Agriturismo. O nome pode não soar tão familiar para nós, mas faz referência a uma modalidade de hospedagem típica da Itália. Nos Agriturismos, a proposta é oferecer ao hóspede a possibilidade de ficar em uma casa de fazenda / casa de campo em zonas rurais próximas à cidades, em contato direto com a natureza. Normalmente são propriedades de administração familiar ou que pertencem a empresas que de fato atuam na produção de iguarias italianas como azeite ou vinhos. A ideia é ser uma alternativa aos hotéis convencionais, proporcionando uma experiência aconchegante, intimista e principalmente autêntica.
Apesar de estar presente em toda a Itália, o agriturismo é uma uma modalidade especialmente comum na região da Toscana. Por lá, boa parte do turismo é motivado por sua natureza exuberante. Na Toscana estão algumas das mais belas paisagens do mundo. Composições perfeitas de colinas, ciprestes, campos floridos e estradas bucólicas, tendo como cenário de fundo um céu que adquire colorações únicas nos diferentes momentos do dia. Outra característica vantajosa de um agriturismo na Toscana é o preço. Muitas vezes é possível hospedar-se em uma propriedade próxima aos centros urbanos mais turísticos como Florença, Siena ou Lucca e gastar bem menos com a estadia.
É possível dizer que um roteiro pela Toscana não estará completo sem ao menos 1 dia de experiência em um agriturismo da região. E se você está em busca de uma sugestão de um ótimo agriturismo na Toscana, nesse artigo vamos contar tudo sobre a nossa estadia no agriturismo ‘Podere Collupino’, propriedade da Vinícola Banfi, uma das mais importantes da Itália. Localizado a 1 km de distância do Castello Banfi, em Poggio alle Mura, esse agriturismo nos proporcionou uma experiência de imersão em uma versão campestre e ainda mais autêntica da Toscana, sem abrir mão da segurança e do conforto. Tudo regado aos maravilhosos vinhos da Banfi, é claro! Segue com a gente para saber como foi. 🙂



+ Leia também: Tour de degustação de vinhos e almoço harmonizado na vinícola Banfi, na Toscana
Vinícola Banfi



Antes do agriturismo, algumas informações relevantes sobre a vinícola Banfi. Fundada em 1978 pelos irmãos ítalo-americanos John e Harry Mariani, a Banfi é considerada uma das melhores e mais famosas da Toscana. A propriedade (Castello Banfi) fica em uma antiga fortaleza e vila medieval do século XIV, numa área de quase 3 mil hectares no Castello di Poggio alle Mura, nas colinas de Val d’Orcia.
Entre os vinhos produzidos pela Banfi, o grande clássico é o lendário Brunello di Montalcino, um vinho que por definição só pode ser produzido nessa região específica em função de características do solo e do microclima. 🙂
Além da produção de vinhos e das experiências de degustação e almoço harmonizado, a vinícola Banfi também oferece opções de hospedagem em seu hotel boutique e em seu agriturismo. Para quem acha que o agriturismo não é a melhor opção e está em busca de uma experiência realmente de luxo, vale a pena conhecer o Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”. O hotel da Banfi oferece um ambiente requintado e exclusivo, onde você pode relaxar na zona rural da Toscana, em um dos locais históricos mais sugestivos e bem preservados da região.
+ Reserve agora sua estadia no Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”



No nosso caso, optamos pela experiência autêntica do agriturismo ‘Podere Collupino’ e não nos arrependemos. 🙂
Agriturismo da vinícola Banfi: ‘Podere Collupino’
A única forma de chegar à vinícola Banfi e também ao agriturismo ‘Podere Collupino’ é de carro – não há trens ou ônibus nessa região. Como muita gente sonha em dirigir pelas estradas da Toscana, essa parte nem chega a ser um problema. 🙂 Para consultar preços de aluguel de carros na Itália, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as melhores locadoras de veículos.
Independente de qual seja a cidade de partida, a estrada reserva belas paisagens, colinas e ciprestes, fazendo jus ao nosso imaginário sobre a Toscana. Especialmente o trecho de chegada a Montalcino e o restante do trajeto até o agriturismo são especialmente belos. No nosso caso, partimos de Siena e fizemos o percurso com calma em cerca de 1h15 seguindo as indicações do Google Maps.



A chegada no momento do pôr do sol nos brindou com imagens como essas, que poderiam muito bem estampar um quadro ou um quebra-cabeças sobre a Toscana. O agriturismo ‘Podere Collupino’ fica situado em uma pequena colina em meio a vinhedos, tendo aos pés um pequeno lago/açude e ao fundo, as colinas e o sol da Toscana.



Antes mesmo de conhecer nossas acomodações, não resistimos à ideia de caminhar um pouco pela área externa aproveitando o restinho de luz. As fotos dão uma ideia do espetáculo que é esse lugar.






A casa em si é ampla, e seu espaço interno é subdividido em acomodações – cada uma delas com estrutura de uma casa completa e acesso à varanda e área externa. A nossa chamava-se “Fumaio” e oferecia da varanda esse belo visual da natureza da Toscana.



Internamente, o grande salão integrava-se a uma cozinha bem equipada repleta de mantimentos suficientes para uma família inteira jantar e preparar o café da manhã no dia seguinte. Frutas frescas, cereais, iogurte, leite, sucos, geleias, pães, ovos, massas, tomate pelati e queijo eram algumas iguarias a disposição. Por se tratar de um agriturismo da vinícola Banfi, não poderiam faltar também os vinhos e espumantes da marca. Tudo isso já incluído no valor da diária para a estadia.



Evidente que aproveitamos para preparar um legítimo jantar italiano como se estivéssemos em nossa própria casa na Toscana. Além de todo o romantismo da situação, preciso dizer que nosso Tortiglioni à carbonara ficou bem bom!






Para provar que não estávamos mentindo sobre a grande oferta de mantimentos, essa foi a nossa mesa de café da manhã no dia seguinte.



Mais algumas informações sobre nossa acomodação no agriturismo: a confortável cama de casal fica no “segundo andar”, em um mezanino. As cortinas vedam muito bem a luminosidade, e nem é necessário dizer que o silêncio durante a noite é total, garantindo uma ótima noite de sono.



O banheiro é simples, porém com toda a estrutura necessária para a estadia. Destaque para o kit de higiene com produtos de excelente qualidade.



O agriturismo disponibiliza ainda TV a cabo, telefone e internet wifi de boa qualidade. Para maiores informações sobre preços e reservas, é necessário contatar diretamente a equipe do Castello Banfi: [email protected]
Essa foi a nossa experiência de 1 dia hospedados em um autêntico agriturismo na Toscana. Deixem um comentário caso tenham qualquer dúvida ou se quiserem saber mais algum detalhe. Até a próxima! 🙂
Use internet ilimitada na Toscana e em toda a Itália
Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o voo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.
+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U
E não esqueça de garantir seu seguro viagem:
Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!
Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.