Busca
Busca
11 sugestões de presentes para trazer da Alemanha

O que comprar na Alemanha: 12 sugestões de presentes para trazer da Alemanha

Todo mundo que viaja sabe: basta comentar que está indo para fora do país que começam a surgir aqueles pedidos de “traz uma lembrancinha?”, ou “posso te fazer uma encomenda?”. A impressão é que viajar para outro país imediatamente nos transforma em milionários aos olhos dos amigos e parentes. Além dos pedidos, sempre tem alguém especial para quem temos vontade de trazer um presente de viagem, e quando nos damos conta, ou faltam euros, ou falta espaço na mala no final da viagem.

Em uma viagem para a Alemanha não é diferente. Acontece que cada país tem as suas particularidades quando se trata de compras. Uns são bons pra comprar eletrônicos, outros roupas, outros enfeites para casa. Você saberia dizer quais são as melhores opções de presentes para trazer da Alemanha? Para ajudar a todos interessados em saber o que comprar na Alemanha, preparamos essa lista com as nossas 12 sugestões de presentes para trazer da Alemanha.

Antes, algumas dicas para você economizar na viagem:

1. Cerveja

Presentes para trazer da Alemanha: Cervejas
Presentes para trazer da Alemanha: Cervejas

Já escrevemos em outro post que consideramos a Alemanha o paraíso da cerveja, lembra? Pois bem, nada mais justo do que colocar a cerveja alemã como item nº 1 da nossa lista de compras na Alemanha. Você vai encontrar uma variedade incrível de marcas e estilos de cervejas custando menos da metade do preço cobrado aqui no Brasil (isso SE a cerveja for vendida no Brasil).

Todas as cervejas que aqui custam R$20 ou R$30, em um supermercado alemão vão te custar cerca de 1 euro. E quem receber com certeza vai adorar o presente. O maior problema fica por conta do transporte das cervejas, que não é dos mais simples. Pelas regras internacionais, não vão te deixar embarcar com líquidos nas bolsas de mão. Então o lugar da cerveja é na mala despachada mesmo. Pra proteger e garantir que vão chegar intactas, a gente costuma levar umas caixas de papelão vazias, plástico bolha ou somente enrola bem nas roupas sujas. Sempre dá aquele medo de que vai quebrar e molhar a mala toda, mas no final tudo dá certo. 🙂 

2. Playmobil

Com seus mais de 50 anos de história, dá pra dizer que os brinquedos Playmobil de uma forma ou de outra fizeram parte de todas as gerações (seja comprando para os filhos e netos, seja pra você mesmo). Só de falar já bate aquela saudade do tempo da infância e das brincadeiras com os famosos bonequinhos com “seu corte de cabelo” capacete!

Tá, e porque vale a pena comprar Playmobil na Alemanha? Em 1º lugar porque é um produto tipicamente alemão. Em 2º lugar porque é muito mais barato do que no Brasil. E em 3º lugar porque eles fazem edições especiais só para a Alemanha, que dificilmente você vai achar em outro lugar do mundo pra comprar. Em Nuremberg, por exemplo, nós encontramos o Playmobil do Martin Lutero (o da reforma Luterana) e do Albrecht Durer (o mair pintor alemão de todos os tempos), cada um custando menos de 3 euros!

Presentes para trazer da Alemanha: Playmobil
Presentes para trazer da Alemanha: Playmobil

Na hora de colocar na mala, em geral eles são muito leves e quase não vão impactar no limite de peso. O problema é que dependendo do tamanho podem ocupar algum espaço, e é bem difícil evitar que a caixa chegue um pouco amassada.

3. Enfeites de Natal

enfeites de natal
Presentes para trazer da Alemanha: Enfeites de natal

Ah, os enfeites de Natal alemães… O Natal na Alemanha é uma época pra lá de especial, muito em função da qualidade e variedade dos seus enfeites. Grande parte dos enfeites natalinos que conhecemos são originários da Alemanha. As bolas de Natal, por exemplo, foram inventadas no século 19 por um soprador de vidro da cidade de Lauscha, no leste da país.

E não pense que só vai encontrar enfeites de Natal se viajar pra Alemanha em dezembro não. Mesmo pra quem viaja fora da época de Natal, existem diversas lojas especializadas abertas o ano todo. Na Alemanha, a loja mais famosa é a Käthe Wohlfahrt, cuja matriz você vai encontrar na linda cidadezinha de Rothenburg ob der Tauber (é simplesmente a maior loja de enfeites natalinos do mundo!), mas existem diversas outras filiais da marca espalhadas pela Alemanha. Na mesma Rothenburg ob der Tauber você encontra o Museu Alemão do Ornamento de Natal, inaugurado  em 2000 e inteiramente dedicado ao tema.

É o tipo de presente que você vai encontrar de todos os tipos, tamanhos e preços – desde 1 euro até centenas de euros. O grande problema talvez fique por conta do transporte: em geral são itens com uma riqueza de detalhes absurda, feitos de maneira artesanal e muito frágeis, que precisam de todo cuidado para não chegarem destruídos no Brasil. Dependendo do que for, vale a pena trazer no colo durante a viagem de volta.

4. Água de Colônia (Eau de Cologne 4711)

Presentes para trazer da Alemanha: 4711 Eau de Cologne
Presentes para trazer da Alemanha: 4711 Eau de Cologne

Sabe o termo “Água de Colônia”? Essa é a original, de Köln (Colônia), com cerca de 200 anos de história. O tradicionalíssimo 4711 (se diz “quarenta e sete onze”) é provavelmente o mais conhecido perfume alemão. Apesar de não estar mais no seu “auge”, ainda é um belo item para uma lista de sugestões de presentes para trazer da Alemanha. Você até vai conseguir achar pra comprar no Brasil em lojas especializadas em cosméticos, mas na Alemanha ele pode custar bem menos. Para trazer na mala é bem tranquilo, o vidro do perfume é resistente e compacto.

5. Lebkuchen

Nürnberger Lebkuchen, o lebkuchen original produzido em Nuremberg, na Alemanha (Foto: Lebkuchen Schmidt - site oficial)
Nürnberger Lebkuchen, o lebkuchen original produzido em Nuremberg, na Alemanha (Foto: Lebkuchen Schmidt – site oficial)

Um dos produtos que simboliza o Natal na Alemanha é o Lebkuchen. Com sua consistência variando entre um bolo e um biscoito e seu formato achatado (no máximo 2 cm de altura), o Lebkuchen é feito a partir da combinação de especiarias (como cravo, canela ou cardamomo) com avelãs, amêndoas e nozes. Já a superfície do doce muitas vezes é coberta por chocolate, glacê de açúcar ou apenas enfeitada com amêndoas tostadas.

Apesar de ser um doce sazonal, o lebkuchen pode ser encontrado no restante do ano em lojas especializadas e até alguns supermercados. Principalmente se o seu roteiro pela Alemanha incluir uma parada em Nuremberg. A cidade é famosa mundialmente pela produção do Nürnberger Lebkuchen – reconhecido como o melhor do mundo – e a principal fabricante local tem uma loja conceito que funciona durante o ano todo: a Wicklein – Die Lebküchnerei. Veja o vídeo sobre a nossa visita à loja de Lebkuchen em Nuremberg.

Com grande variedade de sabores e preços acessíveis para todos os bolsos, o lebkuchen é algo super típico e que você só vai encontrar para comprar na Alemanha. Para trazer na mala, dê prioridade às embalagens de lata, que além de lindamente decoradas ainda preservam os lebkuchen intactos.

+ Leia mais: O que é Lebkuchen? Onde comprar o doce típico do Natal na Alemanha

6. Chocolates

A Alemanha não é exatamente conhecida como “O” país do chocolate (no mínimo divide a fama com países como Suíça e Bélgica), mas ainda assim um chocolate alemão pode ser um ótimo (e delicioso) presente. Existem inúmeras marcas locais, como por exemplo a Ritter Sport (talvez a mais famosa delas), com suas barras em formato quadrado.

O que comprar na Alemanha: Chocolates da Ritter Sports
O que comprar na Alemanha: Chocolates da Ritter Sports

Eu particularmente prefiro os amargos e meio amargos (quanto maior o % de cacau, melhor), e todos que experimentei achei melhores do que as marcas tradicionais que temos por aqui. E não precisa comprar em loja especializada não, pode ir nos supermercados mesmo. Lá você vai encontrar chocolates de qualidade excelente, com a barra de 100g custando a partir de 0,45 euros. Vale comprar 1 de cada pra experimentar e depois trazer em quantidade o que mais gostar. E ainda é fácil de trazer, é só enfiar em qualquer canto da mala, com um mínimo de cuidado pra não quebrar.

7. Cosméticos

Lata de creme Nívea
O que comprar na Alemanha: Lata de creme Nívea

Uma lata do legítimo creme hidratante Nívea fabricado na Alemanha é garantia de sucesso a um custo baixíssimo. Existem desde latas pequenas (ou versões em miniatura) até latas maiores, com cerca de 500g, e que vão te custar menos de 5 euros, variando conforme o tamanho. Só não é nota 10 na facilidade de transporte por conta do peso, que pode ser um problema na hora de embarcar de volta. Acho que vale dizer que no Brasil também é possível encontrar as latas, principalmente nas grandes redes de farmácias e lojas online e até que não tão caro, como dá pra ver aqui.

8. Balas Haribo

Balas Haribo
Balas Haribo

Dizem que a Haribo inventou a “bala de goma” em 1922, e até hoje essas balinhas em forma de ursinho fabricadas na Alemanha são um sucesso e estão presentes em quase 100% das malas dos turistas brasileiros (o “quase” é porque eu particularmente não vejo nada demais nas balas Haribo). Mesmo não sendo o maior fã, tenho que reconhecer que é uma bela opção de presente: é tradicional, é leve, é fácil de trazer na mala e custa relativamente pouco (com 1 euro já compra um saco de Haribo). O que tira um pouco da graça é que desde 2016 elas começaram a ser fabricadas no Brasil também. Se você é fã dessas balinhas, aproveite e compre aqui nas Lojas Americanas

9. Puzzles (quebra-cabeça) da Ravensburger

Puzzle Ravensburger
O que comprar na Alemanha: Puzzle Ravensburger

Fundada em 1883, a alemã Ravensburger é líder mundial no marcado de quebra-cabeças. A variedade e a qualidade dos produtos da Ravensburger realmente impressionam: existem modelos com poucas peças, direcionado ao público infantil, até modelos com mais de 40.000 peças que levam uma vida para serem concluídos. Vários deles retratam paisagens tipicamente alemãs: castelos, vilarejos, montanhas, casinhas no estilo enxaimel… Dá pra dizer que tem um certo ar de saudosismo. 🙂

Não precisa nem falar que na Alemanha eles são muito mais baratos do que no Brasil, né? Dá até para comparar os preços dos quebra-cabeças nacionais nesse site. Pra quem gosta, vale muito a pena trazer um desses de lá. A dificuldade no transporte vai ser diretamente proporcional a quantidade de peças (se alguém trouxe esse de 40.000 peças, conta pra gente nos comentários como foi a “aventura”).

10. Relógio Cuco

Esse é um item polêmico da lista – já vou explicar porque. Pra trazer um relógio Cuco de presente (e não pra si mesmo), tem que ser pra alguém muuuuuuito especial: um Cuco é algo super delicado, pesadíssimo, e MUITO caro, mesmo na Alemanha. O modelo mais basicão vai te custar pelo menos uns 200 euros. É praticamente como adquirir um bem. Imagina a tensão de transportar um item desses na mala. O.o

Existem várias lojas especializadas na venda desses relógios. Uma das mais famosas é a Max Krug (essa aí da foto).

Max Krug: Loja especializada em cucos
O que comprar na Alemanha: cucos

Apesar disso, relógios Cucos são incríveis, um dos símbolos mais tradicionais da Alemanha, com uma riqueza de detalhes que impressiona. Um dos meus sonhos é ganhar um bem grande de presente (já fica a dica pro leitor que está com planos de ir pra Alemanha em breve! Rsrs). Portanto, os relógios Cuco tem que estar nessa lista de sugestões de presentes para trazer da Alemanha, mesmo que apenas para situações especiais.

11. Misturas para passar no pão

Esse não é exatamente UM item, mas um conjunto de itens de uma mesma categoria. Mostardas, geleias, cremes de avelã, tudo isso você vai encontrar aos montes pela Alemanha, e quase sempre de ótima qualidade. São centenas de marcas, com opções mais baratas que podem ser compradas nos supermercados, até lojas super especializadas (em Frankfurt nós encontramos uma loja só de mostardas).

Loja especializada em mostardas
O que comprar na Alemanha: Loja especializada em mostardas

Essa é uma opção bem versátil: você pode montar um kit com itens mais baratos, pode comprar um único item mais sofisticado, pode escolher entre uma infinidade de sabores, opções artesanais, enfim, dá pra agradar a todos os gostos e idades. Pra trazer na mala é relativamente fácil (os potes em geral são bem resistentes), e o cuidado deve ser com o excesso de peso.

12. Wurst (salsicha!)

Vitrine de loja de salsichas e embutidos
O que comprar na Alemanha: Vitrine de loja de salsichas e embutidos

Esse ficou por último porque somente a partir de 2016 foi permitido o transporte de itens como queijos, salames, e claro, as deliciosas salsichas alemãs. Vai ter gente dizendo “e isso lá é presente?”. Bom, eu acho que é, adoraria ganhar e sempre que possível trago na mala (pra mim e pra presente). A salsicha é marca registrada da culinária (e da cultura) alemã. Tem coisa mais tradicional do que uma Wurst alemã? Tem coisa mais fácil de comprar? (além de centenas de lojas especializadas, nos supermercados existem seções inteiramente dedicadas a elas). É só escolher as suas favoritas e colocar na mala. O único cuidado é pra não estourar o limite de peso da bagagem.


E você, já trouxe alguns desses itens de uma viagem à Alemanha? Tem outras sugestões de presentes para trazer da Alemanha? O que você costuma trazer? Conta pra gente!


Já sabe onde se hospedar na Alemanha?

Não deixe para a última hora! Que tal pesquisar agora pelo hotel ou apartamento ideal na Alemanha? Faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!


Dicas de passeios na Alemanha


E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

12 comentários
    • Olá Eleonora, tudo certo? Nós encontramos queba-cabeças da Ravensburg a venda em 3 tipos de lojas: 1) lojas de departamento como a Kaufhof ou a KaDeWe sempre tem um andar inteiro dedicado a brinquedos, com seções específicas para os puzzles. 2) Lojas especializadas como a T3 em Frankfurt ou a The Item Shop em Munique. 3) Lojas de brinquedo em geral.

      As lojas de departamento você encontra em quase qualquer cidade média/grande alemã, as outras indicações dependeria muito de quais cidades você pretende visitar. Se for uma cidade que já visitamos, podemos ajudar um pouco mais. 🙂

      Abs e obrigado pela mensagem!

    • Olá Eleonora, tudo certo? Nós encontramos queba-cabeças da Ravensburg a venda em 3 tipos de lojas: 1) lojas de departamento como a Kaufhof ou a KaDeWe sempre tem um andar inteiro dedicado a brinquedos, com seções específicas para os puzzles. 2) Lojas especializadas como a T3 em Frankfurt ou a The Item Shop em Munique. 3) Lojas de brinquedo em geral.

      As lojas de departamento você encontra em quase qualquer cidade média/grande alemã, as outras indicações dependeria muito de quais cidades você pretende visitar. Se for uma cidade que já visitamos, podemos ajudar um pouco mais. ?

      Abs e obrigado pela mensagem!

  • Eu incluiria nesta lista os creminhos de mão os “handcreme” tem muitas opções são ótimos e muito cheirosos e principalmente as mulheres adoram… Ou tomara q sim, pq é o q eu estou levando, além de muitos chocolates…

  • Minha namorada esteve visitando Dresden na epoca da Pascoa, e um dos produtos que ela ficou encantada ao descobrir foi um removedor de unha para viagens, que da pra transportar em aviao sem problemas. O nome eh Nagellackentfernerpads acetonfrei. Talvez seja mais um item interessante pra esta lista.

  • Grata pelas dicas !!
    Estou em Halle , perto de Leipzig , fazendo curso de Alemão.
    Já comprei 2 puzzles ( adulto e infantil), chocolate Ritter .
    Danke!

Menu