O que fazer em Búzios? Roteiro de 2 dias para um final de semana na região dos Lagos
Roteiro de 2 dias em Búzios - thumb 2

O que fazer em Búzios? Roteiro de 2 dias para um final de semana na região dos Lagos

Quando em meados dos anos 60 a atriz francesa Brigitte Bardot decidiu passar alguns dias hospedada na casa de amigos na Rua das Pedras, Búzios ainda era um pequeno e desconhecido vilarejo de pescadores do litoral fluminense. Mal sabia ela que sua visita não apenas tornaria Búzios conhecida mundialmente, como transformaria a cidade em um importante destino turístico e sonho de consumo de viajantes do mundo todo. Em especial os nossos “hermanos”! Sim, estamos falando dos argentinos, que desde a década de 70 promoveram uma verdadeira “invasão” à cidade e ajudaram bastante no crescimento da indústria do turismo na região.

Essa mistura de culturas e sotaques aliada ao clima ameno, com sol quase o ano inteiro e praias paradisíacas fazem de Búzios realmente uma cidade única para ser visitada e explorada mais de uma vez. Na verdade, muito além das praias, Búzios oferece diversas atrações naturais, passeios de todos os tipos, opções gastronômicas, lojinhas e muito mais.

Com tantas opções, nem sempre é fácil decidir o que fazer em Búzios quando você tem apenas um final de semana para aproveitar a cidade. Nesse post a gente traz várias dicas e sugestões para você montar seu roteiro de final de semana em Búzios. Tudo baseado nas nossas experiências pessoais na cidade. Quer saber tudo que dá pra fazer em 2 dias em Búzios? Então você está no lugar certo! 🙂

Você também vai gostar de ler:
Hotel Ferradura Resort: onde ficar em Búzios
Aquabarra Boutique Hotel & SPA: onde ficar em Búzios

O que fazer em Búzios: 1º dia (sábado)

Praia de Geribá

Chegamos no final da manhã e fizemos o check in no Aquabarra Boutique Hotel & SPA, onde nos hospedamos em nossa primeira noite em Búzios. Aproveitamos a proximidade com as praias de Geribá e Ferradurinha para dar aquela voltinha de reconhecimento da área. Fomo até a praia de Geribá para aproveitar o belo dia de sol e curtir o marzão. Se você não tem muitos dias na cidade e está indo pela primeira vez, eu diria que Geribá é uma praia obrigatória a ser conhecida. Extensa (ideal para caminhadas) e com boa estrutura de barracas, a praia é uma das mais populares e visitadas de Búzios. Geribá consegue agradar tanto aos turistas quanto aos moradores, justamente por ser uma praia movimentada, com infraestrutura e que atende bem a diferentes perfis de público. Enquanto na parte esquerda o mar tem águas mais calmas e é ideal para famílias com crianças, o lado direito é mais agitado e bastante utilizado para a prática do surf.

Roteiro de 2 dias em Búzios - praia de Geribá
Roteiro de 2 dias em Búzios – praia de Geribá

No nosso caso, como não surfamos e nem temos filhos, aproveitamos para dar uma bela caminhada por toda a extensão da praia, com pequenas pausas para um mergulho ou para relaxar na areia aproveitando o dia super agradável.

Roteiro de 2 dias em Búzios - curtindo a Praia de Geribá
Roteiro de 2 dias em Búzios – curtindo a Praia de Geribá

Após curtir bastante a praia de Geribá, demos uma esticadinha na caminhada e almoçamos no restaurante Capim Limão, especializado em grelhados e saladas.

Rua das Pedras e Orla Bardot

Após almoço e uma breve passada de volta ao hotel com direito a piscina e banho para trocar de roupa e recuperar as energias, fomos aproveitar o final de tarde inicio da noite na região da Rua das Pedras. A rua é uma das principais referências da cidade – talvez até mais famosa do que as praias – e por conta disso sempre concentra uma grande quantidade de turistas. A Rua das Pedras é o principal polo comercial da cidade, com muitas lojinhas que vão desde artigos de praia até artigos de luxo e de grandes grifes (esses a gente só passa olhando, porque os preços devem ser só para turistas europeus mesmo…). A gente acabou optando somente por tomar um sorvete enquanto passeávamos por toda a extensão da Rua das Pedras e pela Orla Bardot (homenagem a Brigitte), outro ponto obrigatório para a primeira vez em Búzios.

Roteiro de 2 dias em Búzios - Rua das Pedras e Orla Bardot
Roteiro de 2 dias em Búzios – Rua das Pedras e Orla Bardot

Toda essa região também é repleta de boas opções gastronômicas, muitas delas com influência da culinária argentina (lembra que falamos deles no início do texto?). Se você nunca foi a Buenos Aires, talvez seja uma ótima oportunidade de experimentar uma (quase) legítima Parrilla Argentina. 🙂 Os preços nem sempre são os melhores (lembre-se, é a área mais turística da cidade), mas em geral come-se bem.

Jantar no Baroque

Além dos restaurantes, a noite reserva as principais opções de barzinhos e baladas da cidade. Como estávamos em outro clima, buscando uma experiência mais intimista e realmente especial, tiramos a noite para jantar no melhor restaurante de Búzios (não sou só eu que estou dizendo, tenho as avaliações do Trip Advisor do meu lado): o Baroque. Para quem dúvida, dá uma lida no nosso post sobre o restaurante e veja se não é de fato especial?

+ Leia mais: nossa experiência no Baroque, o melhor restaurante de Búzios

Após a delícia de jantar, voltamos para o hotel pois o dia seguinte reservava algumas experiências bem mais radicais. 🙂

O que fazer em Búzios: 2º dia (domingo)

Trilha pelo costão

Acordamos bem cedo porque era dia de trilha! Sim, além das praias, Búzios tem ótimas opções para quem gosta de trilhas, algumas até com um belo nível de “aventura”, como a que nós fizemos. Agendamos tudo previamente pela Internet, ainda do Rio de Janeiro onde moramos, com o pessoal da Búzios Local Trilhas. Nossa saída estava prevista para as 9h da manhã, e o tempo total de duração era de 4 horas. Por preços a partir de R$15,00 por pessoa, o Mateus (dono da empresa que conhece tudo e mais um pouco da região) monta um roteiro personalizado de acordo com os interesses de cada grupo (e das condições climáticas). Preparamos nossas mochilas com água e comidinhas saudáveis como castanhas e frutas conforme orientações recebidas durante o contato por redes sociais.

Ao chegarmos ao ponto de encontro da trilha às 8h30 conforme horário combinado para a concentração onde nosso grupo já estava quase completo. Logo chegaram os que faltavam e o Mateus, nosso guia, iniciou os procedimentos: alongamento e a explicação geral sobre cuidados e segurança. O início do percurso de trilha que fizemos foi tranquilo, com caminhada e uma subidinha de leve em meio a vegetação. Logo já tinha uma super vista para tirar fotos!

Roteiro de 2 dias em Búzios - Trilha com Búzios Local Trilhas
Roteiro de 2 dias em Búzios – Trilha com Búzios Local Trilhas

Porém, à medida que íamos avançando, a trilha ia ficando mais difícil, chegando a ficar no nível moderado-alto com escaladas nos paredões de pedras, descidas ao estilo rapel com cordas e transições entre pedras com mar pertinho na chegada à gruta.

Roteiro de 2 dias em Búzios - Na trilha escalando os paredões
Roteiro de 2 dias em Búzios – Na trilha escalando os paredões
Roteiro de 2 dias em Búzios - Na trilha até chegar a gruta
Roteiro de 2 dias em Búzios – Na trilha até chegar a gruta

Mas também teve muitos momentos de paradinha para fotos e descanso. Momentos únicos de conexão com a natureza, de conversas com e descobertas de novos amigos, com direito é claro, a um lanche com uma super vista!

Roteiro de 2 dias em Búzios - Na trilha aquela paradinha para um lanche
Roteiro de 2 dias em Búzios – Na trilha aquela paradinha para um lanche

Uma aventura e tanto para nós dois que temos um estilo de viagem mais urbano e confortável. Sem dúvida, uma experiência incrível e marcante nas nossas viagens, já que foi a primeira trilha difícil e longa que fizemos juntos. A Chai, com certeza a mais aventureira do casal, adorou a trilha e a possibilidade de logo na primeira vez em Búzios já ter essa vivência de uma trilha hard para colocar no currículo. Fica aqui um registro de agradecimento ao Mateus e ao grupo no qual nos juntamos. Foi legal demais galera! Valeuuu!

Roteiro de 2 dias em Búzios - Fotos com a galera e com o Mateus da Búzios Local Trilhas
Roteiro de 2 dias em Búzios – Fotos com a galera e com o Mateus da Búzios Local Trilhas

Passeio de barco (se o tempo estiver bom)

A trilha foi bem cansativa, e demos uma passadinha rápida no hotel antes de seguir o dia de programações. Nosso planejamento inicial era almoçar bem rapidinho em algum restaurante mais simples na Rua das Pedras para as 14h30 sair para um passeio de barco pelas praias que ainda não havíamos visitado. Tínhamos tudo agendado, mas…o tempo virou e começou a cair uma leve chuva. Nessas condições o pessoal da empresa de barcos entrou em contato conosco avisando que não era recomendável seguirmos com o passeio, até por questões de segurança. 🙁 Infelizmente uma frustração, mas é por isso que é importante estar com tudo planejado e ser prevenido.

Rapidamente conseguimos rever nossa programação. “Aproveitando” a chuva, almoçamos no restaurante do Hotel Ferradura Private, da mesma rede do Hotel Ferradura Resort, onde nos hospedamos nesse segundo e último dia na cidade. O tempo de duração do almoço foi o suficiente para a chuva sumir do radar, apesar do tempo ainda fechado.

Passeio de bicicleta

Já que não tinha passeio de barco, fizemos um programa que é ideal tanto para dias de chuva leve quanto para os dias de tempo bom: alugamos bicicletas para conhecermos por conta própria algumas das praias mais acessíveis. Aliás, a bike se mostrou um ótima opção de meio de transporte para explorar mais rapidamente a cidade e se deslocar entre as praias.

Para quem procura por aluguel de bicicletas em Búzios, a nossa dica é a Búzios Rent a Bike, uma empresa especializada no aluguel de bicicletas que fica em uma das principais praças da cidade (Santos Dumont), bem próxima a rua das Pedras.  Chegando lá, fomos atendidos pelo ‘Freedom’, o simpático dono da loja. Ele nos contou que está no ramo das bikes em Búzios há muitos anos. Apesar de não termos feito reserva e de termos chegado já no meio da tarde em pleno domingo, ele nos conseguiu 2 bicicletas e garantiu a alegria do nosso dia. Ah, e o preço das bikes varia em função do modelo e da quantidade de horas, mas a partir de R$15,00 o Freedom já consegue alguma coisa pra você. 🙂 Ele nos ofereceu ainda um mapa com algumas rotas indicadas e fez várias sugestões de passeios, que ajudaram a gente a se localizar na cidade e já montar uma rota para percorrermos. Traçamos dois objetivos: o parque, com a subida do morro de onde tem um mirante com uma vista privilegiada da cidade e que era caminho para o segundo, a Praia da Ferradurinha que mesmo com tempo fechado reserva encantos.

Nosso percurso iniciou na Praça Santos Dumont já citada antes, de onde partimos em direção ao Parque que tem entrada por um estacionamento da Av. José Bento Ribeiro Dantas. Depois de passar pela área do estacionamento, encontramos uma entrada da reserva com uma corrente, conforme o Freedom havia nos falado. Passando a corrente, a trilha que leva ao mirante começa a ficar mais pesada, com uma subida íngreme em uma estrada de terra e pedras.  Nada de outro mundo mas como tinha chovido um pouco antes e estava úmido, decidimos subir empurrando a bike para não gastar toda energia já de início.

Roteiro de 2 dias em Búzios - Com as bikes do Búzios Rent a bike
Roteiro de 2 dias em Búzios – Com as bikes do Búzios Rent a bike

O esforço realmente compensa, pois a trilha mais pesada é um trecho curtinho e a vista do mirante é vale mesmo à pena. Deixamos as bikes escoradas em uma árvore à beira da estrada e nos botamos a tirar fotos. Pena que o tempo não colaborou.  Depois de muitas fotos, decidimos voltar pelo mesmo caminho, saindo pelo estacionamento e seguir viagem até nosso próximo objetivo: a Praia da Ferradurinha.

Roteiro de 2 dias em Búzios - De bike pelo parque até o mirante
Roteiro de 2 dias em Búzios – De bike pelo parque até o mirante

Praia da Ferradurinha

O percurso até a Praia da Ferradurinha tem ciclovia somente em uma parte. No restante do caminho, seguimos pela calçada ou acostamento das ruas e avenidas secundárias de Búzios. Primeira parada foi no Canto Esquerdo da Praia do Geribá, praia que estivemos no dia anterior só que no lado oposto, o canto direito.

Roteiro de 2 dias em Búzios - Canto esquerdo do Geribá
Roteiro de 2 dias em Búzios – Canto esquerdo do Geribá

Depois de consultar GPS e o mapa, seguimos mais uns 5 minutos pelas ruas de paralelepípedos até a escondida Praia da Ferradurinha, que para nossa surpresa até que estava movimentada em uma tarde de tempo nublado. Apesar de não ter nenhuma barraca ou ambulante vendendo bebidas, comidas ou alugando cadeiras, os turistas estavam por ali curtindo a praia e as belezas naturais como as pedras que contornam a praia. Até uma tartaruga veio dar um alô entre as ondas do mar na área rasa.

Roteiro de 2 dias em Búzios - Praia da Ferradurinha
Roteiro de 2 dias em Búzios – Praia da Ferradurinha

No mapa abaixo montamos a rota que fizemos de bicicleta pela cidade.

Após uma manhã e tarde de grandes aventuras, de mudanças de planos e de muita atividade física, voltamos para dar uma descansada rápida no hotel. Tempo de aproveitar a sauna, a piscina aquecida, tomar um bom banho e se preparar para sair para o jantar.

Jantar no Tapas Bar

A noite descobrimos uma opção relativamente nova em Búzios, o Tapas Bar. Ambiente super gostoso, ideal para quem curte a combinação de drinks e ‘tapas’ (ou aperitivos), localizado pertinho do nosso hotel, quase chegando na Rua das Pedras.

Depois, foi só o tempo de dar uma última voltinha pela Rua das Pedras, nos despedirmos da estátua da Brigite Bardot e partir para a rodoviária rumo ao Rio de Janeiro com as energias recarregadas após um final de semana bem aproveitado em Búzios. 🙂

Como ir do Rio de Janeiro até Búzios?

As duas melhores maneiras de fazer o trajeto Rio – Búzios são de carro ou de ônibus. Em condições normais de trânsito (fora da altíssima temporada e dos feriadões), você não deve levar mais de 2h30/3h indo de carro. Se a opção for o ônibus, empresas como a Autoviação 1001 oferecem diariamente cerca de 10 linhas realizando o trajeto (seja indo ou voltando de Búzios). Os intervalos dos horários de partida são meio irregulares, em geral oscilando de 1 hora a 2 horas de espaço. O preço das passagens também varia de R$60 a R$80 em função do horário e do conforto do ônibus (basicamente com ou sem ar condicionado).

Para essa viagem nós fizemos o trajeto de ônibus e a viagem foi bem tranquila e confortável. O trecho mais demorado por incrível que pareça é justamente quando o ônibus chega na entrada de Búzios. A partir dali começa um “pinga-pinga” de passageiros responsável por essa diferença de tempo em relação a viagem de carro. Uma dica é você avaliar se sua pousada ou hotel ficam nesse meio do caminho até chegar a rodoviária e também pedir pra descer antes da parada final. Assim você ganha um tempinho e não se estressa com a demora.

Qual a melhor época do ano para viajar para Búzios?

Búzios é um dos municípios do estado do Rio de Janeiro com menores índices pluviométricos, ou seja: em geral chove muito pouco por lá. O que é mais comum de acontecer é o tempo virar do nada (como aconteceu conosco), chover um pouquinho, mas logo depois voltar ao “normal”, ou seja, calor e tempo bom. Mas assim como em todo o Brasil, para ter mais probabilidade de pegar dias quentes com sol forte, o ideal é evitar o período do inverno (principalmente junho, julho e agosto), meses em que venta bastante e uma frente fria pode estragar totalmente os seus planos.

Quantos dias ficar em Búzios?

Essa pergunta é bem relativa, e claro que vai depender muito de cada pessoa. Eu particularmente acho que ir e voltar no mesmo dia fica muito apertado, e recomendo ficar no mínimo 2 dias inteiros (com 1 noite hospedado na cidade). Um roteiro de final de semana como esse que indicamos (com 2 noites na cidade) para mim é o ideal. Mais do que isso já acho que começa a dar aquela sensação de “falta do que fazer”, mas aí é opinião pessoal mesmo, e vai do quanto cada um gosta de relaxar e curtir uma praia.

Onde comer em Búzios?

Para o almoço pós praia, o restaurante Capim Limão se mostrou uma boa opção pelos lados de Manguinhos e Geribá. Mas em quase todas as principais praias de Búzios existem boas opções de bares e restaurantes. Para a noite, se você procura um jantar especial e romântico, sem dúvidas a indicação é pelo sensacional Baroque, que repito, para mim é o melhor restaurante de Búzios.

Próximo a rua das pedras, além da nossa indicação do Tapas Bar, as opções são muitas, para todos os gostos e bolsos. Dos que já experimentamos, recomendo como opção mais simples o Muuu Carne Argentina, com parrillas argentinas com ótimo custo-benefício. Entre os mais sofisticados, o Pátio Havana é sempre uma boa pedida.

Onde se hospedar em Búzios?

Para quem viaja com toda a família, em especial para quem tem filhos, ou simplesmente para casais que procuram por conforto e querem um hotel perto de tudo onde você possa somente relaxar, o hotel Ferradura Resort é uma excelente escolha.

Para casais que procuram uma atmosfera mais romântica, com uma pegada mais intimista de hotel boutique, a sugestão é o Aquabarra Boutique Hotel & SPA. O hotel nos surpreendeu pelo ótimo custo-benefício!

Consulte o mapa para encontrar as melhores ofertas de hotéis, pousadas e apartamentos para se hospedar em Búzios.

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro no Rio de Janeiro ou em Búzios

A nossa dica para quem pretende alugar carro no Rio de Janeiro ou em Búzios é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars tanto para aluguel de carro aqui no Brasil como nas viagens para o exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Outras atividades em Búzios

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais