1 de maio de 2020

Onde comer em Interlaken, Grindelwald e Wilderswil: 3 restaurantes na região alpina da Suíça

A linda região alpina de Bernese Oberland é um dos principais destinos turísticos da Suíça. Cidades como Grindelwald, Lauterbrunnen, Wilderswil e a mais famosa delas, Interlaken, atraem turistas de todo o mundo por conta das belezas naturais inigualáveis e dos passeios e atividades em meio a montanhas nevadas. Entre as muitas atrações da região, uma delas é…comer! Assim como em toda a Suíça, a gastronomia típica da região é rica em pratos à base de queijo – como fondue ou raclette – e batatas – como a tradicional rösti. Clássicos que os brasileiros em geral adoram! Mas justamente por receber tanta gente de diferentes partes do mundo, essa é uma região também repleta de bons restaurantes de culinária internacional. Se você não é fã da culinária típica da Suíça, fique tranquilo pois há opções para todos os gostos de onde comer em Interlaken e região.

Nesse post, vamos indicar 3 restaurantes que experimentamos e adoramos em 3 cidades diferentes da região, com dicas do que pedir e de quanto custa comer em cada um deles. Ao lado de cada restaurante indicamos a faixa de preço, que vai de 1 cifrão ($) até 5 cifrões ($$$$$). Os valores estão na moeda local, o Franco Suíço (CHF), e fazem referência ao custo médio de uma refeição (em geral pedimos 1 entrada para dividir, 2 pratos principais e 1 sobremesa para dividir, além de 1 taça de vinho para cada um).

$$$$$ – acima de 70 CHF por pessoa
$$$$ – entre 55 CHF – 70 CHF por pessoa
$$$ – entre 40 CHF – 55 CHF por pessoa
$$ – entre 25 CHF – 40 CHF por pessoa
$ – abaixo de 25 CHF por pessoa

Importante lembrar que a Suíça é um país de custo de vida elevado, e estamos falando de um região extremamente turística. Em tempos de real desvalorizado, fica ainda mais importante pesquisar onde comer bem e com bom custo-benefício. Vamos então para a nossa sugestão de 3 restaurantes onde comer em Interlaken, Grindelwald e Wilderswil, três cidades na região alpina da Suíça.

Onde comer em Grindelwald

Situada aos pés do Eiger – uma montanha de 4 mil metros de altura de pura rocha e gelo – a simpática vila de Grindelwald é considerada a porta de entrada para a região alpina da Suíça. As paisagens típicas de um cartão postal materializam todo o nosso imaginário quando o assunto é “alpes suíços”. As imponentes montanhas cobertas de neve, os campos verdes, os rios, os chalés de madeira e até as vaquinhas com sinetas no pescoço (essas, somente no verão) – tudo isso e muito mais você encontra em Grindelwald! Nessa cidade tão autêntica, nossa recomendação não poderia ser nada diferente de um autêntico restaurante suíço ao melhor estilo chalé.

Kreuz & Post (Hotel e Restaurante) | $$$

Em nossa estadia em Grindelwald jantamos as 2 noites no mesmo lugar – algo raro em nossas viagens! O hotel Kreuz & Post onde ficamos hospedados conta com 4 diferentes ambientes de restaurante: o Restaurante Kreuz & Terrace (no terraço do hotel); o Challi-Stübli Grindelwald (mais romântico e aconchegante, ideal para um jantar a luz de velas); o Kreuz-Stübli (decorado com a temática da caça) e o maior deles, a Sala de jantar panorâmica Kreuz & Post, com grandes janelas com vista para os alpes. Todos com preços similares e compatíveis com o padrão da cidade.

Na prática todos eles tem como proposta gastronômica a culinária regional à base de produtos locais, com pequenas variações no estilo do serviço. O conceito é “da natureza ao prato”, onde todos os ingredientes são frescos e fruto de colaboração com produtores da região, respeitando a sazonalidade de cada produto. No menu, especialidades alpinas ou pratos típicos da Suíça como um todo, além de uma boa carta de vinhos.

Detalhe importante: na época da nossa estadia haviam garçons de Portugal e da Itália que evidentemente compreendiam bem nosso idioma, o que facilitava bastante a comunicação.

Na primeira noite, experimentamos o menu à la carte no aconchegante Challi-Stübli Grindelwald. O ambiente é de fato encantador, tipicamente o que se espera de um restaurante alpino.

Ambiente rústico e aconchegante no Challi-Stübli Grindelwald, um dos restaurantes do Kreuz & Post
Ambiente rústico e aconchegante no Challi-Stübli Grindelwald, um dos restaurantes do Kreuz & Post

Pedimos de entrada uma salada de verduras frescas acompanhada de carne de cordeiro e ovo de codorna frito. Mesmo quem não é muito fã de saladas certamente vai adorar, pois a combinação é saborosíssima. Para o prato principal, um corte de carne típico da região preparado no ponto certo, acompanhado de legumes da estação. Tudo harmonizado com uma taça de vinho branco local e outra de vinho tinto espanhol. De sobremesa, um clássico: um “vulcão” de chocolate suíço acompanhado de sorvete de baunilha.

Pratos do jantar no Hotel Kreuz & Post
Pratos do jantar no Hotel Kreuz & Post

Na noite seguinte, optamos pelo jantar no restaurante panorâmico. O ambiente tem uma proposta mais clássica e iluminada, e a noite funciona tanto com menu à la carte quanto com um menu surpresa de 5 passos.

O ambiente do restaurante panorâmico do Kreuz & Post | Imagem: site do hotel
O ambiente do restaurante panorâmico do Kreuz & Post | Imagem: site do hotel

Aceitamos a sugestão do menu surpresa de 5 passos, que na noite do nosso jantar foi composto de: 1) Raclette (queijo típico derretido acompanhado de batatas cozidas e picles); 2) Consomé (caldo de carne e legumes bem quente, com um ovo cru que cozinha na própria sopa); 3) Salada verde; 4) Frango orgânico grelhado acompanhado de spätzle (uma massa típica da Alemanha) e legumes cozidos da estação; 5) Sobremesa. Uma bela forma de encerrar o dia em Grindelwald.

Menu de 5 passos no jantar do Kreuz & Post
Menu de 5 passos no jantar do Kreuz & Post

Endereço: Dorfstrasse 85, 3818 Grindelwald, Suíça


Onde comer em Interlaken

Interlaken é a maior e mais conhecida cidade da região alpina e está entre os principais destinos turísticos da Suíça. Preparada para receber viajantes de todas as partes do mundo, Interlaken oferece as mais diversas especialidades gastronômicas para agradar aos paladares mais variados. Essa pode ser a oportunidade propícia para variar um pouco na pedida e sair dos clássicos pratos da culinária suíça. Que tal a sugestão de um autêntico ristorante de comida italiana em plena Suíça como sugestão de onde comer em Interlaken?

Ristorante e Pizzeria Sapori (Hotel Victoria Jungfrau) | $$$ – $$$$

Nossa dica de onde comer em Interlaken é o Ristorante e Pizzeria Sapori, localizado no saguão do Hotel Victoria Jungfrau, na avenida principal da cidade.

Ristorante e Pizzeria Sapori (Hotel Victoria Jungfrau) | Onde comer em Interlaken
Ristorante e Pizzeria Sapori (Hotel Victoria Jungfrau)

O salão de estilo clássico atribui ares de sofisticação e romantismo ao jantar. Mas os preços de maneira geral são acessíveis e as porções generosas. O serviço como um todo é muito profissional, e todos que nos atenderam foram extremamente gentis.

Ristorante e Pizzeria Sapori (Hotel Victoria Jungfrau)
Ristorante e Pizzeria Sapori (Hotel Victoria Jungfrau)

No cardápio, como seria de se esperar, especialidades da cozinha italiana. É possível seguir o ritual do típico menu que vai do antipasti ao dulce em pratos à la carte ou em menus fixos. Além de massas e risotos, há boas opções de carnes e até frutos do mar. Merece destaque a pizza, preparada e assada na hora em um forno de pão à lenha. Tudo preparado à base de ingredientes frescos e produtos de primeira qualidade.

O que pedir: de entrada, a sopa do dia ou a deliciosa salada de espinafre e rúcula baby em redução de aceto balsâmico com lulas grelhadas são ótimas para começar. Na sequência, a pizza serve bem à uma pessoa ou pode até ser compartilhada pelo casal, como fizemos. A dica é a Miss Italia, a pizza mais pedida da casa, na seção de pizzas especiais do cardápio. Entre as massas, o ótimo ravióli recheado de castanha com molho de queijo taleggio, speck do Tirol e nozes faz referência à cozinha do norte da Itália. Para incrementar a experiência, não deixe de selecionar os vinhos (em taça ou em garrafa) da ampla seleção de safras especiais das melhores regiões de cultivo da Itália. E fechando a noite, o clássico tiramisu é a pedida para encerrar a noite italiana em Interlaken.

Sopa e saladinha de entrada no Ristorante Sapori em Interlaken
Sopa e saladinha de entrada no Ristorante Sapori em Interlaken
Pizza, ravioli e tiramisú: jantar italiano
Pizza, ravioli e tiramisú: jantar italiano

Endereço: Höheweg 41, 3800 Interlaken, Suíça


Onde comer em Wilderswil

A pequena comuna de Wilderswil, com seus pouco mais de 2300 habitantes, fica situada a poucos minutos de ônibus ou trem a partir de Interlaken. Visitá-la seria quase como ir a um bairro um pouco mais distante, tamanha a proximidade e facilidade de se locomover entre as duas cidades. E por que vale a pena sair da badalada Interlaken para ir até a pacata Wilderswil? Praticamente todas as casas de Wilderswil são construídas em madeira, autênticos chalés suíços que dão à cidade ares de conto de fadas. Além disso, sua atmosfera de cidade do anterior, com uma quantidade infinitamente menor de turistas, faz da cidade algo mais próximo do que seria “a vida como ela é” na região alpina. E por último, mas não menos importante, para comer comida alpina de verdade, em um restaurante super agradável, frequentado por locais, onde tudo que é servido à mesa é produzido pelos produtores rurais dos arredores.

Restaurant Edelweiss (Alpenrose Hotel) | $$$

O Alpenrose Hotel é um legítimo representante do estilo arquitetônico de Wilderswil. Sua estrutura toda em madeira confere charme e aconchego, praticamente um convite para entrar e sentir-se imediatamente acolhido pelo clima de hospitalidade alpino. Em seu interior funciona o Restaurant Edelweiss, especializado em comida da região e um dos grandes achados de nossa viagem.

Restaurant Edelweiss, em Wilderswil: especializado em culinária suíça com um toque sul-africano
Restaurant Edelweiss, em Wilderswil: especializado em culinária suíça com um toque sul-africano

No cardápio, O Edelweiss oferece uma seleção do que há de melhor na cozinha suíça típica. Se você está em busca de fondues, raclettes, batatas rösti e outras iguarias tradicionais da Suíça,certamente não irá se arrepender da escolha. Todos os pratos são preparados à base de ingredientes frescos, muitos deles produtos locais cultivados de forma sustentável. Alguns vegetais e saladas vêm inclusive dos jardins do próprio hotel.

O que pedir: comece pedindo o clássico fondue de queijo alpino, servido acompanhado de batatas, pães e conserva de pepino e cebolinha. A harmonização pode ser feita com uma taça de vinho Branco local (Wilderwiler).

Fondue de queijo com vinho branco: produtos da região
Fondue de queijo com vinho branco: produtos da região

Na sequência, não deixe de experimentar outra especialidade suíça: o Zürcher geschnetzeltes. O prato lembra o nosso tradicional estrogonofe, mas com um molho mais cremoso e mais puxado para o sabor da própria carne e do creme de leite. Acompanha a sempre deliciosa batata rösti. Comemos esse prato muitas vezes ao longo da viagem, mas esse foi memorável. Para acompanhar, a recomendação do Chef foi um vinho tinto sul-africano.

'Zürcher geschnetzeltes' com batata rösti: prato tradicional da Suíça
‘Zürcher geschnetzeltes’ com batata rösti: prato tradicional da Suíça

Por ser um restaurante de hotel e ter preços relativamente acessíveis para a média da região, o restaurante recebe turistas de todas as partes do mundo. Apaixonado pela região alpina da Suíça, o simpático dono e Chef do local viveu muitos anos de sua vida trabalhando na África do Sul. Dessa maneira, no retorno para o país natal, trouxe consigo o desejo de promover esse ambiente que reúne cidadãos de todo o mundo com moradores locais, proporcionando uma atmosfera intercultural.

Endereço: Kirchgasse 72, 3812 Wilderswil, Suíça


Onde ficar em Interlaken

Não deixe para a última hora! Se ainda não se decidiu sobre onde ficar em Interlaken, faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

Como chegar em Interlaken

Se o avião chega por Genebra ou Zurique, o trem é o melhor meio de transporte para viajar pela Suíça. É recomendável sempre adquirir os passes de trem com antecedência para conseguir os melhores preços!

+ Consulte os preços de passagens de trem até Interlaken ou passes de trem pela Suíça com a Eurail

Se preferir utilizar carro alugado como já mencionamos antes, recomendamos utilizar o RentCars, um comparador de preços entre as principais empresas de aluguel de carros na Europa.

+ Compare os preços de aluguel de carro pela Europa com a RentCars

Aproveite e já faça as reservas dos passeios e atrações pelo menor preço. Não perca tempo em filas!

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja por toda a Europa. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar esse post:
Tags:

Sobre Augusto

Augusto

Jornalista e professor, viajando sempre em busca de novas cervejas, de boa comida e das melhores promoções.

  • Instagram
  • Email

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.