Onde ficar em Siena, na Toscana: Hotel Santa Caterina | Itália

Onde ficar em Siena, na Toscana: Hotel Santa Caterina | Itália

Uma das primeiras cidades que costuma figurar no planejamento de quem deseja visitar a Toscana é Siena. E uma das perguntas mais comuns que a gente se faz é onde ficar em Siena? Passamos por isso também! Para ajudar outros viajantes, contamos aqui tudo sobre a nossa experiência no Hotel Santa Caterina Siena, com localização estratégica, conforto e excelente custo-benefício. 

Um pouco sobre Siena

Como já falamos, Siena é uma cidade da Toscana, região que fica mais ou menos no centro do mapa da Itália. Como em grande parte das cidades italianas, o maior destaque de Siena é seu centro histórico, cercado por muralhas medievais e com casas e edifícios de arquitetura bastante peculiar por conta de seus tijolos aparentes – um charme! Entre as atrações da cidade estão a grande praça central, a famosa Piazza del Campo, erguida em formato de leque com angulação, isto é, com uma espécie de rampa. Na praça fica localizado o Palazzo Comunale, um prédio de tijolos do século 13 em estilo gótico onde funciona a Prefeitura. Junto ao prédio, fica ainda a Torre del Mangia, que abriga um museu cívico aberto a visitação que entre outras peças, tem uma coleção de afrescos incríveis. Lá de cima da torre o visitante tem belas vistas panorâmicas de toda a cidade.

Os 17 bairros históricos – as contradas – circundam a praça e competem no Palio, tradicional corrida de cavalos que acontece há 400 anos, sempre nos meses de julho e agosto. Perto da praça principal, a suntuosa Catedral de Siena é construída toda em mármore abriga as esculturas de Donatello e Michelangelo. E para quem não abre mão de se deliciar com um bom prato de pici (massa grossa típica de Siena) em uma das várias trattorias da cidade, só resta bater perna nas íngremes e sinuosas ruas de paralelepípedos para gastar todas as calorias ingeridas. São ruas repletas de boutiques de moda, lojas gourmet, restaurantes e padarias que servem o delicioso bolo de frutas apimentado chamado panforte.

Por Myrabella – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7743046

Siena também se destaca por sua localização estratégica em relação a própria região da Toscana e suas cidades e vilarejos encantadores, sonho de consumo da maior parte dos viajantes que vão para a Itália. Por conta disso, a cidade é usualmente utilizada como “cidade base” para explorar com calma toda a região. Nesse caso, o melhor dos mundos é escolher um hotel que facilite a sua vida na hora de conhecer Siena – ou seja, próximo ao centro histórico – mas que tenha uma boa estrutura de acesso às estradas para desbravar a Toscana. Esse foi exatamente o nosso cenário na viagem pela Itália, e optamos por ficar 5 noites hospedados no Hotel Santa Caterina Siena.

Hotel Santa Caterina Siena |Onde ficar em Siena

O Hotel Santa Caterina em Siena é um 3 estrelas que te transporta para aquele cenário de sonho do imaginário da Toscana desde o primeiro momento em que você caminha pelo seu lindo jardim interno. Da varanda do jardim onde o café da manhã é servido no verão já se tem uma prévia da vista privilegiada desse lugar! São os campos típicos da Toscana ali na sua frente – um visual realmente deslumbrante.

Jardim do Hotel Santa Caterina Siena | Imagem: site do hotel

Localizado próximo a Porta Romana (uma das portas de acesso à cidade murada), o Hotel Santa Caterina permite que você esteja no coração do centro histórico em minutos. Ao mesmo tempo, por situar-se no lado de fora da cidade murada, o Hotel Santa Caterina está fora da ZTL (zona de tráfego limitado) e tem estacionamento gratuito e com manobrista!

Hotel Santa Caterina Siena no mapa: localização excelente a curta distância do centro histórico de Siena

Ou seja, o melhor dos dois mundos: perto da porta de entrada do centro histórico, e com fácil acesso às estradas da Toscana.

Acomodações do Hotel Santa Caterina  | Onde ficar em Siena

O prédio onde hoje funciona o Hotel Santa Caterina é originalmente uma construção patrícia do século XVIII. O hotel conta com 22 quartos no total, todos decorados bem ao estilo de uma típica casa da Toscana. Tem muito aconchego e aquele clima de relax associado à ótima hospitalidade da equipe que acompanha a gente na hora do check-in e apresenta as acomodações.

Nós ficamos em uma das acomodações com entrada individual pelo jardim. Não dá para chamar de “quarto” porque na verdade era uma casa inteirinha só pra gente! Sim, uma autêntica casa de campo na Toscana, o sonho do imaginário se tornando realidade! Muito ampla, ela é composta de diversos cômodos como hall de entrada, sala de estar e jantar (foto acima), dois quartos mobiliados cama de casal e roupeiro (foto abaixo), além de dois banheiros. Hospedaria tranquilamente uma família inteira!

Quarto que escolhemos dormir na nossa acomodação no Hotel Santa Caterina Siena | Imagem: site do hotel

Na decoração, o estilo rústico dos quartos com vigas expostas, espelhos e quadros com molduras douradas combinados com os tecidos fazem que imediatamente você se sinta bem acolhido, como se estivesse em casa. Merece destaque ainda o mobiliário elegante, que junto com a atenção aos detalhes – como a pequena garrafa cortesia de vinho da Toscana que estava sobre o móvel aparador – deram um toque a mais à nossa experiência de chegada. São esses diferenciais que garantem o clima de ambiente familiar e de conforto que a gente sente ao colocar os pés na recepção.

Hotel Santa Caterina Siena: na nossa acomodação havia sala de jantar e estar
Hotel Santa Caterina Siena: na nossa acomodação havia sala de jantar e estar

E como não falar novamente da vista, dessa vez diretamente da janela de nossa acomodação. O pôr do sol nas colinas da Toscana, devidamente emoldurado pelas janelas de madeira, é uma lembrança que nunca vamos nos esquecer. <3

Independente da sua opção por um quarto convencional ou por essa acomodação em que nós ficamos, todos possuem banheiro privativo, sendo alguns com banheira e outros com chuveiro, além de aquecedor de toalhas, telefone, mini-bar, ar condicionado, TV satélite, secador de cabelo e acesso à Internet wi-fi gratuito. 

No banheiro, boa estrutura com box fechado e chuveiro quentinho (fez frio enquanto estávamos por lá), além de um kit de amenities simples mas de boa qualidade. Além disso, contava com secador de cabelo, essencial para mim que preciso secar sempre minha cabeleira! hahahah

Hotel Santa Caterina Siena : banheiro completo

Café da manhã no Hotel Santa Caterina | Onde ficar em Siena

Uma das melhores partes de ficar em hotel é aproveitar o café da manhã! Ainda mais se o café da manhã for daqueles com produtos frescos e feitos na própria cozinha como é o caso do Hotel Santa Caterina. Servido no formato de buffet em uma varanda linda, toda de vidro por onde entra o sol da manhã iluminando as mesas e com a vista incrível do jardim do hotel. No verão, como já mencionei, é possível tomar o café ao ar livre aproveitando toda vista incrível do jardim interno.

Café da manhã ao ar livre durante o verão no Hotel Santa Caterina Siena
Imagem: site do hotel

Das delícias servidas, encontramos bolo caseiro, pães de vários tipos, vidros com vários sabores de geleia caseira, frios de ótima qualidade e queijos típicos da Itália como a burrata que vinha acompanhada dos tomatinhos cereja. 

Café da manhã do Hotel Santa Caterina Siena

Além disso, para os que preferem uma vibe saudável, tem frutas frescas e sucos, além de cereais como granola, aveia e uma grande tigela de frutas secas e outra sementes.

Café da manhã do Hotel Santa Caterina Siena

Das opções de café, pode se escolher café preto, com leite, capuccino ou ainda chocolate. São preparados na hora pela equipe e servidos fresquinhos à mesa. 

Nossa mesa no café da manhã do Hotel Santa Caterina Siena

Honestamente, por se tratar de um hotel 3 estrelas, esperávamos algo bem mais simples e com menos variedade/qualidade. A experiência do café da manhã nos surpreendeu positivamente.

Veja o vídeo contando um pouco da nossa experiência no hotel

O que mais o Hotel Santa Caterina oferece|Onde ficar em Siena

Vale aqui ressaltar os serviços que o Hotel Santa Caterina oferece, mesmo que alguns já tenhamos mencionado. Começando pelo lindo jardim panorâmico onde o café da manhã é servido no verão, a existência de elevador que garante acessibilidade, cofre, wifi gratuito e a equipe super atenciosa e multilíngüe. Além disso, o hotel tem estacionamento gratuito para os hóspedes e é pet friendly. Dispõe de recepção 24h e serviço de quarto 24 horas (bebida não incluída). No lounge ao lado da recepção tem os jornais diários e serviço de armazenamento de bagagem para os dias de chegada ou saída, caso você chegue mais cedo que o horário de check-in ou fique na cidade até mais tarde no check-out.

Quanto custa se hospedar no Hotel Santa Caterina Siena | Onde ficar em Siena

Reservando com antecedência pelo site do Booking, é possível encontrar a diária para casal a partir de 95€ + taxa de turismo da cidade com o café da manhã delicioso já incluído.

Booking.com

+ Consulte o preço da diária no Hotel Santa Caterina Siena e faça agora sua reserva

Avaliação final do Hotel Santa Caterina Siena  | Onde ficar em Siena

A nossa estadia de 4 noites no Hotel Santa Caterina foi espetacular. O hotel oferece estrutura e conforto, além de ter uma localização perfeita, tanto para explorar a pé o centro histórico de Siena quanto para usá-lo de base com o carro alugado para conhecer as cidadezinhas bucólicas e medievais da Toscana. No nosso planejamento, decidimos ficar esse período todo em Siena justamente por isso. Alugamos o carro com desconto via comparador Rentcars ainda do Brasil e pegamos ele no nosso último dia em Florença. Seguimos nossa jornada pelas belas estradas secundárias da Toscana chegando a Siena depois de uma noite na histórica Lucca e de uma manhã na famosa Pisa (a da torre torta). A cidade de Siena e o Hotel Santa Caterina foram a nossa escolha para ser a base dos bate-voltas para outras famosas como San Giminiano, Montalcino, Monteriggioni e várias outras que você pode conferir neste roteiro (em breve). Pegar a estrada depois de uma boa noite de sono, acordando com a paisagem linda dos campos toscanos na janela e desfrutar de um café da manhã delicioso foi sem dúvida fundamental para nossa experiência de sonho na Toscana.

Veja o vídeo de apresentação do hotel!

Ainda não sabe onde ficar em Siena?

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre o hotel ou apartamento ideal em Siena, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

+Veja a lista completa de hotéis e apartamentos em Siena, na Itália


Mais atividades em Siena


Use internet ilimitada em Siena e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o voo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Siena, na Toscana, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais