Vista da Schlossberg | O que fazer em Freiburg

O que fazer em Freiburg, na Alemanha: roteiro de 1 dia no coração da Floresta Negra

Conhecida como a “cidade mais ensolarada da Alemanha”, a simpática Freiburg (Freiburg im Breisgau) é um daqueles destinos onde um dia de roteiro bem planejado pode se tornar uma experiência inesquecível. Legítima representante do Estado de Baden-Württemberg – bem pertinho das fronteiras com França e Suíça – Freiburg atrai muitos visitantes por conta de seu centro histórico medieval repleto de construções góticas e por estar incrustada em meio às colinas da lendária Floresta Negra (Schwarzwald). Nesse artigo preparamos um passo a passo para te ajudar a decidir o que fazer em Freiburg e planejar o roteiro de 1 dia na cidade mais importante dessa região da Alemanha.

Roteiro de 1 dia em Freiburg | O que fazer em Freiburg

O ponto de partida desse roteiro de um dia em Freiburg é a estação central de trem (Freiburg Breisgau Hbf) por sua localização central e estratégica. Funciona tanto para quem pretende pernoitar em Freiburg quanto para quem optar por fazer apenas uma viagem de “bate-volta” até Freiburg partindo de outra cidade. Nós optamos por pernoitar em Freiburg e ficamos hospedados no Bischofslinde Freiburg, hotel administrado por uma brasileira com ótimo custo-benefício e que localizado em um bairro residencial a 15 minutos do centro.

+ Leia também: onde ficar em Freiburg?

Wiwilíbrücke e Katholieke Kirche Herz Jesus

A poucos metros da estação de trem, a combinação entre a ponte Wiwilíbrücke e a Igreja do Sagrado Coração (Katholieke Kirche Herz Jesus) ao fundo compõe um dos principais cartões postais de Freiburg. Construída no século XIX, a fotogênica ponte dos arcos azuis é um dos símbolos da cidade e uma das últimas pontes remanescentes do gênero na Alemanha.

Ponte Wiwilíbrücke e Igreja do Sagrado Coração (Katholieke Kirche Herz Jesus) ao fundo | O que fazer em Freiburg
Ponte Wiwilíbrücke e Igreja do Sagrado Coração (Katholieke Kirche Herz Jesus) ao fundo | O que fazer em Freiburg

Desde que o centro histórico foi completamente fechado para carros nos anos 1980, a Wiwilíbrücke tornou-se uma ponte apenas para pedestres e ciclistas e um ponto de encontro especialmente para os jovens.. Em média são cerca de 10 mil pessoas transitando por ela todos os dias.

A Igreja do Sagrado Coração (Katholieke Kirche Herz Jesus) também é relativamente nova para padrões europeus – foi construída apenas no final do século XIX. O maior destaque fica por conta da imponência de suas duas torres e pela posição central em relação a quem atravessa a ponte Wiwilíbrücke. Seu interior é aberto para visitação gratuita.

Caminhada pelas ruas de Freiburg até a Rathausplatz

Apenas 900 metros separam a Wiwilíbrücke da próxima parada do roteiro, a praça Rathausplatz. O trecho pode ser percorrido em cerca de 10 minutos de caminhada e é uma ótima oportunidade para já ir se ambientando com a cidade. A história de Freiburg remonta ao século 11 e se faz aparente em seus edifícios de arquitetura tão peculiar e suas pitorescas ruas estreitas.

Mas é no chão que observamos um dos elementos mais característicos de Freiburg. Os chamados Bächle de Freiburg são esses estreitos canais de água que desde a Idade Média fluem pelas ruas e becos do centro histórico. Alimentados pelas águas do rio Dreisam, esses canais tinham no passado um importante papel no fornecimento de água potável e também no combate a incêndios. Hoje, os Freiburg Bächle são mantidos por serem parte da cultura local, mas são utilizados apenas em caráter festivo, como em corridas de barcos pelos canais. Existe também uma lenda que diz que qualquer pessoa que acidentalmente tropeçar em um Bächle deverá se casar com um(a) local de Freiburg. 🙂

O calçamento em pedrinhas também é algo bem característico de Freiburg, assim como as quase artísticas tampas de bueiro como essa que registramos na foto acima.

Rathausplatz: antiga e nova prefeitura

A Rathausplatz é uma das praças mais antigas e emblemáticas do centro histórico de Freiburg. Como o nome já diz, essa é a praça da “Rathaus” – equivalente a prefeitura. E Freiburg tem não apenas uma, mas duas Rathaus: a “Altes Rathaus” (Antiga Prefeitura) e a “Neues Rathaus” (Nova Prefeitura). E o mais curioso é que, por incrível que pareça, a “antiga” prefeitura é mais recente do que a “nova”!

A história da Altes Rathaus ou Antiga Prefeitura remonta ao final do século 13, quando o edifício começou a ser construído como espaço de escritórios para os funcionários públicos da cidade. Entretanto, paralelamente a cidade foi crescendo em importância política e econômica e precisando de cada vez mais espaço. Por conta disso, a conclusão da Antiga Prefeitura só se deu em 1559. A versão atual, com a fachada vermelha, é fruto de restauração após sua quase total destruição no período das Guerras Mundiais. Apenas suas paredes externas sobreviveram ao bombardeio.

Já a Neues Rathaus ou Nova Prefeitura faz referência a um edifício que remonta a 1545 (anterior à Antiga Prefeitura) mas que até 1891 pertencia à Universidade de Freiburg. Só então ele passou a exercer funções administrativas como prefeitura, e por isso a confusão da “nova” prefeitura funcionar em um edifício mais velho. Ainda hoje, as duas prefeituras são utilizadas e abrigam diferentes unidades administrativas. Ambos os edifícios podem ser visitados apenas em seu exterior e em parte do térreo – não há visitas guiadas às salas ou demais espaços internos.

Além das duas prefeituras, não deixe ainda de conferir na Rathausplatz os mosaicos em pedra no chão que reproduzem brasões de cidades “irmãs” (como Innsbruck, na Áustria) e de visitar o interior da Katholieke Kirchengemeinde Freiburg Mitte St. Martin, outro atrativo importante da praça.

Centro de Informações Turísticas de Freiburg

Em uma das prefeituras na Rathausplatz está localizado o Centro de Informações Turísticas de Freiburg. A loja fica dentro do edifício da Altes Rathaus – de fachada vermelha – e disponibiliza mapas, folhetos e informações atualizadas sobre o que fazer em Freiburg. E para quem pretende ficar por mais do que um dia em Freiburg, no Centro de Informações Turísticas de Freiburg é possível adquirir passes de transporte e desconto em atrações, como é o caso do WelcomeCard de 3 dias. Esse cartão permite utilizar toda a rede de transportes públicos local (ônibus, trans, trens e até teleféricos) por 3 dias.

Centro de Informações Turísticas de Freiburg
Endereço: Rathauspl. 2-4
Horário: Segunda a sexta, das 9:30 às 17:30. Sábados das 9h30 às 14h30 e domingos das 11h às 14h
Site: visit.freiburg.de/en

Münsterplatz: a praça da Catedral de Freiburg

Saindo da Rathausplatz, é hora de partir para a Münsterplatz (ou praça da Catedral), a mais importante praça de Freiburg. A histórica praça concentra alguns dos principais edifícios e atrações da cidade, como a própria Münster (a Catedral de Freiburg), a Historisches Kaufhaus (um antigo armazém do finaldo século XIV), a Fischbrunnen (ou Fonte dos Peixes) e a histórica Alte Wache especializada em vinhos de Baden – sobre essa última falaremos mais nas dicas de atividades extras no fim desse artigo. Nessa praça também é realizado de segunda a sábado o Münstermarkt, um secular mercado de rua com produtores da região.

Münstermarkt | Mercado da Catedral de Freiburg

Logo na chegada a prioridade deve ser o Münstermarkt (Mercado da Catedral), que acontece de segunda a sábado das 7:30 até às 13:30. É importante chegar nesse ponto do roteiro até no máximo 1 hora antes do encerramento para poder aproveitar o mercado em seu pleno funcionamento. O Münstermarkt é realizado há muitos anos, reunindo diariamente aproximadamente 100 barracas em um cenário onde a variedade de cores, sabores e cheiros impressiona e atrai turistas e moradores locais. A dica é passear livremente por entre as barracas repletas de produtos regionais, artesanato local e comidas típicas.

Para quem é fã de comida de rua, o tradicional Freiburger Münstermarkt é a opção ideal para experimentar a famosa “Lange Rote” – a wurst (linguiça) típica de Freiburg. Nos dias de maior movimento, o mercado conta com até sete diferentes barracas especializadas nessa iguaria local!

Entre as barracas mais populares estão a Hassler’s, a Meier’s ou a ‘Original Freiburger Lange Rote’). Mas a verdade é que todas tem preços parecidos e o sabor é mais ou menos ou mesmo, com pequenas variações de acordo com o processo de fabricação de cada produtor. Além do pão e da linguiça, a única escolha que você precisa fazer é decidir se vai querer com ou sem cebola. E, claro, quanta mostarda você vai utilizar para cobrir a sua ‘lange rote’ e tornar tudo ainda mais saboroso e picante.

Além de ser uma experiência bem típica, visitar o Freiburger Münstermarkt e degustar uma legítima Lange Rote é a uma ótima escolha para quem procura uma refeição rápida, barata e tradicional no horário do almoço em Freiburg.

Münstermarkt | Mercado da Catedral de Freiburg
Endereço: Münsterplatz
Horário: Segunda a sábado, das 7:30 às 13:30

Münster: Catedral de Freiburg

Depois de passear pelo Münstermarkt e se deliciar com a Lange Rote, não deixe de visitar a atração que dá nome à praça: a Catedral de Freiburg, ou em alemão, Freiburger Münster. Um historiador de arte certa vez descreveu a impressionante torre da Catedral de Freiburg como a “torre mais bonita do mundo”. De fato, com seus 116 metros de altura, ela é um verdadeiro marco da cidade e pode ser vista a partir de qualquer ponto de Freiburg.

Com sua construção iniciada no ano de 1200, a Catedral de Freiburg só foi considerada concluída mais de 300 anos depois, no ano de 1513. Por conta disso, sua arquitetura reúne elementos de diferentes estilos, em especial românico e gótico. Circundando a Catedral é possível observar ao todo 91 gárgulas. Conta a história que elas exercem funções práticas (proteger as paredes da água da chuva) e também espirituais (manter os demônios afastados da cidade). 

Um detalhe muito impressionante é que, enquanto cerca de 80% do centro histórico de Freiburg foi completamente destruído por bombardeios durante a Guerra – incluindo os arredores da Münsterplatz – a Catedral em si permaneceu intacta! Até mesmo seus vitrais originais foram preservados, uma vez que foram previamente removidos justamente para ficarem protegidos de qualquer ataque. Tudo isso torna a experiência de visitar a Catedral de Freiburg por dentro e por fora ainda mais incrível.

Freiburger Münster: Catedral de Freiburg
Endereço:
Munsterplatz
Horário: Diariamente das 10:00 às 17:00 (domingo pode variar em função de cerimônias religiosas)
Entrada gratuita

Martinstor (Martin’s Gate)

Na sequência do roteiro, a sugestão é uma caminhada até o Martinstor (Martin’s Gate), um dos antigos portões de entrada da cidade que permanecem preservados. Na Idade Média havia um total de cinco portões de acesso a Freiburg integrados à muralha que protegia a cidade. Hoje, apenas o Martinstor e o Schwabentor permanecem intactos.

Apesar de terem se mantido durante os bombardeios a Freiburg, os dois portões remanescentes quase foram derrubados em 1888 por conta do projeto de mobilidade urbana para a implementação das linhas de bondes (tram). Para sorte da cidade – e de seus visitantes – o então prefeito Otto Winterer foi contra a demolição e mandou ampliar os portões e consequentemente a largura da passagem, de tal maneira que os bondes elétricos pudessem atravessá-los sem maiores problemas. Atualmente o Martinstor pode ser visitado apenas por fora e sua fachada permanece como um dos símbolos da cidade de Freiburg.

Martinstor
Endereço: Martinsgässle, 79098 Freiburg im Breisgau

Klein Venedig (Gerberau e Fischerau)

Caminhando a partir do Martinstor em direção ao outro portão remanescente – o Schwabentor – o trajeto natural é seguir pelas ruas Gerberau e Fischerau na região apelidada de Klein Venedig, ou “Pequena Veneza“. O apelido se deve a semelhança com a famosa cidade italiana por conta de serem ruas estreitas margeadas por um “canal” (riacho de Gewerbebach) e repleta de casas com fachadas pitorescas e coloridas. Uma das atrações é essa curiosa escultura de um crocodilo que pode até confundir algum visitante desavisado.

Schwabentor

Do final do percurso na rua Gerberau já é possível avistar o Schwabentor, ou “Portão da Suábia” – segundo portão da cidade medieval que permanece até os dias de hoje. A estrutura em si é parecida com a do Martinstor, e um dos maiores diferenciais é a pintura de São Jorge – o santo padroeiro da cidade de Freiburg – no lado norte do portão. Já do lado de dentro do portão está a representação de um comerciante de sal com sua carroça – uma referência à lenda de um suábio (schwaben) que tentou comprar a cidade de Freiburg sem sucesso. O nome do portão é inspirado nessa história.

Schwabentor
Endereço:
Oberlinden 25

Konviktstrasse

Repleta de fachadas coloridas que abrigam boutiques, livrarias ou pequenos restaurantes, a charmosa Konviktstrasse é uma das ruas mais fotogênicas de Freiburg. É praticamente irresistível caminhar por ela sem (algumas) pausas para fotos. É daqueles pontos da cidade que fazem sucesso no Instagram e por conta disso atraem cada vez mais visitantes em busca da foto perfeita.

Konviktstrasse | O que fazer em Freiburg
Konviktstrasse | O que fazer em Freiburg

O que pouca gente que visita Freiburg sabe é que a Konviktstrasse era no passado uma antiga Handwerkerstrasse (rua de artesanato) que abrigava boa parte dos artesão da cidade e foi quase inteiramente destruída por um bombardeio durante a Segunda Guerra. Apenas em 1972 a rua começou a ser restaurada seguindo a estrutura original do bairro, respeitando a escala dos edifícios, suas fachadas históricas e alguns elementos arquitetônicos de épocas anteriores. Até mesmo o percurso ligeiramente sinuoso da rua foi mantido como no original. A restauração da rua é considerado um dos maiores “cases de sucesso” de Freiburg em relação à preservação de seu passado histórico.

Em uma das casinhas coloridas típicas da Konviktstrasse funciona o Restaurant Lichtblick, uma das nossas dicas de onde comer em Freiburg. Ótima opção para quem gosta de restaurantes casuais com um leve toque de sofisticação ao melhor estilo cozinha de autor.

Restaurant Lichtblick Freiburg
Endereço: Konviktstrasse 41, 79098 Freiburg im Breisgau
Site: www.lichtblick-freiburg.de

Augustinermuseum

Freiburg não é exatamente uma cidade famosa por seus museus, e em um roteiro de apenas 1 dia talvez não sobre muito tempo para visitar um museu com a devida atenção. Mas se você é daqueles que não dispensam um programa cultural, uma das melhores opções é o Augustinermuseum. Funcionando em um antigo mosteiro inteiramente restaurado e adaptado, esse museu de arte traz obras da Idade Média ao Barroco, bem como pinturas do século XIX.

O museu fica a poucos metros de distância partindo da própria Konviktstraße ou do portão da cidade Schwabentor, e por conta disso esse é o melhor momento para incluí-lo na programação.

Augustinermuseum
Endereço: Augustinerplatz
Horário: De terça à domingo, das 10:00 às 17:00 (fechado às segundas)
Entrada: a partir de 5€
Site: freiburg.de/pb/,Lpt/237748.html

Schlossberg

Reserve o final de tarde próximo ao horário do pôr do sol para um dos passeios mais interessantes e inspiradores de Freiburg. A colina Schlossberg (Montanha do Castelo) fica inserida no centro histórico e a subida pode ser feita de duas formas: a pé (em cerca de 15 minutos de subida) ou através do Schlossberg-Bahn – uma espécie de trem/elevador inclinado que leva cerca de 3 minutos para ir da Stadtgarten no centro de Freiburg até um trecho com elevação de 80 metros na Schlossberg. Mas para quem não tiver qualquer problema de acessibilidade ao local, a sugestão é fazer a subida a pé mesmo e já ir desfrutando da beleza do lugar e do visual privilegiado.

Ainda durante a subida já é possível curtir a beleza do centro histórico de Freiburg e sua Catedral sob diferentes pontos de vista. Impossível não fazer algumas paradas para fotos.

O ápice da subida é a chegada na Kanonenplatz, uma espécie de platô de onde se observa paisagens exuberantes, com destaque para as vistas espetaculares da própria cidade de Freiburg e também da Floresta Negra. Um mirante 360º para admirar Freiburg por todos os ângulos.

A subida na colina Schlossberg é sem dúvidas o melhor programa para curtir o pôr do sol em Freiburg. E não atrai só os turistas, mas também muitos moradores da cidade que costumam se reunir em pequenos grupos para beber e jogar conversa fora com direito à vista mais bonita de Freiburg.

Ruas de compras em Freiburg

Dependendo da época do ano, após o pôr do sol na Schlossberg ainda dá tempo de descer de volta ao centro histórico e pegar uma boa parte do comércio em funcionamento. A principal concentração de lojas, supermercados, farmácias e demais opções para compras em Freiburg fica nos arredores da Rathausplatz, em ruas como a Kaiser-Joseph-Straße.

Jantar: onde comer em Freiburg

Se preferir partir direto para o jantar, que tal uma dica de restaurante clássico e super tradicional para uma refeição especial em Freiburg? Para quem procura por uma legítima experiência gastronômica à moda da região de Baden-Württemberg, com comida típica e farta, a sugestão sem dúvidas é o restaurante Heiliggeist Stüble am Münster.

Localizado no coração da Münsterplatz, o antigo edifício fundado em 1260 e com vista para a Catedral de Freiburg abriga um dos restaurantes imperdíveis da cidade. O ambiente é bem acolhedor, daqueles espaços convidativos para uma refeição longa, sem pressa.

Heiliggeist Stüble am Münster | Onde comer em Freiburg
Heiliggeist Stüble am Münster | Onde comer em Freiburg

Se quiser saber todos os detalhes da nossa experiência no restaurante, leia também o nosso artigo com dicas de “Onde comer em Freiburg“.

Heiliggeist Stüble am Münster
Endereço: Münsterplatz 15, 79098 Freiburg im Breisgau
www.heiliggeist-stueble-freiburg.de/

Freiburg no inverno: Mercado de Natal

Se a sua viagem estiver programada para acontecer durante os meses de novembro e dezembro, nessa época a tradição dos Mercados de Natal traz ainda mais brilho e animação para o seu roteiro em Freiburg. No Mercado de Natal de Freiburg (Weihnachtsmarkt Freiburg) você irá encontrar estandes com produtos natalinos e decoração típica por todo o centro histórico – mais especificamente nos arredores da Rathausplatz, da Franziskanergasse e do Kartoffelmarkt.

Mercado de Natal de Freiburg | créditos: Baschi Bender
Mercado de Natal de Freiburg | créditos: Baschi Bender

Ao todo são mais de 100 estandes oferecendo produtos tradicionais dos mercados de Natal na Alemanha como enfeites natalinos, itens de decoração e muita comida e bebida típica. O horário de funcionamento costuma ser das 10:00 até as 20:30, então é bem provável que você passe por pontos de mercado de Natal em funcionamento durante vários momentos do seu dia. Eles são uma ótima sugestão para ter refeições rápidas e de baixo custo.

Além de clássicos como o Glühwein (vinho quente), as castanhas e amêndoas torradas, lebkuchen e marzipãs, vale ficar atento às especialidades regionais como o Striebele (uma massa doce bem fininha e frita, servida com açúcar de confeiteiro) e a Lange Rote – lendária linguiça típica de Freiburg, também conhecida como a “rainha das salsichas”.

Uma das vantagens do Mercado de Natal de Freiburg é conseguir se integrar muito bem com o centro histórico da cidade. As escolhas de decoração e iluminação são certeiras, e a proximidade entre os pontos de mercado faz com que poucos minutos sejam tempo suficiente para percorrer todos os estandes.

+ Leia também: 15 cidades para curtir os melhores Mercados de Natal da Alemanha

Atividades extras para 2 ou mais dias em Freiburg

Vai ficar mais de um dia em Freiburg? Nesse caso, temos algumas sugestões de atividades extras especialmente voltadas para quem dispõe de tempo para ir além do essencial do centro histórico de Freiburg.

Vauban District: o “bairro verde”

Em um roteiro de 1 dia em Freiburg não dá para ir além dos arredores do centro histórico. Mas para quem tiver mais tempo na cidade, uma dica de atividade extra é ir até o Vauban District. Apesar de nem estar tão distante do centro (cerca de 15 minutos de transporte público), o bairro tem uma atmosfera completamente diferente da zona turística da cidade. O distrito de Vauban é reconhecido mundialmente como um projeto modelo de sustentabilidade em uma cidade que faz jus à reputação de Freiburg como uma “Cidade Verde”.

Green City Freiburg: Casas no distrito de Vauban - © FWTM-Schoenen | O que fazer em Freiburg
Green City Freiburg: Casas no distrito de Vauban – © FWTM-Schoenen | O que fazer em Freiburg

Nesse bairro planejado, todos os edifícios foram projetados para fazerem uso do que há de mais moderno em termos de geração de energia limpa. Essa é uma das poucas áreas residenciais do mundo a funcionar em um modelo de balanço energético positivo – ou seja, algumas casas são capazes de gerar mais energia do que aquilo que é consumido por seus moradores. Nesses casos, a sobra da energia solar de cada casa é vendido de volta para a companhia elétrica e ainda gera lucro para a residência!

Degustação de vinhos na Alte Wache (House of Baden wines)

Se a cerveja é a bebida mais popular da Alemanha, em Freiburg e em todo o Estado de Baden-Württemberg a produção de vinhos também tem grande destaque. Baden é a terceira maior região vinícola da Alemanha, com cerca de 15.000 hectares de vinhedos que tem como características o bom solo e o clima mediterrâneo provenientes da localização entre a Floresta Negra e as montanhas de Vosges. Como resultado, os chamados “vinhos de Baden” são considerados de altíssima qualidade.

Por conta disso, uma boa dica para quem tiver mais tempo para aproveitar a cidade de Freiburg é agendar uma degustação de vinhos de Baden na Alte Wache. Localizada na Münsterplatz, a Alte Wache é conhecida como a Casa dos Vinhos de Baden e funciona em um edifício construído em 1733 – um dos poucos remanescentes do século 18 em Freiburg, quase intocado pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Ótima chance para conhecer a variedade de vinhos da região e degustar especialidades locais como o Freiburg Grauburgunder.

Old Guard House Freiburg - © Copyright FWTM-Mende | O que fazer em Freiburg
Old Guard House Freiburg – © Copyright FWTM-Mende | O que fazer em Freiburg

Alte Wache – Haus der badischen Weine GmbH
Endereço:
Münsterplatz 38
Horário: A loja funciona de segunda a sábado, das 10:00 às 19:00 (fechado aos domingos). Para a degustação, é necessário fazer a reserva antecipada.
Site: www.alte-wache.com

Schauinslandbahn | Teleférico de montanha

Situada a cerca de meia hora de distância partindo do centro de Freiburg, a Schauinslandbahn é a estação do teleférico de montanha mais antigo do mundo. Inaugurado em 1930, o teleférico Schauinslandbahn é um dos principais passeios nos arredores de Freiburg e possui 3,6 quilômetros de extensão, sendo considerado o mais longo teleférico de toda a Alemanha. O trajeto dura cerca de 20 minutos até o topo da montanha Schauinsland, de onde se tem belas vistas de Freiburg, das planícies do Reno e da Floresta Negra.

Freiburg Schauinslandbahn - © © Schauinslandbahn | O que fazer em Freiburg
Freiburg Schauinslandbahn – © © Schauinslandbahn | O que fazer em Freiburg

Por conta do tempo de deslocamento e da duração da atividade em si, esse é um passeio que só dá para ser feito por quem fica ao menos 2 dias em Freiburg.

Schauinslandbahn
Endereço: Bohrerstraße 11, 79289 Horben, Alemanha
Horário: Diariamente das 09:00 às 17:00
Tarifa: a partir de 12€ (incluído no WelcomeCard Freiburg)
Site: http://www.schauinslandbahn.de/

Mais sugestões de atividades em Freiburg

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 


Onde ficar em Freiburg?

Nossa dica pessoal é o Hotel Bischofslinde Freiburg, hotel simples com ótimo custo-benefício e administrado por uma brasileira! Para consultar preços desse e de outros hotéis ou apartamentos em Freiburg, não deixe para a última hora! Faça agora mesmo uma pesquisa com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de hospedagem em todo o mundo!

Booking.com Booking.com

Aluguel de carro em Freiburg

A nossa dica para quem pretende alugar carro na Alemanha é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!

Contrate agora o seguro viagem obrigatório na Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha. E mesmo que não fosse obrigatório, não dá nem pra pensar em viajar sem seguro, né? Na hora de contratar o seguro viagem a gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as opções com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais