Agriturismo na Toscana: saiba como é se hospedar no agriturismo da vinícola Banfi, em Poggio alle Mura
Agriturismo na Toscana

Agriturismo na Toscana: saiba como é se hospedar no agriturismo da vinícola Banfi, em Poggio alle Mura

Agriturismo. O nome pode não soar tão familiar para nós, mas faz referência a uma modalidade de hospedagem típica da Itália. Nos Agriturismos, a proposta é oferecer ao hóspede a possibilidade de ficar em uma casa de fazenda / casa de campo em zonas rurais próximas à cidades, em contato direto com a natureza. Normalmente são propriedades de administração familiar ou que pertencem a empresas que de fato atuam na produção de iguarias italianas como azeite ou vinhos. A ideia é ser uma alternativa aos hotéis convencionais, proporcionando uma experiência aconchegante, intimista e principalmente autêntica.

Apesar de estar presente em toda a Itália, o agriturismo é uma uma modalidade especialmente comum na região da Toscana. Por lá, boa parte do turismo é motivado por sua natureza exuberante. Na Toscana estão algumas das mais belas paisagens do mundo. Composições perfeitas de colinas, ciprestes, campos floridos e estradas bucólicas, tendo como cenário de fundo um céu que adquire colorações únicas nos diferentes momentos do dia. Outra característica vantajosa de um agriturismo na Toscana é o preço. Muitas vezes é possível hospedar-se em uma propriedade próxima aos centros urbanos mais turísticos como Florença, Siena ou Lucca e gastar bem menos com a estadia.

É possível dizer que um roteiro pela Toscana não estará completo sem ao menos 1 dia de experiência em um agriturismo da região. E se você está em busca de uma sugestão de um ótimo agriturismo na Toscana, nesse artigo vamos contar tudo sobre a nossa estadia no agriturismo ‘Podere Collupino’, propriedade da Vinícola Banfi, uma das mais importantes da Itália. Localizado a 1 km de distância do Castello Banfi, em Poggio alle Mura, esse agriturismo nos proporcionou uma experiência de imersão em uma versão campestre e ainda mais autêntica da Toscana, sem abrir mão da segurança e do conforto. Tudo regado aos maravilhosos vinhos da Banfi, é claro! Segue com a gente para saber como foi. 🙂

Castello Banfi

+ Leia também: Tour de degustação de vinhos e almoço harmonizado na vinícola Banfi, na Toscana

Vinícola Banfi

Castello Banfi
Castello Banfi

Antes do agriturismo, algumas informações relevantes sobre a vinícola Banfi. Fundada em 1978 pelos irmãos ítalo-americanos John e Harry Mariani, a Banfi é considerada uma das melhores e mais famosas da Toscana. A propriedade (Castello Banfi) fica em uma antiga fortaleza e vila medieval do século XIV, numa área de quase 3 mil hectares no Castello di Poggio alle Mura, nas colinas de Val d’Orcia.

Entre os vinhos produzidos pela Banfi, o grande clássico é o lendário Brunello di Montalcino, um vinho que por definição só pode ser produzido nessa região específica em função de características do solo e do microclima. 🙂

Além da produção de vinhos e das experiências de degustação e almoço harmonizado, a vinícola Banfi também oferece opções de hospedagem em seu hotel boutique e em seu agriturismo. Para quem acha que o agriturismo não é a melhor opção e está em busca de uma experiência realmente de luxo, vale a pena conhecer o Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”. O hotel da Banfi oferece um ambiente requintado e exclusivo, onde você pode relaxar na zona rural da Toscana, em um dos locais históricos mais sugestivos e bem preservados da região.
+ Reserve agora sua estadia no Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”

Castello Banfi - Il Borgo "Relais & Chateaux"
Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”

No nosso caso, optamos pela experiência autêntica do agriturismo ‘Podere Collupino’ e não nos arrependemos. 🙂

Agriturismo da vinícola Banfi: ‘Podere Collupino’

A única forma de chegar à vinícola Banfi e também ao agriturismo ‘Podere Collupino’ é de carro – não há trens ou ônibus nessa região. Como muita gente sonha em dirigir pelas estradas da Toscana, essa parte nem chega a ser um problema. 🙂 Para consultar preços de aluguel de carros na Itália, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as melhores locadoras de veículos.

Independente de qual seja a cidade de partida, a estrada reserva belas paisagens, colinas e ciprestes, fazendo jus ao nosso imaginário sobre a Toscana. Especialmente o trecho de chegada a Montalcino e o restante do trajeto até o agriturismo são especialmente belos. No nosso caso, partimos de Siena e fizemos o percurso com calma em cerca de 1h15 seguindo as indicações do Google Maps.

Detalhes da estrada até o Castello Banfi
Detalhes da estrada até o Castello Banfi

A chegada no momento do pôr do sol nos brindou com imagens como essas, que poderiam muito bem estampar um quadro ou um quebra-cabeças sobre a Toscana. O agriturismo ‘Podere Collupino’ fica situado em uma pequena colina em meio a vinhedos, tendo aos pés um pequeno lago/açude e ao fundo, as colinas e o sol da Toscana.

Agriturismo PODERE COLLUPINO, próximo ao Castello Banfi

Antes mesmo de conhecer nossas acomodações, não resistimos à ideia de caminhar um pouco pela área externa aproveitando o restinho de luz. As fotos dão uma ideia do espetáculo que é esse lugar.

Agriturismo PODERE COLLUPINO: em meio a natureza da Toscana
Agriturismo PODERE COLLUPINO: em meio a natureza da Toscana

A casa em si é ampla, e seu espaço interno é subdividido em acomodações – cada uma delas com estrutura de uma casa completa e acesso à varanda e área externa. A nossa chamava-se “Fumaio” e oferecia da varanda esse belo visual da natureza da Toscana.

Agriturismo PODERE COLLUPINO, próximo ao Castello Banfi

Internamente, o grande salão integrava-se a uma cozinha bem equipada repleta de mantimentos suficientes para uma família inteira jantar e preparar o café da manhã no dia seguinte. Frutas frescas, cereais, iogurte, leite, sucos, geleias, pães, ovos, massas, tomate pelati e queijo eram algumas iguarias a disposição. Por se tratar de um agriturismo da vinícola Banfi, não poderiam faltar também os vinhos e espumantes da marca. Tudo isso já incluído no valor da diária para a estadia.

Detalhes da nossa acomodação no agriturismo na Toscana
Detalhes da nossa acomodação no agriturismo na Toscana

Evidente que aproveitamos para preparar um legítimo jantar italiano como se estivéssemos em nossa própria casa na Toscana. Além de todo o romantismo da situação, preciso dizer que nosso Tortiglioni à carbonara ficou bem bom!

Preparando o jantar na cozinha do agriturismo
Preparando o jantar na cozinha do agriturismo
Jantar italiano preparado com produtos disponíveis no agriturismo

Para provar que não estávamos mentindo sobre a grande oferta de mantimentos, essa foi a nossa mesa de café da manhã no dia seguinte.

Café da manhã no agriturismo na Toscana
Café da manhã no agriturismo na Toscana

Mais algumas informações sobre nossa acomodação no agriturismo: a confortável cama de casal fica no “segundo andar”, em um mezanino. As cortinas vedam muito bem a luminosidade, e nem é necessário dizer que o silêncio durante a noite é total, garantindo uma ótima noite de sono.

Mezanino com cama de casal
Mezanino com cama de casal

O banheiro é simples, porém com toda a estrutura necessária para a estadia. Destaque para o kit de higiene com produtos de excelente qualidade.

Detalhes do banheiro e kit de amenities
Detalhes do banheiro e kit de amenities

O agriturismo disponibiliza ainda TV a cabo, telefone e internet wifi de boa qualidade. Para maiores informações sobre preços e reservas, é necessário contatar diretamente a equipe do Castello Banfi: [email protected]

Essa foi a nossa experiência de 1 dia hospedados em um autêntico agriturismo na Toscana. Deixem um comentário caso tenham qualquer dúvida ou se quiserem saber mais algum detalhe. Até a próxima! 🙂


Use internet ilimitada na Toscana e em toda a Itália

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o voo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais