O que fazer em Colônia (Köln), na Alemanha

O que fazer em Colônia (Köln): roteiro de 1 ou 2 dias na cidade mais multicultural da Alemanha

Diversa, festiva, multicultural. São muitos os adjetivos utilizados para descrever Colônia (Köln), cidade alemã que tem a merecida fama de ser uma das mais animadas e receptivas do país. Não por acaso, Colônia está sempre nas listas de prováveis destinos de quem planeja uma viagem pela Alemanha. E quando se trata de atrações turísticas e pontos de interesse histórico, também há muito o que fazer em Colônia. Para conhecer o essencial da cidade é necessário reservar ao menos 2 dias inteiros do seu roteiro. Mas mesmo que você só tenha 1 dia em Colônia, saiba que ainda assim é possível planejar um roteiro enxuto com todas aquelas atividades imperdíveis e “obrigatórias” da cidade. É exatamente dessa forma que organizamos esse nosso artigo com o roteiro de 1 ou 2 dias em Colônia (Köln): no primeiro dia, todas as atividades essenciais; no segundo dia, as atividades extras para quem tiver um pouco mais de tempo para curtir a cidade. Anote todas as dicas e divirta-se! 🙂


O que fazer em Colônia (Köln), na Alemanha | Dia 1

Chegada de trem pela estação Köln HBF

A maioria das cidades alemãs conta com estações de trem bem localizadas, e por conta disso o trem acaba sendo sempre uma ótima opção para se deslocar dentro do país. O mesmo acontece em Colônia, onde a belíssima Köln Hauptbahnhof (Köln HBF) fica localizada no coração do centro histórico, exatamente em frente a maior atração da cidade: a Catedral de Colônia. Portanto, a estação de trem é um ótimo ponto de partida para o primeiro dia de roteiro em Colônia, seja em uma viagem bate-volta, ou mesmo para quem se hospedar em hotéis próximos ao centro da cidade.

Centro de Informações Turísticas (Köln Tourismus GmbH)

Bem pertinho da saída da estação de trem e da Catedral de Colônia, na Kardinal-Höffner-Platz, está o Centro de Informações Turísticas (Köln Tourismus GmbH). Nesses locais é possível obter gratuitamente mapas, folhetos e informações atualizadas sobre a cidade. Além disso, para quem adquiriu o KölnCard, o Centro de Informações Turísticas é o local para resgatar a versão física do cartão. O KölnCard é o cartão de descontos oficial da cidade de Colônia, que dá acesso gratuito e ilimitado a rede de transporte público e descontos de até 50% nos principais museus e atrações da cidade. O KölnCard pode ter duração de 24 horas (ideal para 1 dia de roteiro) ou até 48 horas. Por ser relativamente barato, o cartão de descontos de Colônia se paga bem rapidamente para quem pretende visitar museus ou utilizar o transporte público da cidade.

A melhor forma de adquirir o KölnCard é comprando antecipadamente para evitar filas, especialmente se você tiver pouco tempo na cidade. Lembrando que mesmo comprando online, em caso de imprevistos é possível cancelar facilmente a sua compra com até 24 horas de antecedência e obter reembolso integral.

+ Saiba mais sobre o KölnCard

Köln Card: cartão de descontos em transporte e atrações de Colônia
Köln Card: cartão de descontos em transporte e atrações de Colônia

Onde resgatar o seu KölnCard:
Endereço: Kardinal-Höffner-Platz 1 (Köln Tourismus GmbH – perto da estação de trem)
Horário: Aberto de segunda a sábado das 10:00 às 18:00
Preço: A partir de 9€ (cancelamento grátis até 24 horas antes do uso)
+ Compre agora o seu KölnCard antecipado

Kölner Dom: a Catedral de Colônia

Nada melhor do que começar o dia de atividades logo pela principal atração de Colônia: a Kölner Dom. Para quem chega de trem, a Catedral de Colônia é literalmente a primeira coisa que você vai ver na saída da estação. E mesmo já tendo visto fotos ou vídeos, é bem provável que você se surpreenda se esta for a sua primeira vez em Colônia. Muitas vezes usamos termos como “impressionante”, “imponente” ou “majestosa” de maneira um pouco exagerada ou banal, mas no caso da Kölner Dom esses adjetivos se aplicam à perfeição. A Catedral de Colônia é daquelas construções que nos fazem duvidar que algo dessa magnitude possa ter sido feito pelas mãos do homem há tantos séculos. Seja pela altura, pela imponência, pela riqueza de detalhes, é difícil dizer o que mais impressiona na primeira vista da Kölner Dom.

A pedra fundamental para a construção desta catedral gótica foi lançada na Festa da Assunção de Maria em 15 de agosto de 1248. Mas só em 1880 sua construção foi dada como finalizada após a conclusão das duas torres de cerca de 157 metros de altura que desde então dominam as paisagens da cidade e podem ser vistas de diversos pontos da cidade. Durante muitos anos a Catedral de Colônia foi o mais alto edifício religioso do planeta – atualmente, é “apenas” o 5º maior do mundo.

A razão para a construção de uma Catedral tão imponente em Colônia foi abrigar os restos mortais dos Três Reis Magos trazidos de Milão pelo arcebispo da cidade em 1164. Tais relíquias transformaram Colônia em um importante local de peregrinação da Europa e exigiu uma estrutura suficientemente ampla e grandiosa para receber os fiéis. Não por acaso a Catedral recebeu em 1996 o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O interior da Catedral é em grande parte aberto à visitação gratuita – apenas o Tesouro da Catedral e a subida à torre são atividades com cobrança de ingressos à parte. A imponência da Catedral se reflete em seu interior de arquitetura impressionante e pé direito altíssimo. Destaque para os vitrais de beleza única, para os mosaicos no chão e para as inúmeras obras de arte que recobrem os espaços internos da Dom.

É difícil definir o tempo de duração médio da visita a Catedral de Colônia – vai depender obviamente do nível de interesse de cada pessoa. Mas não deixe de reservar ao menos meia hora para caminhar pelo interior de uma das mais belas catedrais góticas de todo o mundo.

Kölner Dom | Catedral de Colônia
Endereço:
Domkloster 4
Horário:
Segunda a sábado das 6:00 às 19:30. Domingos das 13:00 às 16:30 (pode variar em função da época do ano).
Entrada:
Gratuita. A subida à torre e a visita ao Tesouro possuem cobrança de ingresso (com desconto para portadores do KölnCard)
Site: www.koelner-dom.de/en

Compras e souvenirs nos arredores da Catedral

Em um roteiro de apenas 1 dia em Colônia pode não sobrar muito tempo para compras. Mas se você não dispensa trazer lembrancinhas e souvenirs de viagem, vale reservar alguns minutos para caminhar pelos arredores da Catedral e visitar algumas das muitas lojas de produtos típicos. Essa é uma zona bastante turística da cidade, os preços não são exatamente os melhores, mas é uma solução rápida para encontrar belos souvenirs típicos de Colônia. São muitos os itens que fazem referência à Catedral (chaveiros, enfeites, camisetas, etc) e também a cerveja Kölsch – o estilo típico da cidade, do qual falaremos mais adiante.

Outro souvenir bem típico de Köln é a “Água de Colônia”, um tipo mais suave de perfume com menor tempo de fixação que recebe esse nome justamente por ter sido criado na cidade alemã. A mais famosa e popular marca de agua de colônia é a 4711, que possui lojas espalhadas pelo centro de Köln, como essa que visitamos na esquina com a Wallrafplatz.

Um detalhe importante é que, inexplicavelmente, os produtos da 4711 são mais caros nas lojas oficiais em Colônia do que em qualquer drogaria alemã como a DM ou a Müller. Tirando o “glamour” de comprar em uma loja oficial da sua cidade de origem, vale mais a pena comprar água de colônia fora de Colônia.

Museum Ludwig

Após “bater perna” e se ambientar um pouco mais com a cidade, que tal visitar um dos importantes museus bem ao lado da Kölner Dom? Para o roteiro de 1 dia em Colônia a sugestão é escolher apenas um entre o Museum Ludwig (museu de arte Moderna) ou o Römisch-Germanisches-Museum (museu arqueológico), a depender da sua preferência. Nós particularmente temos uma quedinha pelo Museum Ludwig, que tem a mais extensa coleção de “pop-art” da Europa (um dos nossos movimentos artísticos favoritos) com obras de artistas como Roy Licht­en­stein, além da terceira maior coleção de Picasso do mundo.

