Shiso: restaurante japonês premiado do Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro

Shiso: restaurante japonês premiado do Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro

Se você é fã de comida japonesa então você precisa incluir um jantar no Shiso no seu roteiro pelo Rio de Janeiro. Além de ser um restaurante premiadíssimo, a especialidade da casa é feita na brasa! Sim, na brasa! Ficou curioso para saber como um restaurante japonês tem como sua especialidade uma comida feita na brasa? Então vem comigo e veja mais detalhes nos próximos parágrafos.

Shiso – entrada do restaurante

Shiso: restaurante japonês

O Shiso orgulha-se de ser um autêntico restaurante japonês e de estar localizado no Hotel Grand Hyatt (onde nos hospedamos e contamos tudo aqui), na Barra da Tijuca, bairro de alto padrão da cidade. De fato pode se orgulhar mesmo, pois com o ambiente moderno misturado com os elementos asiáticos tem um clima do oriente bem único.

Shiso - ambiente
Shiso – ambiente

Além de mesas modernas, o restaurante tem um grande sushi bar desenhado em pedra e com um enorme balcão de madeira originária de uma mesma árvore. Esse visual super natural dá acesso à uma visão completa da cozinha, o que estimula o contato com os chefs e a observação do preparo dos pratos. Nós gostamos muito do espaço e nos sentimos super confortáveis com toda experiência de sabores, do atendimento e de cada detalhe.

Shiso - ambiente e a grande bancada de madeira
Shiso – ambiente e a grande bancada de madeira

Não é à toa que o restaurante Shiso é detentor de dois garfos no prestigiado Guia Michelin e ganhador dos garfinhos no Prêmio Rio Gastronomia 2017, 2018 e 2019 (O Globo).

Além da bancada de onde vemos a área de trabalho da cozinha dos Chefs, o Shiso ainda conta ainda com um bar de saquês que consegue misturar bem os aromas da gastronomia japonesa com o estilo de vida do carioca.

Shiso - bar de saquê e os drinks
Shiso – bar de saquê e os drinks

Mas fique ligado, pois o Shiso é aberto exclusivamente para o jantar. O restaurante tem no cardápio uma seleção de entradas e pratos principais tipicamente japoneses, com os sushis e sashimis deliciosos que a gente espera encontrar. Mas são os Yakitoris, espetos temperados e preparados no carvão, e os Makizushis, enrolados elaborados com diferentes tipos de peixe e frutos do mar que são os grandes destaques do cardápio. É possível pedir os pratos à la carte ou ainda deixar-se surpreender pelo “Omakasé” , o menu degustação servido em cinco tempos.

Shiso - a especialidade - Yakitoris - Fotos dos pratos nesta foto: TripAdvisor, Restorando e Veja
Shiso – a especialidade – Yakitoris – Fotos dos pratos nesta foto: TripAdvisor, Restorando e Veja

Nosso jantar no Shiso

Resolvemos abraçar a proposta de “ser surpreendido” e fomos de menu degustação “Omakasé”. Funciona com uma sequência de cinco tempos onde em cada um são servidos variações de pratos autorais da Chef, criados com ingredientes da estação, sempre frescos e selecionados. Esse formato de menu custa a partir de R$ 250,00 por pessoa (preço em 2020).

Logo que sentamos à mesa, o Renato, nosso garçom muito atencioso trouxe o menu e nos ofereceu um drink. Optamos por pedir bebidas sem álcool já que tínhamos degustado muitos vinhos no evento Grand Hyatt Wine Club que contamos no artigo sobre o hotel que você pode conferir aqui . Vale mencionar um dos meus drinks que era a base de chá branco, gengibre, mel, limão siciliano e hortelã! Delicioso!

Shiso - drinks não alcoólicos
Shiso – drinks não alcoólicos

Logo depois do pedido o serviço já foi iniciado. Vou listar na ordem da sequência de “passos” ou “tempos” descrevendo o prato e indicando a nossa avaliação para vocês terem uma ideia da experiência como um todo.

1° tempo
Ostra gratinada, servida com molho ponzo (mel e shoyo e limão), massago e cebolinha.
Confesso que eu não sou grande fã de ostra como o Guto mas sabe que esse molhinho fez toda a diferença. Gostei da ostra nessa versão.

Shiso - 1° tempo - Ostra
Shiso – 1° tempo – Ostra

2° tempo
Uma pedra de sal rosa com uma seleção de sashimis.
A melhor apresentação para comer sashimi que já tive experiência em um japonês. Essa ideia da pedra de sal foi demais.

Shiso - 2° tempo - sashimi
Shiso – 2° tempo – sashimi

3° tempo
Uma bento box de bambu com nigiris e makis especiais.
Mais uma apresentação super fofa e especial. Essas caixinhas de bambu (bento box) são lindas e foram revelando os sushis aos poucos, conforme a gente foi desencaixando. O sabor dos nigiris e makis valeram a expectativa de ir abrindo cada andar da bento box.

Shiso - 3° tempo - bento box de sushis
Shiso – 3° tempo – bento box de sushis

4° tempo
Filet mignon, marinado em gengibre e shoyu, finalizado na grelha, com cogumelos e aspargos. De acompanhamento veio arroz gohan e sopa missô.
E quem acha que em restaurante japonês não tem carne vermelha é porque não foi ao Shiso. E essa versão de filé mignon marinado ficou diferente e surpreendentemente boa, ainda mais acompanhado de arroz e missô que eu tanto amo. Se deixasse, eu comeria arroz japonês todos os dias substituindo qualquer outro tipo de arroz. E missô poderia ter todo dia mesmo no calor do Rio de Janeiro.

Shiso - 4° tempo - Filé Mignon e acompanhamentos
Shiso – 4° tempo – Filé Mignon e acompanhamentos

5° tempo
Confesso que eu tinha visto várias fotos das sobremesas no Instagram do hotel (@grandhyatt_rio) e estava salivando por este momento.
Veio mesmo a sobremesa chamada Namelaka que estava nas redes sociais!! Ela leva creme de chá verde japonês matcha com chocolate branco, decorado com morangos, kiwi, ameixa e hortelã. Estava ótima, tão boa quanto eu tinha feito imaginado na minha cabeça… Não muito doce, com aquela cremosidade exata e o sabor do chá verde bem leve combinado com o chocolate branco.

Shiso - 5° tempo - sobremesa da foto do Instagram
Shiso – 5° tempo – sobremesa da foto do Instagram

E se não bastasse uma sobremesa de Instagram, veio a outra também!!! E era de chocolate amargo! Eis então o “cremoso de chocolate levemente amargo”.

Shiso - segunda sobremesa - cremoso de chocolate amargo
Shiso – segunda sobremesa – cremoso de chocolate amargo

Avaliação final: Shiso

Se você está no Rio e não quer apenas comer em um japonês, mas sim em um dos melhores da cidade, vá ao Shiso. A combinação do ambiente de atmosfera requintada e ao mesmo tempo com a descontração carioca é uma ótima pedida para curtir um jantar na cidade maravilhosa em um restaurante premiado. Isso sem contar que você encontrará tradicionais e deliciosos sushis e sashimis, mas poderá surpreender-se com as criações na brasa que a Chef propõe contendo, inclusive, um belo e suculento filé mignon. Vale ainda experimentar os drinks preparados no bar do Shiso. Com ou sem álcool, certamente você vai se divertir e se encantar com a combinação de sabores orientais. E não poderia faltar a foto com a equipe super atenciosa e a renomada Chef Miriam Moriyama, premiada como “Chef Revelación 2011”, pelo Jornal El Mercúrio, enquanto comandou a cozinha do restaurante Matsuri, do Grand Hyatt Santiago.

Shiso - curtimos bons momentos e o atendimento da equipe foi excelente. Conseguimos até uma foto coma Chef premiada
Shiso – curtimos bons momentos e o atendimento da equipe foi excelente. Conseguimos até uma foto coma Chef premiada

Shiso
Endereço: Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22795-007
http://www.restauranteshiso.com.br/
Telefone +55 (21) 3797-9523


Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Consulte o mapa para encontrar as melhores ofertas de hotéis e apartamentos para se hospedar no Rio de Janeiro.

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro no Rio de Janeiro

A nossa dica para quem pretende alugar carro no Rio de Janeiro é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars tanto para aluguel de carro aqui no Brasil como nas viagens para o exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Outras atividades no Rio de Janeiro

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário
  • […] Se você é fã de culinária japonesa então faça como a gente e reserve uma noite da sua estadia no Grand Hyatt para conhecer o Shiso que fica dentro das dependências do hotel (que é enorme). O restaurante é premiado pelo prestigiado Guia Michelin e ganhador de cinco garfinhos no Prêmio Rio Gastronomia 2018. A atmosfera do lugar é ótima e o sabor da comida da premiada Chef Miriam Moriyama é de outro mundo. Vale destacar que o Shiso é especializado em sushis, sashimis e yakitoris (espetos temperados e preparados no carvão). Menção honrosa para o bar de saquês os drinks delícia que misturam o clima oriental com a vibe e estilo de vida carioca. Uma maravilha que a gente contou em detalhes no artigo Shiso: restaurante japonês premiado no Rio de Janeiro. […]

Viajar é Demais