16 de abril de 2019

Onde ficar em Roterdã: o histórico Hotel New York Rotterdam

Segunda maior cidade holandesa e sede do maior porto marítimo de toda a Europa, Roterdã (Rotterdam) tem em comum com muitas cidades europeias o fato de ter sido duramente devastada no período das 2 grandes guerras mundiais. Entretanto, em seu processo de reconstrução, a cidade não procurou simplesmente reproduzir a Rotterdam do passado. Hoje, a principal característica de Rotterdam é a mistura de estilos arquitetônicos, onde o moderno também se faz presente em meio a construções históricas. Para onde se olha, lá estão projetos ousados de estilo futurista como a Kubuswoningen (as Casas Cubo), o Markthal (mercado público) ou a Erasmusbrug (Ponte Erasmus).

Em uma cidade onde o histórico e o moderno convivem em perfeita sintonia, imagine ter a possibilidade de se hospedar em um edifício icônico, parte viva de toda essa história de destruição, reconstrução e renovação de Rotterdam? Uma antiga fábrica transformada em um dos melhores hotéis da cidade – e um dos melhores de nossas vidas. Estamos falando do Hotel New York Rotterdam.

Fachada do Hotel New York em Rotterdam
Fachada do Hotel New York em Rotterdam

Hotel New York Rotterdam

O Hotel New York Rotterdam está situado na antiga sede da Holland America Line, uma empresa de cruzeiros marítimos. Construído em 1901 e situado na margem inferior do rio Nieuwe Maas, o local foi ponto de partida para milhares de emigrantes que partiram para a América do Norte na esperança de uma vida melhor.

O passar dos anos e a transformação do edifício em um Hotel inaugurado em 1993 não apagaram essa história – muito pelo contrário. O local faz questão de transmitir essa atmosfera de outros tempos desde a fachada, passando pela decoração e estilo dos espaços internos.

O Hotel New York Rotterdam é permeado pela sensação de nostalgia, e impressiona com seu pé-direito alto, suas fotos antigas pelas paredes e corredores, pelos detalhes autênticos dos tempos em que foi sede da empresa de cruzeiros. Destaque para a lindíssima escadaria em ferro forjado que leva até os quartos.

Fachada e escadaria do hotel New York Rotterdam

Ok, mas de nada adiantaria toda essa bagagem histórica se os serviços em si não fossem adequados, certo? Bom, apesar da idade do edifício, dá pra afirmar que o Hotel New York Rotterdam não parou no tempo. Ao contrário, está no auge da forma! É daqueles 4 estrelas que por um ou outro detalhe poderia facilmente estar rankeado como um 5 estrelas. Adoramos o ambiente, a localização, a atenção de todos os funcionários e especialmente o nosso quarto. Vamos contar sobre tudo isso para vocês a seguir. 🙂

Localização

Em Roterdã não existe exatamente um “centro histórico” bem definido, nos moldes que tradicionalmente acontece nas cidades europeias. Por conta disso as principais atrações não ficam todas concentradas em um único ponto. Das áreas que visitamos, eu diria que as mais interessantes são o Centro, DelfsHaven e Kop Van Zuid.

Centro: onde estão as Casas Cubo e o Markthal – mercado público, além do OudeHaven, um antigo porto local;
DelfsHaven: bairro da cidade antiga que sobreviveu ao bombardeio de 1940 em Roterdã e manteve o charme e a autenticidade das casinhas coloridas, canais e moinhos;
Kop Van Zuid: antiga região portuária que foi inteiramente revitalizada. Além da famosa Erasmursbrug, mistura edifícios modernos projetados por estrelas da arquitetura mundial com construções que remetem ao passado de emigração em barcos a vapor, entre eles o Hotel New York Rotterdam.

Atualmente, a península de Kop van Zuid onde fica o hotel concentra atrações ligadas a arte e a cultura, atraindo artistas e “descolados” de todas as tribos. Diria até que é uma espécie de “Brooklyn” de Roterdã, numa comparação com o bairro novaiorquino.

Além dos arredores em si já serem interessantes, o deslocamento para as demais partes de Roterdã é muito simples. A estação de metrô Wilhelminaplein (com ligação direta para as estações de trem) ou a ponte Erasmusbrug (que liga Kop Van Zuid ao Centro de Roterdã) ficam a menos de 10 minutos de caminhada do Hotel New York Rotterdam. Além disso, o próprio hotel conta com aluguel de bicicletas e até com um serviço de water taxi (pago a parte) para cruzar o rio.

Nosso quarto no Hotel New York Rotterdam

O momento de entrar num quarto de hotel é sempre um momento de grande expectativa. Mas nem toda a informação que tínhamos sobre o hotel nos preparou para cruzar a porta e vislumbrar um quarto tão incrível. Sem exageros, um dos melhores em que já nos hospedamos na vida (e olha que não foram poucos! rsrsrs).

Ficamos no quarto 1.05, e a primeira coisa a dizer é que o quarto é GI-GAN-TE. Tudo é muito amplo e decorado com extremo bom gosto, seguindo o conceito do hotel: elementos modernos aliados a detalhes que remetem ao caráter histórico do hotel. Detalhes em madeira nas paredes e nos móveis, livros de arte e reproduções de fotos históricas dão o toque final de charme.

foto do quarto do Hotel New York Rotterdam

Se você reparou bem, há uma BANHEIRA bem no meio do quarto! Sim, é isso mesmo. E não é de enfeite: ela funciona, e fica de frente para a janela com vista para a Euromast, a maior torre/observatório da Holanda e uma das principais atrações de Rotterdam. Alguma dúvida se a gente usou ou não a banheira? CLARO que sim! Rsrs

Usando uma das banheiras mais incríveis que já encontramos em um hotel

Na mesma área da banheira ficam a cama (super confortável) e um móvel branco que depois descobrimos que esconde a TV (ela é acionada por controle remoto e sai lentamente de dentro do móvel). Destaque também para o projeto de iluminação do quarto que contava com cromoterapia – no momento da foto abaixo, a luz roxa estava acionada. 🙂

Cromoterapia é destaque na iluminação do quarto

Os detalhes luxuosos não param por aí: do outro lado do quarto, há uma sala completa com sofá imenso, cadeiras e luminárias modernas, mesa de vidro com revistas de moda e fotos antigas. Parece um daqueles apartamentos decorados de revista, que a gente sonha em morar. Ah, e como não mencionar: há uma lareira! Essa eu confesso que a gente nem usou, porque era verão… Ficou a vontade de voltar no inverno pra poder usufruir dessa estrutura. 🙂

Detalhes da mesa em vidro, luminárias modernas e a lareira ao fundo

O hotel oferece ainda 2 garrafas de água mineral cortesia, além de cafeteira Nespresso com algumas cápsulas, leite e alguns chocolates e balas.

Estrutura de café e doces oferecida nos quartos

O serviço de chá pode ainda ser solicitado na recepção, sendo servido no quarto. A gente que adora o chazinho da noite fez questão de pedir e experimentar o serviço.

Bule de chá servido no quarto sob demanda

Assim como o restante do quarto, o banheiro é bem amplo e espaçoso. Bem clean, conta com box e chuveiro de teto (lembrando que a banheira fica na sala). O kit de amenities é super completo e conta com vários produtos que levam a marca do hotel. Além disso, há ainda escova e pasta de dentes e até um desodorante nívea roll on!
O banheiro conta ainda com secador de cabelo, aquecedor para secar a roupa molhada, roupão, chinelos e até uma meia com a marca do hotel.

Banheiro e kit de amenities
Banheiro e kit de amenities

Café da Manhã do Hotel New York

O extenso buffet do café da manhã do Hotel New York Rotterdam é daqueles que você lamenta quando tem apenas uma manhã e não consegue experimentar tudo. O buffet é composto por vários pratos quentes, incluindo ovos mexidos e bacon, pães variados, frutas frescas, granola (de vários tipos), café, chá sucos de frutas. Um simples iogurte com granola se torna algo especial quando a qualidade é colocada em primeiro plano – tudo artesanal e produzido com os melhores ingredientes locais. Esse iogurte de frutas vermelhas – daqueles com pedaços da fruta inteira – deixou saudades! Rsrs

Granolas variadas e iogurtes frescos e deliciosos

A gente sempre gosta muito quando o hotel tem o cuidado de oferecer algo que é preparado na hora. Aqui, o destaque é para a opção do omelete com recheios como os tradicionais queijo e presunto e complementos mais requintados como cogumelos frescos. Aliás, recomendo essa combinação – ficou demais!

Omelete preparado na hora

Como todo o restante do hotel, a decoração do imenso salão também merece elogios. Ótima experiência de café da manhã. O valor por pessoa é de €19,50 (quando não está incluso na diária). Vale se dar esse luxo ao menos uma vez, já que o café é praticamente um brunch.

Detalhes do café da manhã no Hotel New York Rotterdam

Quanto custa se hospedar no Hotel New York Rotterdam?

Em consulta pelo site do Booking, é possível encontrar o valor da diária no
Hotel New York Rotterdam a partir de €75 (quarto casal, sem café da manhã). Um preço inacreditável para a qualidade do hotel e da estadia que é oferecida.

+ Faça agora uma reserva no Hotel New York Rotterdam pelo menor preço!

Ou utilize o mapa abaixo para encontrar seu hotel ideal em Rotterdam.

Booking.com

Avaliação Final

Apesar de ocupar um antigo e histórico edifício, o Hotel New York Rotterdam não parou no tempo. Ao contrário, como já dissemos, está no auge de sua forma! Poucas vezes encontramos um hotel 4 estrelas tão agradável e com atenção aos detalhes para tornar a estadia do hóspede a melhor possível. O quarto – e por que não, a experiência como um todo – foi das melhores de nossas vidas. E volto a reforçar o preço baixíssimo em relação a qualidade do que é oferecido. Sem dúvidas, um hotel para voltarmos em uma próxima viagem a Rotterdam.


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Instagram
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.