4 de novembro de 2018

Benelux Pass: viaje de trem por Bélgica, Holanda e Luxemburgo com o passe da Eurail

Quando se trata de planejar uma Eurotrip, em geral estamos falando de uma viagem com muitos dias de duração, onde passaremos por várias cidades de diferentes países (as vezes mais de 1 cidade no mesmo dia). Em todo esse contexto, o planejamento do seu deslocamento ao longo da Eurotrip é fundamental para garantir a qualidade e a viabilidade do seu roteiro de viagem.

Quem nos acompanha aqui no blog sabe o quanto a gente adora viajar de trem pela Europa. O transporte ferroviário é muito popular em toda a Europa, sendo utilizado não apenas por turistas mas principalmente pelos moradores locais. Viajar de trem apresenta inúmeras vantagens: além do charme e do conforto, a vasta malha ferroviária permite se deslocar por todo o continente. Trens tem grande pontualidade, e o tempo total de viagem é reduzido se comparado aos demais meios de transporte – inclusive o avião, por conta do tempo que se gasta com deslocamentos até os aeroportos e procedimentos de embarque/desembarque.

 

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Viajar é Demais (@viajaredemais) em

Para o planejamento da nossa Eurotrip de 25 dias percorrendo Bélgica e Holanda em um total de cerca de 20 cidades, escolhemos o trem como nosso meio de transporte oficial. Para viabilizar todos esses deslocamentos, tínhamos 3 opções:

1) Compra das passagens de trem no dia de cada viagem

Pela nossa experiência em viagens internacionais, essa opção de cara foi descartada. Comprar passagem de trem em cima da hora só é recomendável para trechos curtos e com várias opções de horário por dia. Para trechos mais longos ou deslocamentos entre grandes cidades, as passagens podem custar até 10x mais se deixar para comprar no próprio dia. Ou pior, podem esgotar, e você nem conseguir viajar. Como já teríamos hotéis e passeios reservados com antecedência, essa opção era completamente inviável.

2) Compra antecipada das passagens de trem para cada trecho da viagem

Essa é a opção mais barata. Pesquisando e comprando passagens de trem com grande antecedência (pelo menos 3 meses antes da viagem), é possível encontrar os menores preços. Entretanto, nesse caso, é necessário decidir não só o dia mas a hora exata de cada viagem de trem com toda essa antecedência. Para quem vai viajar poucas vezes de trem é até mais fácil. Mas no caso de uma Eurotrip de trem como a nossa, passando por mais de 20 cidades, esse planejamento já se tornaria bem mais complicado. Além disso, se você precisar trocar a sua passagem (ou se perder algum dos trens) terá que pagar altas taxas para a remarcação ou cancelamento. Em resumo: apesar de ser mais em conta, pode engessar demais o planejamento e prejudicar a qualidade final da viagem.

3) Adquirir um passe para viagens flexíveis de trem com a Eurail

Primeiro, o que seria um “passe para viagens flexíveis trem”? É um passe que possibilita viajar de trem quantas vezes você quiser dentro de um número definido de dias e países. Ou seja, você escolhe por quais países vai viajar, quantos dias de viagem de trem serão necessários, e paga um valor fixo por isso (independente de quantas viagens de trem você fizer em cada dia). Esse valor vai depender das suas escolhas diante de 4 combinações ou critérios possíveis:

  • Onde: por quais países você vai viajar (de 1 a 4 países)?
  • Quem: quantos passageiros que vão viajar juntos?
  • O que: em quantos dias você pretende utilizar trens (até 10 dias)?
  • Nível de conforto: sua viagem será em 1ª classe (quando disponível) ou apenas 2ª classe.

Em geral, essa é uma opção de custo intermediário: pode sair um pouco mais caro do que comprar todas as passagens com antecedência, mas certamente será bem mais barato do que comprar tudo em cima da hora. Entretanto, é uma opção que garante o máximo de flexibilidade e segurança para a sua Eurotrip de trem.

A principal empresa a oferecer todo tipo de passe flexível para viagens de trem na Europa é a Eurail. A grande vantagem de um passe como esses é que você simplesmente chega na estação de trem e embarca no trem que você quiser (exceção aos trens de altíssima velocidade como TGV ou Thalys, que precisam de reserva de assento). Liberdade máxima para fazer alterações de itinerário ao longo da viagem. No site oficial da Eurail dá pra fazer uma simulação e ver todas as informações bem detalhadas.

Eurotrip de trem – usando o Eurail Pass

+ Consulte os preços do passe de trem pela Europa no site da Eurail

Nossa experiência com Benelux Pass Eurail

Escolha do passe de trem ideal

Onde: Para uma Eurotrip de trem passando por Holanda e Bélgica, optamos pelo passe flexível para 1 país, o Eurail One Country Pass. Ué, mas como assim só 1 país se a Eurotrip seria por 2 países? Quem se lembra das aulas de Geografia ou História deve ter ouvido falar do “Benelux” (bloco econômico que inclui Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Na lógica dos passes de trem da Eurail, “Benelux” conta como um único “país”!

Por conta disso, em nossa Eurotrip de trem o passe ideal foi o Benelux Pass da Eurail. Com ele, poderíamos viajar livremente pelas cidades de Bélgica, Holanda e até Luxemburgo (que infelizmente não coube no roteiro).

Quem: Como viajamos em casal, selecionamos passes para 2 passageiros adultos. Uma dica importante: no caso dos passageiros fazerem todas as viagens de trem juntos (nosso caso), é possível marcar uma opção “Estamos viajando juntos para ganhar um desconto”. Essa opção garante 15% de desconto no valor total da compra.

O que: Essa é a hora de escolher quantos dias você pretende de fato utilizar seu passe de trem. Ou seja, em quantos dias da sua viagem você utilizará 1 ou mais trens ao longo do dia. Lembre-se que ainda não é necessário escolher quais serão esses dias (a flexibilidade é total, você pode decidir no próprio dia quando utilizar).

Nós escolhemos o Benelux Pass que daria direito a 10 dias de utilização, que atenderia bem ao planejamento da nossa Eurotrip de trem. Esses dias de utilização são “não consecutivos”, ou seja, ao longo dos 25 dias de nossa viagem, poderíamos escolher quaisquer 10 dias para viajar de trem. Em cada um desses dias, o número de viagens de trem que você pode realizar é ilimitado.

Nível de conforto: Nesse momento é possível escolher se gostaria de ter direito a utilizar os vagões de 1ª classe ou somente os da 2ª classe. O nosso passe incluia os assentos da 1ª classe. Nesse caso, na prática nós poderíamos escolher qualquer assento dos trens, seja na 1ª ou na 2ª classe. Mas honestamente? Pelos menos nos trens desses 3 países, vimos pouca ou nenhuma diferença entre a 1ª e a 2ª classe. Dá pra escolher tranquilamente o passe que dá direito apenas a 2ª classe e economizar uns bons euros.

Envio do Eurail Pass para nosso endereço

Solicitamos que nossos passes fossem enviados para nossa casa no Brasil. Todo o processo de envio foi bem rápido, e em cerca de 1 semana recebemos o envelope com os Benelux Pass. Para quem preferir, é possível pedir o envio para algum endereço na Europa (como o seu primeiro hotel da viagem).

Além dos passes, o kit completo traz ainda um mapa com todas as linhas de trem pela Europa e um “Guia do Passe” explicando exatamente como ele funciona e como você deve proceder para utilizar o passe.

Kit do Eurail France Pass (fonte: eurail.com)
Kit do Eurail Pass (fonte: eurail.com)

 

Como utilizar o passe da Eurail

Para utilizar o seu Eurail One Country Pass, basta preencher a caneta algumas informações:

1) Nome Completo e número do passaporte;
2) Data e o horário em que você vai utilizar o trem;
3) Cidade de origem;
4) Cidade de destino.

Simples, né? A cada viagem você vai repetir os passos 2, 3 e 4, e você pode deixar pra fazer isso na hora que estiver embarcando no trem.

Para alguns trechos – em especial os realizados por trens de alta velocidade como o TGV ou o Thalys – pode ser necessário fazer reservas de assento previamente. Nesse caso, você pode utilizar o próprio app ou site da Eurail, ou ainda fazer a reserva na própria estação (sujeito ao limite de vagas). Para esses casos, a reserva de assento deve ser paga a parte (é um valor bem abaixo do preço normal da passagem).

Para viagens feitas com trens regionais, não é necessário fazer reserva de assento: basta embarcar no trem e preencher corretamente o seu passe com as informações do trecho utilizado (data, horário de saída, local de origem e local de destino).

Resumo das nossas viagens com o Benelux Pass da Eurail

A seguir, um resumo de todos os trechos de viagens de trem que fizemos por Bélgica e Holanda utilizando o nosso Benelux Pass.

Dia 1 (11/08)

  • 11h56: Bruxelas (BE) – Leuven (BE) (trem regional)

Dia 2 (14/08)

  • 08h07: Bruxelas (BE) – Namur (BE) (trem regional)
  • 14h28: Namur (BE) – Dinant (BE) (trem regional)
  • 19h03: Dinant (BE) – Bruxelas (BE) (trem regional)

Dia 3 (16/08)

  • 11h19: Bruxelas (BE) – Bruges (BE) (trem regional)

Dia 4 (18/08)

  • 16h25: Bruges (BE) – Antuérpia (BE) (trem regional)

Dia 5 (20/08)

  • 09h51: Antuérpia (BE) – Gent (BE) (trem regional)
  • 17h27: Gent (BE) – Antuérpia (BE) (trem regional)

Dia 6 (22/08)

  • 09h30: Antuérpia (BE) – Rotterdam (HOL) (NS trem com reserva de assento 15€)
  • 10h06: Rotterdam (HOL) – Delft (HOL) (trem regional)

Dia 7 (23/08)

  • 09h01: Delft (HOL) – Gouda (HOL) (trem regional)
  • 18h22: Gouda (HOL) – Rotterdam (HOL) (trem regional)
  • 18h48: Rotterdam (HOL) – Delft (HOL) (trem regional)

Dia 8 (24/08)

  • 09h01: Delft (HOL) – Rotterdam (HOL) (trem regional)
  • 09h20: Rotterdam (HOL) – Utrecht (HOL) (trem regional)

Dia 9 (26/08)

  • 9h33: Utrecht (HOL) – Rotterdam (HOL) (trem regional)

Dia 10 (27/08)

  • 09h27: Rotterdam (HOL) – Lelystad (HOL) (trem regional)
  • 10h05: Lelystad (HOL) – Haarlem (HOL) (trem regional)
  • 17h26: Haarlem (HOL) – Amsterdam (HOL) (trem regional)
  • 21h41: Amsterdam (HOL) – Haarlem (HOL) (trem regional)

Ao todo, viajamos 20 trechos de trem. Em apenas 1 deles – quando cruzamos a fronteira entre os 2 países em trens de alta velocidade – foi necessário fazer a reserva de assento e ter um horário previamente definido. Em todos os 19 trechos restantes, tínhamos total liberdade de escolher o horário que desejássemos e embarcar na 1ª classe de qualquer trem regional para qualquer destino dentro dos países selecionados.

Vantagens em viajar com o Eurail Pass

A primeira e principal vantagem é a liberdade para mudar o seu planejamento e incluir novos destinos de última hora. Comprar passagens de trem em cima da hora é caríssimo. Fazer uma alteração no dia e horário de uma passagem já comprada é caríssimo. E o desespero de se atrasar e perder um trem? Com o Benelux Pass, tudo isso deixou de ser problema. Tivemos uma flexibilidade muito maior para definir nosso planejamento e alterar em algumas horas a maioria dos trechos da viagem.

A segunda (grande) vantagem é a possibilidade de economizar dinheiro. Mesmo que você seja daquelas pessoas que conseguem planejar cada detalhe da sua viagem com muita antecedência (como nós somos), ainda assim os valores de comprar cada passagem separadamente podem sair mais caros no somatório final. Isso vai depender da quantidade de trechos que você irá fazer em um mesmo dia.

No fim das contas, o Benelux Pass foi a solução ideal para nossa Eurotrip de trem por cerca de 20 cidades de Bélgica e Holanda.


Já reservou seu hotel para a Eurotrip?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Paris e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal para sua Eurotrip

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Email

5 Comentários

  • […] Para quem vem de Bruxelas, o trajeto de trem até Leuven dura menos de 30 minutos, e a frequência de trens é grande. Como esse é um trecho curto, dá até pra comprar só na hora da viagem (o preço é de cerca de 5,50€ por pessoa). Ou você pode utilizar o Benelux Pass da Rail Europe, como contamos nesse post sobre passes de trem pela Europa. […]

  • […] a pé ou com transporte público. Além disso, nos deslocamentos entre cidades quase sempre o trem é o nosso meio de transporte oficial. Por conta disso, ficar hospedado perto da estação de trem e das zonas turísticas da cidade era […]

  • […] quem parte de Bruxelas, a sugestão é utilizar o trem como meio de transporte. De preferência um passe de trem da Eurail que te dá a flexibilidade de pegar qualquer trem regional sem reserva antecipada. Começamos o […]

  • Bruno
    2019-08-12 21:18

    Com quanto tempo pode comprar esse passe de trem? Por exemplo a minha viagem é em fev/2020, ja posso comprar? Tem validade?

    • Augusto
      2019-08-27 05:08

      Olá Bruno, desculpe pela demora na resposta. Vamos lá: você já pode comprar o seu passe de trem agora sim, aproveita para já consultar os valores diretamente no site da Eurail. O passe não tem validade. Você é quem define o dia inicial do passe, e a partir dali ele vai valer pelo período de 1 mês corrido. Dentro desse período, você vai poder utilizar os trens por 5 dias, 7 dias, 30 dias – depende de qual modalidade de passe você escolher. Se ainda estiver com dúvidas ou quiser dicas mais específicas para a sua viagem, manda um direct pra gente pelo facebook ou pelo instagram @viajaredemais. Um abraço!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.