Onde ficar em Pinto Bandeira: Pousada Don Giovanni

Onde ficar em Pinto Bandeira: hospede-se em uma vinícola na Pousada Don Giovanni

Quando se trata de uma viagem pelo Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, existe um pequeno município a cerca de 20km de Bento Gonçalves e com apenas 3 mil habitantes que não pode ficar de fora do seu roteiro. Estamos falando de Pinto Bandeira, uma pequena localidade da chamada “Região da Uva e do Vinho” que se emancipou de Bento Gonçalves em 2013 e é famosa pelas belas paisagens naturais e pela qualidade dos vinhos e especialmente dos espumantes locais. Qualidade essa reconhecida pela iminente certificação de Pinto Bandeira como “Denominação de Origem” — a primeira para espumantes produzidos no “Novo Mundo”. E não tem melhor forma de desfrutar de Pinto Bandeira e seu terroir único do que hospedando-se ao menos por uma noite na cidade. Ainda mais se na hora de escolher onde ficar em Pinto Bandeira a opção for pela Pousada Don Giovanni, uma hospedagem literalmente dentro de uma vinícola super premiada da região, a Don Giovanni.

Localização da Pousada Don Giovanni
Localização da Pousada Don Giovanni

Para tornar a experiência ainda mais completa, não deixe de reservar uma das mesas do Nature. O restaurante funciona dentro da vinícola e oferece uma imersão na gastronomia local harmonizando pratos inspirados na culinária da região com alguns dos melhores vinhos e espumantes da Don Giovanni. Nesse artigo a gente conta tudo sobre a nossa experiência na Pousada Don Giovanni em Pinto Bandeira, na região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha!

Leia também: roteiro de 7 dias no Vale dos Vinhedos e região da Uva e do Vinho (em breve)

Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

Um antigo casarão dos anos 1930 em meio aos vinhedos da Don Giovanni, com quartos adaptados para receberem os hóspedes com muito conforto e aconchego; uma vinícola premiada pela produção de vinhos e espumantes que estão entre os melhores do país; um restaurante que apresenta em seu menu pratos elaborados a partir de ingredientes regionais com muita técnica e sofisticação, sem abrir mão do respeito às tradições. Essa é a proposta da Don Giovanni: oferecer mais do que uma estadia, uma verdadeira experiência enogastronômica em meio a natureza exuberante de Pinto Bandeira.

A Pousada Don Giovanni funciona no antigo casarão, um espaço amplo, de ambiente rústico, bem ao estilo “casa de fazenda”. A casa em si conta com apenas 7 quartos, todos com banheiro privativo e estrutura para uma estadia bem agradável, sem luxo mas com bastante conforto, ideal para casais. Há ainda uma oitava acomodação, uma cabana isolada do casarão principal — esta sim uma opção para quem busca por algo mais luxuoso e exclusivo.

Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira
Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

O andar térreo da pousada oferece um espaço de uso coletivo, uma área de estar com televisão (não disponível nos quartos), lareira, algumas revistas, livros e jogos.

Um detalhe bem simpático é que neste mesmo espaço ficam disponíveis para os hóspedes durante todo o dia café e rosquinhas/biscoitinhos caseiros. Cortesia simples, mas que contribui para a sensação de aconchego, de estar literalmente “em casa”. Há ainda uma geladeira com bebidas em geral e alguns vinhos e espumantes da Don Giovanni que podem ser consumidos pelos hóspedes (esses não são cortesia, mas basta pegar o que quiser e comunicar para a equipe da pousada).

Na área externa do casarão, além da própria vinícola e do restaurante (que vamos mostrar em detalhes mais adiante), a Pousada Don Giovanni ainda dispõe de estacionamento Estacionamento dentro da propriedade, piscina e até uma espaço para fazer churrasco.

Nosso quarto na Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

Ficamos em um dos quartos “convencionais” do andar superior da Pousada. Todos os quartos seguem a mesma linha na decoração, de estilo rústico, com móveis e janelas em madeira e afrescos bem coloridos nas paredes pintados por artistas locais. Em termos de estrutura, os quartos contam com camas de boa qualidade e ar condicionado, mas não dispõem de televisão (somente na área comum da casa) nem de geladeira/frigobar. Não que tenha feito alguma falta na estadia, mas é importante mencionar. 🙂

Nosso quarto na Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira
Nosso quarto na Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

Das janelas do casarão (e do nosso quarto) a vista trazia a natureza dos vinhedos e das pequenas propriedades rurais que compõem a paisagem dos arredores da pousada. Os sons que vinham de fora eram somente da própria natureza: dos pássaros, do vento batendo na copa das árvores: uma imersão imediata na atmosfera bucólica da Don Giovanni.

A pousada também oferece internet wifi gratuita e de boa velocidade nos quartos (e em todas as áreas comuns).

Café da manhã na Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

O café da manhã está incluso no valor da diária e é servido diariamente em um espaço anexo ao casarão principal.

Café da manhã na Pousada Don Giovanni | Onde ficar em Pinto Bandeira

O buffet tem uma oferta variada, com destaque para a presença de espumantes da Don Giovanni (para quem quiser “abrir os serviços” ainda pela manhã) e suco de uva natural entre as bebidas. Gostamos bastante também da focaccia (aparentemente de fabricação própria) e dos pães de queijo, além das diversas opções de geleias de frutas. Os queijos e frios poderiam ter maior variedade ou mais produtos locais/artesanais, mas ainda assim seguem na média do que é oferecido nos hotéis da região.

Também são oferecidos no buffet iogurtes, granola, alguns bolos caseiros e frutas frescas. Ovos ou omeletes podem ser feitos na hora sob demanda — o nosso não demorou quase nada e estava bem saboroso.

A experiência do café da manhã da Pousada Don Giovanni é consistente com a proposta da hospedagem: relaxante, aconchegante, naquele clima afetivo de casa de campo ou casa dos avós no interior. As premiadas espumantes Don Giovanni dão o toque final de sofisticação e autenticidade ao momento do café da manhã.

Pousada Don Giovanni
Endereço: Linha Amadeu, KM 12 – Interior, Pinto Bandeira – RS
Preço: Diárias a partir de R$575
Link para reserva: dongiovanni.com.br/pousada/hospitalidade

Visita e degustação na Vinícola Don Giovanni

Além de se hospedar na Pousada, que tal aproveitar também a oportunidade para fazer a visita com degustação dos vinhos e espumantes da Vinícola Don Giovanni? Legítima representante do aclamado terroir de Pinto Bandeira, a Don Giovanni trabalha com o manejo biodinâmico (sem agrotóxicos) dos vinhedos, o que garante uvas e consequentemente vinhos de altíssima qualidade. Ao todo, a Don Giovanni conta com cerca de 17 hectares de vinhedos onde são cultivadas diferentes variedades de uvas, tais como: Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Cabernet Franc.

Vale lembrar que a visita e degustação na Vinícola Don Giovanni também é aberta para não hóspedes, mas quem se hospeda por lá não tem nem desculpa para perder uma oportunidade dessas!

Dependendo da época do ano, a experiência pode incluir um passeio ou picnic pelos vinhedos, além da visita interna aos espaços onde são produzidos e armazenados os vinhos e espumantes. Ao final, é oferecida para os participantes uma degustação na loja oficial da Don Giovanni, que em geral contempla 3 rótulos de espumantes e 2 de vinhos (podendo variar a cada experiência).

Ao final de degustação, o mais difícil é resistir aos vinhos e espumantes premiados da Don Giovanni disponíveis para venda na loja oficial. Dependendo da quantidade, é possível solicitar a entrega dos produtos em qualquer lugar do Brasil.

Para marcar sua visita: na baixa temporada até é possível agendar em cima da hora, mas o mais recomendado é contratar tudo com antecedência diretamente pelo site oficial da vinícola ou com a equipe da Pousada Don Giovanni.

Leia mais: 10 Vinícolas para conhecer na Serra Gaúcha (em breve)

Restaurante Nature (almoço e jantar)

E para encerrar a experiência enogastronômica na Don Giovanni com chave de ouro, não deixe de agendar um almoço ou jantar no restaurante da vinícola, o Nature. O restaurante já traz no nome a proposta de unir o vinho e a gastronomia com a natureza exuberante da propriedade da Don Giovanni.

Entrada do Restaurante Nature

O projeto do restaurante soube tirar proveito do belo espaço externo: além das mesas do lado de fora ocupando o jardim, mesmo o espaço interno é muito iluminado, arejado e leve. A estrutura de portas de vidro em todas as laterais com teto e piso em madeira clara se integram ao ambiente externo, fazendo com que o cliente se sinta nos jardins da vinícola Don Giovanni.

Da cozinha em conceito aberto saem as criações do Chef Rafael Jacobi, que propõe um menu inspirado em diferentes terroirs do mundo sem perder o vínculo com a gastronomia regional, enaltecendo as qualidades do terroir em que o próprio restaurante se encontra, no coração de Pinto Bandeira. Tudo harmonizado com os vinhos e espumantes da Don Giovanni, é claro!

O que pedir no Restaurante Nature:
– Para beber
Espumante Don Giovanni Rosé Brut
– Principais –
Penne com ragout de cordeiro e crocante de panko: Massa penne salteada com ragout de cordeiro ao molho de vinho Don Giovanni e farofinha de panko crocante
Denver Steak (300g) com legumes assados, farofa da casa e aioli
– Sobremesa –
Cheesecake crocante de goiabada: Crocante de biscoito, gelato de goiabada com queijo e amêndoas tostadas

Cheesecake crocante de goiabada - Crocante de biscoito, gelato de goiabada com queijo e amêndoas tostadas
Cheesecake crocante de goiabada – Crocante de biscoito, gelato de goiabada com queijo e amêndoas tostadas

Vale destacar que além da técnica no preparo de cada prato, as porções são muito bem servidas (o prato de carne, por exemplo, daria perfeitamente para dividir entre o casal). E os preços estão dentro da média da região para restaurantes nesse padrão. Ambiente agradável, atendimento eficiente e pratos que resgatam a cozinha da região harmonizados com os vinhos e espumantes locais fazem do Nature uma das melhores opções gastronômicas não apenas de Pinto Bandeira mas de toda a região da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha.

Leia também:
Onde comer em Pinto Bandeira (em breve)
Onde comer na Serra Gaúcha (em breve)


Já reservou sua hospedagem no Vale dos Vinhedos?

Quer encontrar as melhores opções de hotéis, pousadas e apartamentos no Vale dos Vinhedos e em toda região da Uva e do Vinho? Não deixe para a última hora, faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Como alugar carro mais barato no Vale dos Vinhedos e região

Depois dessas recomendações sobre o Vale dos Vinhedos, que tal outra dica, dessa vez para alugar carro por um preço bem em conta na Serra Gaúcha? Aí você vai me perguntar: certo, mas e o preço de um carro alugado compensa? E eu respondo: sim, principalmente se você utilizar a Rentcars, uma ferramenta que faz a comparação de preços entre as locadoras e mostra a lista de carros disponíveis e valores. Sempre do mais em conta para o mais caro. Utilizamos a Rentcars para alugar o carro aqui no Brasil como nas viagens para a Serra Gaúcha e também no exterior, como pela Alsácia e Borgonha na França e pela Toscana na Itália. 

Para conferir como foi a nossa experiência em Gramado e Canela, leia o artigo Vale a pena alugar carro em Gramado e Canela na Serra Gaúcha? E se preferir, já faz uma cotação aqui embaixo para conferir os valores! 🙂


Compartilhar:FacebookTwitter
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário