Onde ficar em Grindelwald: hotel Kreuz&Post

Onde ficar em Grindelwald: Hotel Kreuz & Post, estadia de sonho com vista para os alpes suíços

Situada aos pés do Eiger – uma montanha de 4 mil metros de altura de pura rocha e gelo – a simpática vila de Grindelwald é considerada a porta de entrada para a região alpina da Suíça. Destino muito procurado por praticantes de esportes de inverno, Grindelwald também oferece uma série de atrativos durante todo o ano para os menos aventureiros. São trilhas e caminhadas em meio a paisagens que poderiam estar em um cartão postal ou mesmo em um quebra-cabeça. Acredite, Grindelwald é o tipo de lugar que materializa todo o nosso imaginário quando o assunto é “alpes suíços”. As imponentes montanhas cobertas de neve, os campos verdes, os rios, os chalés de madeira e até as vaquinhas com sinetas no pescoço (essas, somente no verão) – tudo isso e muito mais você encontra em Grindelwald!

Paisagens de tirar o fôlego da vila alpina de Grindelwald, na Suíça

Grindelwald também está na rota dos passeios e excursões mais legais da região. Praticamente todos eles passam por Grindelwald (casos do Top of Europe/Jungfraujoch ou do Kleine Scheidegg) ou são em Grindelwald (como o Grindelwald First). Entretanto, se muita gente passa por Grindelwald, alguns acabam não dedicando o tempo que a cidade merece ou priorizam a vizinha mais famosa Interlaken na hora de decidir aonde se hospedar na região.

Para quem sonha em desbravar a linda região montanhosa de Bernese Oberland na Suíça e suas paisagens de tirar o fôlego, hospedar-se em Grindelwald pode ser uma ótima escolha. Primeiro, por sobrar mais tempo para conhecer a cidade e viver um pouco de sua atmosfera pacata e natureza exuberante. Segundo, porque Grindelwald funciona muito bem como base para desbravar as demais cidades de beleza impressionante como a própria Interlaken e Lauterbrunnen, entre outras. E por último, mas não menos importante, para ter a chance de experimentar a gastronomia local e se deliciar com a legítima cozinha alpina de Grindelwald!

Em nossa viagem pela Suíça, ficamos hospedados por 2 noites em Grindelwald, no Hotel e Restaurante Kreuz & Post. Nesse post vamos contar todos os detalhes da nossa experiência por lá. Se está a procura de onde ficar em Grindelwald ou de onde comer em Grindelwald, segue com a gente! 🙂

Onde ficar em Grindelwald: Hotel Kreuz & Post

Fachada do Hotel e Restaurante Kreuz & Post (fonte: site oficial do hotel)

Fundado em 1899 após a chegada da ferrovia à Grindelwald, o Kreuz & Post é um hotel 4 estrelas de estilo familiar. Atente bem ao termo “familiar”, conceito cada vez mais raro em meio ao crescimento das grandes cadeias hoteleiras mundo afora. Os proprietários Martin e Helena Konzett são os responsáveis por administrar o hotel ao lado dos filhos – inclusive um deles, o Benjamin, é gerente geral e um dos Chefs do restaurante do hotel.

Pode soar um tanto quanto piegas, mas é impossível não perceber logo de cara o quanto essa relação familiar e autêntica com o negócio faz a diferença na experiência. Seja na decoração interna ao estilo rústico, com muita madeira e itens de decoração típicos do que se espera de uma casa nos alpes da Suíça. Seja na gentileza dos funcionários da recepção ou dos próprios anfitriões que estão sempre presentes. A atmosfera é de hospitalidade e aconchego. A família Konzett tem paixão pelo que faz, e isso fica claro na maneira como recebem cada hóspede como um “velho amigo” chegando em sua casa.

Sendo recebidos pelo gerente geral Benjamin (foto 1) e depois com funcionários do hotel

Do ponto de vista prático, a localização é outra imensa vantagem de se hospedar no Hotel Kreuz & Post. A melhor localização possível onde ficar em Grindelwald é o mais próximo da estação de trem. É por ela que você provavelmente irá chegar ou sair (caso não tenha alugado um carro) e é de lá também que partem muitos dos passeios da região, como o mais famoso deles, o Top of Europe/Jungfraujoch. Nesse ponto, o Hotel Kreuz & Post tem o privilégio de estar literalmente ao lado da estação, a exatos 20 metros de distância. Sim, basta sair da estação de trem, atravessar uma rua e entrar no hotel. E como dá pra ver nas fotos abaixo, logo na chegada a Grindelwald somos recebidos pela imponente cadeia de montanhas nevadas.

Chegando ao hotel Kreuz & Post em Grindelwald

Além disso, o hotel fica no coração da rua principal e do que seria a zona turística de Grindelwald. Bem pertinho do hotel você encontra boas opções gastronômicas – inclusive os restaurantes do próprio Kreuz & Post e lojinhas de souvenirs ou roupas e acessórios de inverno. Há ainda um supermercado da rede Coop, uma das maiores redes da Suíça, e o Centro Esportivo de Grindelwald que oferece piscinas aquecidas, saunas e até um rinque de patinação durante o inverno.

Caminhando pela rua principal de Grindelwald, a poucos metros do Hotel Kreuz & Post

Um grande diferencial em relação a boa parte dos hotéis em Grindelwald é que o Hotel Kreuz & Post funciona durante o ano todo. Como é uma cidade que vive de “temporadas”, muitos hotéis costumam fechar nas semanas anteriores a alta estação. No caso do Kreuz & Post, independente de sua viagem ser na primavera, verão, outono ou inverno, a família Konzett estará de braços abertos para te receber em uma autêntica experiência suíça!

Como são os quartos no Hotel Kreuz & Post em Grindelwald

O Hotel Kreuz & Post possui 42 quartos – desde o clássico até suítes com vista panorâmica da região. Todos contam com a estrutura de banheiro com chuveiro e kit de higiene, rádio, telefone, frigobar, TV, cofre, roupão, chinelos e secador de cabelo, além de wifi gratuito e de boa qualidade. A decisão mais difícil talvez seja escolher qual vista você vai querer. Todos os quartos têm vista para alguma montanha. Os quartos virados a sul possuem varandas com um vista deslumbrante da face norte do Eiger, ao passo que os demais possuem vista para os picos alpinos.

Nosso quarto foi uma suíte júnior superior, um quarto intermediário com espaço bem amplo e bem decorado ao estilo de um chalé suíço. Não há luxo ou sofisticação, mas tudo que é necessário para uma estadia confortável e aconchegante. O conceito é de fazer o hóspede sentir-se como se estivesse em casa. Inclusive com uma barra de chocolate suíço de cortesia – acertaram em cheio aqui com o casal de chocólatras. 🙂

Detalhes do nosso quarto no Hotel Kreuz & Post

Não vimos como era a vista dos demais quartos, mas fica difícil imaginar algo mais impressionante do que a nossa vista para a face norte da montanha Eiger. A sensação de acordar, abrir a janela e dar de cara com uma montanha exuberante, imponente e coberta de neve é algo indescritível. Não sei dizer quanto tempo ficamos ali da varanda admirando esse espetáculo da natureza. Lembrando de cabeça, é provavelmente a vista mais incrível que já tivemos em um quarto de hotel em todas as nossas viagens.

Vista para a face norte do Eiger e para a estação de trem de Grindelwald

O banheiro recentemente reformado é amplo e conta com chuveiro bem moderno, secador de toalhas, roupões, chinelos, secador de cabelos e kit de amenities completo com produtos de higiene da marca “The Perfumer’s Garden”.

Banheiro do quarto no Hotel Kreuz & Post

Restaurantes do Hotel Kreuz & Post

O Hotel Kreuz & Post conta com 4 diferentes ambientes de restaurante: o Restaurante Kreuz & Terrace (no terraço do hotel); o Challi-Stübli Grindelwald (mais romântico e aconchegante, ideal para um jantar a luz de velas); o Kreuz-Stübli (decorado com a temática da caça) e o maior deles, a Sala de jantar panorâmica Kreuz & Post, com grandes janelas que dão vista para os alpes. Todos com preços similares e compatíveis com o padrão da cidade.

Na prática todos eles tem como proposta gastronômica a culinária regional à base de produtos locais, com pequenas variações no estilo do serviço. O conceito é “da natureza ao prato”, onde todos os ingredientes são frescos e fruto de colaboração com produtores da região, respeitando a sazonalidade de cada produto. No menu, especialidades alpinas ou pratos típicos da Suíça como um todo, além de uma boa carta de vinhos.

Detalhe importante: na época da nossa estadia haviam garçons de Portugal e da Itália que evidentemente compreendiam bem nosso idioma, o que facilitava bastante a comunicação.

Apesar dos restaurantes estarem abertos o ano todo para todo o público geral, estar hospedado no Kreuz & Post é certamente uma ótima “desculpa” para experimentar algumas dessas especialidades locais numa das melhores cozinhas de toda a cidade. 🙂

Jantar no Kreuz & Post

Em nossa estadia em Grindelwald, optamos por jantar nas 2 noites nos restaurantes do hotel. Em uma das noites, experimentamos o menu à la carte no aconchegante Challi-Stübli Grindelwald. O ambiente é de fato encantador, tipicamente o que se espera de um restaurante alpino.

Ambiente rústico e aconchegante no Challi-Stübli Grindelwald, um dos restaurantes do Kreuz & Post
Ambiente rústico e aconchegante no Challi-Stübli Grindelwald, um dos restaurantes do Kreuz & Post

Pedimos de entrada uma salada de verduras frescas acompanhada de carne de cordeiro e ovo de codorna frito. Mesmo quem não é muito fã de saladas certamente vai adorar, pois a combinação é saborosíssima. Para o prato principal, um corte de carne típico da região preparado no ponto certo, acompanhado de legumes da estação. Tudo harmonizado com uma taça de vinho branco local e outra de vinho tinto espanhol. De sobremesa, um clássico: um “vulcão” de chocolate suíço acompanhado de sorvete de baunilha.

Pratos do jantar no Hotel Kreuz & Post

Na noite seguinte, optamos pelo jantar no restaurante panorâmico – no mesmo local onde é servido o buffet de café da manhã, que falaremos na sequência. O ambiente tem uma proposta mais clássica e iluminada, e a noite funciona tanto com menu à la carte quanto com um menu surpresa de 5 passos.

O ambiente do restaurante panorâmico do Kreuz & Post | Imagem: site do hotel

Aceitamos a sugestão do menu surpresa de 5 passos, que na noite do nosso jantar foi composto de: 1) Raclette (queijo típico derretido acompanhado de batatas cozidas e picles); 2) Consomé (caldo de carne e legumes bem quente, com um ovo cru que cozinha na própria sopa); 3) Salada verde; 4) Frango orgânico grelhado acompanhado de spätzle (uma massa típica da Alemanha) e legumes cozidos da estação; 5) Sobremesa. Uma bela forma de encerrar o dia em Grindelwald.

Menu de 5 passos no jantar do Kreuz & Post

Café da manhã no Kreuz & Post

O fantástico buffet de café da manhã continental com vista para os alpes é um capítulo a parte na estadia no Hotel Kreuz & Post. Incluído na diária, o estilo do serviço lembra um pouco o dos hotéis fazenda aqui do Brasil: variado e bem farto, daqueles que fazem a gente ter prazer em acordar cedo e passar hooooras aproveitando. Como em duas manhãs é impossível conseguir experimentar tudo, vamos destacar aquilo que mais gostamos. Além da vista, evidentemente – a foto abaixo fala por si.

Vista maravilhosa e algumas delícias do café da manhã no Kreuz & Post

Como não começar o dia pedindo um autêntico chocolate quente suíço? O leite vem quentinho na xícara, acompanhado de um sachê de Caotina – uma das marcas mais populares de achocolatado no país! Claro que entre as bebidas quentes também há a opção de café puro, com leite ou cappuccino. Destaque ainda para as muitas opções de sucos orgânicos, como o “multivitaminas” ou o de maçã, nossos favoritos dos cafés da manhã dessa viagem.

O buffet conta ainda com frutas frescas e secas, iogurtes, granola e geleias variadas de frutas da estação, além de creme de avelãs. Pães, queijos e frios são servidos com boa variedade – apenas nos queijos esperávamos talvez alguma opção mais especial, um queijo da região, algo mais artesanal. Há ainda as tradicionais opções de pratos quentes como ovos cozidos ou mexidos e bacon frito.

Nossa mesa farta no café da manhã do hotel Kreuz & Post, em Grindelwald

O que mais o hotel Kreuz & Post oferece?

Cartão de transporte de Grindelwald

Todos os hospedes do hotel recebem gratuitamente um cartão que dá direito ao uso do transporte público em Grindelwald durante os dias de hospedagem. O cartão é bem útil para se deslocar de ônibus até as zonas mais altas e afastadas da cidade, de onde partem trilhas e diversos passeios pela montanha.

Opções de Lazer

Além de wifi grátis em todas as dependências do hotel, o Kreuz & Post possui uma pequena área de bem estar com piscina de hidromassagem e sauna (seca e a vapor). No terraço, há também um deck com vista para o Eiger que pode ser muito interessante especialmente no verão.

Aproveitando o Spa do Hotel Kreuz & Post
Aproveitando o Spa do Hotel Kreuz & Post
Spa e deck do Hotel Kreuz & Post | Fotos: site do hotel

Quanto custa ficar no Hotel Kreuz & Post | Onde ficar em Grindelwald

Nós sempre utilizamos o Booking para reservar hotéis nas viagens. Além do site ser confiável, os preços costumam ser imbatíveis em comparação com outros serviços similares. Em consulta ao site da Booking, encontramos o valor da diária no Hotel Kreuz & Post a partir de 120 francos suíços para o quarto mais simples. O ótimo buffet de café da manhã está incluso na diária.  

+ Reserve agora mesmo um quarto no Hotel Kreuz & Post

Avaliação Final: Vale a pena se hospedar no Hotel Kreuz & Post em Grindelwald, na Suíça?

Tivemos uma estadia de sonho no Hotel Kreuz & Post. Além da localização (ao lado da estação de trem) e do visual inesquecível dos alpes bem na varanda do nosso quarto, destaque para a gastronomia local (café da manhã e jantar) e para a atenção e simpatia dos anfitriões e de toda a equipe que nos recebeu tão bem. Um hotel integrado com a atmosfera de Grindelwald, representando na essência o clima rústico e aconchegante da cidade alpina. Certamente nos hospedaremos por lá em todas as vezes que voltarmos a Grindelwald!


Ainda em dúvida sobre onde ficar em Grindelwald? Veja outras opções de hospedagem no mapa abaixo

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre onde ficar em Grindelwald, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

+ Hotéis em Grindelwald

Booking.com

Como chegar em Grindelwald

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Grindelwald ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado como já mencionamos antes, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Europa.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem na Suíça:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais