Palazzo Manfredi: hotel boutique de luxo aos pés do Coliseu em Roma
Palazzo Manfredi

Palazzo Manfredi: hotel boutique de luxo aos pés do Coliseu em Roma

O que te faz escolher um hotel? Normalmente quando estamos na etapa de pesquisa, levamos em conta uma série de fatores como preço, localização ou avaliações de outros hóspedes. Em se tratando de uma viagem para Roma, em meio a tantas boas opções de hotel, talvez uma foto como essa seja o fator determinante para a tomada de decisão.

Em primeiro plano se ve mesas e cadeiras chiques do restaurante Aroma e ao fundo o imponente Coliseu
Vista para o Coliseu a partir do rooftop do Hotel Palazzo Manfredi onde fica o restaurante Aroma | Imagem: site oficial

Que tal essa vista para o Coliseu romano, simplesmente a principal atração da cidade? Pois foi em busca dessa experiência única que decidimos conhecer e nos hospedar no Palazzo Manfredi.

O hotel Palazzo Manfredi

Como quase tudo em Roma, a origem do atual hotel é bem antiga. Construído no século XVII para ser a vila de uma famosa família romana da época, o edifício passou por algumas restaurações e mudanças de dono até ser adquirida em 2002 pelo Conde Goffredo Manfredi, um dos empresários e magnatas mais famosos da Itália. Inteiramente restaurado, o atual Palazzo Manfredi é hoje um hotel boutique de luxo 5 estrelas participante da Relais & Châteaux – associação de 550 hotéis e restaurantes dos mais prestigiados do mundo, que valorizam a riqueza e a diversidade da culinária e das culturas hospitaleiras do mundo.

Se o edifício já é antigo, sua “vizinhança” remonta a um passado ainda mais distante. Na Roma antiga, a poucos metros de onde hoje se encontra o Palazzo Manfredi, havia quartéis e uma escola de treinamento para os gladiadores que lutavam no Coliseu. Em 1937, os restos da maior escola de gladiadores foram descobertos, o Ludus Magnus, justamente ao lado do hotel.

Palazzo Manfredi: ao lado do Coliseu

Evidentemente que com tantas informações e tanta história, nossa expectativa para a estadia no Manfredi estava bem elevada. Chegamos mais cedo do que o previsto para o check in (por volta das 9h30 da manhã), e fomos muito bem recebidos pelos funcionários do hotel – aliás, essa atenção por parte de toda a equipe se manteve como um destaque ao longo de toda a nossa estadia. Como o hotel estava cheio e nosso quarto obviamente ainda não estava pronto, nos ofereceram a possibilidade de subir até o terraço para o café da manhã – uma cortesia. Foi a primeira vez que um hotel nos oferece essa gentileza, e acreditem, fez toda a diferença!

Café da manhã com a vista mais espetacular de Roma? Temos!

Cansados após as horas de voo mal dormidas, tudo mudou quando subimos e demos de cara com essa vista espetacular do Coliseu. Foi aquele momento em que você finalmente se dá conta: “cheguei em Roma!”. Com poucos minutos na cidade, a primeira experiência inesquecível da viagem. E não me refiro só a vista não! O café da manhã estava delicioso – falaremos dele daqui há pouco. 🙂 

Localização do Palazzo Manfredi

Com uma localização como essa, fica até difícil destacar tudo que há por perto em termos de atrações e pontos de interesse para conhecer. Como já adiantamos, o Palazzo Manfredi fica localizado bem no coração da Roma antiga, em frente ao Coliseu, a Domus Aurea, o Fórum Romano, dentre outros.

Localização espetacular do Palazzo Manfredi

Um jeito bem legal de descobrir – e até de visitar – todas as atrações do entorno é seguindo as dicas do site oficial do Palazzo Manfredi. “Que outro hotel oferece a você o luxo de descobrir os símbolos da Roma Antiga em um raio de 0 a 7 minutos?”

A 0 minutos de distância está a Ludus Magnus, a maior e mais importante das escolas de gladiadores de Roma. A 1 minuto de distância, o Coliseu. A 2 minutos de distância, o Oppian Hill Park e a Domus Area. A 3 minutos de distância, a Basílica de São Clemente, uma das mais antigas da cidade. A 4 minutos, o Forum Imperial. A 5 minutos, o Forum Romano – coração comercial, religioso e político da Roma Antiga. A 6 minutos, Capitólio e Museus Capitolinos – um dos mais importantes museus romanos. E finalmente a 7 minutos de distância, a basílica de San Pietro in Vincoli , lar de uma das obras primas de Michelangelo, a escultura de Moisés.

E indo até um pouco além, em 15 minutos de caminhada você estará na região do Circo Mássimo, e em 20 minutos sentirá a brisa no rosto das margens do rio Tibre, na região boêmia de Trastevere. Em resumo: só pra explorar as atrações no entorno do hotel, sem pegar nada de transporte público, são no mínimo 2 dias inteiros de programação. 🙂

Mas já que mencionei o transporte público, a localização também é ótima nesse sentido. Além de múltiplas linhas de ônibus, a estação de metrô Colosseo fica bem perto do hotel. Se você é fã dos ônibus turísticos “hop on hop off”, há um ponto de embarque e desembarque para todos eles em uma das laterais do Coliseu, ou seja, a cerca de 1 minuto de caminhada a partir do hotel.

+ Leia nosso artigo sobre os ônibus turísticos “hop on hop off” em Roma

Para compras, por ser uma zona turística, há muitas lojinhas de souvenirs nos arredores. E se você também é fã de supermercados (como a gente), bem pertinho do hotel é possível encontrar lojas das principais redes como Carrefour ou Coop. Outra boa dica é o Mercato Campagna Amica, um mercado de produtos agrícolas que acontece nos finais de semana próximo ao Circo Massimo. Ótimo para compras e até para comer e beber algo.

Para finalizar: gastronomia. Impossível não recomendar o delicioso restaurante Aroma que fica no próprio hotel e possui 1 estrela no Guia Michelin. Para opções mais informais, o Zizzi Pizza – Laboratorio Artigianale oferece comida tipicamente romana boa e barata. O bairro do Trastevere não fica muito distante e apresenta ótimas opções de trattorias. Destaque para a tradicionalíssima Trattoria da Teo, ou para as mais novas como a Enoteca Trastevere e a Pasta e Vino Osteria.

+ Leia nosso artigo completo sobre onde comer e beber em Roma (em breve)

Nosso quarto no Palazzo Manfredi

O quarto de tamanho médio segue o estilo clássico do hotel, com uma paleta de cores puxando pro bege e dourado. Bem decorado, conta com cama king-size muito confortável e toda a estrutura básica para um hotel dessa categoria: janelas anti-ruído, ar condicionado/aquecedor, sistema de som, TV a cabo e conexão wifi de boa qualidade.

Nosso quarto no Palazzo Manfredi

Durante a estadia é possível ainda escolher o seu modelo de travesseiro favorito em um “menu” de opções. Roupões e chinelos confortáveis com a marca do hotel também ficam a disposição para quem quiser curtir ao máximo o quarto. Há ainda uma maquina de café Nespresso e uma seleção refinada de cápsulas de café e sachês de chá como cortesia. Água mineral também é oferecida e reposta todos os dias.

Destaque ainda para o “Handy”, um smartphone com chip local disponível para o hóspede. Não chegamos a utilizar por estarmos com nosso próprio chip internacional da EasySim4U, mas achamos o conceito bem interessante.

Nosso quarto (infelizmente) não tinha vista para o Coliseu, mas para a rua da frente. As janelas anti-ruído e as cortinas garantem a privacidade e o silêncio absoluto durante a noite.

O banheiro era bem bonito, daqueles que a gente vê e na hora já pensa em “roubar” a ideia da decoração para o da sua própria casa. Com box bem amplo, secador de cabelos e de toalhas, roupão, chinelos, tudo que se espera. O kit de amenities da marca Acqua di Parma talvez tenha sido o melhor de toda a viagem! Praticamente um presente para o hóspede. 🙂

Banheiro com produtos Acqua di Parma

Restaurante Aroma

O AROMA é o restaurante do Palazzo Manfredi. Com uma estrela Michelin e um menu de pratos inspirados na clássica cozinha italiana, o restaurante fica localizado no terraço de onde se tem uma das mais belas vistas do Coliseu.  

Sob o comando do Chef romano Giuseppe Di Iorio, o restaurante de 40 lugares dá lugar ao café da manhã do hotel e atende também no almoço e jantar a hóspedes e não hóspedes (sempre com reserva prévia).

Jantar no restaurante Aroma

Como dispensar a oportunidade de jantar em um restaurante de Chef estrelado com a vista mais incrível de Roma? No jantar, é possível pedir pelo menu à la carte ou escolher o menu degustação de 9 passos (180 por pessoa). Com pareamento/harmonização de vinhos sugeridos pelo sommelier, o valor fica em 250 por pessoa.

Jantar no restaurante Aroma: 1 estrela Michelin e essa bela vista de Roma
Jantar no restaurante Aroma: 1 estrela Michelin e essa bela vista de Roma

O serviço segue a estrutura convencional: um ‘amouse bouche’ de boas vindas do Chef, entradas, prato principal, pré-sobremesa e sobremesa. Claro que, em se tratando de Itália e de Roma, a tradição do ‘primo piatto’ (massa) e ‘secondo piatto’ (carne) também é levada em conta. O resultado é um menu bastante coerente, com ênfase no sabor dos pratos e respeito às tradições e à cultura local, sem grandes “invencionices”. Pode ser uma ótima opção para quem tem o sonho de experimentar um restaurante estrelado mas tem receio de se arriscar em sabores, aromas ou texturas muito complexos. Se você gosta de vinhos, a harmonização é uma ótima pedida, com bons rótulos bem selecionados.

Além do serviço espetacular e obviamente da vista que dispensa comentários, o menu é bem variado e percorre diversos elementos da culinária italiana. Como nesse tipo de serviço os pratos costumam variar bastante de acordo com a época do ano e a disponibilidade dos ingredientes frescos, é bem provável que você encontre opções diferentes no cardápio. Para dar uma ideia, todos os temperos e ervas utilizada no preparo dos pratos são cultivados no próprio terraço do hotel.

Da experiência que tivemos, vale destacar inicialmente o polvo (cozimento e textura impecáveis) e o tagliolini ao molho de abóbora, gorgonzola e ovas de peixe (divino).

Entradas e “primo piatto” com pasta e capeleti

O menu ainda nos brindou com vieiras “a la plancha” com chips de mandioquinha, carne de cervo com lentilhas e mirtilo e perdiz ao molho de erva doce e castanhas.

Alguns dos pratos principais do restaurante Aroma

Se por alguma razão você ainda tem em mente a ideia de que menu degustação é sinônimo de pouca comida, esqueça! Isso não é uma realidade em nenhum lugar do mundo, e especificamente na Itália, menu degustação é sinônimo de sair rolando de tanta comida! Rsrsrs

Eles não brincam em serviço. Dá uma olhada no que foi servido apenas na parte dos doces entre pré-sobremesa, sobremesa e doces para acompanhar o café. Destaque para esse “pozinho verde” que apesar da aparência extravagante, era na verdade chocolate ralado. O souflé assado na hora também é um dos carros chefes do Aroma em se tratando de doces.

Pré-sobremesa, sobremesa e doces para acompanhar o café

Café da Manhã no restaurante Aroma

Que tal começar o dia com essa vista? Acho que a foto fala por si.

Que tal começar o dia com essa vista?

Servido em modelo de buffet, a qualidade e variedade de tudo que é oferecido é espetacular. Entre as frutas frescas, destaque para as frutas vermelhas e escuras como mirtilo, amora e framboesa, nem sempre algo comum nos cafés da manhã de Roma. Os iogurtes são da marca Sterzing-Vipiteno – simplesmente a melhor marca de iogurtes que experimentamos na Itália. Cereais, bolos, tortas, pães doces e salgados, tudo é muito fresco e de altíssima qualidade.

Pães, bolos, tortas e frutas vermelhas

A ótima seleção de frios e queijos locais conta com itens como a legítima mozzarella di búfala, presunto cru e salmão defumado.

Queijos e frios locais

Geleias e mel são servidos à mesa em potes individuais, assim como as bebidas quentes e sucos, trazidos sob demanda. É possível também solicitar ovos preparados na hora – fritos, cozidos, mexidos ou omelete. Para completar, todo dia o Chef prepara algum item “especial” de confeitaria que é trazido a mesa pela equipe.

Mesa de café da manhã no restaurante Aroma

Nenhuma dúvida em afirmar que entrou para a nossa lista de melhores cafés da manhã em Roma. Reserva um bom tempo para aproveitar bem o café – e a vista, é claro!

O que mais o hotel oferece

Como todo bom hotel 5 estrelas, o Palazzo Manfredi oferece para os hóspedes o serviço de concierge para auxiliar no planejamento da estadia em Roma. Entre os serviços oferecidos (alguns com custo adicional) estão massagens, academia e até personal trainer. Há ainda a possibilidade de solicitar serviços de transfer, aluguel de carros de luxo ou compras pessoais.

No lobby do hotel, água (com ou sem gás) e café Nespresso estão a disposição dos hóspedes como uma cortesia 24 horas por dia. Evidente que aproveitamos, especialmente nos dias mais frios. 🙂

Lobby do Palazzo Manfredi

Quanto custa se hospedar no Palazzo Manfredi

Nós sempre usamos o site da Booking para fazer a reserva dos hotéis nas viagens. Além de ser confiável, os preços do Booking costumam ser imbatíveis em comparação com outros serviços similares. E eles ainda tem um programa de fidelidade, o Genius, que dá descontos de 10%, café da manhã grátis e outros benefícios em hotéis selecionados: clique para ver como participar.

Em consulta ao site da Booking, encontramos o valor da diária para 2 hóspedes no Palazzo Manfredi a partir de €300 (quarto casal COM café da manhã fantástico já incluso).

Além do valor da diária, há uma taxa de turismo que é cobrada por TODOS os hotéis de Roma e deverá ser paga separadamente no final da estadia (de 3 a 7 euros por dia, dependendo da categoria da hospedagem).

Booking.com

Compare no mapa abaixo o preço deste e de outros hotéis em Roma!

Booking.com

Avaliação final

Honestamente, a vista para uma atração da importância histórica do Coliseu de Roma impressiona. Não seria exagero afirmar que só isso já justificaria a escolha pela estadia no Palazzo Manfredi. A experiência de acordar e tomar café da manhã de frente para o Coliseu é I-NES-QUE-CÍ-VEL, e de uma certa maneira tão marcante quanto a própria visita ao interior da atração, sem nenhum exagero.

Mas seria frustrante se os elogios se limitassem a isso, e foi muito gratificante perceber durante toda a estadia que o hotel é muito mais do que uma linda vista. Bom atendimento, conforto e sofisticação na medida certa fazem do Palazzo Manfredi uma grande escolha para sua viagem de sonhos por Roma.

Tem dúvidas sobre onde se hospedar em Roma? Então mande sua pergunta pra gente! 🙂 .

Dicas de atividades em Roma

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais