Busca
Busca
Viagem de trem pela Espanha: Eurail Spain Pass

Viagem de trem pela Espanha: Conheça o Eurail Spain Pass, o passe de trem da Eurail

Ao planejar uma viagem pela Espanha que vá além das grandes cidades como Madri ou Barcelona, o trem normalmente desponta como meio de transporte ideal para realizar os deslocamentos internos pelo país. Confortável, pontual, prático e muitas vezes econômico, o transporte ferroviário é muito popular em toda a Europa, sendo utilizado não apenas por turistas mas principalmente pelos locais. Na Espanha não é diferente: a Renfe é a principal empresa de transportes ferroviários espanhola e seus trilhos percorrem boa parte do território nacional, interligando as principais cidades do país. Por conta disso, na hora de planejar nossa primeira viagem pela Espanha, optamos por incluir no roteiro 11 cidades onde fosse possível fazer todos os deslocamentos de trem: Barcelona, Figueres, Girona, Madri, Salamanca, San Sebastián, Segovia, Toledo, Valladolid e Zaragoza. E uma das formas mais práticas de planejar e realizar uma viagem de trem pela Espanha é utilizando um passe de trem da Eurail. Com o Eurail Spain Pass (para viagens apenas pela Espanha) ou com o Eurail Global Pass (que permite viajar pela Espanha e mais de 30 países pela Europa), você pode viajar pela grande maioria de linhas de trem do país.

Para quem chegou aqui com dúvidas se “Vale a pena viajar de trem pela Espanha?”, ou deseja saber “Quanto custa viajar de trem pela Espanha?”, “Como comprar passagens de trem na Espanha?” ou se “O passe de trem da Eurail vale a pena?“, aqui a gente conta tudo sobre viagens de trem pela Espanha e as vantagens de utilizar os passes de trem da Eurail. Quer saber como foi na prática a nossa experiência viajando com o passe da Eurail pela Espanha? Então segue com a gente!

Leia também: Eurail Global Pass: saiba como funciona o passe para viajar de trem pela Europa

Como funciona o passe da Eurail na Espanha?

O Eurail Spain Pass e o Eurail Global Pass são os passes de trem da Eurail que te dão direito a utilizar de maneira ilimitada (dentro do número de dias escolhido) toda a rede de trens da Renfe na Espanha. Esses passes são ideais especialmente para quem pretende utilizar o trem para se deslocar entre cidades espanholas por 3 ou mais dias ao longo da viagem pela Espanha e gosta de ter flexibilidade para alterar o dia, o horário ou até mesmo o destino da viagem de trem sem gastar tanto por isso.

Para viajar somente pela Espanha:

Se a sua viagem será apenas por cidades da Espanha, a melhor opção de passe da Eurail é sem dúvidas o passe para 1 único país, o Eurail Spain Pass. Em uma explicação resumida, o Eurail Spain Pass é um passe que te permite escolher um número definido de dias para viajar de trem pela Espanha (de 3 a 8 dias) dentro do período de 1 mês, pagando um valor fixo por isso independente do número de viagens e dos destinos que você irá visitar. O valor final desse passe vai depender da combinação de 3 fatores:
1) idade do passageiro;
2) número de dias escolhidos para viajar de trem;
3) conforto da viagem (se será em 1ª ou 2ª classe).

No site oficial da Eurail dá pra fazer uma simulação e ver todas as informações bem detalhadas.

Para viajar pela Espanha e por outros países da Europa:

Nesse caso, a melhor opção é o Eurail Global Pass, um passe que dá direito a utilização de toda a rede de empresas de trem parceiras da Eurail em mais de 30 países da Europa por um número definido de dias. Dentro do número de dias que você escolher para o seu passe, a utilização da rede de trens é ilimitada! Ou seja, você pode pegar quantos trens quiser para quais destinos quiser dentro daquele dia!

+ Leia o artigo completo sobre o Eurail Global Pass

Como escolher e comprar o seu Eurail Spain Pass?

Bom, agora que você já sabe se o Eurail Spain Pass é o passe ideal para a sua viagem, o próximo passo é adquirir o seu passe diretamente pelo site da Eurail. Basicamente, você só precisar fazer 3 escolhas:

  • Número de passageiros (adultos, jovens, idosos e/ou crianças)

Basta adicionar o número de pessoas que estão viajando e vão utilizar o passe de trem. Dependendo da faixa etária, os valores são reduzidos ou até mesmo gratuitos (caso das crianças).

  • Classe (1ª ou 2ª)

Você pode escolher se o seu passe dará direito a 1ª classe ou somente 2ª classe. Boa parte dos trens na Espanha tem vagões e/ou assentos exclusivamente destinados a passageiros de 1ª classe. Já os assentos da 2ª classe também podem ser utilizados por quem optar pelo passe da 1ª classe. Não há tanta diferença na qualidade do serviço: apenas mais espaço, mais conforto e um pouco mais de privacidade na 1ª classe.

  • Número de dias em que pretende viajar de trem

A escolha mais complexa é definir quantos dias efetivamente você pretende de fato viajar de trem. Existem passes que vão desde 3 dias de viagem de trem até o máximo de 8 dias de viagem de trem — sempre considerando dias não consecutivos dentro do intervalo de 1 mês a partir da ativação do passe. Dentro e cada um desses dias, o número de viagens de trem é ilimitado (você pode passar o dia inteiro viajando de trem, se quiser).

Eurail Spain Pass: Escolha o número de dias de viagem de trem

Importante: você não precisa indicar o dia exato do início e fim da sua viagem no momento da compra. O passe só é ativado quando você efetivamente embarcar no primeiro trem e indicar que começou a utilizá-lo.

Após a compra, optando pela versão digital do passe (a mais prática), você receberá por email todas as instruções para a ativação do passe no aplicativo da Eurail, o Rail Planner. É possível escolher o passe em sua versão física (um carnê que você preenche a mão), mas nesse caso é necessário pagar também o valor do envio por transportadora internacional, e por isso recomendamos o passe digital.

Após se cadastrar no aplicativo Rail Planner, basta inserir o código gerado na compra do seu Eurail Spain Pass para associar o passe de trem a sua conta. Lembrando que isso não é a ativação do passe, que deve ser feita somente no dia da primeira utilização.

+ Compre agora o seu Eurail Spain Pass

Quanto custa o Eurail Spain Pass

O valor do Eurail Spain Pass começa a partir de 148€ por pessoa (passageiro jovem com 3 dias não consecutivos de viagem). Evidentemente, quanto maior a quantidade de dias de viagem, maior o custo TOTAL do passe. Entretanto, o valor POR DIA de viagem se torna mais barato nos passes de maior duração. Na prática, quanto mais dias de viagem de trem estiverem previstos na sua viagem, mais o Eurail Spain Pass vai compensar financeiramente.

É obrigatório fazer reserva de assento nos trens da Espanha?

Uma questão que pode provocar alguma confusão diz respeito a necessidade (ou não) de realizar uma reserva de assento (serviço que é cobrado a parte, mesmo que você possua o Eurail Spain Pass ou o Eurail Global Pass). No caso da Espanha, a resposta é: sim, é necessário fazer reserva de assento em praticamente todos os trens na Espanha.

Ao contrário do que acontece nos demais países onde os passes da Eurail são aceitos (onde a reserva de assentos é exceção e só é obrigatória para alguns trechos bem específicos em trens de alta velocidade), na Espanha você dificilmente escapa de pagar uma taxa adicional em cada trajeto (saiba mais sobre as reservas de assento). Somente os trens suburbanos do tipo “Cercanías” (como a linha Rodalies, na região da Catalunha) são realmente isentos de reserva de assento e você pode simplesmente embarcar se seguir viagem com o seu passe. O ponto positivo é que essas taxas de reserva de assento serão sempre muito mais baratas do que o valor da passagem comprada separadamente. Além disso, são valores fixos, que até variam de acordo com a distância do trajeto, mas que não ficam mais altos em função da proximidade da viagem.

Outro ponto negativo dos passes de trem na Espanha é que a reserva de assento precisa necessariamente ser feita na estação de trem — o sistema da Renfe não é integrado com o da Eurail. Mas como o valor da reserva de assento não sofre alterações, você até pode deixar para reservar em cima da hora da viagem — o único risco é não existirem mais assentos disponíveis, em especial nas linhas mais movimentadas como “Madri-Barcelona”.

Precisa validar o Eurail Spain Pass?

Na Espanha, tanto o Eurail Spain Pass quanto o Eurail Global Pass precisam ser validados juntamente com o passaporte no momento da reserva de assento e antes de chegar na plataforma de embarque dos trens. Esse procedimento, somado aos procedimentos de raio-X das bagagens, fazem como que você precise chegar no mínimo 30 minutos antes do horário programado para a saída do trem (ideal em estações maiores seria 1 hora antes).

Como tudo é validado antes do embarque, é bem incomum que algum fiscal da Renfe solicite uma nova apresentação dos bilhetes durante a viagem de trem (ao contrário do que acontece na maioria dos demais países que aceitam o passe da Eurail). Caso você já tenha tido experiências em viagens de trem pela França, Alemanha ou Itália: sim, o procedimento na Espanha é completamente diferente dos demais países.

Nossa experiência viajando de trem pela Espanha

Em uma viagem de 35 dias pela Europa, sendo 21 dias na Espanha e 14 dias na França, utilizamos o Eurail Global Pass com duração de 30 dias e viagens ilimitadas. Escolhemos ainda a opção para “adultos” (idade acima de 28 anos) e com direito a viajar em 2ª classe.

Nessa viagem optamos pelo então recém lançado passe digital, que não precisa ser enviado pelos correios e facilita demais a vida do viajante. Na versão digital, após o cadastro no aplicativo Rail Planner, basta inserir o código gerado na compra do seu Eurail Global Pass para associar o passe de trem à sua conta. A mesma coisa deve ser feita no caso do Eurail Spain Pass. Lembrando que isso não é a ativação do passe, que deve ser feita somente no dia da primeira utilização.

Na sequência, é só pesquisar e inserir no aplicativo todos os trechos que deseja realizar de trem ao longo da viagem. Na Espanha, o sistema do aplicativo da Eurail tem uma integração apenas razoável com o sistema da Renfe. Isso significa que podem existir trechos de trem onde o Eurail Spain Pass é aceito mas que simplesmente não aparecem na busca pelo aplicativo da Eurail. E aqui vai uma dica valiosíssima: pesquise no site da própria Renfe, e caso encontre um trajeto que não esteja aparecendo no Rail Planner, acrescente o trecho de maneira manual no seu aplicativo. Lembrando que isso não anula a necessidade da reserva de assento.

Somente na Espanha realizamos os seguintes trechos (11 no total) com o nosso passe Eurail Global Pass:

  • Madri (ESP) – Toledo (ESP) (bate-volta)
  • Madri (ESP) – Zaragoza (ESP)
  • Zaragoza (ESP) – Barcelona (ESP)
  • Barcelona (ESP) – Girona (ESP)
  • Girona (ESP) – Figueres (ESP)
  • Figueres (ESP) – Narbonne (FRA)
  • Bordeaux (FRA) – San Sebastián (ESP)
  • San Sebastián (ESP) – Valladolid (ESP)
  • Valladolid (ESP) – Salamanca (ESP)
  • Salamanca (ESP) – Madri (ESP)

Em todos esses trechos a reserva de assentos foi necessária (preços em geral oscilando de 4€ a 10€ por passageiro), com exceção dos três trajetos na Catalunha (Barcelona (ESP) – Girona (ESP); Girona (ESP) – Figueres (ESP) e Figueres (ESP) – Narbonne (FRA)) onde utilizamos os trens da Rodalíes apenas apresentando o Eurail Global Pass.

Vantagens em viajar com o Eurail Spain Pass

A primeira e talvez principal vantagem de um Eurail Spain Pass ou um Eurail Global Pass é a liberdade e a flexibilidade para mudanças no seu planejamento. Comprar passagens de trem em cima da hora costuma ser muito caro. Fazer uma alteração no dia e horário de uma passagem já comprada também é caro (e por vezes nem é permitido, caso você opte por uma passagem promocional). Sem falar no desespero de se atrasar e perder um trem… Com o Eurail Spain Pass, esse problema é amenizado. Você tem uma flexibilidade maior para definir o seu planejamento e alterar em algumas horas (ou até dias) a sua viagem. Mesmo com a despesa extra da reserva de assento, sai bem mais em conta do que comprar uma nova passagem com preço cheio.

A segunda vantagem é a previsibilidade financeira (com a possibilidade até de economizar dinheiro). Mesmo que você seja daquelas pessoas que conseguem planejar cada detalhe da sua viagem com muita antecedência, ainda assim os valores de comprar cada passagem separadamente podem sair mais caros no somatório final (dependendo logicamente dos destinos que você irá visitar). Com um passe como o Eurail Spain Pass você tem um custo fixo e previamente definido, evitando imprevistos ou “surpresas” desagradáveis ao longo da viagem.

A terceira vantagem é a economia de tempo, tanto no planejamento da viagem quanto na própria viagem em si. Comprar um único passe que vale para todos os trajetos de trem é mais rápido e prático do que comprar cada trecho em separado. Mas a parte da reserva de assento obrigatória sem dúvida prejudica um pouco a experiência da viagem de trem na Espanha em comparação com outros países europeus.

Vale a pena utilizar o passe da Eurail na Espanha?

Gostamos muito de viajar de trem e da experiência de utilizar o passe da Eurail na Espanha. É sempre bom ter um controle sobre quanto vai custar a viagem e ainda ter possibilidade de alterar os planos em cima da hora com custos extras relativamente controláveis (no caso, apenas a reserva de assento).

Mesmo nas situações em que o Eurail Spain Pass custe um pouco mais caro do que a compra dos bilhetes separadamente, ele ainda pode valer a pena por conta das outras vantagens oferecidas. Mas seria ótimo se a Renfe parasse de exigir a tal reserva de assento que acaba sendo um custo extra totalmente desnecessário para o viajante.

O importante é sempre fazer o cálculo de quanto custariam as suas viagens de trem e avaliar se o custo do passe compensa por conta da praticidade. E nos casos em que o passe custa mais barato do que as passagens separadamente, nem precisa pensar duas vezes, né?

Viagem de trem pela Espanha: Eurail Spain Pass
Viagem de trem pela Espanha: Eurail Spain Pass

E aí, ficou com alguma dúvida sobre o Eurail Spain Pass ou o Eurail Global Pass? Já viajou de trem pela Espanha? Deixa sua pergunta ou comentário pra gente aí embaixo!


Onde se hospedar em Madri

Se você ainda não decidiu onde ficar em Madri, confira essas dicas dos melhores hotéis onde já ficamos hospedados em nossas viagens pela capital espanhola:

3 estrelas
Hotel Regina
VP El Madroño
5 estrelas
Hotel Villa Real

Onde ficar em Madri: dicas de hotéis e melhores bairros para se hospedar em Madri (em breve)

Na hora de reservar seu hotel em Madri, não deixe de fazer pelo Booking, o maior e mais confiável site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

+ Pesquisar hotéis em Madri na Booking.com

Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.

+ Pesquisar hotéis com desconto na Hoteis.com

Ônibus de turismo em Madri

O Madrid City Tour é o ônibus de turismo oficial de Madri. Confira os valores e garanta agora mesmo o seu ticket para conhecer as principais atrações com o ônibus hop-on hop-off de Madri.

+ Compre agora seu ticket para o Madrid City Tour

Passeios e atrações em Madri

Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em Madri! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra antecipada com total segurança:

Free Tours em Madri: tour guiado e gratuito na cidade

Confira a seguir algumas opções de tours guiados ou gratuitos em Madri:

Seguro viagem na Espanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Espanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, a gente recomenda utilizar o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:

Seguro Viagem: Espanha
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
AC 60 MUNDO COVID-19 QUARENTENA (EXCETO EUA) AC 60 MUNDO COVID-19 QUARENTENA (EXCETO EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 58/dia*
Affinity 30 EUROPA COVID-19 QUARENTENA Affinity 30 EUROPA COVID-19 QUARENTENA Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 64/dia*

Viaje de trem pela Espanha

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Espanha? Dá uma olhada no Eurail Spain Pass, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a França!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Espanha com a Eurail

Aluguel de carro na Espanha

Para quem prefere viajar de carro pela Espanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!  

Chip de viagem internacional

Em nossa viagem pela Espanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.

+ Faça agora a cotação do seu chip internacional na Espanha

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Menu