Onde ficar em Assis, na Itália: Hotel Pallotta Assisi

Onde ficar em Assis, na Itália: Hotel Pallotta Assisi

Assis (em italiano, Assisi) é uma daquelas cidades que tipicamente entram nos roteiros como um “bate-volta” de 1 dia a ser feito a partir de Roma ou Perugia, capital da Umbria. Famosa essencialmente como destino de peregrinação religiosa por conta de dois de seus filhos ilustres (São Francisco e Santa Clara), Assis parecia realmente uma cidade bonitinha mas que poderia ser facilmente conhecida em poucas horas. Esse seria o nosso roteiro, e “onde ficar em Assis?” foi uma pergunta que demorou a surgir na nossa etapa de planejamento.

Mas em algum momento, não sei se por mera intuição ou “influência divina” do padroeiro da cidade, algo nos fez optar por passar mais tempo por lá. Decidimos ficar por 2 noites hospedados em Assis e usar a cidade como base para explorar outros vilarejos da Umbria como por exemplo a linda Spello. Viagem concluída, devo reconhecer que Assis foi uma grata surpresa e se tornou uma de nossas favoritas da Itália! Se quiser saber o por quê, confere nosso post com o roteiro completo em Assis (em breve).

Enfim, se você ainda está em dúvida sobre se hospedar em Assis, esperamos conseguir te convencer de que sim, vale a pena! E se você já está convencido e que somente algumas indicações sobre onde se hospedar em Assis, chegou ao lugar certo! Nesse post, vamos dar dicas de onde ficar em Assis e contar como foi a nossa experiência no aconchegante Hotel Pallotta Assisi.

Onde ficar em Assis: hospede-se na parte alta da cidade

Assis tem uma geografia bastante peculiar. A cidade começa em uma área plana e sobe pelas encostas do Monte Subasio. Ao pé do monte fica a parte “nova” da cidade. É aí que está por exemplo a estação de trem de Assis, por onde chega a maior parte dos viajantes. Já a Assis medieval, com suas ruas estreitas e casas de sacadas floridas, bem como as principais Igrejas e atrações turísticas estão na parte mais alta, nas encostas do monte.

Basicamente a escolha de onde se hospedar em Assis é: devo ficar na parte baixa ou na parte alta da cidade? Na parte baixa você estará perto da estação de trem, mas fora da zona mais turística. Precisará pegar um ônibus (ou se aventurar em uma caminhada puxada) para visitar a Basílica de São Francisco e demais atrações. Mais do que isso, estará afastado da atmosfera única da cidade histórica e medieval que foi o que mais nos agradou em Assis. Por tudo isso, recomendamos que você tente se hospedar na parte mais alta da cidade. Em geral, quanto mais próximo da Basílica de São Francisco de Assis, mais nobre a localização.

Isso também se reflete na qualidade e no preço dos hotéis em Assis e nas demais opções de hospedagem, e a maior parte das opções fica na zona histórica de Assis, como dá pra ver e comparar no mapa abaixo:

Booking.com

Honestamente, não achamos Assis uma cidade cara para os padrões italianos – o que justifica mais ainda a escolha por passar mais tempo por lá. Os preços dos hotéis também são bem mais em conta do que dos hotéis em Roma, apenas como critério de comparação. No link abaixo você consegue acessar a lista completa de hotéis e apartamentos em Assis, e pode aproveitar para já garantir a sua reserva!

+ Lista completa de Hotéis e apartamentos em Assis, na Itália

Mas se você quer uma dica pessoal de um hotel onde nos hospedamos e ADORAMOS a experiência, a dica é uma só: Hotel Pallotta Assisi. Quer saber como foi, e porque gostamos tanto de lá? Só seguir a leitura! 😉

Hotel Pallotta Assisi: sua casa em Assis

O Hotel Pallotta Assisi é um hotel de 2 estrelas localizado no coração do centro histórico de Assis, mais precisamente na Via S. Rufino (próximo a Piazza del Comune). É daqueles hotéis de administração familiar cada vez mais raros de encontrar nesse mundo de grandes redes que acabam adquirindo a maioria dos hotéis de menor porte. Não sei se vocês já tiveram esse tipo de experiência. Nós particularmente amamos hotéis desse tipo, com alma, com história, com pessoas que te atendem bem não apenas por conta de um bom salário, mas por amar aquilo que fazem e por serem parte da história do lugar.

Desde 1860, 4 gerações da mesma família Pallotta foram responsáveis pela gestão do Hotel e do Restaurante de mesmo nome – falaremos dele mais adiante. Funcionando em um edifício histórico de Assis, o hotel provoca uma ótima primeira impressão com sua fachada de pedra e sacadas floridas, perfeitamente integrada ao estilo das demais casas da rua e da cidade como um todo. É daquelas que você certamente teria vontade de parar para fotografar ao passar em frente, de tão bonita! Com exceção do letreiro que indica tratar-se de um hotel, a sensação é de estar entrando em uma autêntica casa familiar em Assis.

Onde ficar em Assis: Hotel Pallotta Assisi
Onde ficar em Assis: Hotel Pallotta Assisi

Aliás, sentir-se em casa é algo que vai muito além da fachada. Esse é na verdade o maior propósito do Hotel Pallotta Assisi. A impressão é que tudo foi concebido para garantir que você possa se sentir em casa com total liberdade para viver a cidade. Em poucos minutos, a sensação é de pertencimento, de estar integrado à atmosfera de Assis, como se fosse um morador local. Uma boa palavra para resumir: aconchegante.

 Hotel Pallotta Assisi: no coração da cidade histórica de Assis
Hotel Pallotta Assisi: no coração da cidade histórica de Assis

Logo que chegamos fomos recebidos pelo Stefano, um dos atuais administradores do pequeno hotel. Muito simpático, ele nos passou várias informações sobre Assis – incluindo um livro em português contando sobre as principais atrações da cidade (aliás, trouxemos o livro conosco para o Brasil). Na sequência, nos apresentou as áreas comuns e a sala do café – onde é servido o café da manhã e o lanche da tarde, além de biscoitos, frutas secas e bebidas que ficam o dia todo disponíveis para os hóspedes.

Destaque também para a sala de estar no último andar do edifício com direito a uma vista simplesmente ESPETACULAR da cidade de Assis. Recomendo assistir ao pôr do sol de lá. Inesquecível (a foto fala por si).

Importante informar que por tratar-se de uma casa antiga e histórica, mesmo renovado o local não conta com elevadores. É necessário utilizar ao menos um lance de escadas para acessar desde o primeiro piso.

Localização do Hotel Pallotta Assisi

Como já antecipamos, a localização do Hotel Pallotta Assisi é um dos pontos fortes. Bem central, o hotel está situado na “Via San Rufino”, a 20 metrôs da importante “Piazza del Comune”. A belíssima praça é uma das mais preservadas de toda a Itália e por si só já é uma grande atração de Assis.

Piazza del Comune
Piazza del Comune

Além do escritório de turismo e do Fórum Romano, a praça ainda reúne boas opções de restaurantes e lojas. Mas a própria rua do hotel é bem servida também de lojas e restaurantes. Tem até um mini mercado bem em frente, onde compramos vinhos da Úmbria para trazer para o Brasil. 🙂

O melhor da localização é que você está literalmente dentro da cidade histórica. Com isso, todas as principais atrações de Assis ficam a uma distância curta, que pode perfeitamente ser percorrida a pé. Basílica de Santa Chiara, Basílica de São Francisco, Fórum Romano, Rocca Maggiore, tudo está bem pertinho.

Além de estar perto das atrações, estar no centro histórico é mergulhar da forma mais intensa possível na atmosfera mágica de Assis. Seja pela questão da religiosidade, seja pela arquitetura da cidade ou simplesmente pela aura de paz e tranquilidade tão própria de Assis, é impossível não apreciar a localização do Hotel Pallotta Assisi.

Do ponto de vista do acesso a transportes, a Piazza Matteotti é o principal terminal rodoviário de Assis e está a somente 300 metros de caminhada a partir do hotel. De lá é possível pegar o ônibus que leva até a estação de trem (15 minutos de trajeto com uma vista cinematográfica da cidade). Da estação Matteotti partem também ônibus para cidades mais próximas como Spello ou Peruggia.

Nosso quarto no Hotel Pallotta Assisi

Ficamos em um quarto no primeiro piso, bem próximo a entrada do hotel. Os quartos são simples, sem luxos, porém confortáveis e decorados em estilo tradicional da Úmbria. Tente imaginar que você tem uma família italiana com uma bela casa em Assis que te ofereceu um quarto para passar alguns dias. Se conseguiu imaginar, você vai ter uma boa imagem de como são os quartos do Hotel Pallotta Assisi.

Com uma cama de casal tamanho padrão, o quarto contava ainda com mini-bar, telefone, televisão, internet wi-fi de boa qualidade e aquecimento para os dias frios. Ah, e uma janela de frente para a rua, pra variar com uma linda vista de Assis. Enfim, uma estrutura que atende bem e permite uma ótima noite de descanso.

Nosso quarto no Hotel Pallotta Assisi
Nosso quarto no Hotel Pallotta Assisi

O banheiro é privativo e bem pequeno, mas também com o básico para uma boa estadia. No nosso quarto, o espaço para a ducha poderia ser um pouquinho mais amplo – durante o banho, acaba respingando água pelo restante do banheiro. Toalhas, secador de cabelo e produtos de higiene pessoal são oferecidos pelo hotel – e se faltar algo, o próprio hóspede pode sair e buscar na dispensa da casa. 🙂

Detalhes do banheiro do quarto
Detalhes do banheiro do quarto

Café da Manhã (e chá da tarde) do Hotel Pallotta Assisi

O café da manhã é servido em uma sala ao lado da porta de entrada. Em um ambiente aconchegante e bem decorado, o buffet oferece sucos, biscoitos, geleias, frutas frescas e secas, castanhas, iogurte, queijos e frios, alguns pães e até tortas feitas em caseiras. O próprio hóspede pode se servir a vontade.

Buffet de café da manhã do Hotel Pallotta Assisi
Buffet de café da manhã do Hotel Pallotta Assisi

A exceção são as bebidas quentes como cafés e chás, preparados na hora (em geral pelo próprio Stefano) e servido em uma louça lindíssima produzida na própria cidade.

Louça típica e produzida na cidade de Assis
Louça típica e produzida na cidade de Assis

Na parte da tarde o mesmo espaço fica disponível para o chá da tarde (já incluído no valor da diária). Nesse horário o buffet tem opções mais limitadas, mas ainda assim uma excelente cortesia oferecida pelo hotel. Serviço muito justo e até acima do que esperávamos para um hotel 2 estrelas.

Restaurante “Trattoria Pallotta”

A mesma família Pallotta que administra o Hotel Pallotta Assisi também possui um restaurante na cidade. Não fica exatamente no mesmo endereço do hotel, e sim na Piazza del Comune – na verdade em uma pequena rua sem saída que dá na praça, a poucos passos do hotel.

Jantamos por lá em nossa primeira noite em Assis depois de pegar indicações com locais e realmente o restaurante faz jus a fama de ser um dos melhores da cidade. Ao melhor estilo trattoria italiana, o menu oferece comida típica da Úmbria em um ambiente de estilo simples mas extremamente caloroso.

Menu turístico na Trattoria Pallotta: diversas especialidades da Úmbria
Menu turístico na Trattoria Pallotta: diversas especialidades da Úmbria

A sugestão é pedir o “menu turístico”, onde os principais pratos da culinária da região são servidos em porções menores. Assim é possível experimentar um pouquinho de tudo. Tem para todos os gostos: desde tábua de frios até massas e carnes. Sempre harmonizando com um vinho local, é claro!

O que mais o hotel oferece

Em todos os hotéis de Assis é oferecido gratuitamente o ‘Assisi Welcome Card‘ para quem se hospeda por pelo menos 1 noite na cidade. É um cartão de boas-vindas de Assis que oferece preços reduzidos nos principais museus e atrações da cidade, além de descontos em serviços turísticos (estacionamento, táxis e visitas guiadas), em lojas e restaurantes participantes do circuito. Quase sempre os descontos são de 1 ou 2 euros, o que no final das contas dá uma bela economia na viagem.

Qual o preço da diária do Hotel Pallotta Assisi

As diárias para casal no Hotel Pallotta Assisi custam a partir de 49 euros. Café da manhã a partir de 6 euros (podendo também estar incluído na diária). Sinceramente, um custo-benefício excepcional para o que é oferecido. Importante: o hotel é pequeno, com poucos quartos, e a cidade é bastante procurada em todas as épocas do ano. Portanto, não deixe de fazer sua reserva com antecedência e garanta já um hotel onde ficar em Assis!

+ Reserve agora mesmo seu quarto no Hotel Pallotta Assisi

Onde ficar em Assis: Avaliação Final do Hotel Pallota Assisi

Muito do fato de termos gostado tanto da cidade de Assis na Itália se deve a forma como fomos recebidos pelo Stefano e demais funcionários do Hotel Pallotta Assisi. Uma estadia muito agradável, que nos permitiu chegar o mais próximo possível de uma experiência autêntica, como se fossemos moradores locais. Se o que você procura é luxo e sofisticação, esse talvez não seja o hotel mais indicado. Mas se a ideia é uma estadia confortável e calorosa com ótimo custo-benefício e a melhor localização possível, o Hotel Pallotta Assisi é uma ótima opção de hotel onde ficar em Assis.


Dicas de atividades em Assis


Use internet ilimitada em Assis e demais cidades da Europa

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega na Europa com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Basta trocar o chip do seu aparelho assim que chegar em solo europeu. Nós já trocamos durante o vôo e começamos a usar assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet rápida e ilimitada durante toda a viagem pela Itália.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

Agora que você já sabe onde ficar em Assis, não se esqueça que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Itália. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um comparador de preços dos melhores seguros viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais