dusseldorfer, ou simplesmente KD, que é a principal empresa de navegação do rio Reno. Ou seja, foi só descer do hotel, atravessar a rua e esperar o horário de partida do nosso passeio de barco.

Dentre as opções de passeio de barco pelo rio Reno partindo de Boppard, o mais tradicional e recomendável para um roteiro de 24 horas é o Loreley Tour. O Loreley Tour é um daqueles passeios ao estilo “hop-on hop-off“, onde o barco vai parando ao longo do trajeto em diversas cidadezinhas, e cada pessoa pode optar por desembarcar para conhecer a cidade (e embarcar no próximo barco) ou seguir viagem. O trajeto total de ida e volta no mesmo barco, para quem não desembarca em nenhuma cidade, é de cerca de 2 horas — ideal para encaixar em um roteiro de 24 horas em Boppard. Já para quem estiver com algum tempo extra disponível, basta escolher uma ou mais cidadezinhas para desembarcar e aproveitar ainda mais a atividade.

O preço do passeio varia de acordo com a companhia escolhida e a época do ano. Os tickets podem ser comprados diretamente no cais de cada empresa (recomendável chegar 30 minutos antes se for comprar na hora), ou você pode comprar com antecedência pela Get Your Guide: Passeio de barco pelo rio Reno (nesse caso, dá para chegar uns 10 minutinhos antes do horário previsto para a partida).

Nós compramos online, ainda no Brasil, pagando com cartão de crédito, e deu tudo certinho no dia reservado.

Geralmente o Loreley Tour acontece todos os dias da semana (com exceção dos meses de inverno), mas os horários de partida e o intervalo entre os barcos varia muito em função da época do ano e até do nível de água do rio Reno — recomendamos consultar sempre o site oficial da KD para ter acesso as informações mais atualizadas. Como a nossa viagem por Boppard foi no verão europeu, época em que há maior frequência e disponibilidade de barcos, embarcamos pontualmente as 10h da manhã.

Os barcos da KD contam com um espaço interno que é usado principalmente nos dias frios, e com um deck superior que é perfeito para os dias de calor.

Partindo de Boppard, o Loreley Tour percorre o rio Reno em direção sul até o rochedo Loreley (que dá nome ao tour) e então retorna — em mais ou menos 2 horas, como já explicamos. Esse trecho do rio Reno é sem dúvidas um dos mais impressionantes do mundo para se visitar em um passeio de barco, com uma beleza cênica realmente exuberante. A começar pela própria natureza e pelos belos vinhedos que recobrem as colinas do vale do Reno.

Ao longo de todo o trajeto, o comandante e sua equipe fazem comentários em diversos idiomas com informações sobre os locais históricos e culturais desse trecho do rio Reno. Algumas das principais cidades com pausas para embarque/desembarque são: Kamp-Bornhofen, Bad Salzig, St Goar e St Goarshausen. Mas além destes, há talvez uma dezena de pequenos vilarejos apaixonantes que atraem todos os olhares. É difícil eleger o mais encantador.

Outro ponto de destaque é a grande quantidade de castelos medievais ao longo do trajeto, que rendeu a este passeio a alcunha de “Rota dos Castelos”. É de fato impressionante observar um novo castelo “surgindo” a cada curva do rio.

Em muitos casos, a paisagem reúne um pitoresco vilarejo na base da colina e o seu respectivo castelo medieval no topo, compondo um cenário típico de cartão postal ou dos famosos “puzzles” da marca alemã Ravensburger.

Um dos castelos mais famosos da região é o Burg Katz, que traduzindo do alemão para o português significa “Castelo Gato”. Construído ainda no século XIV, o castelo se destaca pela arquitetura imponente e posição estratégica que lhe garantia um ponto de vista panorâmica do rio Reno.

No momento da chegada nas simpáticas St Goar e St Goarshausen (vilarejos que ficam de frente um para o outro em margens opostas do Reno), é provável que bata um arrependimento em quem não se planejou para ficar mais tempo na região. A vontade de desembarcar e desbravar ambas as cidades é imensa, mas para cumprir o roteiro de 24 horas em Boppard, dessa vez ficamos somente com o ponto de vista do barco — que já é um espetáculo!

Bem pertinho dessas duas cidades fica o lendário rochedo Loreley — que inclusive dá nome ao Loreley Tour. Do ponto de vista geográfico, o rochedo fica na parte mais estreita do Reno entre a Suíça e o mar do Norte, e é o acidente geográfico mais conhecido do Vale do Reno, tendo sido incluído em 2002 na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Mas foram as muitas lendas e histórias que tornaram esse local um dos mais famosos da Alemanha. Existem várias versões da lenda que remonta a uma época em que sereias supostamente viviam nas águas do rio Reno. Na versão mais popular da história, havia uma sereia linda e encantadora chamada Loreley que vivia nas profundezas do rio Reno e que, de tempos em tempos, subia até o alto do rochedo para cantar suas melodias e “enfeitiçar” os homens que estivessem navegando por esse trecho do rio. O feitiço fazia com que esses homens perdessem a noção do tempo e do espaço e acabassem se acidentando no rochedo, muitas vezes de maneira fatal para os tripulantes da embarcação.

Por conta dessas lendas, uma estátua da Loreley foi colocada no alto do rochedo (não é possível ver do barco, mas essa foto do site oficial do turismo de Boppard ilustra bem). Toda essa mitologia por trás de Loreley serviu de inspiração para compositores, pintores, poetas e artistas alemães ao longo dos séculos, resultando em várias obras que fazem referência a essa fábula. Inclusive, durante o Loreley Tour, o sistema de som do barco toca um trecho da canção folclórica “Die Loreley” para anunciar o ponto turístico e contar um pouco dessa história.

Estátua da Loreley em Boppard (fonte: turismo oficial)

Nesse ponto do trajeto o barco faz a curva e retorna em direção a Boppard. Enfeitiçados pela Loreley e pelas belezas dos castelos e vilarejos do Reno, a volta é mais uma oportunidade para contemplar os pontos favoritos do passeio — de preferência com uma uma legítima cerveja Weizenbier alemã!

O que é sensacional nesse Passeio de barco pelo rio Reno é que tudo é de fato muito bonito, e não dá tempo de se cansar com tantas atrações para admirar em cada uma das margens do rio Reno. A duração total do Loreley Tour para quem embarca e desembarca em Boppard, sem descer em nenhuma outra cidade é de cerca de 2 horas. Esse é o formato ideal para um roteiro de apenas 24 horas na cidade — sempre reforçando que, se estiver com tempo sobrando, vale muito a pena passar o dia todo parando para conhecer um pouco das outras cidades.

Depois de retornar para o mesmo ponto do embarque por volta das 12h, no nosso caso ainda deu tempo de um almoço rápido antes de pegar o trem para o próximo destino. Escolhemos o restaurante Historischer Karmeliterhof, bem ao lado da Igreja dos Carmelitas, onde iniciamos esse roteiro. Ótima oportunidade para ter mais uma experiência com os vinhos locais (peça um Riesling que nunca tem erro!).

No almoço sempre há diversas opções de menu do dia, incluindo pratos leves e saladas. Sugestão: salada de entrada, e massa caseira ou schnitzel com queijo e purê de batatas.

Assim termina o nosso artigo sobre o que fazer em Boppard, na Alemanha, com todas as dicas de passeios e atividades imperdíveis em um roteiro de 24 horas nessa joia do Vale do Reno. Confira um pouco mais sobre Boppard e sobre o hotel Baudobriga Rheinhotel, nossa sugestão de hotel onde ficar em Boppard, em nosso post no instagram oficial do @viajaredemais :

Onde ficar em Boppard

Se ainda não decidiu onde ficar em Boppard, consulte todas as opções disponíveis nesse mapa da Booking.com, maior site de hospedagem do mundo!

Booking.com

+ Pesquisar hotéis em Boppard na Booking.com

Passeios e atrações em Boppard

Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em Boppard! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra de ingressos antecipada com total segurança:

Serviço de transfer privado

Contrate agora mesmo o serviço de transfer e traslado em Frankfurt para chegar ou sair do aeroporto com conforto e segurança, utilizando o comparador de preços da Civitatis.

+ Compare preços de transfer e traslado em Frankfurt com a Civitatis

Seguro viagem na Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendamos o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:

Seguro Viagem: Alemanha
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 33/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Viaje de trem pela Alemanha

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Alemanha? Dá uma olhada nos passes de trem da Eurail / Rail Europe, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a Europa!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Alemanha com a Eurail / Raileurope

O melhor lugar para sua viagem de trem

Aluguel de carro na Alemanha

Para quem prefere viajar de carro pela Alemanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!  

Chip de viagem internacional

Em nossa viagem pela Alemanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.

+ Faça agora a cotação do seu chip internacional na Alemanha


Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Menu