A coleção permanente do Museum Ludwig reúne ainda um importante acervo de obras do expressionismo alemão, além de obras notáveis ​​da vanguarda russa e uma excelente coleção sobre a história da fotografia. É de fato uma das mais importantes coleções de arte dos séculos XX e XXI do mundo.

Mesmo para quem deseja fazer uma visita rápida, vale a pena reservar ao menos entre 45 minutos e 1 hora para percorrer os principais setores do museu. Os ingressos podem ser adquiridos na hora (portadores do KölnCard tem direito a desconto).

Museum Ludwig
Endereço: Heinrich-Böll-Platz
Horários: Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 (fechado nas segundas)
Entrada: €11 (20% de desconto com o KölnCard)
Site: www.museum-ludwig.de/en

Alter Markt

Poucos metros separam a Catedral de Colônia da Alter Markt (Antigo Mercado), a maior praça do centro histórico de Colônia. Apesar de ampla, a praça conta apenas com apenas um monumento – uma fonte central construída em 1884 em homenagem ao general alemão da Guerra dos Trinta Anos, Jan von Werth.

Alter Markt | O que fazer em Colônia (Köln) | Foto (Cologne Tourism)

É também na Alter Markt que está localizado o edifício histórico da antiga prefeitura da cidade, ou Rathaus Köln. A fachada principal em estilo renascentista remonta ao século XV e é do ponto de vista histórico e arquitetônico a principal atração da praça. Com 61 metros de altura e cinco andares, a torre do edifício foi o primeiro e durante muito tempo o único “arranha-céu” de Colônia.

Mas o maior atrativo da Alter Markt talvez seja a enorme oferta de bons bares e restaurantes – em sua maioria especializados na cozinha típica local. Todo o trecho que vai da Alter Markt até a Heumarkt (próxima parada desse roteiro) é repleto de opções gastronômicas. E não apenas nas praças principais, mas especialmente nos arredores, nos estreitos becos de paralelepípedos tão característicos do centro antigo de Colônia. Em nosso outro artigo sobre “Onde comer em Colônia” algumas das opções sugeridas ficam exatamente nessa parte da cidade.

+ Leia também: Onde comer em Colônia

Durante todo o ano, a qualquer momento do dia ou da noite, os arredores da Alter Markt acabam sendo um importante ponto de encontro não apenas para turistas como também para moradores da cidade, que costumam encher as mesas ou balcões dos bares da região. E se você estiver planejando viajar durante os meses de novembro ou dezembro, a Alter Markt ainda é um dos principais pontos de mercados de Natal da cidade, recebendo o animado Heinzels Wintermärchen – no final desse artigo contamos mais sobre os mercados de Natal em Colônia.

Mercados de Natal na Alter Markt | O que fazer em Colônia (Köln)

A boa localização e a variada oferta gastronômica fazem da Alter Markt uma excelente escolha na hora de decidir onde ficar em Colônia. Nossa dica pessoal é o bom e barato Koncept Hotel Zum Kostbaren Blut, que oferece quartos modernos e bem decorados com uma vista incrível para a Alter Markt e a preços super acessíveis. Lembrando que a Alter Markt está a menos de 10 minutos a pé da estação central de trem de Colônia, ou seja, é muito prático para quem viaja de trem pela Alemanha, mesmo que esteja com malas.

Koncept Hotel Zum Kostbaren | Onde ficar em Colônia
Koncept Hotel Zum Kostbaren | Onde ficar em Colônia

+ Leia também: Koncept Hotel Zum Kostbaren Blut – Onde ficar em Colônia

Heumarkt

A sequência do roteiro leva até a Heumarkt, ou “Praça do Feno”. Perdendo em extensão apenas para a própria Alter Markt, a Heumarkt é a segunda maior praça do centro histórico e mais uma importante atração na lista de o que fazer em Colônia. Até o século XVII a Heumarkt era considerada uma das praças mais bonitas de toda a Europa, comparada até mesmo à Praça de São Marcos de Veneza. Após muitos processos de restauração – especialmente por conta dos bombardeios das duas grandes guerras – a praça acabou perdendo um pouco em tamanho e também em beleza se comparada a sua versão original. Mas ainda assim a praça reúne atrativos como a preservada estátua equestre de Friedrich Wilhelm III. da Prússia, original do século XIX.

Heumarkt | O que fazer em Colônia (Köln) | Foto (Cologne Tourism)
Heumarkt | O que fazer em Colônia (Köln) | Foto (Cologne Tourism)

A exemplo da Alter Markt, a Heumarkt e seus arredores são um grande ponto de encontro de turistas e locais em Colônia. Essa é uma das regiões mais animadas da cidade, reunindo cervejarias e pubs – ótimas opções para desfrutar de uma Kölsch, a cerveja típica de Colônia. Boa parte das nossas sugestões de “Onde comer em Colônia” estão justamente na Heumarkt.

A depender da época do ano em que aconteça a sua viagem, você pode encontrar a Heumarkt praticamente irreconhecível. Isso porque durante o período de festas populares de Colônia como o Carnaval ou os Mercados de Natal a Heumarkt fica inteiramente decorada e repleta de barracas com comidas, bebidas e produtos típicos.

Schokoladenmuseum | Museu do Chocolate

Localizado bem pertinho da Heumarkt na pequena península de Rheinauhafen às margens do Rio Reno, o Schokoladenmuseum (Museu do Chocolate) é sem dúvidas uma das atrações mais populares de Colônia entre os turistas. Fundado em 1993, o museu costuma ter presença garantida nos roteiros dos apaixonados por chocolates – especialmente em uma primeira vez em Colônia. Desde 2006 o Museu do Chocolate se tornou parceiro do mundialmente famoso fabricante de chocolate suíço Lindt & Sprüngli.

Heumarkt | O que fazer em Colônia (Köln) | Foto (Cologne Tourism)

A visita costuma durar entre 40 minutos e 1 hora, e envolve algumas atrações bem lúdicas que contemplam diferentes etapas do processo de fabricação do chocolate. Há desde uma pequena estufa que abriga cacaueiros até réplicas do maquinário utilizado na produção das barras de chocolate que são distribuídas logo no início da visita.

Aliás, por se tratar de um museu de chocolate, é claro que não faltam momentos de degustação. Um dos pontos altos da visita é a impressionante fonte de chocolate com cerca de 3 metros de altura, onde um funcionário mergulha wafers no chocolate ainda quente e distribui para os visitantes. E na lojinha ao final da visita, é claro que tem mais chocolates (esses infelizmente não incluídos no valor da entrada e cobrados à parte).

A melhor forma de adquirir os tickets para visitar o Schokoladenmuseum é comprando antecipadamente para evitar filas. Nesse caso, basta apresentar o seu voucher online pelo celular na chegada ao museu. Em caso de imprevistos é possível cancelar facilmente a sua compra com até 24 horas de antecedência e obter reembolso integral do valor da entrada.

Schokoladenmuseum | Museu do Chocolate
Endereço: Am Schokoladenmuseum 1a
Horário: Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 (fechado às segundas)
Entrada: a partir de €12,50 por pessoa (inteira)

Fischmarkt e Groß St Martin Kirche

Entre o meio e o final da tarde um dos melhores programas de Colônia sem dúvidas é a caminhada às margens do rio Reno pelos arredores do Fischmarkt. O ideal aqui é aproveitar a região livremente, sem pressa, em um passeio que com reúne o contato com a natureza dos jardins e do próprio rio Reno com a beleza da arquitetura dos edifícios históricos e casinhas coloridas que margeiam todo o percurso.

Apesar de boa parte dessa região ter sido destruída nos bombardeios da Segunda guerra Mundial, tudo foi reconstruído seguindo as plantas originais. Atualmente, boa parte desses edifícios funcionam como hotéis, bares ou restaurantes, como é o caso por exemplo dessas casinhas pontiagudas e coloridas que são um símbolo do coração do Fischmarkt – o secular “Mercado de Peixes” de Colônia. Ao fundo, as torres da Groß St Martin Kirche (Igreja de São Martinho) completam a paisagem que é um dos cartões postais de Colônia. Quem quiser pode aproveitar para conhecer o interior da Igreja de estilo Românico, aberta das 10:00 às 19:30 de terça a domingo com entrada gratuita.

Não deixe de curtir também o “vai-e-vem” dos barcos comerciais ou de passeio que cortam lentamente as águas do Reno e cruzam pelas belas pontes Hohenzollernbrücke e Deutzer Brücke.

Passeio de barco com a Köln-Dusseldorfer (KD)

Falando em barcos, outra atração às margens do Reno é a estação de barcos da Köln-Dusseldorfer (KD), uma das mais importantes empresas de passeios de barco da Alemanha. A partir desse ponto é possível realizar tanto passeios de curta duração quanto atividades que podem durar o dia inteiro passando por outras cidades que margeiam o Reno. Com duração de 1 hora, uma das opções mais populares é o Panorama de ida e volta Colônia, um cruzeiro panorâmico que começa e termina no coração do centro histórico e que permite rever os principais pontos da cidade por um ângulo único.

Em um roteiro de 1 dia em Colônia (Köln), especialmente durante o verão – quando o dia fica claro até próximo das 22h – os passeios de barco com duração de 1 hora como o Panorama de ida e volta Colônia podem ser encaixados perfeitamente no cronograma do dia. Já no inverno pode ficar um pouco apertado incluir esse tipo de atividade, e nesse caso seria necessário cortar um dos museus ou pular o almoço.

Köln-Dusseldorfer (KD) | Panorama de ida e volta Colônia | foto: Köln-Dusseldorfer (KD)
Köln-Dusseldorfer (KD) | Panorama de ida e volta Colônia | foto: Köln-Dusseldorfer (KD)

Köln-Dusseldorfer (KD) | Panorama de ida e volta Colônia
Endereço: Frankenwerft 35
Horários: Diariamente até 6 partidas – 10:30, 12:00, 13:30, 15:00, 16:30, 18:00 (com duração de 1 hora)
Preço: a partir de €12 (inteira)

Ponte Hohenzollern-brücke: o melhor pôr do sol de Colônia

Quando as luzes da cidade velha de Colônia começam a se acender, esse é um dos melhores momentos para cruzar a pé a ponte Hohenzollern-brücke – uma ponte exclusiva para trens e pedestres. Isso porque, ao atravessá-la, o que se tem à partir da outra margem é uma visão panorâmica privilegiada do centro histórico de Colônia, um dos ângulos mais fotografados de Colônia.

Ponte Hohenzollern-brücke: o melhor pôr do sol de Colônia | Foto (Cologne Tourism)

Além da vista, a própria ponte em si é belíssima e de grande importância histórica. Construída entre 1907 e 1911, foi a única ponte de Colônia a escapar dos bombardeios da Segunda Guerra.

Catedral de Colônia à noite

Um roteiro de apenas um dia em Colônia não pode deixar de contemplar uma nova visita aos arredores da Kölner Dom durante a noite. A partir do Fischmarkt, basta subir pela escadaria que nos leva de volta aos pés da Catedral.

É difícil dizer em que momento do dia a Kölner Dom é mais impressionante.

Tour de cerveja: Kölsch Crew

E para fechar o dia em Colônia com chave de ouro, uma atividade imperdível que recomendamos bastante é um tour especializado na cerveja típica de Colônia: a kölsch. Se a cerveja na Alemanha normalmente já é o centro das atenções, em Colônia podemos dizer que a kölsch é um verdadeiro patrimônio da cidade. Pedir outro estilo de cerveja nas tradicionais Brauhaus (as cervejarias locais) é quase uma ofensa pessoal aos köbes (nome dado aos garçons que percorrem o salão repondo os copos vazios por uma nova kölsch bem gelada). De estilo bem leve e fresco, a Kölsch é sempre servida em um copo cilíndrico estreito e alto contendo 200 ml de líquido e consumida em altas quantidades. Lembra bastante o costume do chope que temos nos bares e restaurantes do Brasil. A maior parte das boas cervejarias servem a sua própria receita de Kölsch – são cerca de 30 marcas diferentes em Colônia.

O tour que nós fizemos e recomendamos muito é Public Southern Old Town Brewhouse Tour oferecido pela Kölsch Crew. O tour funciona como um “pub crowl“: durante 2 horas o grupo de participantes é levado por um anfitrião local – o simpático Michael – até 4 cervejarias/pubs locais do centro histórico de Colônia. As cervejarias podem variar de acordo com o dia, mas geralmente são locais frequentados também pelos moradores de Colônia e não apenas por turistas. Em cada uma delas, cada participante tem direito a 1 copo de cerveja kölsch – ou seja, 4 copos no total da atividade. No dia do nosso tour, as cervejarias visitadas foram: Brauhaus zur Malzmühle, Gilden im Zims, Bierhaus Am Rhein e Dom Kölsch.

Além obviamente das cervejas, o mais legal é o clima leve e descontraído da atividade. Durante o deslocamento entre as cervejarias – todas bem próximas entre si – o Michael nos contava histórias divertidas sobre a cidade e as cervejarias que estávamos visitando. O fato da atividade acontecer em pequenos grupos faz com que esta seja uma excelente oportunidade para conhecer pessoas e se divertir enquanto degusta algumas das mais tradicionais cervejas de Colônia. Uma das melhores maneiras de encerrar um dia de roteiro em Colônia (Köln).

Kölsch Crew
Ponto de encontro:
à combinar de acordo com o roteiro de cervejarias, mas sempre no centro histórico.
Horário: a partir das 19:00 (duração de cerca de 2 horas)
Preço: €17 (incluídos 4 copos de cerveja kölsch no total)
Site: koelschcrew.com

O que fazer em Colônia (Köln), na Alemanha | Dia 2

Se você pretende ficar por 2 ou mais dias em Colônia, significa que você terá tempo de aproveitar melhor a cidade e fugir das atrações mais “óbvias” na hora de decidir o que fazer em Colônia. A seguir, recomendamos uma lista com algumas atividades e atrações extras para o segundo dia em Colônia (Köln).

Römisch-Germanisches-Museum

Römisch-Germanisches-Museum | O que fazer em Colônia (Köln)
Römisch-Germanisches-Museum | O que fazer em Colônia (Köln)

Localizado ao lado da Catedral de Colônia e do Museum Ludwig, o Römisch-Germanisches-Museum é uma ótima pedida para começar o segundo dia em Colônia. Para os apaixonados por museus, esse conta a história da cultura Romana em Colônia e na região do Reno. São três andares onde é possível ver objetos do cotidiano como recipientes, moedas, brinquedos, além de uma coleção de vidro romano e outras descobertas desse período.

Römisch-Germanisches-Museum
Endereço: Roncalliplatz 4
Horário: aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:00
Entrada: €6 (inteira)
+ Compre agora entradas para o Römisch-Germanisches-Museum

NS Documentation Centre (EL-DE Haus)

Uma das páginas mais sombrias da história da Alemanha diz respeito ao período de ascensão do partido Nazista e da extrema direita que culminou em guerras e no extermínio de centenas de milhares de pessoas. Visitar a Alemanha é sempre uma oportunidade ímpar para conhecer in loco mais detalhes sobre essa época. Conhecer e preservar a história é uma forma de evitar que atrocidades como essas se repitam, e nisso o povo alemão é extremamente competente. Museus, arquivos de documentação ou mesmo antigos centros de concentração estão presentes por quase toda a Alemanha, com acervos muito bem conservados e que nos ajudam a entender bastante da história alemã. É o caso do NS Documentation Centre (EL-DE Haus) em Colônia.

NS Documentation Centre (EL-DE Haus) | O que fazer em Colônia
NS Documentation Centre (EL-DE Haus) | O que fazer em Colônia

A exposição permanente na EL-DE-Haus trata da história de Colônia durante a era nacional-socialista. O local que hoje abriga a exposição foi a sede da Gestapo (a polícia secreta da Alemanha nazista) entre 1935 e 1945. O memorial da “Prisão da Gestapo” no porão do prédio é um dos locais de detenção mais bem preservados da era nazista. Uma atração única e de grande relevância histórica em Colônia.

NS Documentation Centre (EL-DE Haus)
Endereço:
Appellhofplatz 23-25
Horário: aberto de terça a domingo das 10:00 às 18:00
Entrada:
4,50€ (inteira)
Site:
museenkoeln.de/ns-dokumentationszentrum/default.aspx?s=315

Farina 1709: Museu do Perfume

Na cidade da “Água de Colônia” não poderia faltar um Museu do Perfume. Mas o que pouca gente sabe é que água de colônia original não é a popular “4711”, e sim a Farina, criada pelo italiano Johann Maria Farina no início do século XVIII em Colônia. Mas como no século XVIII ainda não existiam os “direitos autorais”, era comum que outros fabricantes tentassem copiar a receita do perfume.

Atualmente a Farina já está na oitava geração familiar e continuam a produzir o perfume conforme a receita original. A casa onde a receita da água de colônia foi desenvolvida é hoje um museu / loja conceito da Farina abertos a visitação.

A visita ao Museu do Perfume leva cerca de 45 minutos e conta um pouco da história da família Farina, da água de Colônia e sobre o universo dos perfumes de maneira geral. Todo o percurso acontece pelos cômodos da casa original dos Farina. É importante fazer a reserva antecipadamente pelo site oficial pois as visitas são limitadas e esgotam bem rapidamente. Ao final da atividade, cada participante ainda recebe um mini frasco do famoso perfume que funciona como uma ótima lembrancinha de viagem!

Farina 1709: Museu do Perfume
Endereço:
Obenmarspforten 21
Horário: Aberto de segunda a sábado das 10:00 às 19:00. Domingo das 11:00 às 16:00
Entrada: gratuita para a loja,
Site: farina.org

Dufthaus 4711

A fabricante de Água de Colônia 4711 também possui uma loja conceito associada a tours guiados contando sobre a história do perfume. Visitando a Dufthaus 4711 você vai entender de onde veio o número 4711 e ter informações detalhadas sobre os mais de 220 anos de história de um dos mais tradicionais fabricantes de perfume de Colônia.

Dufthaus 4711 | O que fazer em Colônia

Dufthaus 4711
Endereço:
Glockengasse 4
Site: 4711.com/dufthaus/en.htm

Neumarkt e Schildergasse

Com algum tempo de sobre em Colônia os apaixonados por compras certamente vão querer dedicar um tempo para a praça Neumarkt e a rua Schildergasse. Nessa região está um dos mais populares polos comerciais não apenas de Colônia mas de toda a Alemanha. As opções vão desde marcas de luxo e galerias sofisticadas como a Weltstadthaus (cujo formato lembra uma enorme baleia de vidro) até grandes lojas de departamento como Galeria Kaufhof, H&M e Zara.

Apesar de não estar no chamado “coração” do centro histórico de Colônia, essa área da cidade ainda fica bem próxima da Catedral de Colônia e das praças principais como a Heumarkt, e pode ser facilmente alcançada de transporte público ou mesmo a pé. Os arredores da Neumarkt reúnem ainda algumas excelentes opções de hotéis de alta qualidade e ótimo custo-benefício, como é o caso do 25 Hours Hotel the Circle – clique para conferir nosso artigo contando tudo sobre esse hotel moderno e descolado em Colônia.

+ Leia também: 25 Hours Hotel the Circle

Bate-Volta até Aachen

Dias extras em Colônia podem ser muito bem aproveitados com uma viagem “bate-volta” de trem até alguma cidade próxima. E a nossa dica nesse caso é conhecer a cidade de Aachen. Situada a 1 hora de trem partindo de Colônia, Aachen é uma cidade com mais de 2 mil anos de história. Boa parte dessa história está bem representada em um centro histórico medieval repleto de atrações – com destaque para a Aachener Dom (Catedral de Aachen), que foi o primeiro patrimônio mundial da Unesco em toda a Alemanha. Para percorrer os principais pontos de interesse da cidade um roteiro de um dia inteiro bem planejado é o suficiente. Por conta disso, Aachen é um destino perfeito para um “bate-volta” de trem partindo de Köln/Colônia.

O que fazer em Aachen
Catedral de Aachen

Leia também: O que fazer em Aachen – roteiro de 1 dia


Colônia (Köln) no inverno | Mercados de Natal

Quando se trata da temporada de inverno, Colônia faz jus a fama de animada e festiva ao organizar um dos maiores e mais importantes Mercados de Natal da Alemanha: o Kölner Weihnachtsmärkte.

Durante o evento, a cidade de Colônia reúne ao todo dez (10) diferentes mercados de Natal oficiais espalhados pelas principais praças e ruas do centro histórico da cidade. Cada um deles funciona de maneira independente, inclusive com seus próprios nomes e características bem particulares. Cada mercado tem também a sua própria caneca estilizada – uma tentação para nós que adoramos colecioná-las como lembrancinha de viagem. O esquema é tão profissional que dá para dizer que Colônia é praticamente uma “disneylândia” dos Mercados de Natal. A seguir contaremos um pouco sobre os três principais mercados de Natal de Colônia: Weihnachtsmarkt am Kölner Dom; Markt Der Engel e Heinzels Wintermärchen.

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom | Mercados de Natal de Colônia

Como o nome já diz, esse é o mercado de Natal da Catedral de Colônia (Kölner Dom). Fica localizado exatamente nos arredores da Catedral – a principal atração turística de Colônia – que por sua vez fica ao lado da estação central de trem, ou seja: atrai muitos turistas e é movimentado praticamente o dia todo. Tirando isso, o mercado da Catedral é de fato lindo e vale a pena conhecer nem que seja apenas pelo visual da Catedral iluminada ao fundo. Nas barraquinhas é possível encontrar praticamente todas as principais comidas e bebidas típicas dos mercados de Natal da Alemanha.

Markt Der Engel | Mercados de Natal de Colônia

Localizado na famosa praça Neumarkt, o Markt der Engel (Mercado do Anjo) tem uma atmosfera bem mais aconchegante e até intimista se comparado ao mercado da Catedral de Colônia. Lembra bastante os mercados de Natal das cidades menores, onde todos os vendedores parecem se conhecer e praticamente tudo é artesanal – das comidinhas aos enfeites natalinos. Mas não se engane: há um bom número de estandes e especialmente uma ótima variedade gastronômica – foi o nosso favorito nesse quesito!

Markt Der Engel | Mercados de Natal de Colônia (créditos: markt-der-engel.de)


Na decoração natalina, chama atenção o céu estrelado formado por mais de 800 luzes. A temática do “anjo” está bastante presente na estética do mercado, desde os enfeites até uma encenação onde anjos percorrem o mercado distribuindo guloseimas natalinas para o público.

É praticamente impossível resistir ao aroma de vinho quente e das comidas típicas a disposição. Entre os salgados, recomendamos experimentar o Lachs im Brötchen (salmão grelhado na brasa servido no pão), o Spiessbraten (churrasco de porco acompanhado de verduras) ou o Reibekuchen (como é chamada em Colônia a panqueca de batata com purê de maçã). Entre as iguarias doces produzidas por confeiteiros da cidade, não deixe de experimentar o Frisch Gebackener Baumkuchen (um pão doce em forma de rosca assado na hora), o Original Kölner Dom Stollen (um bolo de frutas tradicionalíssimo do Natal na Alemanha) e um Original Cologne Cathedral Waffel® – especialidade do secular Café Riese, assado na hora no formato da Dom e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Apesar da localização no centro histórico, o fato de não estar ao lado da Catedral faz com que esse mercado receba menos turistas e seja mais frequentado pelos locais. Mesmo a noite, fica bem agradável de caminhar e curtir o mercado com uma caneca de Glühwein para aquecer do frio do inverno alemão.

Heinzels Wintermärchen | Mercados de Natal de Colônia

O Heinzels Wintermärchen é não apenas o mais antigo, mas também o maior mercado de Natal de Colônia, ocupando toda a extensão da Heumarkt. De tão grande, o mercado precisa ser dividido em áreas de acordo com temas específicos: na Handwerkergasse ficam os artesãos demonstrando seu ofício ao vivo; na Naschgasse os estandes de comida; e tem até uma viela de brinquedos voltada especialmente para os pequenos. No meio de tudo isso, imensas tabernas rústicas concentram a venda dos “carros-chefes” de todo mercado de Natal: vinho quente, cervejas e würsts.

O “Heinzel” no nome faz referência ao simpático duende de Natal que estampa as canecas e também está presente em todas as peças de comunicação visual desse mercado de Natal. Mas o maior diferencial está sem dúvidas no sem número de atividades e atrações que vão além do esperado de “passear, comer e beber”. O Heinzels Wintermärchen é praticamente um parque de diversões com direito a roda gigante de onde se tem uma bela vista superior do mercado e até uma pista de gelo ao ar livre que está entre as maiores de toda a Alemanha.

Impossível não ter um carinho especial pelo Heinzels Wintermärchen, especialmente porque tivemos a sorte de ficar hospedados em um quarto do Koncept Hotel que fica exatamente na praça Heumarkt e dá direito a essa vista espetacular. Da janela dava para sentir o cheirinho do vinho quente! Em época de mercados de Natal, não poderíamos estar melhor localizados!


Onde ficar em Colônia (Köln)?

Ainda não escolheu o hotel em Colônia (Köln)? Então confira as nossas duas dicas pessoais de hotéis onde ficamos hospedados em Colônia:

Para consultar preços desses ou de outros hotéis e apartamentos em Colônia (Köln), faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro em Colônia (Köln)

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Alemanha é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!

Mais atividades em Colônia

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Contrate agora o seguro viagem obrigatório na Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário