Nonno Mio em Gramado: onde o sofisticado e o tradicional se encontram

Se você está em busca de um restaurante aconchegante, com opções de pratos que combinam muito bem o sofisticado e o tradicional da gastronomia dos imigrantes alemães e italianos do Sul do Brasil, então você precisa conhecer o Nonno Mio.

Localizado na zona central da cidade, bem ao lado da Praça das Etnias e da Rodoviária de Gramado, o belo prédio ajardinado é um convite à entrar.

Jardim lindo em frente ao restaurante | Imagem: site oficial do Nonno Mio

Na parte interna do restaurante, dois salões enormes com estilo que mistura a inspiração rústica a partir da predominância da madeira no mobiliário e a elegância dos objetos, plantas e elementos decorativos escolhidos com muito bom gosto.

Você também vai gostar de ler

+Onde ficar em Gramado e Canela: melhores bairros e hotéis para se hospedar
+10 itens essenciais para levar na mala de viagem no inverno
+
Mala de viagem de verão: checklist completo do que levar na bagagem
+ 8 motivos para viajar com pouca bagagem que podem te fazer economizar
+ Vale a pena alugar carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha?

Adquira aqui o ticket do ônibus turismo oficial de Gramado e Canela

O Nonno Mio é um restaurante com mais de 35 anos de história na cidade que tem orgulho do seu menu que tem uma boa variedade de pratos preparados na hora pelo chef Cassiano Melo. A carta de vinhos também é variada mas o destaque vai mesmo para a linha de rótulos próprios, que tem desde espumantes, passando pelos brancos até chegar aos tintos.

Mas vamos falar do menu! Além do carro chefe – o Rodízio de Galeto, há opções com versões executivas desse prato típico. Isto é, prato único de galeto na brasa com poucos acompanhamentos que podem ser escolhidos entre as várias opções disponíveis. Também tem uma boa variedade de pratos à la carte de carnes como filé, entrecôte, coelho, cordeiro, peixes e outros.

E vale registrar aqui que o Nonno Mio é filiado à Associação dos restaurantes da Boa Lembrança. Isso significa que todos os anos um novo prato entra no menu depois da aprovação dos membros da Associação. Ao pedir o prato, o cliente leva para casa uma recordação feita com graça e arte: um prato de cerâmica pintado à mão com uma colorida representação do pedido degustado, uma lembrança concreta e que pode ser colecionada. Eu adoro e já iniciei minha coleção em um restaurante de Maceió, Alagoas!

Nossa experiência no Nonno Mio

Iniciamos com a sopa de capelleti de entrada que já estava incluída no menu escolhido pelo Guto! Para acompanhar nossa refeição, pedimos um vinho branco do Nonno, sugestão do garçom super querido que atendeu a gente!

Vinhos da casa e a sopa de capelleti de entrada

Vamos aos pratos, então! A dica do Guto é apostar no carro chefe, o Rodízio de Galeto onde por um preço fixo, você pode comer à vontade. No valor está incluído: sopa de capeletti, saladas de radicci e maionese (receita especial da casa, sem ovos), massas espaguete e tortéi (molhos ao sugo, molho da casa, bolonhesa, quatro queijos, ao pesto e alho e óleo), polenta brustolada (na chapa) e o galeto assado na brasa.

Galeto delicioso e os acompanhamentos

A minha escolha de prato foi diferente do Guto! Eu adoro galeto mas eu gosto ainda mais da experiência de provar o Prato da Boa Lembrança. A Associação da Boa Lembrança congrega diversos restaurantes em todo o país, de todos os portes e especialidades, sob uma única bandeira: assegurar os prazeres da boa mesa. Desde 1994, a confraria da Boa Lembrança reúne casas que primam pela boa cozinha e qualidade dos serviços oferecidos.

Em 2019, ano em que visitamos o Nonno pela última vez, escolhi o Prato da Boa Lembrança que era o Saltimbocca com Bigoli Caseiro. Este nome pomposo nada mais é do que um filé bovino aberto, grelhado na manteiga de sálvia, com presunto de parma. Acompanha o bigoli (massa) caseiro com tomates cerejas e Milan. Uma delícia!

O Prato da Boa Lembrança Saltimbocca com Bigoli caseiro

E a sobremesa tem opções bem típicas: o tradicional sagú com creme ou pudim de leite. No caso pedimos um de cada! hahaha.

Delícia de sobremesa: sagu com creme e pudim acompanhado de um café

Serviço
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2070 – Planalto | Aberto de quarta a segunda-feira, das 11h30 às 16h e das 18h30 às 23h30.
Preço: $$$


Já sabe o que fazer em Gramado e Canela? Confira as melhores atrações da Serra Gaúcha e reserve com antecedência.

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 


Adquira aqui o ticket do ônibus turismo oficial de Gramado e Canela

Como alugar carro mais barato em Gramado e Canela

Depois dessas dicas de onde comer em Gramado e Canela, que tal outra dica, dessa vez para alugar carro por um preço bem em conta na Serra Gaúcha? Aí você vai me perguntar: certo, mas e o preço de um carro alugado compensa? E eu respondo: sim, principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro. Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. 

Para conferir como foi a nossa experiência, leia o artigo Vale a pena alugar carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha?. E se preferir, já faz uma cotação aqui embaixo para conferir os valores! 🙂


Já reservou seu hotel em Gramado?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal em Gramado e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

Booking.com
Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário