O que fazer no Uruguai no Inverno: roteiro de 9 dias em Montevidéu e Colônia do Sacramento
O que fazer no Uruguai no inverno

O que fazer no Uruguai no Inverno: roteiro de 9 dias em Montevidéu e Colônia do Sacramento

Quando compramos nossas passagens para viajar no mês de julho para o Uruguai, no auge do inverno, a primeira coisa que pensamos foi: o que fazer no Uruguai no Inverno?

O clima no Uruguai é muito parecido com o da região Sul do Brasil: Primavera com clima ameno e temperatura média de 20º a 25º ; verão com temperaturas médias de 25° a 35º; outono com árvores cobertas de folhagem amarelada ou quase sem folhas e temperaturas de 15º a 25º e inverno mais rigoroso, com muita chuva e dias mais curtos, com temperatura podendo atingir perto de zero (raramente com neve). Portanto, antes de definir o roteiro, é importante ter em mente que a época do ano vai influenciar em muita coisa do seu planejamento – da escolha das regiões a visitar até o estilo da sua viagem.

Você também vai gostar de ler:
10 itens essenciais para levar na mala de viagem no inverno

No caso do Uruguai: Punta del Este vira um deserto no inverno, com muitos hotéis e restaurantes fechados. Já no verão, chega a aumentar em quase 10 vezes a população da cidade, tamanha a quantidade de turistas. Já Montevidéu no Inverno pode ter longos períodos de chuva, o que deixa as ramblas e parques bem vazias. Em compensação, a Ciudad Vieja ganha ares de Europa com as árvores desfolhadas e as pessoas todas encasacadas. Da mesma forma, a cidade de Colônia de Sacramento no frio ganha um charme todo especial. O clima fica uma delícia para tomar um demorado chá da tarde (merienda) ou para jantar uma parrilla acompanhada de um belo vinho uruguaio.

O que fazer no Uruguai no inverno
O que fazer no Uruguai no inverno

O que fazer no Uruguai no Inverno?

Definindo o nosso roteiro de viagem pelo Uruguai no Inverno

Por conta disso, decidimos excluir Punta del Este do nosso roteiro e deixar para uma outra época. Com isso, optamos por dedicar mais tempo para a cidade de Montevidéu e por 2 noites em Colônia do Sacramento. Apesar de muitos roteiros por aí dizerem que 2 ou 3 dias são suficientes para conhecer toda a capital uruguaia, eu recomendaria no mínimo 4 dias inteiros, principalmente se a viagem for no inverno.

Com o frio tudo se torna mais lento, e os dias mais curtos e com grande probabilidade de chuva certamente vão atrapalhar os seus planos. Já pensou se no único dia dedicado para caminhar pela Ciudad Vieja resolve desabar um temporal? Sua experiência (e suas fotos) vão ficar muito piores do que poderiam.

O mesmo se aplica a Colônia do Sacramento. Eu já havia visitado a cidade uma vez (vindo de Buenos Aires) e passado apenas uma tarde por lá. O objetivo agora era chegar na noite anterior, acordar por Colônia, passar 1 dia completo na cidade e ter mais uma noite para desfrutar e conhecer a cidade toda iluminada.

Sendo assim, arredondando aqui e ali, ficamos no total por 7 dias e meio dias em Montevidéu e por 1 dia e meio em Colônia do Sacramento, totalizando 9 dias no Uruguai.

Roteiro de 9 dias pelo Uruguai

Segue abaixo uma versão bem resumida do que fizemos em cada dia do nosso roteiro de 9 dias pelo Uruguai no inverno.

1º dia (quarta-feira): Manhã nos bairros de Buceo, Pocitos e Centro. Tarde no Parque Rodó e Rambla de Pocitos. Noite em Pocitos.
2º dia (quinta-feira): Pela manhã, caminhada pela Rambla de Buceo até Punta Carretas (letreiro Montevidéu). A tarde e noite, bairros de Malvin e Carrasco (Hotel Casino Carrasco).
3º dia (sexta-feira): Manhã no Centro (fonte dos cadeados). Tarde no Palácio Legislativo e Mercado Agrícola. Depois, Museu do Futebol e Parque Battle. A noite, jantar em Punta Carretas.
4º dia (sábado): Manhã na Rambla de Punta Carretas. A tarde, shopping Punta Carretas e caminhada pelo bairro. Jantar em Pocitos.
5º dia (domingo): Manhã e tarde no Centro (Feria Tristan Narvaja e subida no terraço do Prédio da Prefeitura) e na Ciudad Vieja (almoço no Mercado del Puerto), com caminhada pelo bairro. A noite, jantar em Punta Carretas.
6º dia (segunda-feira): Manhã pelo bairro de Buceo, com compras no Montevideo Shopping. A tarde, viagem de ônibus para Colônia do Sacramento (saída do terminal Rodoviário de Três Cruces). A noite, caminhada e jantar no centro histórico de Colônia.
7º dia (terça-feira): Inteiramente dedicado ao centro histórico de Colônia (Rambla, Faro, Igreja, praças e ruas históricas).
8º dia (quarta-feira): Pela manhã, ônibus de Colônia do Sacramento para Montevidéu. Tarde e noite na Ciudad Vieja (Plaza Independência, Palácio Salvo, Teatro Solis, Peatonal Sarandi e praças).
9º dia (quinta-feira): Manhã e tarde inteiras pela Ciudad Vieja. A noite, aeroporto de Carrasco.

Roteiro completo em Montevidéu

Clique para ler nosso roteiro completo de 8 dias por Montevidéu

Roteiro completo em Colônia do Sacramento

Clique para ler nosso roteiro completo de 2 dias por Colônia do Sacramento


Após a viagem, nossa impressão final foi de que seria possível excluir 1 dia da parte inicial da viagem por Montevidéu. Algumas opções seriam aproveitar esse dia para fazer um passeio de dia inteiro (bate e volta até Punta del Este ou visita a uma vinícola, por exemplo). Para conhecer razoavelmente bem a Ciudad Vieja e não conhecer somente os pontos turísticos, recomendo pelo menos 2 dias inteiros dedicados a caminhar por lá. Já as ramblas podem ser deixadas um pouco de lado se a sua viagem for no inverno: elas ficam bem vazias e a chuva torna a experiência até desagradável.

Já em relação a Colônia do Sacramento, eu considerei o roteiro ideal para conhecer bem o principal da cidade. Achei a experiência como um todo muito melhor do que da outra vez que só passei uma tarde pela cidade, e não conheci quase nada além do básico. Além disso, a cidade de Colônia a noite fica lindíssima, com as luminárias antigas do centro histórico deixando tudo com um tom de sépia natural.

E você, como foi sua experiência pelo Uruguai? Conta pra gente! 🙂

Você também vai gostar de ler:
Onde ficar em Montevidéu: dicas de hotéis e melhores bairros
Onde comer em Montevidéu: 10 restaurantes e cafés imperdíveis
Doce de leite uruguaio: ranking das melhores marcas


Onde ficar em Montevidéu

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Montevidéu, no Uruguai?

#dicaviajaredemais: Se quiser uma dica pessoal para hospedagem em Montevidéu, dá uma lida no nosso post sobre o Salvo Suítes. Já para Colônia do Sacramento, a dica é o La Mision, bem no centrinho histórico da cidade e com ótimo custo-benefício.

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Montevidéu

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem no Uruguai:

Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

E agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais