LA Restaurant | Onde comer em Basel

Onde comer em Basel, na Suíça: 3 sugestões de restaurantes na Basileia

Situada na tríplice fronteira da Suíça com Alemanha e França, a cidade de Basel, ou Basileia (em português) tem uma cena gastronômica bastante característica, fortemente influenciada pela cozinha típica desses três países. A localização privilegiada faz de Basel uma cidade ideal para gourmands e amantes de bons vinhos. Com mais de 20 restaurantes indicados pelo Guia Michelin, a cidade oferece opções bem diversas, agradando tanto aos que desejam uma experiência mais sofisticada e gourmet quanto a quem procura por comida típica dessa região ou mesmo de outras partes do mundo. Para te ajudar a decidir onde comer em Basel, preparamos um post com 3 sugestões bem variadas de restaurantes na Basileia: o tradicional Kohlmanns (restaurante de comida regional); o democrático Markthalle (mercado municipal com comida de todas as partes do mundo) e o sofisticado e intimista LA Restaurant (especializado na cozinha fusion).

Para dar uma ideia de quanto custa comer em cada local, indicamos ao lado do nome do restaurante uma classificação de $ até $$$$$. Essa classificação representa o preço médio da refeição (por pessoa).

Usamos o franco suíço (CFH) como moeda para minimizar o impacto das variações cambiais.

SímboloValor por pessoa
$$$$$acima de 70CFH
$$$$50CFH a 70CFH
$$$35CFH a 50CFH
$$20CFH a 35CFH
$até 20CFH

Kohlmanns ($$$$) | Onde comer em Basel

Localizado na Barfüsserplatz – uma das principais praças do centro histórico de Basel – o restaurante Kohlmanns é a nossa dica para quem procura por comida regional na Basileia. O cardápio reúne algumas das principais especialidades locais, uma mescla da cozinha suíça com elementos da culinária francesa e alemã. Os pontos fortes do menu são os pratos à base de carnes assadas – em especial a costela – ou as ‘Flammküchen’ (aqui chamadas de ‘Feuerkuchen’), uma espécie de “pizza rústica” assada na lenha e com um creme de leite cremoso em lugar do molho de tomate. Esse prato é bem tradicional na região da Alsácia francesa, e acabou sendo incorporado pela culinária de Basel por conta da proximidade.

O ambiente combina a modernidade industrial do teto com tubulações aparentes e das luminárias com o clima rústico trazido pela madeira que vai do chão até as mesas. O resultado é uma atmosfera bem aconchegante e informal.

Restaurant Kohlmanns | Onde comer em Basel
Restaurant Kohlmanns | Onde comer em Basel

O que pedir no Kohlmanns: Começando pelas bebidas, tanto os vinhos quanto as cervejas são uma boa pedida na carta bem variada do restaurante. Nós optamos pela cerveja, pedindo uma Hefeweizen (cerveja de trigo à moda alemã) e uma cerveja da casa, a Kohlmanns Spezialitaten.

Na escolha dos pratos, uma boa sugestão para quem estiver em casal como nós é pedir uma opção mais leve como as ‘Feuerkuchen’ e um segundo prato de carne – fica perfeito para dividir entre dois. Entre as Feuerkuchen, a mais tradicional é a Der Klassiker (coberta por speck – presunto típico da região – e cebolas). Mas nós pedimos a Aus dem Münstertal, que vem com um queijo que a gente adora, o Münster, e finas fatias de pera.

O segundo prato foi uma especialidade sazonal que a princípio só está disponível no menu de inverno: a Kohlmanns ‘Dicke Rippe’, uma suculenta costela bovina assada, super macia e saborosa.

Já a sobremesa também foi de inspiração francesa: uma autêntica tarte tatin, tradicional torta de maçã. acompanhada de sorvete ou chantilly.

O Kohlmanns atende tanto para almoço quanto para jantar e foi nossa escolha para a primeira noite na cidade. Comida regional farta e afetiva, cerveja boa e ambiente aconchegante: a combinação que faz do Kohlmanns aquela opção para agradar a todos.

Kohlmanns | Onde comer em Basel
Endereço: Steinenberg 14 (Barfüsserplatz), Basel
www.kohlmanns.ch

Markthalle ($$-$$$) | Onde comer em Basel

Se o foco não é na cozinha regional e sim na variedade de escolhas a preços mais acessíveis, uma opção imperdível de onde comer em Basel é o Markthalle. Com localização super central, o Markthalle não é exatamente um restaurante, mas um grande mercado municipal que reúne diversas opções de restaurantes com comidas de diferentes partes do mundo.

Markthalle | Onde comer em Basel
Markthalle | Onde comer em Basel

Ao todo, são cerca de 40 estandes servindo pratos típicos – da cozinha argentina, passando pela comida árabe, até clássicos como o hambúrguer estadunidense ou a pizza italiana. Mas se as receitas não tem exatamente foco na culinária suíça, muitas das receitas acabam recebendo um ‘toque regional’ a partir da inclusão de ingredientes locais, como por exemplo o queijo Gruyère. Em meio aos estandes de comida, há também pequenas lojas e barracas vendendo produtos frescos, como em um mercado convencional mesmo.

Com mesas espalhadas na região central do espaço, o Markthalle é um espaço bem democrático onde as pessoas pode escolher o que comer em diferentes estandes e depois sentar-se reunidas em uma mesma mesa. O ambiente é animado e bastante movimentado – especialmente para o almoço – e os preços praticados são bem mais em conta do que nos restaurantes convencionais.

O que pedir no Markthalle: É difícil indicar exatamente o que pedir em um lugar com tamanha variedade. No nosso caso, aproveitamos bem essa variedade para pedir cada item da refeição em um estande diferente. A cerveja é da Bierrevier, que conta com mais de 20 torneiras – a maior parte delas com cervejas da própria Suíça ou da Alemanha. O hambúrguer com recheio de queijo Gruyère é da MRs Burguer, especializada em Bio-hambúrgueres preparados na hora. E a maior ousadia foi a escolha do segundo prato no estande Flavors of Israel, ou “sabores de Israel” – um tipo de comida que ainda não havíamos experimentado. Pedimos o ‘Mix Platte’, um prato colorido e muito bem servido, composto por costeletas de cordeiro assadas na chapa acompanhadas de arroz de lentilhas, homus, abobrinha e alguns outros temperinhos típicos.

O Markthalle é indicado para quem procura por um almoço rápido, com bom custo-benefício e sem grandes formalidades, com a grande vantagem de oferecer escolhas para todos os bolsos e paladares.

Markthalle | Onde comer em Basel
Endereço: Steinentorberg 20, 4051 Basel
www.altemarkthalle.ch

LA Restaurant ($$$$$) | Onde comer em Basel

O LA Restaurant é o local ideal para quem está em busca de uma experiência gastronômica mais sofisticada e intimista. Especializado na cozinha fusion, o restaurante possui decoração moderna e refinada em um salão com poucas mesas e atendimento personalizado. A localização ligeiramente afastada do eixo mais turístico – mas ainda próximo ao centro histórico – faz com que o LA Restaurante tenha como maioria de sua clientela o público local. Importante: não deixe de fazer reserva, pois o restaurante abre apenas para o jantar e costuma ser bem concorrido!  

Da cozinha em estilo aberto é possível observar o preparo cuidadoso dos pratos por parte do Chef e de sua equipe. O cardápio é enxuto, e boa parte das receitas são modificadas de acordo com a estação do ano e dos ingredientes frescos disponíveis em cada época. O conceito principal é trabalhar em cima de pratos clássicos interpretados de maneira inovadora, de maneira a surpreender os sentidos.

O que pedir no LA Restaurant: Embora o LA ofereça a opção de escolher os pratos à la carte, recomendamos o menu de passos no melhor estilo slow food. Com o sugestivo nome “just relax & enjoy the menu” (relaxe e aproveite o menu), consiste em uma sequência de 4 passos mais sobremesa (opcional). Em nossa experiência no LA Restaurant, foram servidos os seguintes pratos em sequência:

1) Nabo assado com amêndoas, Coulis de Couve de Bruxelas e Cranberries;
2) Peixe Brüggli Char com aipo e confit de erva-doce, ao molho de trigo sarraceno e manteiga branca de grapefruit;
3) Taco de Carne, molho de pimenta Jalapeño, alface e coentro;
4) Sobremesa varietal de aromas cítricos: bolo de laranja, sorvete de limão e azeite de oliva com lima.

LA Restaurant | Onde comer em Basel
Endereço: St. Johanns- Vorstadt 13 | 4056 Basel
www.restaurant-la.com


Onde ficar em Basel (Basileia)?

Nossa recomendação pessoal é o hotel The Passage, moderno e super bem localizado para conhecer o centro histórico de Basel. Para ver essa e outras opções de hotéis e apartamentos em Basel (Basileia), faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem do mundo!

Booking.com Booking.com

Como chegar em Basel (Basileia)

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar até Basel. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Basel ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Já para quem prefere viajar de carro, a dica para alugar carro em Basel (Basileia) é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais