Busca
Busca
Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza, na Itália: melhores bairros e dicas de hotéis

Escolher onde ficar em Veneza está longe de ser uma tarefa simples. Veneza é uma cidade de características únicas. Apesar de boa parte da cidade estar no continente, seu centro histórico (que é a zona turística) está em um conjunto de ilhas, que por sua vez são compostas por um labirinto de canais, pontes, ruas e becos estreitos onde carros são proibidos de transitar. Sim, o transporte oficial da Veneza histórica acontece por meio dos barcos – incluindo as famosas gôndolas, que na verdade estão mais para passeio turístico.

Veneza também é uma das cidades que mais recebem turistas em todo o mundo, e tem até uma boa quantidade de hotéis. Ainda assim, muitos são antigos ou caros demais, e as melhores opções costumam esgotar cedo. É necessário buscar e reservar seu hotel em Veneza com bastante antecedência em sites como o Booking. É bom preparar o bolso e pesquisar bastante, já que nem sempre os melhores hotéis vão caber no bolso de todos os perfis de viajante. Tem ainda a tal “taxa de turismo¨ – uma cobrança que varia de 2 a 5 euros por pessoa e por noite, obrigatória em qualquer tipo de hospedagem oficial de Veneza. Normalmente essa cobrança acontece fora do preço da diária, ou seja, é um gasto adicional. Sim, infelizmente não tem como escapar dela – desconfie de uma hospedagem que não cobre essa taxa.

Sabendo disso, esse post vai te ajudar a decidir onde ficar em Veneza. Vamos dar algumas dicas sobre a cidade e falar características dos principais bairros de Veneza. Traremos também algumas sugestões de hotéis em Veneza, inclusive vários onde realmente nos hospedamos e gostamos da experiência.

Onde ficar em Veneza
Onde ficar em Veneza

Veneza: dicas sobre a cidade e mapa da zona turística

O mapa abaixo representa os bairros do centro histórico de Veneza. Em teoria, hospedando-se em qualquer um desses bairros você já estaria relativamente bem localizado.

Onde ficar em Veneza: Mapa dos principais bairros
Onde ficar em Veneza: Mapa dos principais bairros

Mas é claro que entendendo um pouco mais do mapa e dos bairros da cidade fica mais fácil decidir onde ficar em Veneza. Uma primeira dica bem importante é: tente ficar o mais próximo possível da estação de trem Santa Lucia – principal porta de entrada de Veneza – ou das margens do Grand Canal, que corta praticamente todos os bairros e concentra a maior parte das estações do Vaporetto. Dessa maneira o acesso aos meios de transporte vai facilitar muito a sua vida e os possíveis deslocamentos pela cidade.

Falando em deslocamento, um dos maiores problemas para qualquer viajante em Veneza é o transporte das malas (ou a acessibilidade em geral, para quem tem qualquer dificuldade com locomoção). Seja de trem ou carro, o máximo que você consegue é chegar até os bairros de Santa Croce ou Cannaregio. A partir dali os carros não circulam, e as ruas são super estreitas e com calçamento irregular. Até as pontes que cortam os famosos canais de Veneza possuem degraus que tornam praticamente inúteis as rodinhas da sua bagagem. No caso das malas, para minimizar esse problema, as opções seriam: 1) viajar sem malas; 2) deixas as malas em um locker na estação de trem; 3) ficar em um hotel próximo de estações de trem; 4) ficar em um hotel próximo às margens do Grande Canal, por onde circulam os “Vaporettos”, embarcações que são o transporte público oficial de Veneza.

A escolha vai depender do perfil de cada viajante. Nós particularmente costumamos levar pouca bagagem, mas ainda assim ao menos 1 mala média por pessoa é essencial quando se trata de viajar pela Europa. A ideia de deixar as malas em um locker também não nos agrada muito, além de não ser exatamente uma solução barata. Portanto, na nossa opinião, as melhores soluções para onde ficar em Veneza são mesmo escolher um hotel próximo à estação de trem ou próximo das paradas do Vaporetto.

Onde ficar em Veneza: melhores bairros e dicas de hotéis

Para entender um pouco melhor os melhores bairros de Veneza, listamos cada um deles de acordo com a nossa preferência pessoal, com sugestões de hotéis de bom custo-benefício. Vale reforçar que todos podem ser boas opções – vai depender mais do seu perfil e de quanto está disposto a gastar.

1) San Marco | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: San Marco
Onde ficar em Veneza: San Marco

Quando se trata de atrações em Veneza, San Marco é o principal bairro turístico da cidade. Nele estão, por exemplo, a famosa Piazza San Marco e a Basílica de San Marco, além da Ponte dos Suspiros e do Palácio Ducal, todas atrações obrigatórias de Veneza. Passeios de gôndola? Praticamente todos estão concentrados nos canais de San Marco. É claro que tudo isso atrai uma quantidade imensa de turistas, o que acaba inflacionando os preços do bairro. Nos arredores da praça e pelas estreitas ruas do bairro é grande a concentração de restaurantes e hotéis, além é claro das hordas de turistas. Mas especialmente para a primeira vez em Veneza, ficar hospedado em San Marco e poder percorrer toda a zona turística a pé certamente terá um gostinho bem especial.

Prós: estar dentro da área mais turística da cidade, perto de restaurantes, atrações e lojas. De San Marco partem a maior parte dos passeios de gôndola ou os barcos que levam até as ilhas de Murano e Burano.
Contras: grande concentração de turistas e preços inflacionados dos hotéis e restaurantes.
Dica de hotel em San Marco: Ficamos hospedados no Hotel Saturnia & International, opção excelente na melhor localização de San Marco e custo compatível com as comodidades que o hotel oferece.

Hotel Saturnia & Internacional: dica de hotel em San Marco, Veneza
Hotel Saturnia & Internacional: dica de hotel em San Marco, Veneza

+ Leia mais: Nossa experiência no Hotel Saturnia & Internacional em Veneza

Hotel clássico, histórico e familiar, com ótimo atendimento e café da manhã completíssimo (já incluído no preço da diária).

+ Lista completa de hotéis em San Marco

2) Dorsoduro | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: Dorsoduro

Se não for a sua primeira vez em Veneza, talvez Dorsoduro seja o bairro ideal para a sua estadia. O bairro universitário de Veneza é também um dos mais charmosos de toda a cidade, repleto de edifícios históricos. As ruas ao redor do Campo Santa Margherita oferecem bons restaurantes e lojas. Para quem gosta de atividades culturais, o bairro concentra importantes atrações como a Gallerie dell’Accademia – com obras-primas clássicas venezianas – e o Museu Peggy Guggenheim – que abriga trabalhos modernos. As pontes e canais de Dorsoduro estão entre os mais lindos de Veneza. À noite, os bares ficam bem animados e atraem em sua maioria os jovens moradores da cidade. Dorsoduro fica entre San Marco (o bairro número 1 da lista) e Santa Croce (o próximo da lista).

Prós: Charmoso, perto de tudo e com boas opções gastronômicas. Preços no geral um pouco mais em conta do que em San Marco.
Contras: o bairro é extenso, então nem todo hotel estará necessariamente bem localizado só por pertencer a Dorsoduro. Apesar dos preços mais em conta, ainda assim o custo para se hospedar aqui pode ser alto sem uma boa pesquisa.
Dica de hotel em Dorsoduro: O excelente Ca’ Pisani Hotel fica em um dos elegantes edifícios do século XVI do bairro, bem perto da Ponte dell’Accademia que permite cruzar até San Marco.

Hotéis em Veneza: Ca' Pisani Hotel
Hotéis em Veneza: Ca’ Pisani Hotel

+ Leia mais: Nossa experiência no Ca’ Pisani Hotel em Veneza

Todo decorado ao estilo Art Déco e com um belo terraço na cobertura com vista panorâmica da cidade, é um ótimo custo-benefício para os padrões de Veneza.

