6 razões para viajar de ônibus pela Alemanha
Flixbus! Viajar de ônibus pela Alemanha

6 razões para viajar de ônibus pela Alemanha

Viajar de ônibus pela Alemanha pode parecer meio estranho em se tratando de um dos países com a melhor malha ferroviária do mundo, certo? Alias, viajar internamente por toda a Europa quase sempre é sinônimo de andar de trem. As ferrovias europeias são motivo de inveja em 10 de cada 10 viajantes brasileiros. Não tem quem não pense “Porque no Brasil não temos um sistema de trens como o europeu?”. Além de uma malha ferroviária realmente incrível, que cobre cada canto de cada país, os trens são eficientes, rápidos e pontuais. Não há como negar que andar de trem pela Europa é, sobretudo, uma experiência super “charmosa”. Na Alemanha não é diferente: a Deutsche Bahn, principal empresa de transportes ferroviários da Alemanha, é um símbolo do padrão de qualidade germânico, e seus trilhos e trens percorrem praticamente todo o território nacional.

Por que viajar de ônibus pela Alemanha?

Bom, mas com tantos elogios, porque então um post sobre viajar de ônibus pela Alemanha? A ideia aqui não é desmerecer os trens (muito pelo contrário!), mas mostrar que viajar de ônibus pela Alemanha também pode ser uma opção – muitas vezes bem vantajosa!

Ao contrário do Brasil, o serviço de ônibus intermunicipal na Alemanha é muito novo – somente a partir de 2013 foi encerrado o monopólio da Deutsche Bahn que impedia a oferta de ônibus em rotas onde existia o transporte por trem. Por essa razão, a possibilidade de viajar de ônibus pela Alemanha muitas vezes é desconhecida e sequer é cogitada pelos turistas e brasileiros residentes no país.

Para experimentar esse novo e crescente mercado, na nossa última viagem a Alemanha optamos por viajar de ônibus em alguns dos percursos de deslocamento interno – inclusive com malas. Em todos os casos, utilizamos a maior empresa de transporte rodoviário alemã, a FlixBus. A partir dessa experiência, listamos 6 razões para você colocar o ônibus como uma excelente opção de transporte para sua viagem pela Alemanha.

1) Preços baixos

A primeira razão é o preço. Viajar de ônibus pela Alemanha é incrivelmente barato (em média, uma passagem vai custar de 20% a 30% do preço do bilhete de trem). De Nuremberg até Munique, por exemplo, eu paguei 5 euros por pessoa (de trem você não vai conseguir nunca por menos de 20 euros por pessoa). De Frankfurt até Heidelberg, passagens a 6 euros por pessoa (de trem, vai custar os mesmos 20 euros). E não é preço promocional daquele tipo que você tem que ficar horas e horas buscando até encontrar – o preço estava disponível para diversos dias e horários. Portanto, se economizar uns euros está nos seus planos, experimente buscar se o trajeto que você planejou pode ser feito de ônibus.

2) Não precisa comprar com (tanta) antecedência

Ao contrário das tarifas dos bilhetes de trem (que entram em promoção faltando cerca de 90 dias para a data da viagem e depois aumentam exponencialmente de preço a medida que a viagem se aproxima), as tarifas de ônibus são bem mais estáveis. Se faltando 2 semanas pra viagem você decidir incluir no seu roteiro um bate e volta incrível praquela cidadezinha medieval, muito provavelmente você encontrará uma passagem de ônibus a preços ainda acessíveis. Ou seja, em caso de mudança de planos ou de decisões em cima da hora, é provável que o ônibus se torne a melhor opção.

3) As estradas alemãs são ótimas

Nem vou me estender falando das autobahns alemãs – reconhecidamente entre as melhores estradas do mundo, Mas mesmo as estradas secundárias são de excelente qualidade e muito bem conservadas. Sendo assim, viajar de ônibus não é nenhum problema quando se tem estradas que parecem um tapete. Me arrisco a dizer que nos ônibus a estabilidade é maior do que nos trens.

4) Qualidade do serviço

Talvez pelo fato de ainda ser uma novidade, talvez pelo padrão de exigência alemã, fato é que a qualidade dos ônibus e do serviço em si é excelente. Todos os ônibus que pegamos eram muito novos, com assentos confortáveis e relativamente espaçosos (mais espaço que em um avião). A temperatura interna é bem agradável, independente do clima exterior. Os ônibus dispõem ainda de Wifi gratuito ao longo de todo o trajeto, e possuem entradas USB para carregar a bateria do telefone. Algumas linhas ainda oferecem snacks e bebidas gratuitamente.

5) Pontualidade

Aqui não dá pra dizer que seja uma “vantagem”, já que os trens também são extremamente pontuais. Mas, em se tratando de um tipo de serviço que é muito mais impactado por fatores externos (trânsito, acidentes, etc), nossa experiência em particular foi muito positiva. Todas as viagens começaram no horário previsto e as paradas aconteciam nos horários determinados. Até vimos pelo aplicativo da Flixbus (falaremos dele a seguir) um ou outro caso de ônibus com atrasos, mas parecia ser a exceção da exceção.

6) Facilidade em todo o processo

Esse foi um ponto que surpreendeu bastante. Todo o processo – desde a busca e compra das passagens, passando pela experiência dentro do ônibus – é muito simples para o viajante. Dá pra comprar tudo pelo site, aqui mesmo do Brasil, pagando com cartão de crédito. Depois é só apresentar a passagem impressa ou diretamente pelo aplicativo – não precisa validar, apresentar o bilhete mil vezes para o fiscal, nada disso. O aplicativo, aliás, é um destaque a parte – simplesmente o melhor que já vi para uma empresa de transportes. Dá até pra acompanhar em tempo real o trajeto do seu ônibus antes de chegar na sua cidade de embarque, e a qualquer sinal de atraso você é avisado.


No fim das contas, a grande desvantagem da viagem de ônibus em relação aos trens é mesmo o tempo total do percurso. Os trens atingem velocidades maiores, tem menos influência de fatores externos e conseguem com isso fazer os trajetos em um tempo muito menor. Na nossa experiência particular, a viagem de ônibus levou exatamente o dobro do tempo que levaria a mesma viagem de trem. Em deslocamentos mais longos, isso realmente é um problema e a economia com o ônibus pode não compensar o cansaço e o tempo perdido.

Principalmente para deslocamentos mais curtos ou viagens do tipo “bate e volta”, viajar de ônibus pela Alemanha pode ser uma opção muito mais em conta sem ter que abrir mão do conforto e da pontualidade.

E você, já viajou de ônibus pela Alemanha? Conta aí pra gente como foi. 🙂


Já reservou seu hotel na Alemanha?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂

Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂

+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha


Mais atividades na Alemanha

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais