19 de março de 2017

Onde comer e beber em Munique, na Alemanha

Estávamos na capital da Bavária, finalmente. E cheios de fome! Nhammy! Ainda bem que o objetivo deste post é relatar a nossa experiência gastronômica e listar os melhores lugares para comer e beber em Munique, na Alemanha. Vem com a gente!

Chegamos no dia 1° de dezembro em Munique, com translado muito tranquilo e barato (6 euros por pessoa) que fizemos de ônibus. Partimos de Nuremberg, uma das cidades históricas mais interessantes da viagem. Chegamos por lá no oitavo dia, de um total de 13 viajando pela Alemanha e Áustria, onde passamos por 6 cidades. (Quer saber tudo sobre esta viagem? Leia o roteiro completo).

Mas vamos ao que interessa: comida e cerveja. Ao longo dos 5 dias em Munique, pudemos experimentar o que a cidade oferece de melhor em termos de gastronomia e – claro! – cerveja alemã.

Gaststätte “Zum Brünnstein”

Bom, começamos pelo almoço do dia 1° de dezembro (uma quinta) dia que chegamos na cidade. Já passava das 15h30 da tarde quando fizemos o check-in no Ibis Hotel Muenchen City Ost, deixamos nossas malas e saímos para desbravar a cidade. Já tínhamos o Gaststätte “Zum Brünnstein” mapeado entre as opções, com boa avaliação no TripAdvisor, principalmente por ser localizado entre o nosso hotel e o centro da cidade, na Elsässer Straße 36. 

Fachada do restaurante Gaststätte "Zum Brünnstein" em Munique

Fachada do restaurante Gaststätte “Zum Brünnstein” em Munique

Na chegada, já fomos entrando e nos dirigindo até uma mesa em um canto, que descobrimos mais tarde que estava reservada. O local estava tranquilo e com algumas mesas ocupadas, mas logo a garçonete, devidamente uniformizada em trajes alemães típicos, veio nos conduzir até o outro salão onde havia uma mesa livre para duas pessoas. Por ser fora do circuito principal de atrações turísticas, o restaurante é bastante frequentado pelos locais – o que de cara já nos agradou. 

Gaststätte "Zum Brünnstein"

Salão do Restaurante Gaststätte “Zum Brünnstein” em Munique

Depois de alguns dias no país, já sabíamos que o tamanho dos ditos pratos principais é enorme. Para entender sobre o tamanho dos pratos, leia nosso post 10 curiosidades sobre comer em restaurantes na Alemanha. Por saber disso e ter como meta também jantar naquele mesmo dia, decidimos pedir um prato principal e um pequeno, para dividir. E claro, dois pints das cervejas servidas na casa. A comida estava ótima e o atendimento foi super bom.

Pedido:
Prato principal: Jägerschnitzel mit hausgemachten Spätzle und gemischtem Salat* (9,80 euros)
Prato pequeno (kleiner): Leberkäs abgebräunt mit Ei und hausgemachtem Kartoffelsalat** (6,80 euros)
Sobremesa: Apfelstrüdel (4,50 euros) – dividimos 1 porção.
Bebidas: Dark wheat beer (3,50 euros) e Light wheat beer (3,50 euros)
Total da conta: 30 euros já com a gorjeta. 

* Escalope de carne de porco com molho cremoso e cogumelos, servido com Spatzle (espécie de massa típica da Alemanha) e salada de batata caseira.
** Fatia de bolo de carne (processada) estilo bávaro dourado na frigideira com um ovo frito por cima servido com salada de batata caseira.

1) Fatia de bolo de carne (processada) estilo bávaro dourado na frigideira com um ovo frito por cima servido com salada de batata caseira 2)Bebida: Dark wheat beer 3) Escalope de carne de porco com molho cremoso e cogumelos, servido com Spatzle (espécie de massa típica da Alemanha) e salada de batata caseira.

1) Fatia de bolo de carne (processada) estilo bávaro dourado na frigideira com um ovo frito por cima servido com salada de batata caseira 2)Bebida: Dark wheat beer 3) Escalope de carne de porco com molho cremoso e cogumelos, servido com Spätzle (espécie de massa típica da Alemanha) e salada de batata caseira.

 

Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus de Munique, sede original e principal da cervejaria, fica localizada na Platzl 9, bem no centro. Alguns meses antes, em outra viagem, tínhamos conhecido a filial brasileira da HB, localizada na cidade de Belo Horizonte/MG, no Brasil. Na cervejaria, compartilhamos a mesa com outras pessoas, algo super comum na Alemanha, como já explicamos no post 10 curiosidades sobre comer em restaurantes na Alemanha.

Hofbräuhaus, a HB de Munique

Hofbräuhaus, a HB de Munique

Já chegamos por lá um pouco tarde, por volta das 21:30h de uma quinta-feira, mas a casa estava lotada. A cozinha ainda estava aberta mas optamos apenas por beber a famosa cerveja, servida em canecos de 1 litro. Sim! UM LITRO! A cerveja em si nós já conhecíamos – é boa mas nada de outro mundo em se tratando de um paraíso das cervejas como a Alemanha. O que foi chato é que a garçonete era meio estúpida. Não sei se por conta da quantidade de gente – muitos bêbados já – ou se pelo fato de estarmos nos comunicando em inglês e não em alemão, o que também é algo muito estranho já que a HB é um restaurante muito turístico. Nem uma bolachinha de chope de lembrança ela conseguiu pra gente. :/

Apesar disso, o ambiente é muito legal e o local é gigante, com música ao vivo, dezenas de mesas com pessoas de todos os lugares do mundo. Foi bem divertido. 

Pedido:
Hofbräu Dark Beer – the origin of Bavarian beer (8,60 euros)
Hofbräu Original (8,60 euros)
Total da conta: 18 euros já com a gorjeta (sim, demos gorjeta mesmo assim…)

Hofbräu Dark Beer - the origin of Bavarian beer e a Hofbräu Original

Hofbräu Dark Beer – the origin of Bavarian beer e a Hofbräu Original

 

Augustiner Bürgerheim

Na sexta-feira (nosso segundo dia em Munique), decidimos aproveitar o desconto que o City Card München oferece, uma promoção de 2 pratos pelo preço de um, no Augustiner Bürgerheim.

Restaurante Augustiner Bürgerheim em Munique

Restaurante Augustiner Bürgerheim em Munique

Conferimos as avaliações do restaurante no TripAdvisor que eram muito boas, apesar da localização ser meio afastada do centro. Mas assim já aproveitamos para passear em um outro lado da cidade e de lá seguimos para o parque da Oktorberfest, que era caminho. O restaurante é bem bacana e parece ser familiar, já que havia poucos funcionários no local, bem como somente algumas mesas com clientes. Assim como nos demais dias, a gente chegou meio tarde para o almoço (por volta de 14h) mas mesmo assim, fomos bem atendidos e não estávamos sozinhos, já que “nativos” também almoçavam ali naquela hora.  O atendimento foi feito pelo mesmo rapaz que estava organizando e montando um telão no fundo do restaurante, que funciona a noite como pub com enfase nos pratos de hambúrguer. 

Pedido:
Prato principal: Jägerschnitzel natur gebraten mit Champignonragout und Preiselbeeren an selbstgemachten Eierspätzle* (14,80 euros)
Prato principal (de graça): „Münchner Schnitzel“ mit Senf-Meerrettich-Kruste dazu Bratkartoffeln mit Majoran gewürzt ** (12,80 euros)
Bebidas: 2 Augustiner hell 0,5l vom Faß  (3,70 euros)
Total da conta: 25 euros já com a gorjeta.

* Escalopes de carne de porco com molho de cogumelos, servido com spätzle e geleia de cranberries
**Filé de carne de porco (schnitzel) com crosta de mostarda, empanado e servido com batata frita temperada com ervas.

1)Filé de carne de porco (schnitzel) com crosta de mostarda, empanado e servido com batata frita temperada com ervas. 2) Augustiner hell 0,5l vom Faß 3) Escalopes de carne de porco com molho de cogumelos, servido com spätzle e geleia de cranberries

1)Filé de carne de porco (schnitzel) com crosta de mostarda, empanado e servido com batata frita temperada com ervas. 2) Augustiner hell 0,5l vom Faß 3) Escalopes de carne de porco com molho de cogumelos, servido com spätzle e geleia de cranberries

 

Opatija im Tal

Ainda na sexta-feira, o Opatija im Tal foi a nossa escolha para o jantar. Também decidimos por ele com base em avaliações no TripAdvisor e recomendações que pesquisamos na internet, além da localização, pois fica bem no centro, próximo a Marienplatz, por onde estávamos passeando entre lojas e o Mercado de Natal.

Restaurante Opatija im Tal em Munique

Restaurante Opatija im Tal em MuniqueJpeg

O restaurante é amplo e tem um bom atendimento, apesar das mesas serem um pouco coladas umas nas outras. Frequentado tanto por moradores quanto por turistas, tem muitas opções de pratos internacionais e tradicionais no cardápio, o que é uma boa se você já estiver cansado da comida tradicional alemã. Mas esse não era o nosso caso, como pode ser visto na descrição abaixo. 😀

Pedido:
Prato pequeno: Allgäuer Zwiebelfleisch – marinierter Schweinenacken vom Grill mit geschmorten Zwiebeln und hausgemachten Käsespätzle (9,70 euros)
Prato de salsichas: Opatija’s Currywurst – saftige Jumbo-Kalbsbratwurst (ca.200 g) vom Grill auf feinem pikanten Tomaten-Curry-Ketchup-Spiegel und knusprigen Pommes frites (8,90 euros)
Bebidas:
Paulaner Hefe-Weißbier Naturtrüb vom Fass 0,5 l  (4,60 euros) e
Paulaner Hefe-Weißbier Dunkel vom Fass 0,5 l (4,60 euros)
Total da conta: 30 euros já com a gorjeta.

* Filé de carne de porco marinado e grelhado com cebola caramelizada, servido com spätzle de queijo
**Linguiça jumbo grelhada sobre molho picante de tomate, ketchup e curry, servida com batata frita.

1) Linguiça jumbo grelhada sobre molho picante de tomate, ketchup e curry, servida com batata frita. 2) Filé de carne de porco marinado e grelhado com cebola caramelizada, servido com spätzle de queijo

1) Linguiça jumbo grelhada sobre molho picante de tomate, ketchup e curry, servida com batata frita. 2) Filé de carne de porco marinado e grelhado com cebola caramelizada, servido com spätzle de queijo

 

Woerner’s Herzog-Wilhelm-Straße

Lanchamos no Woerner’s por volta das 17h00 da tarde de um sábado, já no terceiro dia em Munique. Isso porque começamos nosso dia com um café da manhã meio brunch, no buffet estilo “pague valor fixo e coma o quanto quiser” na Galeria Kaufhof da Marienplatz, no final da manhã. Resultado é que não sobrou fome e nem tempo para almoçar neste dia, apenas um lanche no meio da tarde para esquentar e repor energias, já que caminhamos muuuuuuito e estava muito frio. O Woerner’s é um daqueles lugares que a gente entra sem ter mapeado, analisa rapidamente e decide ficar, e que se torna uma grata surpresa já que fomos muito bem atendidos (a dona ou gerente era muito simpática!) e a comida era boa. Depois com calma pesquisando, descobrimos que era, de fato, um bom restaurante e é bem avaliado.

Café e restaurante Woerner's Herzog-Wilhelm-Straße

Café e restaurante Woerner’s Herzog-Wilhelm-Straße

Pedido:
Sopa 1: Kürbiskuchen Suppe mit Brot* (4,5 euros)
Sopa 2: Gulaschsuppe mit Brot** (4,5 euros)
Torta: Streusel Apfelkuchen *** (3,5 euros)
Café: große Cappuccino (2 euros)
Total da conta: 16 euros já com a gorjeta.

* Sopa de abóbora servida com uma fatia de pão
** Sopa de goulach (carne) servida com uma fatia de pão
*** Fatia de torta de maçã e crumble

1) Sopa de abóbora 2) Pãozinho que acompanha a sopa 3) Sopa de goulach (carne)

1) Sopa de abóbora 2) Pãozinho que acompanha a sopa 3) Sopa de goulach (carne)


Fatia de torta de maçã e crumble e Cappuccino grande

Fatia de torta de maçã e Cappuccino grande

Haxnbauer

Ainda no sábado, já próximo das 21h, fomos jantar no famoso restaurante Haxnbauer, que tem o tradicional joelho de porco assado no espeto. 

Restaurante Haxnbauer

Restaurante Haxnbauer

 

Vitrine do Restaurante Haxnbauer com os joelhos de porco no espeto

Vitrine do Restaurante Haxnbauer com os joelhos de porco no espeto

Compartilhamos uma mesa com outras três turistas da Ucrânia mas não interagimos muito. O atendimento foi bem acima do que eu esperava, já que é um lugar turístico e bastante grande.  O garçom sempre presente e atento, a comida veio rápida e estava bem gostosa, assim como a cerveja.

1) Löwenbräu Triumphator dunkler Doppelbock vom Fass 0,50 l 2)Sannwald Hefeweizen hell Frisch vom Fass 0,50 l

1) Löwenbräu Triumphator dunkler Doppelbock vom Fass 0,50 l 2)Sannwald Hefeweizen hell Frisch vom Fass 0,50 l

 

Este é um restaurante famoso e bem turístico de Munique e já sabíamos que o preço seria mais salgado. Nada demais mas um pouco mais caro que os demais restaurantes que frequentamos durante a estadia na cidade. Mas valeu a pena, com certeza. A experiência foi ótima!

Pedido:
Prato tradicional 1: ½ SCHWEINSHAXE mit Kartoffelknödel* (17,80 euros)
Prato tradicional 2: KRÄFTIGES RINDERGOULASCH IN DUNKELBIERSAUCE Butterspätzle und Salat ** (18,50 euros)
Bebidas:
Sannwald Hefeweizen hell Frisch vom Fass 0,50 l (4,90 euros)
Löwenbräu Triumphator dunkler Doppelbock vom Fass 0,50 l (4,90 euros)
Total da conta: 50 euros já com a gorjeta (a refeição mais cara da viagem).

* Meio joelho de porco com noodle de batata
** Goulash de carne em cerveja escura forte com Spätzle ao molho de manteiga e salada

1) ½ SCHWEINSHAXE mit Kartoffelknödel 2)KRÄFTIGES RINDERGOULASCH IN DUNKELBIERSAUCE Butterspätzle und Salat

1) ½ SCHWEINSHAXE mit Kartoffelknödel 2)KRÄFTIGES RINDERGOULASCH IN DUNKELBIERSAUCE Butterspätzle und Salat

Wirtshaus Zum Straubinger

Jantamos no Wirtshaus Zum Straubinger no quarto dia em Munique, um domingo. Nesse dia não paramos para nenhuma refeição em restaurante, pois tínhamos na programação visitar alguns museus entre o final da manhã e o meio da tarde e depois seguir de metrô para o estádio Allianz Arena do Bayern de Munique onde tínhamos visita agendada às 17h.
Mas vamos ao restaurante Wirtshaus Zum Straubinger: é mais um dos clássicos restaurantes típicos, com serviço e atendimento bom, frequentado por turistas e também por moradores locais, com variedade e boas opções de pratos com preço justo. Nossa expectativa e também nossa fome estavam bem grandes, já que não tínhamos parado para comer direito o dia todo.

Restaurante Wirtshaus Zum Straubinger

Restaurante Wirtshaus Zum Straubinger

Talvez por isso, nosso senso crítico estava mais acirrado e achamos que a pele do ombro e joelho de porco assados que pedimos estava muito seca, além do que é gostoso em termos de textura crocante. Fora isso, foi tudo satisfatório. Infelizmente não temos fotos dos pratos porque nosso equipamento ficou sem bateria, já que tínhamos passado o dia todo turistando e fazendo muitas fotos.

Pedido
Sopa: Rindersafterl – Rinderbrühe, Nudelfleckerl hausgemacht, Tafelspitz, Wurzelgemüse (5,50 euros)
Prato principal 1: Hohenloher Landschweinsbraten aus Schwäbisch – Hall aus dem Rohr, Schulterbraten, gemischte Knödel, Natursafterl, Krautsalat, Speck* ( 14,20 euros)
Prato principal 2: Knusprige, halbe Schweinshaxn – Dunkelbiersoß, Münchener Kartoffelknödel, Semmelknödel, Sauerkraut** ( 14,20 euros)
Bebidas: Cerveja Paulaner Weiss e Paulaner Hell (4,90 euros cada)
Total: 43,70 euros + 4 euros de gorjeta = 47,70 euros

*Ombro de porco com noodle de batata, servido com salada de repolho e bacon
** Meio joelho de porco assado na cerveja escura, servido com noodle de batata e noodle de pão com salada de repolho

Destalhes do Restaurante Wirtshaus Zum Straubinger

Destalhes do Restaurante Wirtshaus Zum Straubinger

Andechser am Dom

O Andechser am Dom foi um achado! Outro momento daqueles que não estava planejado e foi descoberto por acaso. Saímos relativamente cedo do restaurante anterior e fomos caminhando pelo centro em direção ao ponto onde pegaríamos o Tram para o hotel Ibis City Ost onde estávamos hospedados. Como era domingo, as ruas não estavam tão cheias e todas as lojas de rua e barracas do mercado de Natal já estavam fechados. Entretanto, ao passarmos por esse restaurante/bar todo iluminado, paramos pra ver o que era. Grata surpresa ao descobrirmos que era também uma cervejaria <3.

Cervejaria Andechser am Dom

Cervejaria Andechser am Dom

Entramos e escolhemos ficar na área de fora – porém com aquecimento, claro – em um espaço com mesinhas altas e a galera toda por ali bebendo, comendo e fumando. O cheiro do cigarro era forte, mas o ambiente era tão bacana que isso não foi um problema. Como tínhamos jantado fazia pouco tempo, pedimos somente uma cerveja da casa, do estilo Doppelbock Dunkel. Mas gostamos tanto do local e da cerveja, que negociamos a compra de um copo como souvenir para trazer <3.

Bebidas: Cerveja Andechser am Dom estilo Doppelbock Dunkel 0,5l (4,50) + um copo da Cerveja Andechser am Dom (5,00)
Total: 10,00 euros já com gorjeta

Área externa da Cervejaria Andechser am Dom

Área externa da Cervejaria Andechser am Dom


Cerveja Doppelbock Dunkel da Cervejaria Andechser am Dom

Cerveja Doppelbock Dunkel da Cervejaria Andechser am Dom

 

L’Angolo della Pizza

A nossa última noite em Munique foi uma segunda-feira, o dia da pizza! Deixa eu explicar: acontece que na pizzaria L’Angolo della Pizza de Munique, que fica localizada na região do City Ost bem próxima do nosso hotel, a segunda é o dia da promoção – Pizza-Tag ( Nur im Lokal) – fast alle Pizzen – onde vários sabores tem desconto (uma pizza grande sai por incríveis 6,50 euros!). Como já tínhamos priorizado a comida tradicional alemã em tantas refeições, a pizza veio para dar fôlego e uma variada no cardápio! Além disso, naquele dia tínhamos feito o bate-volta de um dia em Salzburg, na Áustria e já tínhamos almoçado comida típica. O restaurante é grande e a pizza é feita em forno à lenha. Massa fininha, muito queijo e ingredientes saborosos e frescos. O dono é italiano mesmo e estava por lá, já num momento de relax saboreando pizza e vinho com um convidado. Nosso pedido foi exagerado, confesso! Foram duas pizzas grandes para um casal <o> Mas em nossa defesa, estávamos com muita fome e com saudade de comer pizza 😀 Aliás, tem um outro motivo também: ao fazer o primeiro pedido, no cardápio em inglês a palavra pepperoni da pizza chamada Capricciosa não estava traduzida e achamos que era o nosso pepperoni (o embutido) quando na verdade era pimentão! Como o Augusto não gosta muito, acabei comendo boa parte dessa e ficou aquela vontade de provar uma segunda pizza, dessa vez sem erro. Pedimos então outra de 4 queijos! E vamos ficar devendo mais fotos por conta da falta de bateria dos equipamentos e da fome. Mas o site da pizzaria tem muita foto e condiz exatamente com a experiência que tivemos.

Pedido:
1 pizza Capricciosa mit Schinken, Champignons und Peperoni * (9,20 euros no valor normal e 6,50 euros na promo)
1 pizza 4 Formaggi mit 4 versch. Käsesorten ** (9,90 euros no valor normal e 6,50 euros na promo)
Bebidas: Duas cervejas de weizen (3,50 euros cada)
Total: 22,00 euros com gorjeta

* Presunto, cogumelos e pimentão
** 4 queijos (queijos sortidos )

Pizza Capricciosa do L'ANGOLO DELLA PIZZA

Pizza Capricciosa do L’ANGOLO DELLA PIZZA

 

Galeria Kaufhof

Nem todo mundo sabe, mas além de ser uma mistura de loja de departamento com supermercado Gourmet, a Galeria Kaufhof sempre tem em seu último andar uma espécie de praça de alimentação com diversas opções gastronômicas para todas as horas do dia. Confesso que não me animei muito em almoçar ou jantar por lá, mas o brunch deles é simplesmente sensacional!

Além do bom preço (normalmente custa cerca de 11 euros por pessoa, mas é possível conseguir cupons de desconto fazendo compras na própria galeria que derrubam o preço para 6,90 euros por pessoa), você come a vontade por esse valor, como se fosse um grande buffet de café da manhã de hotel. Além de pães, geleias, nutella (Hmmmmmm), frutas (in natura e sucos), iogurtes, você vai encontrar variadas salsichas e outros embutidos tipicamente alemães; batata preparada de muitas formas diferentes; mushrooms (cogumelos) diversos… A única limitação é nas bebidas quentes (cafés, chocolate quente, etc), que só vale 1 por pessoa. Sério, prepare-se para um verdadeiro almoço!

Nós fomos em um sábado, que em geral é o dia mais cheio. Foi até difícil conseguir mesa, mas a reposição do buffet estava bastante satisfatória. O problema é que estava tudo tão bom e nos esbaldamos tanto que nenhum de nós 2 conseguiu parar de comer lembrar de tirar fotos. Rsrs

Viktualienmarkt

Pra quem prefere o estilo “comida de rua” e opções para comer com menos cara e estilo de restaurante, o Viktualienmarkt é o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique. Sua origem vem dos mercados de fazendeiros e produtores agrícolas locais, mas hoje o Viktualienmarkt está muito mais para um mercado Gourmet (no bom sentido). Passeamos durante um bom tempo pelo mercado, que ocupa uma área relativamente grande e é repleto de tendas e stands vendendo os mais variados tipos de pães, queijo, peixes, embutidos, mostardas, flores e frutas exóticas e – é claro – cerveja! Ainda estávamos cheios da comilança na galeria Kaufhof, e as múltiplas provinhas de salames, queijos, pães e mostardas que fomos recebendo ao longo do passeio sepultaram qualquer possibilidade de almoçarmos por lá, mas as opções são diversas! O esquema é comprar em alguma das tendas e sentar nos bancos e mesas comunitários, como dá pra ver em uma das fotos aí embaixo. 🙂

Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique

Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique


Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique

Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique


Viktualienmarkt e as múltiplas provinhas de salames, queijos, pães e mostardas

Viktualienmarkt e as múltiplas provinhas de salames, queijos, pães e mostardas


Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique

Viktualienmarkt, o maior mercado de alimentos a céu aberto de Munique

 


E aí? Gostou das nossas experiências gastronômicas? Tem outras dicas do que comer e beber em Munique? Conta aí pra gente!!

NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Instagram



Booking.com

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Chai

Chai

Publicitária e pesquisadora, viajando sempre em busca de imersão na cultura dos destinos por onde passa. Amante de tecnologia, não mede esforços para registrar boas histórias com seus gadgets e traquitanas.

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

7 Comentários

  • Renato Garozi
    2018-01-31 22:43

    Olá, Muito bom o Blog de vocês!
    Uma dúvida, os valores divulgados são referentes ao custo total do casal? Por exemplo, os 50 euros gastos na Haxnbauer (que pretendo visitar agora em fevereiro) alimentaram vocês dois tranquilamente?
    Obrigado!

    • Augusto Lohmann
      2018-01-31 22:51

      Fala @renato_garozi:disqus , que legal que curtiu e que as dicas estão ajudando a planejar a viagem! 🙂
      Os valores foram esses mesmos. No caso do HaxnBauer, 50 euros para 2 pratos (imensos) e 2 cervejas. E se a gente não estivesse com fome, daria tranquilamente para pedir 1 prato e 1 entrada (ou um prato “para pequenos apetites”, comum na Alemanha) e dividir entre nós 2.
      Mas não pedimos nada de entrada, e nesse dia também não pedimos sobremesa. E esse é um dos restaurantes mais caros! 🙂 A comida na Alemanha é muito barata. Mesmo nos lugares turísticos, você não vai gastar mais do que 15 ou 20 euros em um prato bem servido para 1 pessoa.

      • Renato Garozi
        2018-01-31 23:50

        Está ajudando muito mesmo! Hahaha que bom… Obrigado pela atenção!

  • Fabiana Garcia
    2019-09-22 16:31

    Oie!
    Vim agradecer as dicas do blog! estamos nesse momento no Augustiner e eles não tem cardápio nem em inglês. Eu tinha a foto do prato de vocês salva no meu celular e mostrei pro garçom! rsrsrs. Muuuuito obrigada!

    • Augusto
      2019-09-22 20:18

      Oi Fabiana! Hahaha, que legal saber da história! E que bom que o post ajudou! Espero que tenha gostado da comida tb (e da viagem toda)!
      Um abraço e bom resto de viagem!

  • Mariana
    2019-12-27 23:16

    Post maravilhoso, muito legal colocarem o nome do prato na língua local e traduzido, além dos preços de tudo 👏🏼👏🏼👏🏼

    • Augusto
      2020-01-05 01:38

      Valeu querida, que bom que gostou! A ideia é essa, ajudar ao máximo a entender os nomes das comidas que são tão complicados para quem não entende alemão. 🙂

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.