+ Lista completa de hotéis em Dorsoduro

3) Santa Croce | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: Santa Croce

Considerado um bairro menos turístico, Santa Croce é a porta de entrada de Veneza. Apesar de ligeiramente afastado de San Marco, o bairro é um excelente hub para transportes – tanto dentro de Veneza quanto para outras cidades da Itália. Ali estão o terminal rodoviário, o porto, os pontos iniciais e finais das principais linhas do Vaporetto e a estação de trem Santa Lucia – que tecnicamente está em Cannaregio, mas praticamente na fronteira com Santa Croce. É também o único bairro do centro histórico onde é possível chegar de carro. Ficar hospedado em Santa Croce facilita demais a vida de quem viaja de trem ou planeja fazer um bate-volta até cidades próximas como Vicenza ou Padova. E além disso, o bairro é bem bonito e agradável, com pontes belíssimas e algumas igrejas e campos abertos como o Campo San Giacomo dell’Orio.

Prós: Porta de entrada de Veneza com amplo acesso aos principais meios de transporte. Preços mais em conta do que a média da cidade para hotéis e restaurantes. Ideal para quem viaja de carro ou de trem, e pra quem pretende fazer viagens bate-volta.
Contras: ligeiramente afastado das principais atrações turísticas.
Dica de hotel em Santa Croce: Temos um carinho especial pelo Hotel Santa Chiara, nosso primeiro hotel na cidade. Localizado praticamente em frente da estação de trem, o hotel possui vista para o Grand Canal. Não apenas isso, ele fica literalmente ao lado do terminal de balsas, o que facilitou bastante nossos deslocamentos por toda Veneza.

Onde ficar em Veneza: Hotel Santa Chiara
Onde ficar em Veneza: Hotel Santa Chiara

+ Leia mais: Nossa experiência no Hotel Santa Chiara em Veneza

Com quartos confortáveis e excelente café da manhã, é um hotel que oferece tudo para uma estadia perfeita em Veneza.

+ Lista completa de hotéis em Santa Croce

4) Cannaregio | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: Cannaregio
Onde ficar em Veneza: Cannaregio

Cannaregio é o bairro imediatamente acima de Santa Croce no mapa – separado apenas pelo Grand Canal. É onde fica a estação de trem Santa Lucia e a ligação das ilhas com o continente, via Ponte della Libertà. De características bem parecidas ao bairro vizinho, a região também é considerada menos turística, especialmente a medida que nos afastamos da própria estação de trem e das margens do Grand Canal em direção ao Campo di Ghetto Nuovo, mais ao norte. O bairro tem uma grande concentração de moradores locais, o que dá mais cara de “vida real” à sua experiência em Veneza. Há uma boa oferta de comércio como supermercados, farmácias, enfim, lojas do dia-a-dia. Algumas zonas de Cannaregio talvez não sejam a Veneza repleta de canais do nosso imaginário, mas no geral o bairro tem o seu charme.

Prós: menos turístico e mais “vida real”. Preços mais em conta do que nos bairros turísticos. Bons supermercados e outras opções de comércio do dia-a-dia.
Contras: Algumas zonas podem ser menos charmosas e com menos cara da Veneza do imaginário popular e das fotos de instagram.
Dica de hotel em Cannaregio: O Alle Guglie Boutique Hotel fica em um edifício histórico que foi restaurado. O hotel está bem próximo à bela Ponte Alle Guglie e tem acesso fácil e rápido até a estação ferroviária Santa Lúcia. Apesar de tudo ser muito novo e bem cuidado, os quartos do Alle Guglie são decorados em um estilo veneziano clássico e têm belas vistas para os telhados e ruas do entorno.

+ Lista completa de hotéis em Cannaregio

5) San Polo | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: San Polo

Menor e um dos mais antigos bairros de Veneza, San Polo é bem central em relação a todos os bairros citados acima. Com bons restaurantes e algumas poucas opções de hotel, é um bairro bem interessante para explorar Veneza a pé (ou de barco). Apesar de não concentrar atrações turísticas, está sempre lotado de gente por ser um bairro de “passagem”, bem próximo a San Marco e a Ponte Rialto. Entretanto, essa proximidade faz com que os preços sejam bem inflacionados – e aí talvez seja melhor ficar logo em San Marco.

Prós: central e pertinho de tudo.
Contras: preços em geral são tão altos quanto em San Marco, mesmo sem possuir tantas atrações turísticas.
Dica de hotel em San Polo: O super bem avaliado Riva del Vin BOUTIQUE HOTEL é uma opção de luxo e conforto em Veneza. Para quem procura opções mais em conta, o Grifoni Boutique Hotel é um competente hotel 3 estrelas.

+ Lista completa de hotéis em San Polo

6) Castello | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: Castello
Onde ficar em Veneza: Castello

Maior bairro de Veneza, Castello fica no extremo leste da ilha, fazendo fronteira com o bairro de San Marco. Já deu pra imaginar que, por sua extensão, o bairro pode oferecer tanto uma boa localização – mais próximo de San Marco – quanto uma localização distante de tudo e que exigirá longas caminhadas. Portanto, antes de optar pelo bairro e confirmar a reserva do hotel, confira bem a localização no mapa para evitar ficar na zona mais distante do restante do centro histórico de Veneza. Entre as atrações do bairro, estão o parque aonde acontece a Bienal de Arte de Veneza e o Museo Storico Navale. Em termos de hotéis há de tudo um pouco – de opções luxuosas até hostel.

Prós: Opções de hotéis e hostels para todos os bolsos e gostos. A parte próxima a San Marco oferece uma ótima localização.
Contras: Ficar no outro extremo do bairro significa estar muito longe de tudo – desde as atrações turísticas até a estação de trem de Santa Lucia.
Dica de hotel em Castello: As opções no bairro vão desde luxuosos hotel boutique como o Palazzo San Lorenzo e o Hotel Bisanzio, bem próximos a Piazza San Marco, passando por opções intermediárias como o Hotel Colombina e chegando até a hostels com preços super em conta (em se tratando de Veneza) como o Silver Star Guest House.

+ Lista completa de hotéis em Castello

7) Giudecca | Onde ficar em Veneza

Onde ficar em Veneza: Giudecca
Onde ficar em Veneza: Giudecca

La Giudecca é uma ilha completamente isolada dos demais bairros, com poucas opções de hotéis – a grande maioria de luxo. O bairro é charmoso, mas a Veneza turística mesmo fica do outro lado do canal. Apesar de não ser um trajeto longo, será necessário utilizar o Vaporetto todas as vezes que precisar chegar ou sair de lá.

Prós: isolada da “muvuca” turística e uma das melhores vistas de Veneza
Contras: hotéis caros e necessidade de barco para se locomover até os demais bairros de Veneza.
Dica de hotel em La Giudecca: Um dos melhores hotéis de luxo do bairro é o Bauer Palladio Hotel & Spa, com tudo que se tem direito e preço de acordo com o nível do serviço que é oferecido. Uma opção um pouco mais em conta em Giudecca seria o Hotel Giudecca Venezia.

+ Lista completa de hotéis em Giudecca

8) Mestre, Lido ou arredores de Veneza

Onde ficar em Veneza: Mestre
Onde ficar em Veneza: Mestre

A parte continental de Veneza (bairros como “Mestre”) ou as ilhas mais distantes como Lido, Burano e Murano podem ser boas para passeios de 1 dia, ou como opções mais econômicas de hospedagem. Entretanto, será necessário utilizar trem (no caso de Mestre) ou barco (no caso das ilhas como Lido) para se deslocar todos os dias até a zona turística de Veneza.

Prós: é possível conseguir hotéis mais em conta do que na zona turística.
Contras: o deslocamento diário para ir e voltar até a zona turística vai demandar tempo e dinheiro. E dormir fora da Veneza “clássica” quebra um pouco da atmosfera da viagem.
Dica de hotel em Mestre: A uma distância de 15 a 20 minutos da zona turística de Veneza (com trem ou ônibus), o Hotel Venezia é um 3 estrelas confortável e com ótimo custo-benefício. O buffet de café da manhã é incluído no valor da diária, e pode ser uma boa opção para quem quer economizar na escolha do hotel em Veneza.

+ Lista completa de hotéis em Veneza Mestre


Ainda não sabe onde ficar em Veneza?

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre onde ficar em Veneza, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

+Veja a lista completa de hotéis e apartamentos em Veneza, na Itália


Como chegar em Veneza

O trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Itália, seja para chegar ou sair de Veneza. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Veneza ou passes de trem pela Itália com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços de aluguel de carros em toda a Europa.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars


Mais atividades em Veneza


Use internet ilimitada em Veneza e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o voo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Veneza, no norte da Itália, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Menu