6 razões para viajar de trem pela Alemanha
viajar de trem pela alemanha

6 razões para viajar de trem pela Alemanha

É verdade que existe a opção de alugar um carro, pegar um ônibus, ou até mesmo um avião dependendo da distância; mas, quando o assunto é viajar internamente pela Europa, normalmente a primeira opção que nos vem a cabeça é o trem. O transporte ferroviário é muito popular e muito forte em toda a Europa, sendo utilizado não só pelos turistas mas principalmente pelos locais.

Mapa com os trilhos de trem que cortam a Alemanha
Mapa com os trilhos de trem que cortam a Alemanha

Na Alemanha não é diferente: a Deutsche Bahn, principal empresa de transportes ferroviários da Alemanha, é um símbolo do padrão de qualidade germânico, com seus trilhos e trens percorrendo praticamente todo o território nacional. Os trens na Alemanha se dividem em 2 categorias: de longa distância e de curta distância.
– Trens de longa distância: “Intercity” (IC) e “InterCity Night” (ICN), “Eurocity” (EC), “Euronight” (EN) e o mais famoso deles, o “InterCity Express “(ICE), capaz de atingir 330 km/h.
– Trens de curta distância: “Regionalbahn” (RE) – trens regionais com os quais é possível chegar em cidades menores e estações secundárias.

Em nossa última viagem a Alemanha, viajamos no ICE e no RE, e a partir da nossa experiência, listamos 6 razões para você viajar de trem pela Alemanha.

1) Tem trem para tudo que é lugar

A malha ferroviária européia é motivo de inveja em 10 de cada 10 viajantes brasileiros. Não tem quem não pense “Porque no Brasil não temos um sistema de trens como o europeu?”. Na Alemanha não é diferente. Os germânicos tem a 7ª maior malha ferroviária do mundo em extensão, com quase 40.000 km de trilhos percorrendo seu território. Se comparado ao tamanho do país, a Alemanha está no top 3 mundial na divisão de sua área territorial por quilômetro de trilho. Com essas informações já dá pra imaginar que é possível viajar de trem praticamente de todas as principais cidades alemãs para todas as cidades alemãs (com raras exceções). Sendo assim, uma das razões pra você viajar de trem pela Alemanha é o simples fato de que, para qualquer roteiro que você planeje, haverá um trem para te levar até a cidade desejada.

2) Passes promocionais (para trens Regionais)

Lembra que falamos dos “Regionalbahn” (RE), ou trens regionais? Os RE são em geral os modelos mais antigos e lentos dos trens. A Deutsche Bahn possui 3 opções de passes promocionais especificamente para essa categoria de trens: “Day Ticket”, “Weekend Ticket” e “Regional Ticket”.
– Day Ticket: Com ele você pode viajar de trem ilimitadas vezes por toda a Alemanha dentro do período de 1 dia, de segunda a sexta (das 09h00 de um dia até as 03h00 do dia seguinte). Em 2016, custava 44 euros para 1 pessoa e 8 euros para cada passageiro adicional até o limite máximo de 5 pessoas.
– Weekend Ticket: Com ele você pode viajar de trem ilimitadas vezes por toda a Alemanha dentro do período de 1 dia, aos sábados e domingos (de 00h00 de um dia até as 03h00 do dia seguinte). Em 2016, custava 40 euros para 1 pessoa e 4 euros para cada passageiro adicional até o limite máximo de 5 pessoas.
– Regional Ticket: É o mais vantajoso dos 3. Com ele você pode viajar de trem ilimitadas vezes dentro de 1 dos 16 Estados alemães, pelo período de 1 dia, de segunda a sexta (das 09h00 de um dia até as 03h00 do dia seguinte) ou aos sábados e domingos (de 00h00 de um dia até as 03h00 do dia seguinte). O preço é variável de acordo com o Estado escolhido. Utilizando para 2 ou mais viagens, o Regional Ticket já vai compensar mais do que comprar os tickets separadamente. Ideal para viagens do tipo “Bate e Volta”.

Além desses 3, existe ainda o  “Tages Ticket“, uma espécie de “ticket-família” que é específico para até 2 adultos acompanhados de até 4 crianças e/ou cachorros (sim, é isso mesmo), e que pode custar menos do que os tickets regionais (o nosso saiu por 19,10 euros e também valia para 1 dia inteiro de deslocamentos de trem). Essa dica quem nos deu foi o atendente da Deutsche Bahn, para irmos de Nuremberg até Bamberg em 1 dia (e não era pegadinha, valeu a pena mesmo!). Enfim, são muitas opções. O ideal é se informar no site da Deutsche Bahn ou diretamente na estação para achar o melhor bilhete promocional para o seu roteiro.

Ah, uma grande vantagem de todos esses tickets promocionais é que eles podem ser comprados no próprio dia da viagem, diretamente na estação, e pelo mesmo preço (não varia em função da demanda). Se estiver comprando passagens em cima da hora, essa é disparada a sua melhor opção.

3) Pontualidade

Aqui você tem um meio de transporte que sofre pouca influência de fatores externos (não tem “trânsito” e acidentes são raríssimos) e que é administrado por um povo tradicionalmente pontual – o alemão. O resultado disso são trens tão precisos quanto um ponteiro de relógio na maioria das vezes. Ao comprar um ticket de trem você pode até estranhar os horários de saída meio quebrados (11h17, 15h42, etc). Mas acredite, seu trem vai chegar naquela exata hora e minuto previstos. Programe-se pra chegar pelo menos 15 minutos antes na estação de trem para não correr o risco de ser deixado pra trás.

4) Tempo de viagem

Como vimos, existem trens (ICE) que podem chegar a 330 km/h de velocidade em parte do trajeto. Além disso, ao contrário dos aeroportos – onde em geral você precisa chegar com pelo menos 2 horas de antecedência do horário do vôo – nas viagens de trem você pode chegar poucos minutos antes. Com isso, viajar de trem torna-se extremamente rápido e dinâmico. Grandes distâncias acabam sendo percorridas em poucas horas. Seu tempo total de viagem fica mais curto e você consegue aproveitar melhor o seu dia.

5) Conforto

Viajar de trem pela Alemanha, mesmo que na 2ª classe, é mais confortável do que avião ou ônibus: as cadeiras em geral são grandes e mais espaçosas entre si. Os banheiros também são limpos e mais espaçosos. Bateu aquela fome? Tem um vagão-restaurante específico pra você pedir um café e um snack, não precisa ficar se apertando todo pra comer em uma mesinha minúscula. Tudo isso, somado aos itens 3 e 4 (pontualidade e tempo de viagem) fazem do trem uma ótima opção para deslocamento em viagens: você chega no horário previsto e bastante descansado para aproveitar bem o dia.

6) O “charme”

Por último – mas não menos importante – uma das razões para viajar de trem pela Alemanha é que andar de trem é charmoso, concorda? Não sei se é porque não temos esse tipo de serviço no Brasil, ou se é por conta dos filmes antigos que “glamourizaram” essa experiência no imaginário popular, o fato é que andar de trem em si já é uma “experiência” no sentido amplo da palavra. Viajar de trem – principalmente nas primeiras vezes – provoca uma sensação de imersão na cultura local, nos faz sentir menos como turista e mais como um “local”. Concordam ou é muita viagem? 🙂


Pra não dizer que “tudo são flores”, um ponto negativo das viagens de trem é que todas essas qualidades citadas tem o seu custo. Viajar de trem não é algo exatamente barato, mesmo no caso dos tickets promocionais. Para tickets individuais, por trecho, o ideal é tentar comprar a sua passagem com pelo menos 3 meses de antecedência. Por conta disso, em alguns trechos mais curtos pode valer mais a pena optar pelo ônibus (veja no nosso post: 6 razões para viajar de ônibus pela Alemanha).

Já em viagens muito longas (6h ou mais) pode valer mais a pena viajar de avião. Apesar de confortáveis, dormir em um trem nunca vai ser a mesma coisa de dormir em uma cama de hotel. O cansaço e o tempo gasto podem não compensar, nesse caso.

E você, já viajou de trem pela Alemanha? Conta aí pra gente como foi. 🙂


Já reservou seu hotel na Alemanha?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda vai estar nos ajudando a manter o trabalho do blog. Cada vez que você acessa o site da Booking.com através do nosso link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles repassam uma pequena comissão para o blog. E isso não custa 1 centavo a mais para você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra forma. Não é demais? 🙂

Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂

+ Pesquisar preços de hotéis e apartamentos na Alemanha


Mais atividades na Alemanha

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais