Kinderdijk

Kinderdijk: como visitar os moinhos mais antigos da Holanda pertinho de Rotterdam

Uma viagem para a Holanda precisa incluir um passeio para conhecer moinhos de vento, não é mesmo? Neste artigo reunimos todos os detalhes para você organizar seu passeio até Kinderdijk, a região dos moinhos de vento mais antigos da Holanda que fica bem pertinho de Rotterdam.

Kinderdijk
Kinderdijk

Kinderdijk – Patrimônio Mundial Unesco

Kinderdijk é nome da localidade que fica próxima de Rotterdam onde os moinhos de vento foram instalados à beira de um canal. Eles tinham por função drenar a água para evitar inundações na próspera região que ali estava se desenvolvendo. E já fazem séculos – literalmente – que a água e o vento são usados para manter as coisas secas nesta região de solo fértil mas que está muito abaixo do nível do mar.

Conta a história que os caçadores e pescadores só ousavam explorar a região durante o verão quando as águas turbulentas do encontro entre o rio e o mar baixavam. Porém, quando os primeiros residentes permanentes chegaram, foi preciso construir as casas em dunas de areia para sobreviver a uma enchente. Mais e mais pessoas queriam construir uma vida no solo fértil em torno das cidades comerciais cada vez mais ricas da Holanda Ocidental. Após desastres e tentativas frustradas com várias técnicas para escoar a água, a melhor solução para o problema foram os moinhos! Ao longo dos séculos seguintes foi construído um sistema cada vez melhor de moinhos e estações de bombeamento com altos e baixos.

Por todas essas características, preservação e seus aspectos históricos tão significativos, Kinderdijk recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Nesse sentido é importante você saber que a região de Kinderdijk onde os moinhos estão localizados tem áreas públicas com acesso gratuito livre e outras áreas que são tombadas pela Unesco e, portanto, o acesso se dá mediante a adquisição de ingressos. Logo mais abaixo a gente explica tudo em detalhes.

Uma última curiosidade: ainda hoje é necessário fazer a drenagem da água para evitar inundações mas tudo acontece por maquinários modernos. Os moinhos de vento ainda funcionam mas são apenas para deleite dos visitantes.

Como chegar em Kinderdijk | Moinhos de Vento

Nós fizemos o passeio por conta própria partindo de Rotterdam e foi preciso apenas um turno (cerca de 4h) para conhecer a região. Mas se você pretende sair de outra cidade, não esqueça de fazer os cálculos incluindo os outros meios de transporte como trem, ônibus terrestre ou aquático que porventura precisará utilizar.

Você também pode consultar e reservar na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos em outras ocasiões nas nossas trips pelas Europa e super recomendamos. Dá só uma olhada: 

Conhecendo Kinderdijk a partir de Roterdã

Saindo de Roterdã, o ponto de partida é o terminal de balsas Rotterdam, Erasmusbrug onde passa a linha do Waterbus que vai até região de Kinderdijk. O terminal fica bem ao lado da famosa Ponte Erasmus, um dos símbolos de Roterdã.

O bilhete de ida e volta pode ser adquirido na hora ou com antecedência no site da Waterbus ao custo de menos de 10€ por pessoa. Você precisará apenas definir a data em que vai usar sem marcação de horário ou acento. Isso dá uma boa liberdade pra quem quer um cronograma mais flexível.

Sobre as embarcações, vale dizer que nos surpreendeu o conforto e estrutura, tendo inclusive wifi à bordo. As balsas são modernas com espaço para viajar nas áreas abertas e também no interior onde a cobertura de vidro protege das intempéries do clima mas ainda assim permitem vista panorâmica.

Waterbus

É possível ainda levar uma bicicleta a bordo da balsa já incluído no valor do bilhete. Algo assim não surpreende já que na Holanda esse é o meio de transporte favorito e todas cidades tem muitos quilômetros de ciclovias sinalizadas. A gente não se aventurou mas vimos muitos moradores e também muitos turistas com suas bikes alugadas.

Parte aberta da embarcação com espaço para transportar as bicicletas

O trajeto pela água leva cerca de 40 minutos com algumas poucas paradas em terminais de outras localidades da região. Apesar de ter wifi à bordo, nossa dica é aproveitar para admirar a paisagem dessa região. Quando você menos esperar já estará chegando no terminal de balsas Kinderdijk, Molenkade para um dos passeios mais icônicos da Holanda.

Terminal de Balsas em Kinderdijk, Molenkade

Visitação em Kinderdijk | Moinhos de Ventos

Como já mencionamos, Kinderdijk é a localidade onde os moinhos foram instalados e, além das estruturas do parque da Unesco, há residências, comércio e demais atividades comuns à uma cidade ou vila de moradores. As vias são sinalizadas para pedestres, bicicletas e até mesmo para carros em determinados espaços. Por isso, logo na chegada encontramos o Werelderfgoed Kinderdijk, um prédio enorme que abriga um café, os banheiros e a loja de souvenires. Próximo a ele também está localizado o estacionamento e seguindo pela rua pavimentada encontramos a entrada do parque dos moinhos propriamente dito.

Werelderfgoed Kinderdijk

A partir dali, carros já não são mais permitidos. Você estará entrando efetivamente na área dos Moinhos de Ventos de Kinderdijk. Nesse momento também fica evidente quais são as áreas públicas com acesso livre e áreas tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco onde é necessário adquirir ingressos para acessar.

Áreas Públicas dos Moinhos de Ventos de Kinderdijk

As áreas públicas tem acesso é livre e gratuito. Há caminhos pavimentados para pedestres e ciclovias sinalizadas em meio a vegetação típica do local. Tem sinalização com placas indicativas mas não há guias. Tampouco informações mais aprofundadas sobre a história e como funcionava o local. Nem mesmo o áudio guia do aplicativo oficial Kinderdijk UNESCO Officieel é habilitado se você não inserir o código de um ingresso válido.

Na foto abaixo publicada no nosso Instagram (aproveita e já segue a gente!) dá pra ver como realmente parece uma “avenida” de moinhos. Na segunda imagem dá pra conferir como foi feita essa foto de casal!

As vistas são mesmo de tirar o fôlego, especialmente se o dia estiver ensolarado com o céu azul. Experimente fazer composições dos moinhos em meio às paisagens lindas da região e você terá um conjunto de registros incríveis do passeio.

Bom, deu para perceber que mesmo as áreas públicas já oferecem uma experiência incrível, tanto em termos de visual quanto da quietude e tranquilidade que o lugar proporciona.

Áreas tombadas pela UNESCO em Kinderdijk

Para acessar as áreas tombadas pela UNESCO e interagir com os moinhos que ainda funcionam, é necessário adquirir o ingresso no site oficial (www.kinderdijk.nl/book/tickets) ou por meio de um passeio completo com transporte e acesso já incluídos. Já recomendamos antes mas não custa reforçar: você pode consultar e reservar passeios para o Kinderdijk partindo de várias cidades através da Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Com ingresso que dá acesso às áreas tombadas é possível conhecer os moinhos por dentro e ter uma noção de como era a vida das famílias de moleiros. Entre as atividades que o ingresso dá direito estão incluídas:

  • Visitação às cercanias dos moinhos para ver eles bem de pertinho;
  • Visitação às áreas internas dos moinhos que ainda funcionam – hoje transformados em museus interativos que mostram um pedaço da história da Holanda;
  • Visitação às estações de bombeamento que foram se modernizando à medida que novas tecnologias foram surgindo;
  • Passeio de barco turismo pelos canais e observação dos diques e reservatórios que até hoje preservam o local de inundações

Atenção às mudanças relacionadas à Pandemia de Coronavírus: com o surto de COVID-19, a venda de ingressos é feita somente online (www.kinderdijk.nl/book/tickets) com marcação de horário. A visitação é permitida somente no horário marcado onde a capacidade de circulação é limitada. Da mesma forma no barco turismo. São exigidos distanciamento de 1,5 metros bem como o uso de máscaras durante toda a visita.

Ingresso para o Kinderdijk | O que você pode fazer

Aplicativo com mapa e áudio guia

Kinderdijk tem um aplicativo – o Kinderdijk UNESCO Officieel que adiciona uma camada extra à experiência de quem comprou o ingresso para se aventurar por entre os moinhos de ventos mais antigos da Holanda. Através do próprio smartphone, o visitante pode baixar vários os áudio guias em diferentes formatos: longos ou curtos, para crianças ou para adultos. Com fones de ouvido, é possível caminhar entre as “lâminas giratórias” dos moinhos enquanto um especialista conta tudo sobre a região, a natureza e os fatos históricos que marcaram a relação com esses marcos da engenharia: os moinhos! O app está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store.

Museu do Moinho Blokweer

Este museu oferece a possibilidade de experimentar como era a vida nos anos 1950. Focado especialmente nas crianças que tem um tour próprio pelo pátio. No passeio, podem ver que as cabras e uma horta eram recursos extremamente necessários para manter uma família inteira de moleiros. Durante a visita, os moleiros circulam com seys trajes tradicionais originais para dar aquela sensação da velha vida dentro e ao redor de um moinho.

Museum do Moinho Blokweer
Museum do Moinho Blokweer | Imagem: ©kinderdijk.nl
Museu do Moinho Nederwaard

O Nederwaard foi construído em 1738, mas ainda está em excelente estado de conservação. Enquanto as lâminas giram do lado de fora, máquina impressionante range e chia por dentro. A ideia é fazer o visitante experimentar como um moleiro se sentia ao morar com sua numerosa família em um espaço de trabalho que também era sua casa. É entrar direto na história onde tudo lembra a atmosfera do passado. Especialmente através da interação com as fotos históricas em preto e branco, itens usados ​​pelas famílias de moleiros e, claro, os poderosos corações de madeira do próprio moinho.

Museu do Moinho Nederwaard | Imagem: ©kinderdijk.nl
Museu do Moinho Nederwaard | Imagem: ©kinderdijk.nl
Museu do Moinho Overwaard

Esse é o museu focado na parte tecnologia e na evolução dos recursos aplicados aos moinhos de vento. Porém, para chegar até ele só percorrendo um caminho de barco pela água. Além do maquinário do moinho em si, há um espaço educacional adjacente onde são exibidas as ferramentas autênticas utilizadas para a fabricação do maquinário de um moinho.

Museu do Moinho Overwaard | Imagem: ©kinderdijk.nl
Museu do Moinho Overwaard | Imagem: ©kinderdijk.nl
Estação de bombeamento De Fabriek

Nesta etapa do passeio, o objetivo é mergulhar na história a partir de um vídeo exibido em múltiplas telas e com tradução em vários idiomas. A narrativa explica como surgiu e por que Kinderdijk é realmente chamado de Kinderdijk, além de mostrar como a boa gestão da água é necessária para a Holanda que está parcialmente abaixo do nível do mar.

Estação de bombeamento De Fabriek | Imagem: ©kinderdijk.nl
Estação de bombeamento De Fabriek | Imagem: ©kinderdijk.nl
Estação de bombeamento de Wisboom

A estação de bombeamento de Wisboom é outros dos belos edifícios de Kinderdijk. O foco nessa visitação é entender como esta estação de bombeamento datada de 1868 funcionava no passado e como ela se modernizou com o passar dos anos. Este prédio imponente é o símbolo de uma ligação entre os moinhos de vento históricos e as estações de bombeamento modernas que foram instaladas. Primeiro foi uma máquina a vapor de estamparia e depois uma estação de bombeamento elétrica. Foi um grande salto para um sistema que funcionava com pura energia eólica.

Estação de bombeamento Wisboom | Imagem: ©kinderdijk.nl
Estação de bombeamento Wisboom | Imagem: ©kinderdijk.nl
Passeio no barco turismo

Se você quer uma experiência que junte os moinhos, estações de bombeamento, diques e reservatórios, então aproveite o passeio de barco. Observe os moinhos de vento passarem lentamente e registre essas recordações bem de pertinho. O ingresso permite embarcar e desembarcar de todos os barcos que circulam nos canais e assim você mesmo determina o seu próprio percurso e tempo de passeio.

Kinderdijk: Pequeno Barco Turismo que circula pelos canais entre os moinhos
Kinderdijk: Pequeno Barco Turismo que circula pelos canais entre os moinhos

Já encontrou seu hotel em Roterdã?

Em consulta pelo site do Booking, é possível encontrar o valor da diária no
Hotel New York Rotterdam a partir de €80 (quarto casal). Um preço inacreditável para a qualidade do hotel e da estadia que é oferecida.

+ Faça agora uma reserva no Hotel New York Rotterdam pelo menor preço!

Ou utilize o mapa abaixo para encontrar seu hotel ideal em Rotterdam.

Booking.com

Mais atividades em Roterdã

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 


Aluguel de carro na Holanda

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Holanda é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais