Weihnachtsmarkt Würzburg | Mercado de Natal de Würzburg (créditos: wuerzburg.de)

15 cidades para curtir os melhores Mercados de Natal da Alemanha

Planejando viajar pela Alemanha no inverno? Se tem algo que não pode ficar de fora do seu roteiro são os Mercados de Natal da Alemanha. Cheios de luzes, cores, sabores e aromas, eles são responsáveis por fazer dessa época uma das mais alegres e encantadoras para viajar pelo país. No período que antecede o Natal as barraquinhas dos “Weihnachtsmarkt” ou “Christkindlmarkt” invadem praças e ruas das cidades alemãs e se estendem até o Natal – ou em alguns casos até janeiro! Se você chegou até aqui mas não faz muita ideia do que seja um mercado de Natal, não deixe de conferir também o nosso “Guia dos Mercados de Natal da Alemanha“. Lá a gente explica tudo sobre mercados de Natal alemães: o que é, como funciona, quando acontece, quais as comidas e bebidas típicas, além de dicas do que vale a pena comprar.

+ Guia de Mercados de Natal da Alemanha

Bom, fato é que a tradição dos Mercados de Natal está presente em praticamente qualquer cidade da Alemanha. Mas sempre tem aquelas que por uma ou outra razão mexem mais com a gente e se destacam. Nesse artigo a gente preparou uma lista de sugestões pessoais com alguns dos melhores mercados de Natal que já visitamos na Alemanha. São 15 cidades para você incluir no seu roteiro de viagem, caso também seja um apaixonado por mercados de Natal! Muitas delas têm presença garantida nas listas de Melhores Mercados de Natal da Europa publicadas todos os anos. Importante: as cidades estão listadas em ordem alfabética, e não da melhor para a pior.

Nesse ano de 2020, o início oficial dos mercados de Natal na Alemanha está previsto para o dia 20 de novembro. Mas cada cidade tem o seu calendário próprio. A maioria dos mercados de Natal se encerra no dia 23 ou 24 de dezembro (véspera de Natal), mas em algumas cidades ele pode se estender até janeiro. Infelizmente por conta da pandemia de Covid-19 muitos mercados de Natal foram cancelados e não serão realizados em 2020, com previsão para retornar normalmente em 2021 (importante conferir as informações atualizadas nos sites oficiais de cada cidade).


Mercados de Natal da Alemanha: 15 cidades para incluir no roteiro pelo inverno alemão

1. Aachen | Mercados de Natal da Alemanha

Situada na fronteira da Alemanha com a Bélgica, a medieval Aachen é daquelas cidades perfeitas para conhecer em uma viagem de um dia. Melhor ainda se o dia escolhido for no período das quatro semanas que antecedem o Natal, quando as praças e ruas históricas ao redor da Catedral de Aachen e da prefeitura são transformadas em uma autêntica vila de Natal para a realização do Aachener Weihnachtsmarkt – o Mercado de Natal de Aachen.

O Aachener Weihnachtsmarkt tem todas as comidas e bebidas típicas e tradicionais dessa época que você também pode encontrar na maioria dos mercados de Natal da Alemanha. Mas além de clássicos como o Glühwein (vinho quente com especiarias) e pratos à base de linguiças locais, Aachen é famosa por uma iguaria que é original da cidade: o Printen. Tanto que até mesmo em outros mercados de Natal é comum encontrar a venda os famosos “Printen de Aachen” – sim, o nome da cidade costuma vir associado como sinônimo de qualidade. Trata-se de um biscoito natalino à base de mel e especiarias, bem parecido com outra iguaria tradicional do Natal alemão, o lebkuchen -apesar dos locais não gostarem muito dessa comparação. Nesse caso, nada melhor do que experimentar o printenin loco“, em sua cidade de origem, certo?

Definitivamente não é por acaso que o mercado de Natal de Aachen quase sempre figura na lista dos melhores da Europa. Os estandes bem organizados e decorados ficam muito bem integrados ao centro histórico da cidade, em harmonia perfeita com os belos edifícios medievais. O brilho das luzes, o encantamento dos enfeites natalinos e o cheiro de vinho quente atribuem uma atmosfera única ao Natal em Aachen.

Mercado de Natal de Aachen | Aachener Weihnachtsmarkt
O que é imperdível: A combinação perfeita de “mercado de Natal + centro histórico medieval” torna o mercado de Aachen um dos melhores do país. O printen é um biscoito tipicamente natalino e um orgulho local.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Aachen está previsto para acontecer entre 20 de novembro e 23 de dezembro. Os estandes ficam abertos diariamente das 11:00 às 21:00 (Cancelado).
Para mais informações, consulte o site oficial.

2. Augsburg | Mercados de Natal da Alemanha

Mercado de Natal de Augsburg (Augsburg Christkindlesmarkt)
Mercado de Natal de Augsburg (Augsburg Christkindlesmarkt)

Ao longo dessa lista de onde curtir os Mercados de Natal da Alemanha vocês verão muitas cidades da chamada “Rota Romântica”, no Estado da Baviera. Augsburg é uma dessas cidades, e o Mercado de Natal de Augsburg (Augsburg Christkindlesmarkt) está entre os mais antigos mercados de Natal da Alemanha. Com mais de 500 anos de tradição, o mercado concentra a maior parte das cerca de 150 barracas na Rathausplatz, bem em frente ao edifício renascentista da prefeitura. A bela arquitetura da praça e dos edifícios históricos ao redor formam o pano de fundo perfeito para um dos melhores mercados de Natal da região.

No centro da praça estão lado a lado a árvore e a pirâmide de Natal – esta última com oito metros de altura. Esse tipo de estrutura é comum nos mercados de Natal da Alemanha, especialmente na Baviera. As pirâmides de Natal costumam ser o ponto central de venda do Glühwein, o tradicional vinho quente e bebida símbolo do Natal.

O Augsburg Christkindlesmarkt possui algumas particularidades bem interessantes, com destaque para o Das Engelesspiel (“Jogo dos Anjos”) – cerimônia que acontece geralmente às sextas, sábados e domingos no final da tarde. Trata-se de uma apresentação de crianças vestidas de anjos ao som de canções natalinas. É curtinha – de 5 a 10 minutos de duração – e atrai todos os olhares para a fachada histórica da prefeitura de Augsburg.

Na mesma Rathausplatz, a fachada de um outro edifício administrativo se converte em um “calendário do Advento” gigante, onde a cada dia uma janela é aberta revelando uma nova decoração. Outro atrativo da praça são as apresentações de trompa alpina, um instrumento simbólico do folclore dessa região. Por último, não deixe de conferir também a “rua de contos de fadas” – Die Augsburger Märchenstraße – onde diversas lojas no trecho entre a Rathausplatz e a Moritzplatz ficam decoradas com bonecos e figuras animadas contando fábulas de Natal.

Em se tratando de Baviera, nem é preciso dizer que as comidas e bebidas tradicionais estão presentes em porções fartas e preços bem acessíveis – uma ótima forma de ter uma refeição típica e barata. Não há exatamente comidas exclusivas do Natal em Augsburg, mas todas as delícias da cozinha da região – com muita carne de porco e chucrute – vão fazer a alegria de quem visitar esse Mercado de Natal.

Mercado de Natal de Augsburg (Augsburg Christkindlesmarkt)
O que é imperdível: A forma como Augsburg se aproveita de seus edifícios históricos e entra de cabeça no clima natalino com cerimônias como a Das Engelesspiel e o calendário do advento são o destaque desse mercado secular.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Augsburg está previsto para acontecer entre 23 de novembro e 24 de dezembro. Os estandes ficam abertos diariamente das 10:00 às 20:00 (sextas e sábados até as 21:30) (cancelado)
Para mais informações, consulte o site oficial.

3. Baden-Baden | Mercados de Natal da Alemanha

Famosa por suas fontes de águas termais, Baden-Baden é um dos destinos mais populares do Estado de Baden-Württemberg, bem pertinho da fronteira com a França em meio à lendária Floresta Negra (Schwarzwald). Mas além de aproveitar os banhos relaxantes nos SPAs, outra atração imperdível do inverno em Baden-Baden é o Mercado de Natal. E é justamente emoldurado pelas montanhas da Floresta Negra que é realizado o tradicional Baden-Baden Christkindelsmarkt, o Mercado de Natal de Baden-Baden.

Baden-Baden Christkindelsmarkt | Mercados de Natal da Alemanha
Baden-Baden Christkindelsmarkt | Mercados de Natal da Alemanha

São aproximadamente 70 estandes concentrados nos arredores do parque Lichtentaler Allee e do edifício Kurhaus, dois pontos emblemáticos da zona mais turística da cidade. E diferente da maior parte das cidades que costumam encerrar as festividades no final de dezembro, em Baden-Baden o mercado de Natal se estende até o início de janeiro. Uma oportunidade a mais para continuar aproveitando o clima natalino, passeando pelos corredores de estandes lindamente decorados com uma bela caneca de vinho quente nas mãos.

Falando em bebidas e comidas típicas, o Baden-Baden Christkindelsmarkt também não possui exatamente uma iguaria natalina que seja exclusiva da cidade, algo que você só vá encontrar por lá. Em compensação, talvez pela localização fronteiriça, notamos que esse é um dos mercados de Natal da Alemanha com maior diversidade de ofertas gastronômicas proporcionalmente ao número de barraquinhas. Passamos por estandes de produtos franceses, suíços, austríacos e demais países próximos, com oferta de produtos típicos dessas regiões que normalmente não encontramos em outros mercados.

Mas é claro que a maior concentração é de comidinhas típicas do Natal na Alemanha. As tradicionais barracas de glühwein, lebkuchen, würsts e castanhas torradas estão por toda parte. Recomendamos especialmente duas receitas típicas da Alemanha que experimentamos por lá: o Kartoffelpuffer – uma espécie de panqueca de batata que é frita e servida com purê de maçã; e a sempre imperdível Flamküchen – uma espécie de “pizza rústica” de massa grossa, tipo um pão achatado assada na lenha. A tradicional vem com queijo cremoso, speck (presunto cru) e cebolinha.)

O Baden-Baden Christkindelsmarkt também é farto em enfeites e itens de decoração de Natal, boa parte deles produzidos artesanalmente. A vontade é comprar todos!

Outra característica marcante do período do Natal em Baden-Baden é a decoração de algumas lojas e restaurantes que, mesmo não sendo parte oficialmente do Mercado de Natal, capricham bastante nos enfeites. A fachada decorada da cervejaria Löwenbräu Baden-Baden atrai visitantes de todas as idades no centro histórico.

Mercado de Natal de Baden-Baden | Baden-Baden Christkindelsmarkt
O que é imperdível: Esse é um dos poucos mercados de Natal na Alemanha que se estendem até janeiro. Em termos de gastronomia ele é bem variado e oferece comidas de outras partes da Alemanha e do mundo. Além do mercado oficial, as vitrines decoradas de restaurantes e lojas no centro histórico são um espetáculo à parte.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Baden-Baden está previsto para acontecer entre 26 de novembro e 6 de janeiro. Os estandes ficam abertos diariamente das 11:00 às 21:00. (cancelado)
Para mais informações, consulte o site oficial.

4. Colônia (Köln) | Mercados de Natal da Alemanha

Além de abrigar a imponente Kölner Dom, uma das catedrais mais impressionantes de toda a Europa, Colônia (Köln) ainda tem a merecida fama de ser uma das cidades mais animadas e festivas da Alemanha. E quando se trata da temporada de inverno, Colônia faz jus a fama ao organizar um dos maiores e mais importantes Mercados de Natal da Alemanha: o Kölner Weihnachtsmärkte.

Durante o evento, a cidade de Colônia reúne ao todo dez (10) diferentes mercados de Natal oficiais espalhados pelas principais praças e ruas do centro histórico da cidade. Cada um deles funciona de maneira independente, inclusive com seus próprios nomes e características bem particulares. Cada mercado tem também a sua própria caneca estilizada – uma tentação para nós que adoramos colecioná-las como lembrancinha de viagem. O esquema é tão profissional que dá para dizer que Colônia é praticamente uma “disneylândia” dos Mercados de Natal. A seguir contaremos um pouco sobre os três principais mercados de Natal de Colônia: Weihnachtsmarkt am Kölner Dom; Markt Der Engel e Heinzels Wintermärchen.

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom | Mercados de Natal de Colônia

Como o nome já diz, esse é o mercado de Natal da Catedral de Colônia (Kölner Dom). Fica localizado exatamente nos arredores da Catedral – a principal atração turística de Colônia – que por sua vez fica ao lado da estação central de trem, ou seja: atrai muitos turistas e é movimentado praticamente o dia todo. Tirando isso, o mercado da Catedral é de fato lindo e vale a pena conhecer nem que seja apenas pelo visual da Catedral iluminada ao fundo. Nas barraquinhas é possível encontrar praticamente todas as principais comidas e bebidas típicas dos mercados de Natal da Alemanha.

Markt Der Engel | Mercados de Natal de Colônia

Localizado na famosa praça Neumarkt, o Markt der Engel (Mercado do Anjo) tem uma atmosfera bem mais aconchegante e até intimista se comparado ao mercado da Catedral de Colônia. Lembra bastante os mercados de Natal das cidades menores, onde todos os vendedores parecem se conhecer e praticamente tudo é artesanal – das comidinhas aos enfeites natalinos. Mas não se engane: há um bom número de estandes e especialmente uma ótima variedade gastronômica – foi o nosso favorito nesse quesito!

Markt Der Engel | Mercados de Natal de Colônia (créditos: markt-der-engel.de)


Na decoração natalina, chama atenção o céu estrelado formado por mais de 800 luzes. A temática do “anjo” está bastante presente na estética do mercado, desde os enfeites até uma encenação onde anjos percorrem o mercado distribuindo guloseimas natalinas para o público.

É praticamente impossível resistir ao aroma de vinho quente e das comidas típicas a disposição. Entre os salgados, recomendamos experimentar o Lachs im Brötchen (salmão grelhado na brasa servido no pão), o Spiessbraten (churrasco de porco acompanhado de verduras) ou o Reibekuchen (como é chamada em Colônia a panqueca de batata com purê de maçã). Entre as iguarias doces produzidas por confeiteiros da cidade, não deixe de experimentar o Frisch Gebackener Baumkuchen (um pão doce em forma de rosca assado na hora), o Original Kölner Dom Stollen (um bolo de frutas tradicionalíssimo do Natal na Alemanha) e um Original Cologne Cathedral Waffel® – especialidade do secular Café Riese, assado na hora no formato da Dom e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Apesar da localização no centro histórico, o fato de não estar ao lado da Catedral faz com que esse mercado receba menos turistas e seja mais frequentado pelos locais. Mesmo a noite, fica bem agradável de caminhar e curtir o mercado com uma caneca de Glühwein para aquecer do frio do inverno alemão.

Heinzels Wintermärchen | Mercados de Natal de Colônia

O Heinzels Wintermärchen é não apenas o mais antigo, mas também o maior mercado de Natal de Colônia, ocupando toda a extensão da Heumarkt. De tão grande, o mercado precisa ser dividido em áreas de acordo com temas específicos: na Handwerkergasse ficam os artesãos demonstrando seu ofício ao vivo; na Naschgasse os estandes de comida; e tem até uma viela de brinquedos voltada especialmente para os pequenos. No meio de tudo isso, imensas tabernas rústicas concentram a venda dos “carros-chefes” de todo mercado de Natal: vinho quente, cervejas e würsts.

O “Heinzel” no nome faz referência ao simpático duende de Natal que estampa as canecas e também está presente em todas as peças de comunicação visual desse mercado de Natal. Mas o maior diferencial está sem dúvidas no sem número de atividades e atrações que vão além do esperado de “passear, comer e beber”. O Heinzels Wintermärchen é praticamente um parque de diversões com direito a roda gigante de onde se tem uma bela vista superior do mercado e até uma pista de gelo ao ar livre que está entre as maiores de toda a Alemanha.

Impossível não ter um carinho especial pelo Heinzels Wintermärchen, especialmente porque tivemos a sorte de ficar hospedados em um quarto do Koncept Hotel que fica exatamente na praça Heumarkt e dá direito a essa vista espetacular. Da janela dava para sentir o cheirinho do vinho quente! Em época de mercados de Natal, não poderíamos estar melhor localizados!

Mercados de Natal de Colônia | Kölner Weihnachtsmärkte
O que é imperdível: Cada um dos três mercados que indicamos reúne características únicas e são atrações “obrigatórias” em qualquer roteiro pelos Mercados de Natal da Alemanha
Quando acontece: Infelizmente em 2020 os Mercados de Natal de Colônia foram cancelados por conta da pandemia de Covid-19. A cidade espera retomar as celebrações de Natal normalmente em 2021.
Para mais informações, consulte o site oficial.

5. Dresden | Mercados de Natal da Alemanha

Nenhuma lista de mercados de Natal da Alemanha que se preze poderia deixar de fora a primeira cidade a realizar um mercado de Natal. Com quase 600 anos de história, o Dresden Striezelmarkt é considerado o mercado de Natal mais antigo do mundo!

Dresden Striezelmarkt | Mercados de Natal da Alemanha (foto: ddpix.de (DML-BY))
Dresden Striezelmarkt | Mercados de Natal da Alemanha
(foto: ddpix.de (DML-BY))

A primeira edição do mercado de Natal em 1484 certamente era muito menos grandiosa do que a versão atual. Em seus primórdios, o mercado de Natal durava apenas um dia e se destinava a venda de produtos básicos para a ceia de Natal. Com o tempo, o Dresden Striezelmarkt foi crescendo e se expandindo por outras ruas e praças da cidade. Hoje, cerca de 250 estandes estão a postos para atender aos cerca de 3 milhões de visitantes anuais. Destaque para a pirâmide de Natal, uma das mais altas da Alemanha.

Striezelmarkt (© LHD / Sylvio Dittrich)

O nome “Striezelmarkt” tem sua origem em um tradicional bolo natalino que originalmente era chamado de Strutzel ou Striezel. Hoje em dia o bolo é chamado de Stollen e está presente em praticamente todos os mercados de Natal da Alemanha – muitas vezes fazendo referência a sua origem em Dresden. Trata-se de um bolo de com frutas cristalizadas, passas e especiarias, sempre recoberto com açúcar de confeiteiro. É provável que você já tenha experimentado em outro local, mas não perca a oportunidade de experimentar o original Dresdner Stollen.

Stollen de Dreden. Foto: Schutzverband Dresdner Stollen e. V., Tobias Ritz (DML-BY)

Claro que essa é apenas uma das iguarias natalinas que você encontrará nos mercados da cidade. Não vão faltar opções de comidas e bebidas típicas para quem estiver a procura de uma imersão gastronômica nos Mercados de Natal de Dresden.

Mercados de Natal de Dresden | Dresden Striezelmarkt
O que é imperdível: Conhecer ao vivo o mercado de Natal mais antigo do mundo.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Dresden está previsto para acontecer entre 23 de novembro e 24 de dezembro. Os estandes ficam abertos diariamente das 10:00 às 21:00.
Para mais informações, consulte o site oficial.

6. Freiburg | Mercados de Natal da Alemanha

Se a ensolarada Freiburg (Freiburg im Breisgau) estiver no seu roteiro pelo Natal na Alemanha, é provável que você já saiba que a cidade é famosa por seu centro histórico medieval e por estar incrustada no coração da lendária Floresta Negra (Schwarzwald) – se não sabia, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o que fazer em Freiburg (em breve). Mas além de tudo isso, durante os meses de novembro e dezembro a tradição dos Mercados de Natal traz ainda mais brilho e animação para as ruas dessa legítima representante do Estado de Baden-Württemberg.

Mercado de Natal de Freiburg | créditos: Baschi Bender
Mercado de Natal de Freiburg | créditos: Baschi Bender

O Mercado de Natal de Freiburg (Weihnachtsmarkt Freiburg) foi realizado pela primeira vez em 1973 e desde então só fez crescer e se expandir pelas ruas e praças do centro histórico. Se originalmente ele era limitado a Münsterplatz (praça da Catedral de Freiburg), atualmente você irá encontrar estandes com produtos natalinos e decoração típica pela Rathausplatz, Franziskanergasse, Kartoffelmarkt e outros tantos pontos do roteiro turístico pela cidade.

Ao todo são mais de 100 estandes oferecendo produtos tradicionais dos mercados de Natal na Alemanha como enfeites natalinos, itens de decoração e muita comida e bebida típica. Além de clássicos como o Glühwein (vinho quente), as castanhas e amêndoas torradas, lebkuchen, marzipãs e outras delícias comuns dessa época em quase todas as cidades alemãs, vale ficar atento às especialidades locais, como o Striebele (uma massa doce bem fininha e frita, servida com açúcar de confeiteiro); e a Lange Rote, a lendária linguiça típica de Freiburg, também conhecida como a “rainha das salsichas” – é mais vermelha, mais fina, mais tenra e mais longa que as salsichas convencionais.

Uma das vantagens do Mercado de Natal de Freiburg é conseguir se integrar muito bem com o centro histórico da cidade. As escolhas de decoração e iluminação são certeiras, e a proximidade entre os pontos de mercado faz com que poucos minutos sejam suficientes para conseguir percorrer todos os estandes. Notamos também que o Weihnachtsmarkt Freiburg ainda é predominantemente frequentado pelo público local, pessoas que saem da faculdade ou do trabalho e aproveitam a atmosfera festiva para celebrar. Uma curiosidade é que boa parte dos vendedores sequer falava inglês! Mas fiquem tranquilos pois a linguagem universal dos gestos e sinais é suficiente para uma boa comunicação. 🙂

Mercado de Natal de Freiburg | Weihnachtsmarkt Freiburg
O que é imperdível: Apesar do crescimento nos últimos anos, o mercado ainda é relativamente pequeno, aconchegante e frequentado em sua maioria por moradores da região. Entre as comidinhas, não deixe de experimentar o Striebele e a Lange Rote.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Freiburg está previsto para acontecer entre 19 de novembro e 23 de dezembro. Os estandes ficam abertos de segunda à sábado das 10:00 às 20:30; Aos domingos, das 10:00 até as 19:30. (Cancelado)
Para mais informações, consulte o site oficial.

7. Fürth | Mercados de Natal na Alemanha

Ofuscada pela fama dos mercados de Natal da vizinha Nuremberg, a cidade bávara de Fürth poucas vezes é relacionada nas sugestões de locais onde curtir o Natal na Alemanha. Ao mesmo tempo, a “concorrência” com Nuremberg é um dos fatores que elevam o patamar de exigência da cidade e fazem com que Fürth organize não apenas um, mas três (3) belos mercados de Natal. Isso mesmo: durante o período dos mercados de Natal em Fürth – ou Adventszeit in Fürth – você poderá visitar um mercado principal (o Fürther Weihnachtsmarkt), um mercado medieval (Fürther Mittelaltermarkt) ou mesmo um mercado mais intimista e voltado para os moradores da cidade, que é o mercado da cidade velha (Altstadtweihnacht). Esse último fica um pouco mais afastado da estação de trem e só recomendamos para quem ficar mais tempo na cidade.

Mercados de Natal de Fürth (créditos: tourismus-fuerth.de)

O Fürther Weihnachtsmarkt é o mercado que segue o estilo “padrão” dos mercados de Natal da Alemanha e conta com boa oferta de comidas, bebidas e enfeites típicos em suas mais de 40 barracas. Em contraste com o mundialmente famoso Christkindlesmarkt da cidade vizinha de Nuremberg, em Fürth será possível caminhar de maneira mais confortável e sem tantos turistas. Destaque para a “pirâmide de Natal” (essa torre da foto abaixo) que é a mais alta de toda a Baviera.

Bem ao lado está o Fürther Mittelaltermarkt ou “Mercado Medieval”. Esse tipo de mercado de Natal não é tão comum, então sempre vale a pena visitar. Toda a estética faz referência à Idade Média, seja na decoração, nos trajes ou nas atividades oferecidas. Em determinados momentos, a sensação é de uma viagem no tempo, ou como se estivéssemos participando de uma filmagem de época como “Senhor dos Anéis” ou “Game of Thrones”.

Entre as bebidas típicas, além do tradicional vinho quente, recomendamos experimentar o eggnog, uma espécie de gemada alcoólica bem típica do Natal na cidade. As tradicionais salsichas de Nuremberg também estão presentes em Fürth e são imperdíveis!

Por estar situada a apenas 10 minutos de Nuremberg de trem ou metrô, Fürth compõe uma excelente “dobradinha” para quem quiser visitar os mercados de Natal dessas duas cidades.

Mercados de Natal de Fürth | Adventszeit in Fürth
O que é imperdível: O Fürther Mittelaltermarkt traz uma atmosfera medieval bem diferente dos demais mercados de Natal. O Fürther Weihnachtsmarkt é mais sossegado do que os mercados da vizinha Nuremberg e tem a maior pirâmide de Natal da Baviera.
Quando acontece: Em 2020 os Mercados de Natal de Fürth estão previstos para acontecer entre 26 de novembro e 23 de dezembro. Os estandes ficam abertos diariamente das 10h às 21h. (cancelado)
Para mais informações, consulte o site oficial.

8. Hamburgo | Mercados de Natal da Alemanha

Principal cidade portuária da Alemanha e uma das grandes metrópoles do país, Hamburgo fica bem ao norte do mapa, pertinho da fronteira com países nórdicos como Dinamarca e Suécia. Mas de norte a sul da Alemanha a tradição dos mercados de Natal segue firme e forte, e Hamburgo é mais uma cidade imperdível em um roteiro pelo inverno europeu. E ao contrário das cidades menores – que em geral tem um único mercado de Natal principal – o Weihnachtsmärkte in Hamburg reúne nada mais, nada menos do que quinze (15) diferentes mercados de Natal! Cada um deles com características e estilos bem próprios, ou seja: tem mercado de Natal para todos os gostos em Hamburgo. Vamos contar um pouco sobre os três que mais chamaram a nossa atenção: Historischen Weihnachtsmarkts am Rathausmarkt, Weihnachtsmarkt Spitalerstrasse e o “polêmico” Santa Pauli.

Historischen Weihnachtsmarkts am Rathausmarkt | Mercados de Natal em Hamburgo

Se fosse preciso indicar um único mercado de Natal como o principal da cidade, certamente o escolhido seria o Historischen Weihnachtsmarkts am Rathausmarkt. O popular e conhecido mercado de Natal nos arredores do imponente edifício da Prefeitura de Hamburgo segue um estilo mais “padrão” e atrai milhões de visitantes todos os anos. Especialmente após o anoitecer a iluminação dos estandes e do belo edifício da prefeitura ao fundo tornam a experiência de passear pelo mercado ainda mais especial.

Esse é um mercado onde você vai encontrar de tudo em matéria de comidas, bebidas e produtos típicos do período do Natal. Das tradicionais amêndoas torradas, passando pelas salsichas locais até o popular vinho quente. Em Hamburgo cada mercado de Natal tem a sua própria caneca estilizada, então sempre é um bom momento para se aquecer com o Glühwein e separar ao menos uma caneca para trazer de lembrança de viagem.

Vale destacar ainda as atrações para o público infantil, como o chamativo carrossel infantil original dos anos 1920 e até uma miniatura de ferrovia onde um trem passa de tempos em tempos por cima das barracas.

Weihnachtsmarkt Spitalerstrasse | Mercados de Natal em Hamburgo

Bem pertinho do Rathausmarkt está o mercado de Natal da Spitalerstrasse, tradicional rua de compras de Hamburgo. Parece ser quase uma extensão do outro mercado, e sinceramente não vimos tanta diferença entre eles.

Weihnachtsmarkt Spitalerstrasse | Mercados de Natal em Hamburgo
Weihnachtsmarkt Spitalerstrasse | Mercados de Natal em Hamburgo (créditos: hamburg-tourismus.de)

O foco aqui está um pouco mais nas compras: entre artesanatos e lembranças típicas, há inúmeros presentes de Natal para trazer de viagem. Mas as comidas e bebidas natalinas também se fazem presentes, inclusive com caneca personalizada.

Santa Pauli | Mercados de Natal em Hamburgo

Para quem procura um mercado de Natal bem diferente do usual, a dica pode ser o Santa Pauli. Realizado nos arredores da Reeperbahn – famosa zona de prostituição de Hamburgo – esse mercado bem ousado mistura Natal e erotismo de uma maneira muito bem humorada. As comidas e bebidas típicas estão presentes, mas boa parte da decoração e até dos biscoitos natalinos brincam com formas fálicas e outras questões ligadas ao contexto do erotismo. Mas nada exagerado ou que impeça a presença de famílias e até crianças no evento, especialmente durante o dia.

A noite o Santa Pauli ganha ares de “balada” com direto a apresentações ao vivo em seu palco principal. Ideal para quem prefere uma experiência mais “agitada” do que a dos tradicionais mercados de Natal.

Santa Pauli | Mercados de Natal em Hamburgo (créditos: hamburg-tourismus.de)

Mercados de Natal de Hamburgo | Weihnachtsmärkte in Hamburg
O que é imperdível: O mercado da Rathausmarkt – para uma experiência tradicional – e o Santa Pauli – para uma experiência mais ousada.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Hamburgo está previsto para acontecer entre 25 de novembro e 23 de dezembro. Os estandes ficam abertos de domingo a quinta das 11:00 às 21:00 (sextas e sábados até as 22h).
Para mais informações, consulte o site oficial.

9. Heidelberg | Mercados de Natal da Alemanha

Localizada a cerca de 1 hora de Frankfurt, a charmosa Heidelberg é um famoso destino de viagens “bate-volta”. Mas mesmo em um só dia é quase impossível não se apaixonar pelos encantos da primeira cidade universitária da Alemanha. Há até uma antiga canção do folclore alemão que diz “Ich hab’ mein Herz In Heidelberg Verloren”, ou “Eu deixei meu coração em Heidelberg”. É bem provável que o autor da canção tenha feito essa referência a Heidelberg em época de Mercados de Natal, quando o Heidelberger Weihnachtsmarkt torna a cidade ainda mais inesquecível.

Heidelberg | Mercados de Natal da Alemanha (Foto: Tobias Schwerdt ©Heidelberg Marketing GmbH)
Heidelberg | Mercados de Natal da Alemanha (Foto: Tobias Schwerdt ©Heidelberg Marketing GmbH)

Durante o período que antecede o Natal, praticamente todas as ruas e praças do centro histórico de Heidelberg são tomadas pelos estandes natalinos. Ao todo, as cerca de 140 barracas se espalham desde a Bismarckplatz, na entrada cidade velha, e seguem pelas praças Universitätsplatz, Marktplatz, Kornmarkt e Karlsplatz, chegando até os pés da estação de teleférico que leva até o Castelo de Heidelberg (Heidelberger Schloss), principal atração da cidade. Com direito até a uma pista de patinação no gelo para quem gosta de um pouco de aventura.

Boas opções de bebidas e comidas típicas também não vão faltar e são uma ótima pedida para um lanche rápido enquanto desbrava a cidade. Heidelberg é mais uma cidade onde o mercado de Natal parece se integrar com perfeição ao centro histórico e sua construções históricas e medievais. Não deixe de ficar até de noitinha para acompanhar a cidade se iluminando e se aquecer com uma bela caneca de vinho quente enquanto caminhas pelas ruas e becos de Heidelberg.

Mercado de Natal de Heidelberg | Heidelberger Weihnachtsmarkt
O que é imperdível: Integração perfeita entre o mercado de Natal e o centro histórico medieval. Fácil de explorar tudo a pé.
Quando acontece: Infelizmente em 2020 o Mercado de Natal de Heidelberg foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19. A cidade espera retomar as celebrações de Natal normalmente em 2021.
Para mais informações, consulte o site oficial.

10. Konstanz | Mercados de Natal da Alemanha

Na charmosa Konstanz, maior cidade às margens do lago Constança (Bodensee) ao sul da Alemanha, é praticamente impossível cumprir qualquer roteiro nos meses de novembro ou dezembro sem passar pelo Konstanzer Weihnachtsmarkt am See – o mercado de Natal de Konstanz. Nessa época as ruas e praças do centro histórico ficam repletas de estandes com produtos locais, entre comidas típicas, bebidas e artesanato.

Além de ser o maior dessa região, o Konstanzer Weihnachtsmarkt am See já foi escolhido inúmeras vezes como um dos dez melhores mercados de Natal da Alemanha. Não por acaso, o evento atrai cerca de 500 mil visitantes todos os anos. São mais de 100 mil luzes e quase 200 estandes concentrados principalmente no trecho que começa na Markstätte e vai até o porto de Konstanz, onde os comerciantes oferecem todo tipo de produto natalino e iguarias locais. A maior parte dos vendedores é da própria região e oferecem uma seleção muito diversificada de mercadorias produzidas na região.

Entre as opções do que comer, não há exatamente uma iguaria natalina que seja exclusiva e característica dos mercados de Konstanz. Mas como manda a tradição em boa parte do sul da Alemanha, a dica é pedir um Käsespätzle (massa tradicional com queijo e as vezes cebolas fritas) ou uma Würst (linguiça/salsicha) com bastante mostarda. E sempre com uma caneca de Glühwein nas mãos para curtir a atmosfera festiva do Mercado de Natal.

Além da proximidade com o lago que atribui uma atmosfera especial ao evento, outra característica marcante do mercado de Natal de Konstanz é o Weihnachtsschiff ou “Navio de Natal”. O barco fica atracado próximo ao porto e oferece a bordo um bar e diversos expositores de especialidades gastronômicas típicas dessa época, levando um pouco da magia natalina para as águas do Lago Constança.

O que é imperdível: A localização à beira do lago Bodensee e o Navio de Natal trazem um charme especial ao mercado de Natal de Konstanz. Além disso, a cidade tem uma posição estratégica que permite visitar com facilidade outras cidades à beira do lago como Lindau (Alemanha), St. Gallen (Suíça) ou Bregenz (Áustria).  
Quando acontece: Infelizmente o Mercado de Natal de Konstanz | Konstanzer Weihnachtsmarkt am See foi cancelado em 2020 por conta da Covid-19.
Para mais informações, consulte o site oficial.

11. Lindau | Mercados de Natal da Alemanha

Lindau é uma charmosa cidade-ilha cercada pelas águas cristalinas do lago Bodensee, ao sul da Alemanha. Ao fundo, os alpes nevados completam a paisagem de cartão postal que fazem de Lindau uma das cidades mais procuradas da região. E na época do Mercado de Natal de Lindau as ruas do centro histórico ficam repletas de estandes com produtos locais, entre comidas típicas, bebidas e artesanato. O Lindauer Hafenweihnacht acontece na região portuária da cidade, bem às margens do Lago Constança.

Mercado de Natal de Lindau
Mercado de Natal de Lindau

Entre as iguaria típicas dos mercados de Natal, não deixe de experimentar em Lindau o Laugenstangen – um sanduíche feito de pretzel com recheios variados. Além é claro das bratwursts (as salsichas alemãs típicas) e de bebidas para manter o corpo aquecido como o Whisky Punsch e o tradicional Glühwein (vinho quente com especiarias).

A caminhada pelo porto de Lindau, que normalmente já é uma das principais atividades para se fazer na cidade, consegue se tornar ainda mais especial durante o Natal (Leia mais em: Roteiro de 1 dia em Lindau).

Mercado de Natal de Lindau visto do alto da janela do hotel
Mercado de Natal de Lindau visto do alto da janela do hotel: as luzes são um espetáculo a parte

Mercados de Natal de Lindau | Lindauer Hafenweihnacht
O que é imperdível: O visual do mercado de Natal na região portuária com vista para o Lago Bodensee é dos mais bonitos da Alemanha.
Quando acontece: Infelizmente em 2020 o Mercado de Natal de Lindau foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19. A cidade espera retomar as celebrações de Natal normalmente em 2021.
Para mais informações, consulte o site oficial.

12. Nuremberg | Mercados de Natal da Alemanha

A encantadora Nuremberg é uma de nossas cidades favoritas na Alemanha, tanto que já estivemos por lá duas vezes – e não vemos a hora de retornar para uma terceira vez. Muito por conta da beleza de seu centro histórico medieval e pela gastronomia típica da cidade ao norte do Estado da Baviera. Se você é fã da autêntica cozinha da Francônia e seus pratos à base de carne de porco, batatas e muito chucrute, certamente também irá se apaixonar por Nuremberg. E no período que antecede ao Natal, todos esses predicados se juntam à magia do Christkindlesmarkt Nuremberg – o Mercado de Natal de Nuremberg.

Christkindlesmarkt Nuremberg – o Mercado de Natal de Nuremberg (© Timo Reichhart)

Se fosse necessário escolher uma única cidade para curtir o Natal na Alemanha, provavelmente a nossa escolha seria por Nuremberg e seu Christkindlesmarkt. Com sua tradição secular entre os mais antigos do país, o Mercado de Natal de Nuremberg é daqueles completos, com atrações para todo tipo de viajante. Não por acaso está entre os mais famosos mercados de Natal do mundo.

Apesar de oficialmente toda a estrutura fazer parte de um mesmo mercado de Natal, as barraquinhas são muito bem divididas em grandes áreas do centro histórico da cidade. No mercado principal da HauptMarkt se concentra a parte tradicional do mercado, com grandes setores dedicados ao artesanato e à criatividade. Alguns dos enfeites natalinos mais impressionantes que encontramos foram os do mercado de Natal de Nuremberg.

Já na Hans-Sachs-Platz fica o chamado Kinder Christkindlesmarkt, voltado especialmente para o público infantil com direito a um imenso carrossel central e decorações natalinas impressionantes em cada estande. Em torno das praças Lorenzerplatz e Jakobsplatz a maior parte das barraquinhas é focada em especialidades culinárias. Nesse quesito, o mercado de Natal de Nuremberg é farto em especialidades locais como a Nürnberger Bratwurst (uma linguiça fininha super típica da cidade), que pode ser acompanhada por chucrute ou servida no pão. A pedida tradicional é o sanduíche ‘Drei im Weggla‘ que consiste em um pão tipo “francês” recheado com três dessas linguicinhas típicas e mostarda ao gosto do freguês. Sempre acompanhado do bom e velho Glühwein, o vinho quente com especiarias que também faz sucesso no natal de Nuremberg.

Mas a iguaria natalina mais simbólica de Nuremberg é o Lebkuchen, um bolo/biscoito feito a partir da combinação de especiarias (como cravo, canela ou cardamomo) com avelãs, amêndoas e nozes. A superfície do doce muitas vezes é coberta por chocolate, glacê de açúcar ou apenas enfeitada com amêndoas tostadas. Em sua versão mais popular, o lebkuchen é facilmente encontrado em todos os mercados de Natal da Alemanha em formato de coração ou de figuras que simbolizam o período natalino. Apesar de funcionar bem como presente para trazer da viagem pela Alemanha, essa é uma versão de qualidade inferior, onde a massa é bem dura (lembrando um biscoito) justamente por conta da função decorativa.

Mas o verdadeiro Lebkuchen, ou o Lebkuchen Original (como os próprios alemães dizem) é justamente produzido em Nuremberg. O termo “Lebkuchen de Nuremberg” é considerado um estilo próprio, caracterizado pela excelência nos ingredientes, pela grande quantidade de castanhas e especiarias utilizadas na receita e pelo formato – geralmente redondo e coberto de glacê ou chocolate. Sim, desde 1996 o Nürnberger Lebkuchen é uma denominação de origem protegida, ou seja, só as empresas autorizadas e com sede em Nuremberg tem permissão para produzir essa versão do doce. Similar ao Champagne que só pode ser produzido na região de mesmo nome na França – todo o resto é “espumante”. Um exemplo é o lebkuchen produzido pela Wicklein – Die Lebküchnerei, que você vai encontrar tanto nos estandes do mercado quanto na loja oficial na praça Hauptmarkt.

Durante a época dos mercados de Natal Nuremberg é uma cidade bastante requisitada, e é aconselhável planejar tudo e reservar seu hotel com antecedência. Apesar da grande procura, a cidade tem uma estrutura muito bem organizada por parte do escritório de turismo local. Em nossa última visita havia até a possibilidade de adquirir o Nuremberg Christmas Card, um pacote de 6 vouchers promocionais onde cada um dá direito a uma experiência “obrigatória” do Natal em Nuremberg. Um cuidado a mais para garantir a melhor experiência possível para os visitantes do Christkindlesmarkt Nuremberg.

Mercados de Natal de Nuremberg | Nürnberger Christkindlesmarkt
O que é imperdível: As comidas típicas como a salsicha de Nuremberg e o Lebkuchen, além da beleza e da estrutura de um dos mais famosos mercados de Natal do mundo no coração de uma cidade medieval.
Quando acontece: Infelizmente em 2020 o Mercado de Natal de Nuremberg foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19. A cidade espera retomar as celebrações de Natal normalmente em 2021.
Para mais informações, consulte o site oficial.

13. Rothenburg ob der Tauber | Mercados de Natal da Alemanha

Mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber | Mercados de Natal da Alemanha
Mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber | Mercados de Natal da Alemanha

Cidade mais famosa da Rota Romântica da Alemanha, a pequena Rothenburg ob der Tauber preserva seu centro histórico medieval repleto de torres e construções originais. É daqueles lugares que parecem congelar a passagem do tempo e nos transportar para um “conto de fadas” da vida real. E se não bastasse tudo isso, quando se trata de Mercados de Natal na Alemanha, Rothenburg é um grande símbolo por conta do Rothenburger Reiterlesmarkt e seus mais de 500 anos de história. Sim, o mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber é realizado desde o século XV! E pouca coisa mudou desde então.

O Rothenburger Reiterlesmarkt concentra-se principalmente no trecho entre a Marktplatz e a praça da igreja. Mas na prática todo o centro histórico medieval é transformado em um autêntico conto de fadas de inverno, e a cidade inteira respira o clima dos mercados de Natal.

No total cerca de 120 barraquinhas oferecem tudo que os visitantes de um mercado de Natal mais desejam: glühwein (vinho quente) servido em sua própria caneca estilizada, tarte flambée (flamküchen), biscoitos natalinos e linguiças originais da Francônia. Em Rothenburg ainda há um doce típico da região chamado “Schneebällen“, uma grande bola de massa frita em óleo e bem crocante, que em sua versão mais tradicional é recoberta apenas por açúcar e canela. Não é nada de outro mundo em termos de sabor, mas é o tipo de iguaria que você só terá essa oportunidade de experimentar, então fica a sugestão.

Para afirmar de vez a relevância de Rothenburg para o Natal alemão, a cidade é berço da maior e mais importante loja de enfeites natalinos do mundo, a Käthe Wohlfahrt. A marca está presente em diversas cidades alemãs, mas é em Rothenburg que está localizada a sua loja matriz – que durante o Natal tem até fila para entrar. A loja é especializada naqueles enfeites artesanais feitos em madeira que todo mundo sonha em ter na sua estante ou na árvore de natal. Um pena que os preços para nós que ganhamos em reais são quase impraticáveis. Mas de qualquer forma, vale muito a visita!

Em um viagem em época de Mercados de Natal da Alemanha, sem dúvidas Rothenburg ob der Tauber é daquelas cidades “obrigatórias” para incluir no roteiro.

Mercados de Natal de Rothenburg ob der Tauber | Rothenburger Reiterlesmarkt
O que é imperdível: A cidade inteira se transforma em uma vila de Natal durante os meses de novembro e dezembro. A loja da Käthe Wohlfahrt é outra atração imperdível de Rothenburg.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber está previsto para acontecer entre 23 de novembro até 6 de janeiro. Os estandes ficam abertos de domingo a quinta das 11:00 às 19:00 (sextas e sábados até as 20h).
Para mais informações, consulte o site oficial.

14. Stuttgart | Mercados de Natal da Alemanha

Stuttgart é famosa entre os apaixonados por automóveis por conta dos museus da Mercedes-Benz e da Porsche. Mas mesmo que você não tenha o menor interesse por esse tema, o inverno é uma época especial para incluir a cidade em seu roteiro de viagem pela Alemanha. O Mercado de Natal de Stuttgart (Stuttgarter Weihnachtsmarkt) não é apenas um dos maiores e mais belos do país, mas também um dos mais antigos de toda a Europa com seus mais de 300 anos de tradição.

Stuttgart | Mercados de Natal da Alemanha (Foto: Thomas Niedermueller)
Stuttgart | Mercados de Natal da Alemanha (Foto: Thomas Niedermueller)

Com tanta tradição natalina, a cidade resolveu inovar e lançou até um daqueles passeios de ônibus turísticos de dois andares especializado no tema dos Mercados de Natal de Stuttgart. Em um passeio com duração de 45 minutos, o ônibus circula por pontos estratégicos contando através do áudio-guia histórias relacionadas ao Natal na cidade. O ponto de partida fica na Schlossplatz, onde fica o centro de informações turísticas de Stuttgart.

Mas voltando aos mercados de Natal, em Stuttgart cerca de 200 estandes se espalham pelo centro histórico, mas especificamente em praças principais como a Schlossplatz, a Schillerplatz, a Karlsplatz e a Marktplatz. É possível percorrer todo esse trajeto a pé enquanto experimenta as comidas e bebidas típicas da estação.

O tradicional vinho quente e os pratos mais típicos dos mercados de Natal também estão presentes em Stuttgart. Mas uma característica bem particular da gastronomia local é a forte influência da cozinha da Suábia (em alemão: Schwaben), região a qual Stuttgart pertence. Alguns pratos típicos como o “Ravióli da Suábia” (Schwäbische Maultaschen) – um ravioli recheado de carne – você só vai encontrar nos mercados de Natal de Stuttgart ou de cidades dessa região da Alemanha.

A noite a região próxima a Schlossplatz costuma ficar tomada pelo público atraído pela imensa árvore de Natal e pelo belíssimo projeto de iluminação que torna essa parte da cidade ainda mais encantadora. Quando estivemos por lá, havia até um espetáculo de luzes realizado todas as noites sempre no mesmo horário.

Outro ponto de visitação obrigatória em Stuttgart é a praça Marktplatz, onde o edifício da prefeitura (Rathaus) é transformado em um grande calendário do Advento. A partir de 1º de dezembro, a cada dia uma janela do edifício é aberta, revelando uma foto de um dos 23 bairros de Stuttgart.

Se não bastassem todas as atrações do Mercado de Natal de Stuttgart, a cidade vizinha de Esslingen am Neckar fica a apenas 25 minutos de distância de metrô e realiza um dos mercados de Natal mais incríveis que já visitamos, o Mittelaltermarkt – mercado medieval. Apesar de ser oficialmente uma outra cidade, tecnicamente Esslingen pertence ao departamento de Stuttgart, funcionando praticamente como um bairro um pouco mais afastado. E se você já colocou Stuttgart no roteiro, não custa nada dar essa “esticadinha” até lá.

Esslingen até possui um mercado de Natal convencional, o Esslingen Weihnachtsmarkt, que segue um padrão bem parecido com o dos mercados de Stuttgart.

Mas a grande atração da cidade é mesmo o Esslingen Mittelaltermarkt, que como já dissemos, é um Mercado de Natal Medieval. Desde a decoração dos estandes, passando pelas vestimentas, atividades, comidas típicas, absolutamente tudo faz referência às tradições da Idade Média.

Ao invés dos enfeites natalinos tradicionais e de figuras como o papai Noel, máscaras, espadas, caveiras, artigos em metal e couro. Até mesmo a tradicional caneca dos mercados de Natal segue um modelo mais rústico no Mercado de Natal de Esslingen am Neckar.

Esslingen costuma ser um destino muito requisitado especialmente nos finais de semana, quando muita gente sai de Stuttgart curtir o mercado de Natal medieval.

Mercados de Natal de Stuttgart | Stuttgarter Weihnachtsmarkt
O que é imperdível: Os arredores da Schlossplatz em Stuttgart e o mercado medieval de Esslingen am Neckar.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Stuttgart está previsto para acontecer entre 25 de novembro e 23 de dezembro. Os estandes ficam abertos de domingo a quinta das 10:00 às 21:00 (sextas e sábados até as 22h).
Para mais informações, consulte o site oficial.

15. Würzburg | Mercados de Natal da Alemanha

Würzburg é mais uma daquelas cidades apaixonantes da chamada “rota romântica” da Alemanha que vale a pena conhecer em qualquer época do ano. Mas é no final do ano que o aroma de vinho quente e lebkuchen torna tudo ainda mais encantador nos arredores da Marktplatz. É nessa zona da cidade que edifícios históricos como a Marienkapelle e Falkenhaus recebem a companhia dos cerca de 120 estandes decorados e iluminados do Weihnachtsmarkt Würzburg – o Mercado de Natal de Würzburg.

Weihnachtsmarkt Würzburg | Mercado de Natal de Würzburg (créditos: wuerzburg.de)
Weihnachtsmarkt Würzburg | Mercado de Natal de Würzburg (créditos: wuerzburg.de)

A estrutura do mercado de Natal segue o padrão das cidades menores, bem aconchegante e frequentado essencialmente pelos moradores da região. Nos estandes, além de enfeites natalinos e itens de artesanato, é difícil resistir à grande oferta de doces e comidas típicas de uma região que já é famosa pela farta gastronomia como a Baviera.

Vale destacar que não apenas a praça do Mercado recebe a decoração natalina. Todo o centro histórico é preparado de maneira especial para celebrar o período mais festivo da Alemanha. E uma das principais atividades em Würzburg é justamente passear pelas ruas e praças do centro histórico que pode ser inteiramente percorrido a pé.

Mercado de Natal de Würzburg | Weihnachtsmarkt Würzburg
O que é imperdível: A integração entre o mercado e o belo centro histórico que fica todo decorado para o Natal.
Quando acontece: Em 2020 o Mercado de Natal de Würzburg está previsto para acontecer entre 28 de novembro e 20 de dezembro. Os estandes ficam abertos de segunda a sábado, das 10h00 às 20h30, e domingos das 11h00 às 20h30.
Para mais informações, consulte o site oficial.


Espero que tenham gostado das dicas e que elas te ajudem a planejar sua viagem! Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta aí embaixo! E se você já foi a algum dos mercados de Natal da Alemanha, deixe seu comentário contando pra gente o que achou! 🙂


Já reservou seu hotel na Alemanha?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar ajudando o nosso blog.

Ué, mas como assim? Simples: é que cada vez que você acessa o site da Booking.com através desse link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles nos repassam uma pequena comissão. Ah, detalhe importante: isso não vai custar 1 centavo a mais pra você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra maneira. Não é demais? 🙂

Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂

Alugue um carro na Alemanha

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Alemanha é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Contrate agora seu seguro viagem para a Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. Um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais