Vista do terraço do Hotel Raphael em Roma

Hotel Raphael: hotel de luxo perto da Piazza Navona, em Roma

A poucos passos da Piazza Navona, o Hotel Raphael está localizado no coração da Roma turística, onde a cidade mais se parece com aquela Roma do nosso imaginário. Uma posição central para quem deseja explorar tudo, especialmente se for sua primeira vez na cidade eterna. Nesse post, contamos como foi nossa experiência no hotel que combina luxo, conforto e sustentabilidade, proposta tão coerente com os dias atuais.

O Hotel Raphael

O Hotel Raphael é um hotel boutique de luxo 5 estrelas, participante desde 2010 da Relais & Châteaux, uma associação de cerca de 500 hotéis e restaurantes dos mais prestigiados do mundo, que valorizam a riqueza e a diversidade da culinária e das culturas hospitaleiras pelo mundo.

Com sua fachada inteiramente recoberta de videiras, o hotel desde 1963 é considerado um oásis no centro de Roma – tão perto das atrações turísticas, mas ao mesmo tempo preservando sua atmosfera bucólica e inspiradora.

Fachada do Hotel Raphael em Roma

Em seu interior, o hotel se mostra um verdadeiro museu de obras de arte: pinturas, litografias, esculturas, antiguidades e uma valiosa coleção de cerâmica Picasso e da arte maia dão o tom do lobby principal.

Obras de arte e peças da decoração do hotel Raphael

Durante o check in, descobrimos que uma das funcionárias falava português (de Portugal, mas fluente), o que facilitou ainda mais o processo. Importante destacar que no lobby do hotel ao longo de todo o dia são oferecidos água, frutas frescas e castanhas. Tudo fresco, natural e saudável. 🙂

Check in: água e frutas a disposição

Localização do Hotel Raphael

Como já adiantamos no título, o Hotel Raphael fica localizado a poucos passos da Piazza Navona. Ou seja, ao sair pela porta do hotel você está praticamente dentro de uma das praças mais famosas e visitadas da Itália.

Piazza Navona abriga nada menos do que três fontes, sendo a Fontana dei Quattro Fiumi a maior delas. Situada no centro da praça, a fonte criada por Bernini foi inaugurada em 1651 e possui estátuas gigantes que simbolizam quatro dos maiores rios do mundo: o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio de la Plata. Outros destaques na praça são a igreja di Sant’Agnese in Agone — com uma bela cúpula e fachada barroca — e o palácio Pamphilj, a sede da embaixada do Brasil.

Detalhes da Piazza Navona em Roma

Mas além da praça, outras muitas atrações de Roma ficam bem próximas do hotel, a distâncias que podem ser percorridas a pé. Nessa região estão o Pantheon, a Piazza di Spagna e o agito do Campo de Fiori. Caminhando um pouquinho mais, dá pra visitar o Vaticano e a Basílica de São Pedro, passando também pelo imponente Castel Sant’Angelo – pôr do sol mais lindo de Roma. Em resumo: ponto de partida ideal para experimentar a pé todo o charme e a elegância de Roma. 

Esta parte do centro é melhor e mais interessante de se fazer toda a pé, já que muitos dos monumentos estão em locais onde é proibida a circulação de veículos. Em relação a transporte público, o ônibus convencional talvez seja a melhor opção para quem não pode (ou não deseja) caminhar um pouco mais. Os metrôs são um pouco mais afastados. Há também a possibilidade de usar os ônibus turísticos “hop on hop off”. O ponto mais próximo fica nos arredores do Castel Sant’Angelo, a cerca de 10 minutinhos de caminhada. São distâncias plenamente possíveis de se fazer a pé, mas é bom avisar porque a localização pode não ser a mais indicada para quem tem problemas de mobilidade ou necessita de maior acessibilidade.

+ Leia nosso artigo sobre os ônibus turísticos “hop on hop off” em Roma

Para compras, por ser uma zona turística, há muitas lojas nos arredores – não apenas de souvenirs, mas de todos os tipos. E se você também é fã de supermercados (como a gente), bem pertinho do hotel é possível encontrar filiais pequenas das principais redes como Carrefour ou Coop.

Em relação a locais para comer e beber, além do restaurante do próprio Hotel Raphael (vegetariano), a Piazza Navona é repleta de bares e restaurantes – mas todos meio turísticos e com preços acima da média. As melhores opções ficam nos arredores do Campo de Fiori, ou mais próximo ao Castel Sant’Angelo. Uma sugestão é o simples e correto La Fraschetta di Castel Sant’Angelo – bom custo-benefício para a região.

+ Leia nosso artigo completo sobre onde comer e beber em Roma (em breve)

Nosso quarto no Hotel Raphael

O Hotel Raphael conta com cerca de 50 quartos no total, com algumas diferenças entre eles. O quartos tradicionais foram renovados recentemente e tem uma atmosfera elegante, mantendo a referência ao estilo antigo. Todos os quartos possuem mini-bar, secador de cabelo, televisão e acesso Wi-Fi gratuito. Já os quartos e suítes dos andares Executive são ligeiramente maiores e mais requintados, decorados em estilo clássico moderno. Os banheiros são em mármore de Carrara e possuem duas pias, uma banheira e um chuveiro duplo separado. Sim, um chuveiro ao lado do outro! 🙂 

banheiro com pia e chuveiro duplos

Ficamos em uma suíte Richard Meier Executive Deluxe Room, ou seja, em um quarto de categoria superior. A cama, além de muito confortável, possui comandos para regular a altura e a inclinação! Dá pra personalizar da maneira mais confortável possível.  

Cama confortável e “tecnológica” no hotel Raphael

O quarto tinha vista para a rua, e apesar da localização, era super silencioso. A climatização dos quartos é excelente, assim como as cortinas ‘black out’, possibilitando uma ótima noite de descanso.

No quarto, alguns “mimos” para o hóspede como um prato de frutas frescas, água mineral e até uma garrafa de vinho italiano! Melhor forma de começar uma estadia em Roma, certo? 🙂

Frutas, água e vinho cortesia

Contando ainda com chaleira elétrica, roupão e chinelos do hotel, o quarto era de fato muito bom. Sentimos falta apenas de uma cafeteira elétrica, mas acredito que por conta da proposta de sustentabilidade o modelo de cápsulas de café seja algo evitado por eles.

Café da Manhã no Hotel Raphael

Mantendo o padrão dos cafés da manhã dos hotéis em Roma (realmente todos que experimentamos eram acima da média mundial), o buffet do Hotel Raphael é caprichadíssimo. Pães, frutas frescas, iogurtes, cereais e sucos para todos os paladares. Até o suco de maçã que a gente adora!

Buffet de café da manhã e sucos de maça e abacaxi

A variedade de frios e queijos é bastante satisfatória. Entretanto, sentimos falta somente de algum queijo cremoso como “camembert”, “brie” ou similar. Entre os pratos quentes, ovos (mexidos e poché), anéis de cebola frita, salsichas, bacon e o maior destaque da mesa: cogumelos frescos ao molho. Simplesmente espetacular, não deixe de experimentar!

O ambiente em si é um pouco “branco” demais e não favorece as fotos de comida, mas acredite: é buffet daqueles que dá até pra deixar o almoço pra lá e ficar só no café da manhã de tantas opções do que comer. 🙂

O que mais o hotel oferece

O Hotel Raphael oferece em seu terraço um elegante restaurante vegetariano que infelizmente não tivemos (ainda) oportunidade de experimentar. Mas conhecemos o terraço em si. Senhoras e senhores, que vista! 😍

Não deixe de subir para admirar os telhados e cúpulas de Roma. Simplesmente imperdível!

Vista do terraço do Hotel Raphael em Roma
Vista do terraço do Hotel Raphael em Roma

Quanto custa se hospedar no Hotel Raphael

Nós sempre usamos o site da Booking para fazer a reserva dos hotéis nas viagens. Além de ser confiável, os preços do Booking costumam ser imbatíveis em comparação com outros serviços similares. E eles ainda tem um programa de fidelidade, o Genius, que dá descontos de 10%, café da manhã grátis e outros benefícios em hotéis selecionados: clique para ver como participar.

Em consulta ao site da Booking, encontramos o valor da diária para 2 hóspedes no Hotel Raphael a partir de €210 (quarto casal COM café da manhã muito bom já incluso).

Além do valor da diária, há uma taxa de turismo que é cobrada por TODOS os hotéis de Roma e deverá ser paga separadamente no final da estadia (de 3 a 7 euros por dia, dependendo da categoria da hospedagem).

Booking.com

Compare no mapa abaixo o preço deste e de outros hotéis em Roma!

Booking.com

Avaliação final

Atendimento cordial, bom café da manhã, conforto e uma localização que te permite conhecer 90% da zona turística de Roma a pé. E mesmo tão próximo ao “burburinho” dos turistas, o Hotel Raphael consegue se manter sob uma atmosfera intimista e aconchegante. Ótimo custo-benefício para uma estadia 5 estrelas em Roma.

Tem dúvidas sobre onde se hospedar em Roma? Então mande sua pergunta pra gente! 🙂 .

Dicas de atividades em Roma

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais