19 de setembro de 2017

Como é a sala vip Plaza Premium Lounge – Internacional do aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: entrada

Na nossa viagem para o Uruguai, em julho de 2017,  chegamos com bastante antecedência ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Nunca se sabe como estará o trânsito linha vermelha (trajeto que temos que pegar entre a nossa casa na zona sul do Rio de Janeiro e o RIOgaleão). Por sorte, nesse dia estava super tranquilo e logo já tínhamos despachado nossa bagagem e feito os procedimentos no balcão da cia aérea.

RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim

RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim: despachando a bagagem e fazendo checkin

Tudo pronto para o embarque, mas ainda faltavam cerca de 3 horas para o nosso voo. Nessas horas, nada melhor do que poder utilizar os serviços e comodidades de uma sala vip e transformar esse longo tempo de espera em algo prazeroso. Acho que todo mundo que já ficou por hooooooras mofando em um aeroporto sabe como é chato: nada para fazer e preços superfaturados – até para tomar um simples cafezinho você vai gastar uma pequena fortuna.

Eu sempre costumo dizer que a experiência de espera em um aeroporto é outra quando se tem acesso a uma sala vip. Antes de experimentar pela primeira vez, eu juro que achava que era besteira, mas agora eu não quero outra vida! Tem vezes até que a gente sai mais cedo de casa para o aeroporto só pra chegar cedo e poder aproveitar a sala vip sem pressa. Rsrsrs

Plaza Premium Lounge – Internacional

Nesse dia nós aproveitamos para conhecer a Plaza Premium Lounge, uma das salas vip que ficam na área de embarque dos vôos internacionais. Toda essa área foi reinaugurada após as reformas do RIOgaleão para as Olimpíadas do Rio, e as salas vip agora contam com um espaço bem amplo só para elas.

Ambiente:

A decoração com muita madeira e iluminação adequada dá um ar sofisticado ao ambiente, que ainda tem várias referências a uma estética de brasilidade, em especial a representação do Rio de Janeiro no piso que cobre as áreas de descanso, lembrando o calçadão das praias.

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: ambiente decorado com muita madeira e sofisticação

Com uma estrutura bem organizada, a sala tem os ambientes bem divididos: uma ampla área destinada a alimentação e o restante destinado a áreas para quem quer trabalhar e também para descanso. A Plaza Premium Lounge – Internacional é sem dúvida uma das maiores salas vip em termos de área que nós já visitamos, e conta com bom espaço de circulação.

O ambiente de alimentação conta com um buffet e mesas ao estilo restaurante bem próximas uma das outras, além de um bar com balcão e com mais algumas mesas altas.

Área de alimentação da Plaza Premium Lounge Rio Galeão

Área de alimentação da Plaza Premium Lounge Rio Galeão

Na área do bar, há alguns televisores que ficam sintonizados nos canais de esportes. Nesse dia, estava passando o jogo do meu tricolor gaúcho (Dá-lhe Grêmio!) e fiquei um tempo lá de olho no telão e cuidando para não criar um atrito com os viajantes argentinos (talvez até rivais porque o time que jogava contra o Grêmio era o Godoy Cruz-AR) que estavam no bar.

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: bar e ambiente do entorno

O restante do espaço se destina tanto a quem deseja trabalhar quanto para quem quer aproveitar seu tempo de maneira mais “relax”. No fundo, um conjunto de poltronas com tomadas e iluminação para trabalhar, bem como impressora e alguns gabinetes com móvel e cadeira de escritório.

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: área de trabalho. Detalhe do tapete que integra a decoração caracterizando o Rio de Janeiro

Na parte do descanso, há jornais e revistas de vários países bem próximos a uma fileira de acentos super confortáveis tipo long chaise de frente para o hangar onde estão os aviões. Nem precisa dizer que a Chai se atirou numa dessas pra relaxar um pouco depois do nosso jantar, né? Rsrsrs

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: área de descanso de frente para o hangar onde ficam os aviões

 

Alimentação:

Falando de jantar, e as comidinhas?
Bom, essa sala tem uma área bem grande para as refeições, com um buffet separado em dois espaços, um em cada lado da sala.

De um lado ficam as comidas quentes onde é possível escolher uma massa e um molho que são preparados na hora. Tem ainda opções de risoto, carne (nesse dia era estrogonofe) e algum legume cozido que ficam a disposição acompanhados de pães (nesse dia havia um ‘ratatouille’ de legumes).

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: buffet de massas


Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: buffet de comidas quentes

Eu fiz um pratinho de estrogonofe com batatas e salada, já o Guto experimentou os 2 (estrogonofe e depois a massa). Esse prato aí da foto de cima era o ‘penne’ ao molho de queijos que ele pediu. 🙂

Já do outro lado ficavam em sua maioria as comidas frias, como saladas, wraps de queijo e cenoura, frutas picadas e sobremesas, além de lanches como os sanduíches, o pão de queijo ou ainda nachos com molho cheddar. Eu não resisti e fiz um pratinho de nachos. O pão de queijo também tava beeeeeeeem bom.

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: buffet de comidas frias

Nesse dia entre as sobremesas ainda tinha um bolo caseiro de laranja maravilhoso e uma queijadinha que ficou espetacular regada com o leite condensado que ficava numa tigela junto da bandeja. Tive que me segurar pra não voltar várias vezes lá…

Bebidas: 

A sala conta com opções como refrigerantes e água que são servidas no modelo self-service em uma máquina próxima ao buffet de comidas quentes. Já as bebidas alcoólicas ou que dependem de elaboração como café expresso, cappuccino e outros podem ser solicitadas no bar.

Para quem gosta de chá e café, tem ainda uma opção de máquina self-service próximo ao balcão de comidas frias. Mas eu diria que o café preparado por um barista é um dos grandes diferenciais dessa sala. O cappuccino que nós pedimos estava incrível, super cremoso, parecia até que vinha com um chantilly de tão densa a espuminha do leite. Acompanhado do bolinho de laranja e da queijadinha, ficou bom demais!

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: máquina de refrigerante e máquinas de café.

Entre os alcoólicos, um dos destaques é o chope da Brahma tirado na hora, outro grande diferencial dessa sala. Além disso, eles tem a disposição destilados como whisky, vodka e outras, além de espumantes e vinhos de procedência da América do Sul. Nesse dia estávamos mais no clima do vinho (já entrando na onda da viagem para o Uruguai), e as opções eram os chilenos Santa Helena e Concha y Toro. Mas é claro que o Guto pediu um chopinho para aproveitar. 🙂

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: bebidas incluem drinks, vinhos e chope, além do café expresso e cappuccino preparados na hora

Wifi

A conexão wifi da Plaza Premium Lounge merece uma menção honrosa: estava voando! Enquanto tomávamos nosso café e nos preparávamos para deixar a sala e ir para o embarque, deu tempo de baixar vídeos e subir uma centena de fotos de viagens para o Google Drive. Chegamos a comentar que estava melhor que em casa! Rsrsrsrs

Banheiros

Além de banheiros amplos, confortáveis e limpos, a Plaza Premium Lounge – Internacional tem cabines individuais com chuveiros (e banheiro) para os clientes com kit completo de ‘amenities’ e toalhas. O kit é bem completo e vem com itens como escova de dente, creme dental, algodão, cotonetes, lixa, espuma e aparelho de barbear, shampoo, condicionador, sabonete e loção hidratante. Isso tudo incluído. Uma pena que não deu tempo de tomar uma ducha antes do voo, mas a gente foi lá bisbilhotar para fazer as fotos 😀

Plaza Premium Lounge RIOgaleão

Plaza Premium Lounge RIOgaleão: cabines de chuveiros e banheiros

Atendimento:

Um ponto que chamou muito nossa atenção foi a agilidade em recolher a louça das mesas e o atendimento de maneira geral. A simpatia dos funcionários e preocupação em ver se estava tudo de acordo com cada um dos clientes era uma marca da equipe. Destaque para o atendente do bar que fez a gente se sentir em casa, e para um dos chefs que ficava na área das comidas quentes e fazia questão de desejar “boa noite” para cada cliente e perguntar o que cada um estava achando da comida. Simpático, né?

Quem tem direito a utilizar a sala?

A Plaza Premium Lounge é independente, ou seja, não é vinculada a nenhuma companhia aérea ou cartão de crédito. Sendo assim, ela está aberta para utilização de qualquer pessoa.

Quanto custa?

Para utilização da sala, o valor cheio por pessoa é de R$ 165 por pessoa. Mas a Plaza Premium Lounge – Internacional tem parcerias com alguns cartões de crédito ou de fidelidade, e os portadores desses cartões podem ter descontos ou mesmo acessar o lounge gratuitamente. Alguns dos cartões parceiros são: Santander (Unique e Unlimited), Mastercard Black, Dinners, Amex Global (emitido fora do Brasil), Louge Key e Priority Pass. Cada um deles tem suas regras específicas, e como esse tipo de parceria muda constantemente, o ideal é sempre consultar as regras de utilização com a administradora do seu cartão.

Avaliação final:

Gostamos muito da experiência de utilizar a sala vip da Plaza Premium Lounge do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Como disse lá no início, a espera pelo horário do voo é completamente diferente quando se tem acesso a uma sala como essas. Nas 2 horas que ficamos por lá, o tempo passou voando, e quase dá pra esquecer que se está em um aeroporto – tem que tomar cuidado para não perder o voo, rsrsrs.

Como destaque dos pontos positivos, em primeiro lugar eu diria que o conforto e a qualidade no atendimento de maneira geral. Os funcionários são extremamente bem preparados para atender o público e proporcionar a melhor experiência possível.

A rapidez da conexão wifi também merece ser destacada, assim como o bom número de tomadas – algo fundamental para quem viaja com tantos ‘gadgets’ como a gente. Praticamente em todas as mesas e sofás havia uma tomada por perto.

A comida é na média dos buffets de sala vip – não chega a ser excepcional, mas cumpre seu papel. O que mais gostamos foi do pão de queijo e da queijadinha com leite condensado.  Já entre as bebidas, realmente o café feito na hora é um diferencial, assim como o chope.

Para quem tem um dos cartões parceiros da sala, ou para quem vai passar por um razoável tempo de espera no aeroporto (como era o nosso caso), ou mesmo para quem vem (ou vai) passar por voos longos e desgastantes, ter acesso a uma sala como essas pode fazer toda a diferença na experiência de viagem.

Localização:

Localização: Rio de Janeiro RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim
Terminal 2, Embarques Internacionais, Píer Sul, 3º andar
Horário: entre 3h e 2h.
Contato: [email protected] | +55 21 3398 2741
www.plaza-network.com
instagram.com/plazapremiumlounge
facebook.com/plazapremiumlounge



Booking.com

NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Instagram
Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Chai

Chai

Publicitária e pesquisadora, viajando sempre em busca de imersão na cultura dos destinos por onde passa. Amante de tecnologia, não mede esforços para registrar boas histórias com seus gadgets e traquitanas.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.