Transporte em NY: como funciona o ônibus turístico “hop-on hop-off” em Nova York?

Transporte em NY: como funciona o ônibus turístico “hop-on hop-off” em Nova York?

Ao caminhar pelas ruas de Manhattan e principalmente ao se aproximar das principais atrações de Nova York, certamente você encontrará vários deles pelo caminho: os tradicionais ônibus “hop-on hop-off”. Para quem não sabe do que se trata, são aqueles ônibus turísticos (em geral bem coloridos e com 2 andares) que percorrem as principais atrações da cidade ao longo do dia (e as vezes da noite), com vários pontos de parada onde o passageiro pode embarcar ou desembarcar a vontade.

Por um preço fixo, você pode ficar subindo e descendo quantas vezes quiser nas atrações turísticas ao longo do trajeto, ou simplesmente ficar circulando e curtindo a paisagem pelo tempo de duração do seu ticket. Dessa forma, a cidade pode ser explorada no próprio ritmo de cada pessoa, dedicando mais ou menos tempo para cada atração, ou até mesmo deixando de descer em uma para ficar mais tempo em outra.

Ônibus turístico hop-on hop-off em Nova York
Ônibus turístico hop-on hop-off em Nova York

Geralmente o ônibus turístico é o meio de transporte ideal em dois cenários: 1) se você está viajando pela primeira vez para aquele destino; ou 2) Para quem prefere investir um pouco em busca do conforto, da praticidade e das informações que esse tipo de transporte oferece em relação ao transporte público convencional. A verdade é que os ônibus hop on hop of são um sucesso nas grandes cidades do mundo todo. Claro que em Nova York não poderia ser diferente.

Por conta disso, muita gente pergunta se “Vale a pena utilizar ônibus hop-on hop-off em Nova York?“. Ou “Qual a melhor empresa de ônibus turístico hop-on hop-of em Nova York?“. Ou “Quanto custa andar de ônibus turístico em Nova York? Para ajudar a responder a essas e outras perguntas que você tenha sobre os ônibus hop-on hop-off em Nova York, vamos contar com detalhes como funciona esse serviço. Em Nova York existem algumas boas empresas – as principais são a Big Bus New York e a City SightSeeing New York.

Big Bus New York

A Big Bus  é uma das maiores operadoras nessa modalidade de passeios turísticos abertos em todo o mundo (além de Nova York, está presente em outras 20 cidades). Em Nova York, o carro-chefe da Big Bus New York é o tour “clássico” com duração de 1 dia para você explorar a ilha de Manhattan. Mesmo em sua versão mais simples, o ticket “clássico” inclui as rotas Vermelha (Downtown – parte sul da cidade) e a Azul (Midtown e um pouco do Uptown da ilha de Manhattan). Existem ainda outras modalidades de ticket com duração maior e com linhas que vão até outras áreas da cidade com o Brooklyn, por exemplo (consulte o site da Big Bus New York para ver todas as opções).

Mapa com as paradas das rotas vermelha e azul do Big Bus New York
Mapa com as paradas das rotas vermelha e azul do Big Bus New York

A rota Vermelha passa por áreas icônicas como a Times Square, 5th Avenue, Broadway e Wall Street, cruzando os famosos arranha-céus da cidade até se aproximar do Pier de onde partem os barcos para a Estátua da Liberdade e Ellis Island.

Já a rota Azul passa por alguns dos principais museus como o MET, galerias e teatros, além de margear grande parte do Central Park. No somatório das 2 rotas, são 32 pontos espalhados pela Big Apple com paradas próximas às principais atrações da cidade.

A forma mais prática e econômica de adquirir o seu ticket é comprando online pelo site da Big Bus New York. Comprando aqui pelo link do blog você ainda terá direito a 20% de desconto no valor de qualquer ticket e todo o conforto e comodidade de já viajar com tudo planejado. O preço do ticket clássico por exemplo cai de U$60 por pessoa (preço que você vai pagar se comprar na hora) para U$48 por pessoa. Uma boa diferença, não é mesmo? 🙂

+ Clique para adquirir agora o seu ticket no Big Bus New York com 20% de desconto

O mais legal é que todos os bilhetes comprados online tem a data “aberta”, ou seja, você pode utilizar no dia que quiser dentro do limite de até 6 meses após a data da compra.

Big Bus Tours New York

City Sightseeing New York

Fundada em 1999 na Espanha, a City SightSeeing é a maior marca de ônibus open-top do mundo – e também a de maior abrangência, atuando em 6 dos 7 continentes e mais de 100 cidades no total. O ônibus vermelho da empresa é talvez o ícone clássico do imaginário de todo viajante quando pensa nos ônibus de turismo “hop on hop off”.

Ônibus turístico da City SightSeeing em New York 
Foto: site oficial
Ônibus turístico da City SightSeeing em New York
Foto: site oficial

Em uma primeira análise, o modelo de divisão em rotas da City SightSeeing New York é bem similar ao da Big Bus que apresentamos antes – apenas com uma mudança nas cores das linhas. Entretanto, o número de paradas é maior (são 43 no total), e particularmente achamos a rota melhor otimizada para o nosso roteiro. Tanto na ida quanto na volta de cada rota existem diversas opções de paradas. Isso faz com que sempre você esteja perto de um novo ponto de embarque e facilita na tarefa de embarcar e desembarcar múltiplas vezes.

Mapa com as rotas verde e azul da City Sightseeing New York
Mapa com as rotas verde e azul da City Sightseeing New York

Com ônibus circulando das 8h da manhã até as 18h, o ticket básico da
City SightSeeing New York já permite que você explore algumas das principais atrações de Nova York em 1 dia. E basta plugar o fone de ouvido para ter acesso a informações sobre cada atração em português ou em outros 10 idiomas.

Novamente, a forma mais prática e econômica de adquirir o seu ticket é comprando online pelo site da City SightSeeing New York. Para que perder tempo durante a viagem se você já pode ir com tudo resolvido daqui do Brasil? Com tickets a partir de U$39 por pessoa, a City SightSeeing New York tem uma variedade maior de opções de passeios. A versão mais clássica do tour contempla o passeio de 1 dia inteiro pelas rotas azul e verde custando a partir de U$44 por pessoa na compra online (deixando pra comprar na hora sai por U$59).

+ Clique para adquirir agora o seu ticket no City SightSeeing New York com desconto

Acha difícil planejar com antecedência os dias para utilizar o ônibus turístico? Não tem problema! Todos os bilhetes comprados online tem a data “aberta”, ou seja, você pode utilizar no dia que quiser dentro do limite de até 3 meses após a data da compra.

Nossa experiência com a City SightSeeing New York

Ambas as empresas são muito profissionais e oferecem um ótimo serviço. Em NY, como achamos a rota mais interessante, optamos pelo ônibus da
City SightSeeing New York para explorar a cidade. É importante que você avalie qual das duas empresas atende melhor ao roteiro que você estiver planejando fazer.

Antes de utilizar o serviço, nosso maior receio em relação a esse ou a qualquer outro ônibus turístico em Nova York era o trânsito da cidade. Muito medo de ficar parado em engarrafamentos e não aproveitar o tempo! Da mesma forma, pelo fato de ser fevereiro (inverno), tínhamos medo do frio atrapalhar demais o passeio.

Bom, pelo menos no período da nossa viagem o trânsito não foi um problema, e os ônibus circularam com muita rapidez. Paradas somente em sinais de trânsito e nos pontos oficiais de embarque e desembarque, é claro. Quanto ao frio, fica a critério de cada um a opção de ficar na parte descoberta e encarar o ventinho, ou ficar na área aquecida. 🙂

Central Park e Museu Histórico Natural

Depois de ir até um dos Visitor Centers da empresa resgatar nossos tickets (adquiridos online), começamos imediatamente a utilizar o ônibus turístico da City SightSeeing New York a partir do ponto mais próximo da Times Square e do nosso hotel Row. De lá, seguimos a rota azul em direção ao Central Park, na altura do Museu de História Natural. O legal é que no trajeto já é possível ir conhecendo um pouco do parque.

Central Park e Museu de História Natural
Central Park e Museu de História Natural

Volta no Central Park e MET

Após a visita ao Central Park e ao Museu de História Natural, pegamos o ônibus novamente no mesmo sentido. Ele segue o trajeto margeando toda a extensão do Central Park em direção ao Haarlem. De lá, o ônibus retorna pela pista do outro lado do Central Park. Desembarcamos na altura do MET para fazer a visita.

Visitando o MET com o ônibus de turismo de NY
Visitando o MET com o ônibus de turismo de NY

Rockfeller Center e Top of the Rock

Na sequência, mais uma vez embarcamos no City SightSeeing New York, dessa vez em direção ao RockFeller Center para subir no Top of The Rock próximo ao horário do por do sol.

Memorial 9/11, Battery Park, Estátua da Liberdade e Brooklyn Bridge

No dia seguinte, ainda dentro das 24 horas de utilização do
City SightSeeing New York, utilizamos a rota verde em direção ao sul da ilha de Manhattan. Desembarcamos próximo ao Memorial 9/11 ainda pela manhã para a visita ao museu.

Visita ao Memorial do 11 de Setembro (9/11)
Visita ao Memorial do 11 de Setembro (9/11)

Deste ponto, caso seu período de utilização do ônibus de turismo já tenha expirado, é possível seguir a pé até o Battery Park e o Pier de onde partem os barcos para a Estátua da Liberdade. De lá, ainda estendemos a caminhada até a Brooklyn Bridge.

Pontos positivos dos ônibus hop-on hop-off em NY

  • facilidade de conhecer as principais atrações de uma vez só;
  • muito turístico (no bom sentido, conta com profissionais preparados para receber turistas de todo o mundo);
  • segurança;
  • conforto (em relação aos meios de transporte públicos convencionais);
  • informações históricas e curiosidades sobre cada atração;
  • ideal para ter uma visão macro e panorâmica nas primeiras vezes em uma cidade.
  • dá pra comprar tudo pela internet, com desconto, e não perder tempo em NY.

Pontos negativos dos ônibus hop-on hop-off em NY

  • muito turístico (no mau sentido, é um meio de transporte 100% utilizado por turistas, sem integração com a “vida real” do novaiorquino);
  • na ponta do lápis sai mais caro do que o transporte público – olhando apenas o lado financeiro e ignorando os pontos positivos acima;
  • limitado a paradas específicas e à frequência de circulação dos ônibus.

E você, já utilizou os ônibus hop-on hop-off da City SightSeeing (ou de outra empresa) em Nova York? O que achou da experiência? Valeu a pena? Conta aí pra gente! E se tiver alguma dúvida, comenta aí embaixo!


Já sabe onde se hospedar em Nova York?

Não deixe para a última hora! Que tal pesquisar agora pelo hotel ou apartamento ideal em Nova York? Faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com

Economize até 50% para visitar as principais atrações de Nova York com o City Pass

Sabia que existe um passe que dá descontos que podem chegar a quase 50% para você visitar todas as principais atrações de Nova York (Empire State, Top of The Rock, Memorial 9/11 e muito mais)? Sim, estamos falando do New York CityPASS, um passe de descontos incrível que veio para salvar o orçamento e poupar muitos dólares na sua viagem para NY.

+ Leia como foi a nossa experiência com o New York CityPASS

Use internet ilimitada em Nova York e demais cidades dos EUA

Com o chip de internet da EasySim4U que você recebe na sua casa ainda no Brasil, você já chega nos EUA com conexão 4G funcionando no seu smartphone. Nós já trocamos o chip do telefone durante o voo e começamos a usar a internet assim que o avião pousou. Por isso, recomendamos o serviço da EasySim4U, que nos garantiu internet muito rápida e ilimitada durante toda a viagem pelos EUA.

+ Contrate agora o seu chip de internet com a EasySim4U

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é FUNDAMENTAL para quem viaja pelos Estados Unidos. O que a gente usa sempre e recomenda é o seguro da Seguros Promo, que além de ter o menor preço, funcionou muito bem todas as vezes em que precisamos acionar.

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o código de desconto para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário
Viajar é Demais