Busca
Busca
Eurail Global Pass

Eurail Global Pass: saiba como funciona o passe para viajar de trem pela Europa

Na hora de planejar a viagem pela Europa, um dos temas que mais gera dúvidas nos viajantes é “transporte”. Especialmente quando se trata de viajar de trem, algo que infelizmente não faz parte da realidade brasileira, as dúvidas são muitas. Vale a pena viajar de trem pela Europa? Quanto custa viajar de trem pela Europa? Como comprar passagens de trem? Vale a pena comprar passes de trem como os da Eurail? Quem nos acompanha aqui no blog sabe o quanto a gente quase sempre dá preferência ao trem como meio de transporte oficial. E dependendo do estilo da sua viagem, a forma mais prática e econômica de viajar de trem pode ser utilizando os passes de trem da Eurail. Nesse post vamos explicar com todos os detalhes como funciona o passe mais popular e econômico da Eurail: o Eurail Global Pass.

Viagem de trem pela Europa com o Eurail Global Pass

O que é a Eurail?

A Eurail é uma empresa holandesa que atua com a venda de passes de trem que simplificam a vida de quem deseja viajar de trem pela Europa. A empresa atua em 33 países diferentes, incluindo os principais destinos europeus como Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália ou Suíça. Em todos esses países, a Eurail atua em parceria com as empresas públicas de trem, comercializando passes que dão direito a utilização do transporte ferroviário em um, dois ou até em todos esses países!

O que é o Eurail Global Pass

O Eurail Global Pass é justamente o passe de trens da Eurail que dá direito a utilização de toda a rede de empresas de trem parceiras. Ao todo, com esse passe você tem flexibilidade para viajar por até 40.000 diferentes destinos em 33 países da Europa por um número definido de dias. Dentro do número de dias que você escolher para o seu passe, a utilização da rede de trens é ilimitada! Ou seja, você pode pegar quantos trens quiser para quais destinos quiser dentro daquele dia.

Quando o Eurail Global Pass NÃO VALE A PENA?

Se você chegou a este post com dúvidas se o Eurail Global Pass é o passe mais adequado para a sua viagem, vamos deixar bem claro em que situações o Eurail Global Pass NÃO vale a pena:

  • Se você pretende fazer somente uma única viagem de trem na sua viagem, os passes de trem da Eurail não serão a melhor escolha. Nesse caso, é mais prático comprar diretamente o trecho da viagem com a empresa de trem do seu destino.
  • Se você vai visitar somente 1 único país na viagem, o Eurail Global Pass não vale a pena. Nesse caso, existem opções mais em conta como o Eurail One Country Pass, um Passe válido para 1 único país. Por exemplo: em uma viagem onde ficamos somente na França, utilizamos o Eurail France Pass. Para Bélgica/Holanda, utilizamos o Eurail Benelux Pass.

Quando o Eurail Global Pass VALE A PENA?

Esses são os principais cenários onde será vantajoso adquirir o Eurail Global Pass :

  • Quando a sua viagem pela Europa incluir 2 ou mais países diferentes.
  • Se você pretende fazer viagens do tipo “bate-volta” ou visitar mais de uma cidade em um mesmo dia.
  • Quando você quer ter flexibilidade de dias, horários ou até de destinos para decidir no próprio dia da viagem em qual trem deseja embarcar.

Como comprar o Eurail Global Pass

Bom, agora você já sabe se o Eurail Global Pass é o passe ideal para a sua viagem. Se é esse o caso, o próximo passo é adquirir o seu Eurail Global Pass.

Todo o processo de escolha e compra do seu Eurail Global Pass é feito online, pelo site oficial da empresa. Basicamente, você só tem que fazer 3 escolhas:

  • Número de passageiros (adultos, jovens, idosos e/ou crianças)

Basta adicionar o número de pessoas que estão viajando e vão utilizar o passe de trem. Dependendo da faixa etária, os valores são reduzidos ou até mesmo gratuitos (caso das crianças).

  • Classe (1ª ou 2ª)

Você pode escolher se o seu passe dará direito a 1ª classe ou somente 2ª classe. Boa parte dos trens na Europa tem vagões e/ou assentos exclusivamente destinados a passageiros de 1ª classe. Já os assentos da 2ª classe também podem ser utilizados por quem optar pelo passe da 1ª classe. Não há tanta diferença na qualidade do serviço: apenas mais espaço, mais conforto e um pouco mais de privacidade na 1ª classe.

  • Número de dias em que pretende viajar de trem

A escolha mais complexa é definir quantos dias efetivamente você pretende de fato viajar de trem. Existem passes a partir de 4 dias de viagem de trem (dias não consecutivos, em um intervalo de até 1 mês) até passes que dão direito a 1 mês, 2 meses ou 3 meses viajando de trem todos os dias de maneira ilimitada. Evidentemente, quanto maior a quantidade de dias, maior o custo TOTAL do passe. Entretanto, o valor POR DIA de viagem se torna mais barato nos passes de maior duração. Se você já sabe exatamente quantas viagens de trem irá fazer durante toda a viagem, a melhor opção é já escolher o passe que dá direito a um número X pré-definido de dias de viagem. Caso contrário, o passe aberto (mensal, bimestral, etc), pode ser mais vantajoso.

Importante: você não precisa indicar o dia exato do início e fim da sua viagem no momento da compra. O passe só é ativado quando você efetivamente embarcar no primeiro trem e indicar que começou a utilizá-lo.

+ Compre agora o Eurail Global Pass

Como utilizar o Eurail Global Pass

No momento de efetivar a compra, é necessário escolher se deseja a versão física do Eurail Global Pass (enviado por uma transportadora privada, com custo a cargo do comprador) ou pela versão digital (que pode ser ativada diretamente no aplicativo da Eurail, o Rail Planner, e não tem o custo extra do envio). Já utilizamos as duas versões do Eurail Global Pass, mas depois do surgimento da versão digital via aplicativo a versão em papel perdeu um pouco da razão de ser.

Na versão digital, após o cadastro no aplicativo Rail Planner, basta inserir o código gerado na compra do seu Eurail Global Pass para associar o passe de trem à sua conta. Lembrando que isso não é a ativação do passe, que deve ser feita somente no dia da primeira utilização.

Eurail Global Pass: Passe associado a conta
Eurail Global Pass: Passe associado a conta

Já na seção “Planner” você deve pesquisar e inserir todos os trechos que deseja realizar de trem ao longo da viagem. Na maior parte dos destinos pelos quais já viajamos e utilizamos o Eurail Global Pass, como Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Itália ou Suíça, o sistema do aplicativo da Eurail tem uma boa integração com os sistemas das respectivas companhias de trem de cada país, e dessa forma as informações sobre disponibilidade de trens costumam estar sempre completas e atualizadas. Uma exceção é a Espanha, onde muitas vezes é necessário fazer a busca pelo site da Renfe (empresa de trens da Espanha) e depois adicionar manualmente o trecho no aplicativo (sim, existe essa opção).

Eurail: Tela de busca de trechos de trem
Eurail: Tela de busca de trechos de trem

A seção “My Trip” reúne todos os trechos que você adicionar na sua lista de viagens de trem. Como o Eurail Global Pass tem como uma das principais vantagens a flexibilidade, essa seção fica aberta para ser editada a qualquer momento, inclusive já dentro do trem. Ou seja, na prática, você consegue adicionar e remover trechos de trem com muita facilidade durante todo o período de utilização do seu passe. Até mesmo se você perder um trem que já estiver listado e ativado, nenhum problema: basta incluir um novo trecho, ativar e embarcar.

Lista de trechos de trem

Eurail Global Pass: é obrigatório reservar assento?

Uma questão que pode provocar alguma confusão diz respeito a necessidade (ou não) de realizar uma reserva de assento (serviço que é cobrado a parte, mesmo que você possua um Eurail Global Pass). Na grande maioria dos países, a reserva de assentos só é obrigatória para alguns trechos específicos – em especial os realizados por trens de alta velocidade ou que envolvam cruzar a fronteira entre países (saiba mais sobre as reservas de assento). Nesse caso, você pode utilizar o site da Eurail, ou ainda fazer a reserva na própria estação (sujeito ao limite de vagas). Para viagens feitas com trens regionais (a grande maioria dos casos), em geral não será necessário fazer reserva de assento: basta embarcar no trem e ativar a viagem no seu aplicativo Rail Planner.

Apesar de cobrado a parte, o serviço de reserva de assento é sempre um valor bem abaixo do preço normal da passagem, então mesmo nesses casos o passe de trem compensa. As regras e os valores para reserva de assento obrigatória variam de país para país, e é necessário observar caso a caso. Alguns países como Alemanha e Itália não exigem reserva de assento sequer nos trens de alta velocidade. Outros, como Bélgica, França ou Holanda tem uma grande disponibilidade de trens onde é possível embarcar sem reserva. E a exceção mais uma vez é a Espanha, onde quase todos os trens exigem reserva de assento (salvo alguns poucos trens regionais que explicamos melhor no artigo sobre a Espanha).

Em nossa experiência prática, em 5 viagens pela Europa onde utilizamos passes da Eurail e mais de 120 trechos de trem realizados, só foi necessário reservar assentos nos trechos internos da Espanha e em 2 outros trechos: de Paris até Bruxelas, e da Antuérpia até Rotterdam.

Precisa validar o Eurail Global Pass?

Com exceção novamente da Espanha, onde o Eurail Global Pass deve ser apresentado para validação antes do embarque junto com o passaporte, os demais países onde utilizamos esse tipo de passe não exigem nenhuma validação antes do embarque no trem. Durante o trajeto, é comum que um funcionário/fiscal da companhia de trem percorra os vagões solicitando o ticket de todos os passageiros. Nesse caso, basta apresentar o passe físico ou o QR Code gerado pelo aplicativo (no caso do passe em versão digital). Em algumas situações pode ser solicitada a apresentação de um documento (em geral o passaporte) para validar que você é mesmo o portador daquele passe. É importante que o passe esteja com todas as informações daquele trecho de trem preenchidas ou cadastradas.

Nossas experiências com o Eurail Global Pass

1) Viagem de 34 dias por 4 países: Alemanha, Áustria, França e Suíça

A primeira vez que utilizamos o Eurail Global Pass foi em uma viagem de 34 dias por Alemanha, Áustria, França e Suíça. Optamos pelo passe de 30 dias de uso ilimitado do sistema de trens ao custo de €670 (preço por pessoa).

Viajando pela Europa com o Eurail Global Pass
Viajando pela Europa com o Eurail Global Pass

Ao longo dos 30 dias de validade realizamos 30 trechos de trem (média de 1 trecho por dia). Essa média se dá em função das viagens de bate-volta (2 viagens de trem em um mesmo dia) ou mesmo de pit-stop (viajar para passar o dia em uma cidade, e a noite seguir para pernoitar em uma terceira cidade).

A seguir está a lista completa com todas as viagens de trem que fizemos utilizando o Eurail Global Pass:

  • Genebra (SUI) – Lausanne (SUI)
  • Lausanne (SUI) – Montreux (SUI) (bate-volta)
  • Lausanne (SUI) – Interlaken (SUI)
  • Interlaken (SUI) – Berna (SUI) (bate-volta)
  • Interlaken (SUI) – Basileia (SUI)
  • Basileia (SUI) – Colmar (FRA)
  • Colmar (FRA) – Estrasburgo (FRA)
  • Estrasburgo (FRA) – Freiburg (ALE)
  • Freiburg (ALE) – Baden-Baden (ALE)
  • Baden-Baden (ALE) – Colônia (ALE)
  • Colônia (ALE) – Aachen (ALE) (bate-volta)
  • Colônia (ALE) – Hamburgo (ALE)
  • Hamburgo (ALE) – Würzburg (ALE)
  • Würzburg (ALE) – Rothenburg ob der Tauber (ALE)
  • Rothenburg ob der Tauber (ALE) – Fürth (ALE)
  • Fürth (ALE) – Nuremberg (ALE)
  • Nuremberg (ALE) – Augsburg (ALE)
  • Augsburg (ALE) – Stuttgart (ALE)
  • Stuttgart (ALE) – Esslinger (ALE) (bate-volta)
  • Stuttgart (ALE) – Lindau (ALE)
  • Lindau (ALE) – Bregenz (AUS)
  • Bregenz (AUS) – St. Gallen (SUI)
  • St. Gallen (SUI) – Konstanz (ALE)
  • Konstanz (ALE) – Lucerna (SUI)
  • Küssnacht (SUI) – Lucerna (SUI)
  • Lucerna (SUI) – Zürich (SUI)

2) Viagem de 35 dias por 2 países: Espanha e França

Na segunda viagem com o Eurail Global Pass os destinos foram Espanha e França, e optamos novamente pelo passe com validade de 30 dias para viagens ilimitadas de trem (custo de €670 por pessoa).

Nessa viagem realizamos os 18 trechos a seguir:

  • Madri (ESP) – Toledo (ESP) (bate-volta)
  • Madri (ESP) – Zaragoza (ESP)
  • Zaragoza (ESP) – Barcelona (ESP)
  • Barcelona (ESP) – Girona (ESP)
  • Girona (ESP) – Figueres (ESP)
  • Figueres (ESP) – Narbonne (FRA)
  • Narbonne (FRA) – Nîmes (FRA)
  • Nîmes (FRA) – Montpellier (FRA)
  • Montpellier (FRA) – Carcassonne (FRA)
  • Carcassonne (FRA) – Toulouse (FRA)
  • Toulouse (FRA) – Bordeaux (FRA)
  • Bordeaux (FRA) – Saint-Emilion (FRA) (bate-volta)
  • Bordeaux (FRA) – San Sebastián (ESP)
  • San Sebastián (ESP) – Valladolid (ESP)
  • Valladolid (ESP) – Salamanca (ESP)
  • Salamanca (ESP) – Madri (ESP)

Vantagens de viajar com o Eurail Global Pass

Economia: A primeira vantagem de utilizar o Eurail Global Pass é a possibilidade de economizar dinheiro na sua viagem. Mesmo que você seja daquelas pessoas que conseguem planejar cada detalhe da sua viagem com muita antecedência (como nós somos), ainda assim os valores de comprar cada passagem separadamente oscilam muito de acordo com a antecedência e o dia escolhido para a viagem. Além de imprevisíveis, muitas vezes o custo das compras individuais pode sair mais alto do que o custo do Eurail Global Pass no somatório final.

Nas nossas viagens, em um cálculo rápido na época da viagem, percebemos que conseguimos economizar bastante na primeira viagem por 4 países (Alemanha, Áustria, França e Suíça) e que na segunda viagem (Espanha e França) a compra das passagens separadamente e com antecedência sairiam um pouco mais em conta. Mas é importante lembrar que, em geral, as passagens de trem mais baratas são para trajetos mais demorados, com mais escalas, e em horários limitados – como acontece com as companhias aéreas, por exemplo. Os trechos que normalmente nós escolhemos – no melhor horário, com o trajeto mais curto possível e sem muitas trocas de trem – provavelmente não seriam os trechos mais baratos do dia. E sem a necessidade e a pressão de ter que definir e comprar tudo com antecedência.

Facilidade: Imagine ter que comprar 30 passagens de trem para uma viagem por 4 países diferentes – ou seja, com 4 empresas de trem diferentes. Cada uma com suas regras particulares de compra e/ou validação do bilhete. Com o Eurail Global Pass você compra e utiliza um único passe em todas as viagens de trem. Sem risco de ser multado por não ter validado o ticket, ou por não ter compreendido alguma regra da companhia.

Flexibilidade: Essa talvez seja a maior vantagem de utilizar um Eurail Global Pass: a flexibilidade para mudar o seu planejamento e alterar o horário ou o dia de uma viagem, ou até mesmo incluir novos destinos de última hora. Comprar passagens de trem em cima da hora costuma ser caríssimo. Fazer uma alteração no dia e horário de uma passagem já comprada é caríssimo. Com o Eurail Global Pass tivemos uma flexibilidade muito maior para definir nosso planejamento. Na prática, conseguimos incluir viagens de última hora sem gastar nada a mais por isso, como no bate-volta de Colônia até Aachen, na Alemanha, e depois um de Stuttgart até Esslingen.

Menos riscos: Qual seria o seu nível de desespero ao se atrasar e perder um trem? Ou embarcar em um trem errado, e só se dar conta 1 hora depois? Sim, as 2 coisas já aconteceram com a gente, e ter um Eurail Global Pass foi a salvação para não termos tido maiores prejuízos como comprar uma nova passagem ou mesmo pagar uma multa.

No fim das contas, mesmo em situações em que o Eurail Global Pass custe um pouco mais caro do que comprar cada passagem separadamente, ainda assim ele pode se mostrar vantajoso por todas essas comodidades.

Viajando pela Europa com o Eurail Global Pass
Viajando pela Europa com o Eurail Global Pass

Compre agora o seu Eurail Global Pass

Depois de todas essas explicações, você percebeu que o Eurail Global Pass é o passe de trem ideal para a sua viagem? Então basta acessar o site da Eurail para garantir agora mesmo o seu Eurail Global Pass e já resolver essa parte da viagem! 🙂

Importante: você não precisa indicar o dia exato do início e fim da sua viagem no momento da compra. O passe só é ativado quando você efetivamente embarcar no primeiro trem e indicar que começou a utilizá-lo.

+ Compre agora o Eurail Global Pass


Já reservou seu hotel na Europa?

Encontre agora a melhor opção de hospedagem e faça sua reserva com descontos incríveis e total segurança! Confira as ofertas da Booking.com, a maior plataforma para reserva de hotéis ou apartamentos em todo o mundo!

+ Pesquisar hotéis com desconto na Booking.com

Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.

+ Pesquisar hotéis com desconto na Hoteis.com

Seguro viagem obrigatório na Europa

Sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa? E mesmo que não fosse, ninguém é louco de viajar sem seguro, não é mesmo? Para conseguir os menores preços nas melhores seguradoras do país, a gente recomenda a Seguros Promo. Eles são um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem e apresentam sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Seguro Viagem: Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 19/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 27/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 13/dia*

Aluguel de carro na Europa

Nossa dica para aluguel de carro na Europa é a Rentcars, um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação.

Outros passeios e atrações na Europa

Consulte e reserve as principais atrações da viagem com a Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Dá só uma olhada: 

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

19 comentários
    • Olá Nelson, tudo certo? Em alguns casos ele dá isenção total (exemplo: passeio de barco no lago Brienz em Interlaken), em outros dá direito a um valor reduzido (Harder Kulm e Top of Europe), e em outros não é aceito. O ideal mesmo é olhar nas regras de uso do site oficial e consultar para cada passeio. Um abraço!

  • Augusto, eu e minha família vamos chegar por Madri, passar por Barcelona, Paris e, finalmente, Londres. Queremos fazer os percursos de trem. Você acha que compensa o passe?

    • Olá Antonio, tudo certo? Do ponto de vista financeiro, o único jeito de avaliar se compensa seria simular cada trecho que vocês fariam de trem, no dia e horário exatos, e aí fazer essas contas (pq os preços variam muito). Agora, em todo o restante (tranquilidade, comodidade, flexibilidade para alterar os planos da viagem) o passe compensa bastante. Só pra dar um exemplo, para conseguir os melhores preços de passagens vc teria q comprar com bastante antecedência, pegando tarifas não reembolsáveis, e já definindo agora o dia e horário exato de cada trecho. Com o passe você fica livre para mudar de planos ou até incluir uma cidade nova no trajeto (por exemplo, fazer um bate-volta de uma dessas cidades). Se na questão financeira vc avaliar que os custos são parecidos, sem dúvidas o passe compensa mais. Um abraço!

  • Augusto, na opção 4 dias ilimitados mensal, o passe é válido para quatro dias nao consecutivos, certo? Ex. Se eu usa-lo numa terça-feira, eu posso fazer viagens ilimitadas nesse dia? E voltar a usá-lo só no sábado e tb fazer viagens ilimitadas?

    • Oi Flavia, exatamente assim. Só tem q verificar se os trechos que você deseja fazer exigem reserva de assento (uma taxa extra, cobrada a parte) ou não. Se não exigirem, basta chegar na estação e embarcar no trem desejado.

      • Boa noite queridos. Eu estou indo pra Europa e devo ficar uns 10 dias, eu comprando o ticket de 10 dias em 2 meses, consigo usar ele todos os dias consecutivos mesmo né?
        E são todas as empresas de trem que aceitam? Eu entro em uma estação e posso embarcar em qualquer trem?

        • Olá, desculpe a demora em responder! Sim, o ticket pode ser usado tanto em dias consecutivos quanto em dias espaçados, então vocês poderiam utilizar nos 10 dias seguidos. Sobre os trens, a regra muda de acordo com cada país. Normalmente, os trens públicos (da empresa estatal) estão incluídos no passe de trem. Os de empresas privadas, não. Em alguns tipos de trem, é necessário fazer reserva de assento também. Mas dentro dos trens que estiverem incluídos no passe, é só chegar e embarcar sim. Em quais países você pretende utilizar o passe de trem?

  • B noite| comprei o global Europa de 15 dias em um mes.
    Pergunto; o uso do passe e continuo ou posso usar um trecho hoje e daqui a tres dias, dar continuidade, até o total de 15 dias /

    • Olá José. Normalmente o uso não é contínuo, você poderia pular 1 ou mais dias sim. Mas sempre é bom confirmar com a Eurail sobre o seu passe específico.

  • Olá Augusto!
    Viajaremos (eu, meu marido e minha filha) para a Suíça, Holanda e Bélgica. Havíamos pensado em comprar o Swiss Pass, que é válido somente na Suiça. Porém, ao me informar sobre o Eurail Global Pass penso ser uma opção melhor, pois poderei usar nos três países e para ir de um para o outro. Está correto? Pergunto: o Eurail Global Pass também dá direito de usar os outros tipos de trem urbanos, o metrô, ônibus e barcos, como o Swiss Pass permite? Na Suiça e também na Holanda e Bélgica? Desde já agradeço as suas informações!

    • Olá Eliana. Em termos de flexibilidade, sem dúvidas o Eurail Global Pass é a melhor opção. Entretanto, sempre é importante verificar se o preço compensa (ou se, no seu caso, não seria mais barato comprar o Swiss Pass e os demais trechos separadamente). Somente calculando caso a caso para validar a melhor opção do ponto de vista financeiro. Sobre as regras de utilização, recomendo consultar no próprio site da Eurail, pois essas regras e condições costumam variar, e não gostaria de passar nenhuma informação defasada ou equivocada. Um abraço e ótima viagem!

  • Olá bom dia tudo bem? Poderia me tirar uma dúvida o euraill global pass é válido para trem/metrô exemplo dentro da França posso ultiliza-lo para andar por Paris e visitar os princioais pontos turistico da cidade?

    • Olá Amanda! Não, apenas para os trens de viagens intermunicipais mesmo. Pelo aplicativo da Eurail ou da empresa de trem francesa é possível verificar todos os trechos válidos.

    • Olá Nadia. Em teoria, sim, mas recomendo consultar o site ou o aplicativo da Eurail para verificar se o trecho específico que você deseja utilizar está incluído. Provavelmente será necessário fazer uma reserva de assento (custo adicional).

  • Boa noite Augusto. Comprei esse Eurail passvde 1 classe para mim e minha neta só que quando entro no planner nunca tem os horários e trens, e tentei nos 7 países que vamos passar. Estou quebrando a minha cabeça e arrependida pois preciso da ajuda de alguém e mesmo pagando não consigo. Você conhece alguém aqui no Rio que poderia me ajudar. Até minha sobrinha tentou hoje(e ela entende tudo) e não consegiu. Agradeceria muito se pudesse me ajudar a encontrar alguém que faça isso para mim. Aguardando sua resposta.

Menu