7 de julho de 2018

Lyon Bike Tour: passeio de bicicleta em Lyon, na França

Assim como a maioria das cidades europeias, Lyon tem nas bicicletas um de seus principais meios de transporte. E já que as nossas formas favoritas de explorar as cidades europeias são “bater perna” e pedalar, pesquisamos ainda do Brasil algumas opções para passeios ou aluguel de bicicletas em Lyon. Em nossas buscas encontramos a Lyon Bike Tour, empresa especializada que oferece diversas modalidades de passeio de bike pela cidade.

Lyon Bike Tour

A Lyon Bike Tour oferece 6 diferentes opções de tour, que variam em função do trajeto a ser percorrido e do tempo de duração (que vai de 1h30 a 4 horas no total). Não está em forma para pedalar por tanto tempo? Não se preocupe, todas as bicicletas oferecidas pela empresa são elétricas, o que facilita demais a vida. 🙂

Além das bicicletas elétricas, todos os passeios incluem: guia local (em inglês ou francês), capacete, garrafa de água e capa de chuva (se necessário). Os passeios de maior duração podem incluir ainda uma degustação de queijos e vinhos ao final. Ficou curioso para saber como é?

Nossa experiência: Tour des Canuts

Nossa escolha foi pelo Tour des Canuts (50€ por pessoa). Com duração de 2h30, o tour acontece todos os dias da semana em 2 horários: 9h30 e 14h30.

Com tudo reservado já do Brasil, levamos apenas um voucher impresso com as informações da reserva e chegamos 15 minutos antes das 14h30 no ponto de encontro: a escadaria do Palácio de Justiça, às margens do rio Saône. Quando se aproximava do horário previsto, nosso guia chegou e nos conduziu por uma quadra até o “estacionamento” das bikes.

Além de nós dois, havia ainda mais um casal de irlandeses inscritos no tour que nos acompanhou até as bicicletas. Ao chegar, o guia passa todas as instruções e informações de segurança, inclusive ensinando as diferenças de uma bicicleta elétrica para as convencionais. Se você nunca andou, fique tranquilo que é bem simples a adaptação. 🙂

Lyon Bike Tour - pegando as bikes e ouvindo as explicações sobre o funcionamento da bike elétrica

Lyon Bike Tour – pegando as bikes e ouvindo as explicações sobre o funcionamento da bike elétrica

As primeiras duas horas de tour passam por diversas regiões e atrações da cidade, iniciando-se pelas margens do Rio Saône, passando pelo Place de l’Homme de la Roche, Croix-Rousse, Parc de la Tête D’Or, Place Bellecour e Vieux Lyon.

A primeira paradinha é na Place de l’Homme de la Roche, a estátua de um homem que foi construída em uma caverna que fica na margem direita do rio. A estátua é uma homenagem à Jean Kleberger, um banqueiro alemão benfeitor da cidade de Lyon, conforme nos explica o guia. Ele também recomenda que a gente beba água, pois nessa época faz bastante calor na cidade.

Lyon Bike Tour - Margens do rio Saône e Place de l'Homme de la Roche

Lyon Bike Tour – Place de l’Homme de la Roche

 

Lyon Bike Tour - Rio Saône

Lyon Bike Tour – Rio Saône

Ao longo do trajeto, além da linda arquitetura da cidade de Lyon e da beleza dos 2 rios que cortam a cidade, vale destacar o novíssimo e moderno Tube Mode Doux, um túnel de quase 2km de extensão que corta a colina da Croix-Rousse. Ficamos impressionados com a estrutura que privilegia bicicletas e pedestres (apenas uma das pistas é destinada aos ônibus).  Dentro do túnel que é bastante longo há projeções nas paredes de paisagens da própria cidade, repleta de rios.

Lyon Bike Tour - Tube Mode Doux um túnel de quase 2km de extensã

Lyon Bike Tour – Tube Mode Doux um túnel de quase 2km de extensão

Outro ponto alto do trajeto é o belíssimo Parc de la Tête D’Or. O parque é uma das atrações mais afastadas do centro histórico e ideal para ser visitado de bicicleta.

Lyon BIke Tour - Parc de la Tête D’Or

Lyon Bike Tour – Parc de la Tête D’Or

No final do trajeto, paradas na Place Bellecour, a maior de Lyon e uma das maiores de toda a França, e passeio pelas ruas estreitas de Vieux Lyon.

Lyon Bike Tour - Place Bellecour

Lyon Bike Tour – Place Bellecour

 

Lyon Bike Tour - Vieux Lyon

Lyon Bike Tour – Vieux Lyon

Segue um resumo dos pontos incluídos no trajeto do Tour des Canuts:

Tour des Canuts - Lyon Bike Tour

Tour des Canuts – Lyon Bike Tour

 

Pausa para degustação em ‘bar à vin’

A última meia hora do passeio é na verdade uma pausa para degustação no B.M.D (bois manges et détends-toi), um “Bar à Vin” em Vieux Lyon, bairro mais antigo da cidade.

Ali é possível desfrutar de uma tábua de queijos e frios muito bem servida, acompanhada de pães e uma taça de vinho para relaxar e repor as energias como um autêntico francês.

Lyon Bike Tour - degustação no B.M.D - bois manges et détends-toi - um Bar à Vin

Lyon Bike Tour – degustação no B.M.D – bois manges et détends-toi – um Bar à Vin

Ótima oportunidade para conversar um pouco mais com o guia e descobrir dicas do que fazer em Lyon diretamente de um local.

Como reservar os tours da Lyon Bike Tour?

Para reservar o Tour des Canuts ou qualquer outro tour oferecido pela Lyon Bike Tour, basta acessar o site da Get Your Guide e escolher o dia e horário desejados. A empresa é uma das maiores do mundo em passeios turísticos. O passeio que fizemos custa 50€ por pessoa (já incluída a degustação de queijos e vinhos), e o pagamento pode ser feito via cartão de crédito.

Avaliação Final

Tour des Canuts é uma excelente forma de conhecer alguns dos pontos mais importantes da cidade de Lyon, com toda a liberdade e a diversão que só uma bicicleta pode oferecer. As bicicletas estavam todas muito bem conservadas, e o passeio é muito seguro. O guia que nos conduziu era extremamente simpático, sempre atento ao grupo, e tentava nos passar o máximo de informações sobre a cidade.

O tour como um todo é bem agradável. Além das bicicletas serem elétricas, o passeio tem várias paradas com informações históricas e oportunidades para fotografar um pouco das belezas de Lyon.  Ótima solução para quem gosta de explorar as cidades de bike.

Já reservou seu hotel em Lyon?

Se você ainda não garantiu seu hotel para a próxima viagem, a dica é CLICAR AQUI e reservar um hotel pela Booking.com. Além de conseguir os melhores preços e ter toda a segurança que a Booking oferece, você ainda contribui com o nosso blog. Ué, mas como assim? Simples: é que cada vez que você acessa o site da Booking.com através desse link e faz uma reserva de hotel ou apartamento, eles nos repassam uma pequena comissão. Ah, detalhe importante: isso não vai custar 1 centavo a mais pra você. Os preços são os mesmos para quem acessa por aqui ou de qualquer outra maneira. Não é demais? 🙂 Quer viajar com segurança, tranquilidade, e se hospedar nos melhores hotéis pelo menor preço? Vai de Booking. 🙂



Booking.com

NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • Instagram
Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Instagram
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.