Nürnberger Lebkuchen, o lebkuchen original produzido em Nuremberg, na Alemanha (Foto: Lebkuchen Schmidt - site oficial)

O que é Lebkuchen? Onde comprar o doce típico do Natal na Alemanha

Uma das melhores épocas para visitar a Alemanha é no período entre os meses de novembro e dezembro, quando acontecem os tão aguardados Mercados de Natal. Apesar do frio normalmente intenso e da neve, essa é uma época super festiva onde a maior parte das cidades tem suas ruas tomadas por bancas de produtos típicos. Em meio as luzes e enfeites tradicionais, um dos produtos que simboliza o Natal na Alemanha (e até em algumas cidades de países vizinhos como Áustria, França ou Suíça) é o Lebkuchen. Nessa época do ano o doce tipicamente natalino pode ser encontrado com facilidade em praticamente qualquer mercado de Natal que você visitar durante a viagem.

Mas apesar de ser um doce sazonal, o lebkuchen também pode ser encontrado no restante do ano. Principalmente se no seu roteiro pela Alemanha estiver incluída uma parada em Nuremberg. A cidade é famosa mundialmente pela produção do Nürnberger Lebkuchen – reconhecido como o melhor do mundo – e a principal fabricante local tem uma loja conceito que funciona durante o ano todo: a Wicklein – Die Lebküchnerei. Além disso, Nuremberg ainda tem um centro histórico medieval dos mais incríveis, mas isso é tema de outro artigo: “O que fazer em Nuremberg”.

Então, se você já foi até a Alemanha (ou especialmente a Nuremberg) e ainda não experimentou um lebkuchen in loco,  sinto informar que você precisa retornar. Se um amigo ou parente próximo viajou para a Alemanha e NÃO trouxe ao menos um lebkuchen de presente, é hora de repensar suas relações. Ou se você ainda vai para a Alemanha e não sabe o que é lebkuchen e ficou curioso para saber do que estamos falando, chegou ao lugar certo! Nesse artigo, vamos contar tudo sobre o doce mais popular do Natal alemão e dar dicas de onde comprar lebkuchen durante a viagem pela Alemanha.

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

Mas afinal, o que é Lebkuchen?

Apesar de muitas vezes ser comparado ao “pão de mel” do Brasil, o Lebkuchen é no máximo um primo distante. Com sua consistência variando entre um bolo e um biscoito e seu formato achatado (no máximo 2 cm de altura), o Lebkuchen é feito a partir da combinação de especiarias (como cravo, canela ou cardamomo) com avelãs, amêndoas e nozes. Já a superfície do doce muitas vezes é coberta por chocolate, glacê de açúcar ou apenas enfeitada com amêndoas tostadas. Em muitos casos, antes de ser assada no forno, a massa do lebkuchen é colocada sobre as chamadas ‘obreias’ (similar a uma hóstia de farinha e água) para dar sustentação e garantir que o doce mantenha o formato desejado. Na comparação com o nosso “pão de mel”, dá para afirmar que o lebkuchen é bem mais sofisticado em termos de sabor e textura, além de levar menos açúcar e ter como característica principal a forte presença das amêndoas e das especiarias.

Em sua versão mais popular, o lebkuchen é facilmente encontrado durante o período dos mercados de Natal da Alemanha em formato de coração ou de figuras que simbolizam o período natalino, com bordas enfeitadas com glacê de açúcar e mensagens de amor e de celebração do Natal. Apesar de funcionar bem como presente para trazer da viagem pela Alemanha, essa é uma versão de qualidade inferior, onde a massa é bem dura (lembrando um biscoito) justamente por conta da função decorativa.

Lebkuchen em formato de coração nos Mercados de Natal da Alemanha
Lebkuchen em formato de coração nos Mercados de Natal da Alemanha

Mas o verdadeiro Lebkuchen, ou o Lebkuchen Original (como os próprios alemães dizem) é o produzido em Nuremberg, cidade ao norte da região da Baviera. Na verdade o termo “Lebkuchen de Nuremberg” é considerado um estilo próprio, caracterizado pela excelência nos ingredientes, pela grande quantidade de castanhas em geral e especiarias utilizadas na receita e pelo formato – geralmente redondo e coberto de glacê ou chocolate. Sim, desde 1996 o Nürnberger Lebkuchen é uma denominação de origem protegida, ou seja, só as empresas autorizadas e com sede em Nuremberg tem permissão para produzir essa versão do doce. Similar ao Champagne que só pode ser produzido na região de mesmo nome na França – todo o resto é “espumante”.

Nürnberger Lebkuchen, o lebkuchen original produzido em Nuremberg, na Alemanha (Foto: Lebkuchen Schmidt - site oficial)
Nürnberger Lebkuchen, o lebkuchen original produzido em Nuremberg, na Alemanha (Foto: Lebkuchen Schmidt – site oficial)

Um pouco da história do Lebkuchen

Lebkuchen, pão de mel, bolo de mel, gingerbread. Não importa como você chame, o doce tradicional do Natal já existe há muitos séculos na Europa. Mas o que há de tão especial no Lebkuchen de Nuremberg, e por que a cidade se tornou mundialmente famosa pela produção dessa iguaria natalina?

Os primeiros registros sobre a produção de doces a base de mel similares ao lebkuchen foram descobertos em túmulos egípcios de 350 a. C. Séculos mais tarde, os romanos tinham o panus mellitus, um pão a base de mel e especiarias consumido no Natal e na Páscoa. Mas a versão atual do Lebkuchen só chegou a Europa no século XII – não exatamente em Nuremberg, mas em Dinant na Bélgica. Dali o doce seguiu para cidades alemãs mais próximas como Aachen – onde até hoje empresas como a Lambertz produzem lebkuchen e o Aachener Printen, um doce similar.

Os registros indicam que só em 1395 o lebkuchen chegou de fato a Nuremberg, mas a partir de então uma série de fatores fez com que a cidade se tornasse referência mundial em sua produção. Primeiro, a facilidade de conseguir boas especiarias (Nuremberg era uma importante rota comercial na Idade Média por onde passavam as especiarias vindas do Oriente). Segundo, o acesso farto a mel de excelente qualidade (a floresta nos arredores da cidade era conhecida como o “jardim das abelhas do Império Alemão”). Por último, a grande concentração de mosteiros dessa região, onde usualmente os pães de mel eram produzidos, fez com que as receitas fossem aprimoradas ao longo dos anos. Transmitidas de geração em geração, as receitas secretas do lebkuchen de Nuremberg são utilizadas até hoje pelas companhias da cidade.

Para dar uma ideia da importância do Lebkuchen de Nuremberg na cultura alemã, a Playmobil produziu um boneco exclusivo para a Lebkuchen Schmidt – principal fabricante de lebkuchen de Nuremberg – simbolizando o “bakery” ou o confeiteiro de Lebkuchen. Claro que trouxemos um de lembrança da viagem. 🙂

Playmobil do “bakery” – Lebkuchen Schmidt

Onde comprar Lebkuchen na Alemanha?

Entre os meses de novembro e dezembro você não terá dificuldades para encontrar Lebkuchen à venda em praticamente todos os mercados de Natal da Alemanha – não apenas em Nuremberg mas em todas as cidades que possuem essa tradição. Em geral existem bancas vendendo tanto a versão mais simples do lebkuchen quanto stands oficiais autorizados a vender os originais Nürnberger Lebkuchen de diferentes produtores.

No resto do ano, supermercados e lojas de departamento ou de produtos gourmet da Alemanha costumam ter versões industrializadas ou de qualidade média, e são uma boa opção para quem não conseguiu incluir Nuremberg no roteiro.

Mas se a ideia é experimentar o verdadeiro e original Nürnberger Lebkuchen em todas as suas versões, independente da época do ano, aí não tem jeito: coloque Nuremberg nos planos e visite a Wicklein – Die Lebküchnerei, a maior e principal loja da Lebkuchen Schmidt (a mesma do playmobil).

Wicklein – Die Lebküchnerei: loja de lebkuchen em Nuremberg

A história da Wicklein remonta ao ano de 1634, quando seus fundadores Joachim Häckel e o filho Hans Jäckel inauguraram a padaria de lebkuchen mais antiga de Nuremberg. A empresa pioneira existe até hoje, mas em 1988 foi adquirida pela Lebkuchen-Schmidt, que desde então consolidou-se ainda mais como a principal na produção de lebkuchen. Apesar da compra, a marca “Wicklein” foi mantida em boa parte dos produtos e na principal loja da Lebkuchen-Schmidt, chamada Wicklein – Die Lebküchnerei e localizada no número 7 da praça Hauptmarkt no centro histórico de Nuremberg.

Aberta durante todo o ano, a Wicklein – Die Lebküchnerei tem em suas gôndolas todos os principais produtos da marca e é um paraíso para os amantes de Lebkuchen. Para começar, só lá você consegue experimentar Lebkuchen recém-assado e saindo do forno, acompanhado de café fresco, chocolate quente ou chás servidos no balcão da cafeteria principal. De tempos em tempos é possível acompanhar a preparação de novas fornadas e até solicitar uma versão exclusiva do doce com o seu toque pessoal – para experimentar ou mesmo para levar de presente de viagem.

Antes de escolher o que comprar, uma informação importante a saber é que existem diversos tipos de lebkuchen. A principal diferença está na quantidade de nozes, avelãs e amêndoas utilizadas na receita da massa – quanto maior a quantidade, maior também a qualidade do lebkuchen. Nesse quesito, existem 3 categorias principais de lebkuchen: Elisenlebkuchen, Oblaten Lebkuchen e Braune Lebkuchen.

Elisenlebkuchen: Os melhores são do tipo “Elisen”, quando pelo menos 25% da massa é composta de nozes, avelãs e amêndoas e no máximo 11% é de farinha. É o caso por exemplo do lebkuchen fresco. No original Nürnberger Lebkuchen a massa em formato redondo é colocada sob uma obreia tão fina que parece um papel – mas é comestível – e assada levemente para manter a textura bem macia, quase um creme onde é possível sentir os pedaços graúdos. A cobertura pode ser de chocolate de alta qualidade, glacê de açúcar ou amêndoas tostadas. E é claro que só pode ser oficialmente chamado de Elisenlebkuchen quando é feito em Nuremberg. Normalmente os produtos mais caros são do tipo Elisenlebkuchen.

Oblaten Lebkuchen: A seguir vem o lebkuchen do tipo “Oblaten”, que deve ter pelo menos 14% de sua massa composta por nozes, avelãs e amêndoas. Essa menor quantidade é a grande diferença em relação ao elisenlebkuchen, já que o formato, o processo de assar e a cobertura seguem os mesmos padrões. O resultado é um produto ainda de boa qualidade, mas considerado inferior ao anterior. A textura é um pouco mais seca e a massa é mais fina, com menos percepção dos pedaços de nozes e amêndoas.

Braune Lebkuchen: Os demais produtos costumam entrar na categoria chamada “Braune Lebkuchen”. São produtos com menos presença de nozes, amêndoas ou avelãs e mais farinha na massa, o que permite que sejam assados diretamente no tabuleiro sem a obreia para dar sustentação. O sabor de especiarias permanece bem presente, mas a massa fica mais parecida com a do pão de mel que conhecemos no Brasil.

Além dessa categorização por qualidade existem ainda diferenças que vão desde o sabor (com adição de cítricos ou cobertura de chocolate amargo), passando pelo tamanho e formato, até chegar nas variadas embalagens que podem ser de papel, plastico ou mesmo em latas decoradas com temas natalinos. Essa última inclusive é uma ótima opção para quem pretende trazer lebkuchen na mala de viagem, pois a lata protege o doce e ainda funciona como uma linda embalagem de presente. Se tiver dúvidas sobre o que comprar, não deixe de experimentar provinhas dos diferentes sabores que costumam ser oferecidas na loja de tempos em tempos.

Com tanta variedade e preços acessíveis para todos os bolsos, o difícil é sair de lá sem uma sacola repleta de delícias nas mãos. Opções não faltam, desde versões mais simples custando 1 ou 2 euros até o lebkuchen artesanal do tipo elisen (a partir de 4,50 euros) e as lindas latas decoradas que são perfeitas para um presente mais especial.

Se você gostou de saber mais sobre o Lebkuchen de Nuremberg, não deixe ver o vídeo da nossa visita a loja da Wicklein, em Nuremberg. Na Alemanha. E não se esqueça de deixar o seu joinha e seguir o nosso canal para receber mais vídeos de viagens como esse. 🙂

Wicklein – Die Lebküchnerei
Endereço:
Hauptmarkt 7, 90403 Nürnberg
Horário: segunda a sábado das 10h as 19h (os horários podem sofrer alterações no período do Natal)
Site: www.wicklein.de/flagship-store


Onde ficar em Nuremberg

Nossas sugestões pessoais de hotéis bons e baratos onde já ficamos hospedados em Nuremberg e arredores:

Ou consulte o mapa abaixo para pesquisar hotéis e apartamentos para se hospedar em Nuremberg, na Alemanha.

Booking.com

Alugue um carro na Alemanha

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Alemanha é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino! 🙂  

Mais atividades em Nuremberg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, não é mesmo? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem do mercado que apresenta os melhores preços e condições para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais