Vale a pena alugar carro no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha?

Uma pergunta que nós recebemos dos leitores e seguidores com frequência é se vale a pena alugar carro para conhecer o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. A nossa resposta para essa pergunta é um sonoro siiiiiiim! E a gente explica porque nesse artigo! Segue com a gente!

A Serra Gaúcha é um dos principais destinos de viagem do Brasil, repleta de atrações e atividades para todas as idades. E se você chegou aqui é porque está planejando seu roteiro por lá e está cheio de dúvidas, certo? Se você quiser ter mais conforto na viagem, se protegendo das intempéries do clima (frio, neblina e chuva) e, o mais importante – garantir que vai conseguir visitar as suas vinícolas preferidas e fazer todas as atividades do seu planejamento, recomendamos alugar um carro! Nós alugamos e foi excelente para conseguirmos fazer até mais do que estava no nosso roteiro. Sem carro, talvez nem o que estava planejado seria possível já que as atividades da região da uva e do vinho são espalhadas e distantes uma das outras.

Importante!
Lembre-se: se beber, não dirija! O motorista precisa ser consciente. Nas vinícolas, as degustações são sempre bem servidas. Então, a dica para quem está de motorista do dia é sentir os aromas e provar o sabor, mas não dá para “entornar” a taça toda. Até porque são vários rótulos que são servidos. No nosso caso, o Guto, que não dirige, bebia a parte dele e também a minha!

Fizemos as cotações e a reserva pela internet com antecedência, pegando o carro já em Porto Alegre na AlternativaCar Locadora do Aeroporto.  Assim economizamos no traslado entre a capital e a serra. Dá até para comer o melhor rodízio de churrasco da região metropolitana na famosa Churrascaria Schneider. Em pouco mais de 1h30 de trajeto em uma estrada boa e sinalizada já estávamos no Vale dos Vinhedos. 

Dentro do carro, Guto no assento do carona e Chai no volante olhando para a camera e sorrindo
Curtindo a estrada até a Serra Gaúcha

Como alugar carro mais barato no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

Aí você vai me perguntar: certo, mas e o preço de um carro alugado compensa? E eu respondo: sim, principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro.

Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. 

Nossa experiência com a AlternativaCar Locadora de Porto Alegre

A primeira pergunta que a gente se fez foi: “vale a pena alugar carro para conhecer o Vale dos Vinhedos?” Em seguida, a segunda pergunta que sempre surge: a locadora AlternativaCar é boa? Imagino que se você chegou nesse post foi porque também se fez a mesma pergunta, certo? Então, deixa eu te contar como foi esta 2ª experiência que tivemos com a AlternativaCar Locadora.

Conhecemos a AlternativaCar Locadora através da plataforma Rentcars quando estavámos organizando nossa viagem para Gramado. Fizemos as primeiras simulações e o resultado sempre vinha com essa locadora com o melhor preço da categoria escolhida – carro econômico, o mais simples. Vimos que a nota da locadora era alta, as avaliações muito boas na plataforma e então decidimos fechar a reserva com eles mesmo sem ter uma avaliação mais detalhada. E a primeira experiência foi muito boa! Veja nosso relato em aluguel de carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha.

Nesta segunda experiência, fizemos as simulações na plataforma Rentcars e novamente os valores eram os melhores. Então não tivemos dúvidas e fechamos a reserva! Todo processo de comunicação é sempre muito ágil e eficiente via WhatsApp. E a equipe muito atenciosa.

No dia da chegada à Porto Alegre, pegamos nossas malas e já mandamos mensagem para o número oficial da AlternativaCar pelo WhatsApp. Em seguida já tivemos retorno com as instruções para aguardar na área externa destinada às locadoras de veículos. Em minutos já avistamos o veículo utilitário da AlternativaCar chegando para nos buscar e nos levar até a sede da empresa. 

A sede da locadora fica há 5 minutos do aeroporto, na Av. das Indústrias, em uma propriedade ampla e sinalizada. No local, além da área onde os carros ficam estacionados, também está a recepção destinada ao atendimento aos clientes.

Pegamos o modelo sedan 1.0, com tanque cheio e quilometragem livre. O carro era um Renault Logan novinho, com baixa quilometragem, em ótimas condições e super macio para dirigir, além de limpinho.

Carro alugado de frente e Chai na porta do carro
Prontos para pegar a estrada!

A equipe é muito eficiente, realizando os trâmites de locação (cópias de documentos, assinatura do contrato, valor caução, etc) enquanto já preparam o veículo na porta para a vistoria e instruções básicas. Tudo muito ágil e ao mesmo tempo acolhedor. Há ainda um espaço de espera na parte interna com máquina de café e água à disposição dos clientes.

A viagem até Pinto Bandeira, nosso primeiro destino, foi tranquila e sem congestionamentos na estrada. O carro que estava abastecido com gasolina foi bastante econômico. Rodamos por 8 dias na região toda e só abastecemos pra voltar à Porto Alegre. E a dica aqui é abastecer enchendo o tanque na estrada em algum posto da BR 116, entre as cidades de São Leopoldo e Canoas. O preço do combustível tende a ser mais barato do que ao lado do aeroporto na entrada da cidade.

Com o carro estacionado em frente a Locanda Montecielo no Vale dos Vinhedos onde ficamos hospedados por 2 noites

Assim que chegamos na sede da locadora, os funcionários já iniciaram a vistoria e todo processo de entrega do veículo. Foi tudo super rápido. Até porque tínhamos um avião para pegar. Logo já deram a baixa na papelada e cancelaram a caução do cartão de crédito enquanto as nossas bagagens já estavam sendo colocadas na van de translado. Foi o tempo de agradecer e entrar no carro para rapidinho seguir até o aeroporto. Tudo muito ágil, além de ótimo atendimento novamente. Galera super de bem com a vida. 

Chai dentro do veículo da locadora
Locação finalizada e rumo ao aeroporto

Por toda essa experiência positiva, com atendimento simpático, comunicação eficiente em todos os momentos, preço justo e carro em ótima condições que nós recomendamos muito o aluguel com a AlternativaCar Locadora.

Alugar carro no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha: o que é preciso saber

Toda vez que a gente vai alugar um carro, surgem algumas dúvidas sobre os procedimentos. É importante sempre validar com a locadora todos os requisitos, pois além dos obrigatórios (CNH, CPF e Cartão de crédito/cheque), há outras questões que podem variar conforme as regras da empresa. Também vale conferir se entre os benefícios do seu cartão de crédito consta cobertura de seguro para alugurl de veículos e quais os procedimentos para estar coberto por ele.

Além disso, cada cidade tem diretrizes e características de trânsito específicas que precisam ser observadas. Na Serra Gaúcha não é diferente. Confere abaixo algumas delas:

Requisitos para alugar um carro no Brasil

  • Carteira Nacional de Habilitação (obrigatório)
  • CPF (obrigatório)
  • Cartão de crédito (obrigatório, podendo eventualmente ser de terceiros – consulte a locadora)
  • mínimo 21 anos (depende da empresa locadora)
  • carteira de motorista há pelo menos 2 anos (depende da empresa locadora)

Características de trânsito no Vale dos Vinhedos e região

  • Google Maps ou Waze são excelentes. Não precisa de GPS como adicional do veículo. Basta usar seu smartphone.
  • Nos centros das cidades maiores (Caxias, Bento Gonçalves e Garibaldi) tem trânsito mais congestionado nos horários de rush e as ruas principais tem parquímetro e é necessário pagar para estacionar.
  • Tem estacionamento gratuito em todas as vinícolas, restaurantes, atrações turísticas e hotéis.
  • O combustível custa o mesmo valor das grandes cidades.
  • O trânsito nas principais rotas do Vale dos Vinhedos é muito tranquilo. Durante o dia nos finais de semana fica mais intenso porque é quando os turistas da região metropolitana invadem a Serra para curtir as vinícolas e a ótima gastronomia que a região oferece. Também é importante mencionar que as autoestradas que ligam as cidades tem trânsito um pouco mais pesado porque circulam muitos caminhões.

Fala aí, viajante? Gostou das nossas dicas sobre aluguel de carro na Serra Gaúcha? Conta pra gente nos comentários.


Já reservou sua hospedagem no Vale dos Vinhedos?

Quer encontrar as melhores opções de hotéis, pousadas e apartamentos no Vale dos Vinhedos e em toda região da Uva e do Vinho? Não deixe para a última hora, faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Menu