Busca
Busca
Mercados de Natal na Alemanha

Guia sobre os Mercados de Natal da Alemanha (Atualizado 2024)

Uma das épocas mais bonitas do ano nas cidades europeias é, sem dúvida, o período que antecede o Natal. São cerca de 4 semanas onde as ruas e casas recebem enfeites e adereços que enchem os olhos. Isso sem falar nas comidas e bebidas tradicionais que são uma tentação à gula! E na Alemanha essas características ganham ainda mais intensidade, pela proximidade do inverno, pelas vitrines do comércio enfeitadas e especialmente por conta dos Mercados de Natal da Alemanha. Os “Weihnachtsmarkt” ou ainda mais ao sul do país, o “Christkindlmarkt” (Mercado de Natal do Menino Jesus), invadem as praças e espaços públicos de quase todas as cidades alemãs durante a segunda quinzena de novembro e se estendem até o Natal.

Mercados de Natal de Colônia / Köln

Sempre que possível a gente planeja nossas viagens pela Alemanha e países vizinhos para os meses de novembro e dezembro. Somos apaixonados pela atmosfera que toma conta das cidades nessa época do ano. Nesse guia organizamos tudo sobre os Mercados de Natal e vamos te contar um pouco do que vimos nessas feiras lindas pela Alemanha!

Mas o que são as Weihnachtsmarkt ou Christkindlmarkt, os Mercados de Natal da Alemanha?

Os Mercados de Natal da Alemanha são uma espécie de feira de natal com dezenas de barracas temáticas, decoradas com enfeites natalinos, ficam enfileiradas nas principais ruas e praças das cidades. Nelas são vendidos desde artesanato e enfeites de natal, até as deliciosas bebidas e comidas típicas dessa época. É indescritível a sensação de ‘bater perna’ pelas ruazinhas que se formam entre as fileiras de barracas, sentindo os aromas das comidas e bebidas e deixando os olhos transcorrerem por cada canto, se encantando com as cores e detalhes de tudo.

Há ainda as opções de diversão para crianças e, porque não, também para os adultos. São brinquedos como carrossel, trenzinhos e outros semelhantes que geralmente ficam no centro ou laterais do Mercado de Natal, atraindo a atenção das famílias, já carregadas de doces e canecas de bebidas quentes – só assim para suportar o frio dessa época do ano.

Em que época do ano acontecem os Mercados de Natal da Alemanha?

Os Mercados de Natal da Alemanha sempre acontecem durante os meses de novembro e dezembro (obviamente), mais precisamente a partir da segunda quinzena de novembro. Porém, o dia exato de início e fim varia ano a ano e de cidade para cidade. As datas são baseadas no calendário adventício luterano, portanto pesquise antes de se programar.

Nesse ano de 2024, o início oficial está previsto para o dia 21 de novembro. Mas cada cidade tem o seu calendário próprio. A maioria dos mercados de Natal se encerra no dia 23 ou 24 de dezembro (véspera de Natal), mas em algumas cidades ele pode se estender até próximo do ano novo. Como é o caso de Baden-Baden que tem previsão de iniciar em 21 de novembro e se estendendo até 6 de janeiro de 2025.

Em que dias da semana e horários?

Outra questão que varia de cidade para cidade. Em geral os maiores mercados funcionam diariamente (inclusive finais de semana) a partir da metade da manhã, até às 21h/22h. Os menores podem funcionar somente nos finais de semana.

Onde acontecem?

Em geral acontecem nas principais praças das cidades e nos centros históricos. Na verdade, uma mesma cidade pode ter mais de um diferente mercado de Natal (cidades grandes como Hamburgo e Colônia possuem mais de 4 mercados, por exemplo).

+ Leia também: 15 cidades para curtir os melhores Mercados de Natal da Alemanha

O que tem pra comprar?

Além das comidas, doces e bebidas típicas (que falaremos a seguir), os Mercados de Natal da Alemanha possuem uma infinidade de artigos de decoração, enfeites, velas, roupas e brinquedos natalinos. É um festival de cores e brilhos que atraem os nossos olhares (e as vezes os nossos Euros). É o típico local pra comprar as lembrancinhas de viagem. Mas prepare-se pra gastar um bocado, porque quase nada é “barato” – pelo menos para nós que ganhamos em reais. Qualquer micro enfeite de árvore de natal, dos mais simples, já parte de algo perto de 10 Euros.

Comidas típicas dos Mercados de Natal da Alemanha

Entre as comidas do Mercado de Natal, a estrela da festa é com certeza o mais tradicional da alimentação alemã: salsicha (ou linguiça)! O que você vai encontrar com maior frequência e quantidade para comer são as “wursts“, é claro. Assadas ou grelhadas servidas em um pãozinho, essa é uma das comidas mais baratas e que alimentam encontradas nessas feiras. E não esqueça de fazer como os locais: abuse da mostarda, de preferência a escura, disposta em grandes quantidades em um dispenser self-service sobre o balcão da barraquinha. Você pode aproveitar para comer ainda o clássico prato da culinária alemã: “currywurst”. Salsicha assada ou grelhada servida com molho de tomate e salpicada com muito curry. E que geralmente vem acompanhado de batata frita. Delícia também!

E pra quem não é tão fã das salsichas, os Mercados de Natal tem outras comidinhas igualmente típicas e deliciosas. Os preços das comidinhas típicas, normalmente ficam na faixa abaixo dos 10 euros.

Na lista abaixo elencamos várias comidinhas que encontramos nos Mercados de Natal da Alemanha, além da Bratwurst mit Brötchen und Senf (salsicha grelhada / assada, um pãozinho crocante e mostarda):

  • Flammkuchen = também pode ser encotrado com o nome francês de tarte flambée, se você estiver na região da Alsácia. Trata-se de uma pizza fininha bem rústica, coberta com um queijo cremoso (crème fraîche), cebolas finamente fatiadas e bacon ou pancetta, com aquele toque de cebolinha.
  • Lachs geräuchert offenen Feuer auf = significa “salmão defumado em fogo aberto”, técnica tradicional de defumação e cozimento de salmão que oferece um sabor autêntico e profundo ao peixe. Servido em uma porção generosa, cortada em filés ou fatias grossas que pode vir acompanhado de pão rústico, batatas assadas, saladas frescas, picles ou vegetais grelhados.
  • Reibekuchen / Kartoffelpuffer mit Apfelmus = tradicionalíssimo na culinária alemã, é uma espécie de bolinho ou panqueca de batata feitas com batatas raladas, cebola, ovos e farinha que são fritas até ficarem douradas e com a textura crocante por fora e macia por dentro. Servidas com Apfelmus (purê de maçã), que adiciona uma doçura suave e complementa o sabor salgado das panquecas.
  • Käsespätzle = uma variante do Spätzle, um tipo de macarrão rústico típico alemão feito de uma massa simples composta por farinha, ovos e sal. O Käsespätzle especificamente é com queijo derretido, geralmente Emmental ou outro queijo alpino. Pode levar cebolas caramelizadas por cima. Delícia demais!
  • Schupfnudeln mit Kraut und wurst = Macarrão de farinha de trigo em formato alongado, semelhante ao gnocchi, que são levemente fritos até ficarem dourados e crocantes por fora. São servidos com chucrute (repolho fermentado) e salsicha local típica.
  • Leberkäse im Brötchen = lanche tradicional alemão da região da Baviera, mas que pode ser encontrado pelos mercados de natal de todo país. Trata-se de bolo de carne feito à base de carne bovina e suína, com bacon e especiarias. Tem uma textura suave e um sabor aromático. Servido de forma simples, apenas com a fatia grossa de Leberkäse no pãozinho crocante por fora e macio por dentro, que é partido ao meio e recheado com uma fatia quente do delicioso bolo de carne. Podem ser adicionados condimentos como mostarda doce ou picante, que complementam o sabor da carne.
  • Bratkartoffeln = batatas fritas à moda alemã. São fatiadas ou em cubos, geralmente cozidas previamente, depois são fritas até ficarem douradas e crocantes por fora, mas macias por dentro.
  • Kartoffelkroketten = croquetes de batata, que são feitos a partir do purê de batata, devidamente moldados em forma de cilindro, empanados e fritos até ficarem dourados.
  • Brezel/Pretzel = famoso pão em formato típico de nó, servido de muitas formas: simples, com queijo, com bacon e até coberto de chocolate
  • Suppenküche = Sopas de diversos sabores como Erbsensuppe (sopa de ervilha), Kartoffelsuppe (sopa de batata), Kürbissuppe (sopa de abóbora), Linsensuppe (sopa de lentilhas) e a deliciosa Gulaschsuppe (ensopado mais espesso geralmente feito com carne (boi ou porco), cebolas, pimentões, batatas e uma variedade de temperos, incluindo muita páprica).

Doces típicos dos Mercados de Natal da Alemanha

Para quem gosta de doces como a gente, visitar os Mercados de Natal da Alemanha são uma perdição. Nessa lista colocamos alguns dos principais que sempre encontramos nas feiras dessa época:

  • Lebkuchen / Printen = Biscoitos de gengibre típicos do Natal. O Lebkuchen é o nome mais conhecido e o original é da cidade de Nuremberg. Já o Printen é o nome usado na cidade de Aachen. São biscoitos macios, geralmente feitos com amêndoas, mel, e especiarias como canela, cravo e noz-moscada, e muitas vezes cobertos com glacê ou chocolate. Lembra o nosso pão de mel, mas muito mais saboroso. Leia também nosso artigo “O que é Lebkuchen? Onde comprar o doce típico do Natal na Alemanha” dedicado a esse doce, pois é uma ótima lembrancinha de viagem para presentear amigos e familiares.
  • Waffeln = Famosos waffles, que são semelhantes aos waffles belgas, mas tendem a ser um pouco mais leves e menos densos. Podem ter várias coberturas, mas o mais clássico é com açúcar e canela. Dica: No Mercado do Anjo (Markt der Engel) em Colônia (Köln), o doce tem a forma da catedral da cidade. Quase dá pena de comer de tão fofo.
  • Gebrannte Mandeln = Amêndoas caramelizadas com açúcar, que soltam um aroma irresistível no ar e faz a gente ficar enlouquecido. Podem também ser encontradas com coberturas de chocolate, cacau em pó, e até mesmo especiarias como canela e noz-moscada. Por serem quentinhas, são ótimas para aquecer as mãos enquanto caminha pelos Mercados de Natal.
  • Stollen = Um bolo de Natal tradicional alemão, denso e úmido, recheado com frutas secas, nozes e especiarias, e coberto com açúcar de confeiteiro. Originário de Dresden, onde há até um festival dedicado ao Stollen.
  • Küchen = Bolos variados, frequentemente decorados com glacê, frutas cristalizadas ou açúcar de confeiteiro. Podem incluir uma ampla gama de sabores e estilos, como bolos de frutas, bolos de nozes e bolos de especiarias. Cada região da Alemanha tem suas próprias especialidades, como o Stollen de Dresden, mas todos são deliciosos e representam a tradição do país.
  • Baumkuchen = Conhecido como “bolo de árvore” devido ao seu padrão de anéis, é um bolo especial assado em camadas finas e frequentemente coberto com chocolate. Sua aparência única e sabor delicioso fazem dele um destaque nos mercados.
  • Schaumkuss = Marshmallows cobertos de chocolate, que vêm em uma variedade impressionante de sabores e coberturas, tornando-os muito populares nos mercados de Natal.
  • Marzipankartoffeln = Pequenas “batatas” de marzipã cobertas com cacau em pó, imitando a aparência de batatas reais. São um deleite doce e sofisticado, perfeito para presentear, embora o preço possa ser um pouco elevado.
  • Apfelstrudel = Strudel de maçã, feito com massa folhada fina recheada com maçãs, passas embebidas em rum, e canela. Geralmente servido quente com molho de baunilha ou sorvete. Um dos nossos preferidos, sem dúvida.
  • Schneeballen = Bolas de massa frita cobertas com açúcar de confeiteiro ou chocolate. Originários de Rothenburg ob der Tauber, são uma iguaria crocante e doce presente em quase todos os mercados do país.
  • Rumkugeln = Trufas de rum, feitas com chocolate e rum, cobertas com granulado ou cacau em pó. Mas fique atento, pois essa delícia tem teor alcoólico e é recomendada apenas para os adultos.
  • Kandisapfel = a típica Maçã-do-amor que a gente encontra nos parques de diversões, eventos e feiras por todo Brasil. Por lá também é bastante comum e trata-se de uma maçã inteira coberta com uma camada de açúcar caramelizado. Você verá (ou baterá a cabeça como eu) essas maçãs penduradas nas barracas, prontas para serem degustadas.
  • Schokolierte Früchte = Frutas cobertas de chocolate, incluindo morangos, figos, uvas e outras. As frutas são mergulhadas em chocolate derretido e, em seguida, deixadas esfriar para que o chocolate endureça. Bastante popular nos mercados de Natal.

Bebidas dos Mercados de Natal da Alemanha

Dificilmente você vai ver alguém sem uma canequinha saindo fumaça nas mãos. As bebidas quentes (alcoólicas ou não) são ideais para ajudar a suportar o frio dessa época do ano. Essas são as principais bebidas típicas dos mercados de Natal alemães:

  • Glühwein = Este é o clássico dos mercados de Natal alemães. Glühwein é um vinho tinto quente com açúcar, raspas de limão e muitas especiarias como canela, cravo e anis estrelado. É importante saber que o vinho quente não pode ser aquecido a mais de 78 graus, caso contrário, o álcool evapora e estraga o sabor. Além disso, ele deve conter pelo menos 7% de álcool para ser chamado de Glühwein. Ou seja, é uma bebida bem alcoólica e que deixa a gente beeeem alegrinho! Talvez seja isso que o diferencie do famoso “Quentão” servido nas festas juninas no sul do Brasil, onde o vinho é fervido por vários minutos e acaba perdendo seu teor alcoólico. Nos Mercados de Natal da Alemanha, existem ainda variações do Glühwein com vinho branco e até rosé, e você pode encontrar versões com sabores adicionais, como cereja e framboesa.
  • Feuerzangenbowle = Esta bebida é feita à base de vinho quente, mas sem açúcar adicionado inicialmente. O diferencial é que ela é servida em uma caneca especial com um bico onde um torrão de açúcar é colocado. Sobre o torrão de açúcar, despeja-se rum com 54% de teor alcoólico e se coloca fogo. O açúcar derrete e pinga no vinho tinto, criando uma bebida forte e aromática que literalmente vem pegando fogo. É uma experiência visual e gustativa única, perfeita para compartilhar com amigos.
  • Eierpunsch = Semelhante ao eggnog, o Eierpunsch é feito com gemas de ovo, vinho branco, açúcar, baunilha e especiarias como canela e cravo. É servido quente e geralmente coberto com chantilly, proporcionando uma experiência cremosa e reconfortante.
  • Jagertee = Um chá quente e alcoólico, Jagertee combina chá preto com rum, vinho tinto e especiarias. É popular em mercados de Natal e em estações de esqui, perfeito para aquecer depois de um dia frio.
  • Heiße Schokolade = o tradicional chocolate quente, que é uma opção deliciosa e não alcoólica. Mas é claro que sempre pode ser servida com a adição de rum, amaretto ou outras bebidas alcoólicas para dar um toque especial.
  • Kinderpunsch = Uma versão sem álcool do Glühwein, feita com chá de frutas, suco de maçã, canela e cravo. É uma excelente opção para crianças e para aqueles que preferem evitar o álcool, proporcionando todo o sabor e o calor das especiarias do Natal.
  • Glühbier = Cerveja quente temperada, embora seja mais rara de ser encontrada, essa é uma alternativa interessante ao Glühwein para os amantes de cerveja. É preparada com especiarias, mel e às vezes um toque de laranja.
  • Grog = Uma bebida simples e forte, feita com rum, água quente e açúcar. É especialmente popular no norte da Alemanha e é perfeita para aquecer durante os frios dias de inverno.
  • Bier = Cervejas, é claro. De vários estilos! O alemão nunca deixa a cerveja de lado. É a única bebida fria que continua firme e forte mesmo durante o inverno. 🙂 Nos mercados de Natal, você encontrará uma variedade de cervejas locais e sazonais, cada uma oferecendo um sabor distinto e refrescante, perfeito para acompanhar as delícias festivas.

Canecas de Mercados de Natal: decoradas e colecionáveis como souvenirs de viagem

As bebidas quentes, em especial o Glühwein (vinho quente), são sempre servidas em canecas de porcelana ou vidro com design próprio do evento. Cada cidade ou Mercado de Natal tem seu próprio modelo de caneca da edição, que além da arte gráfica, leva o nome da cidade e o ano em questão. Às vezes, até mesmo a barraca pode ter um modelo próprio. Importante entender que na hora da compra, a gente paga por dois produtos diferentes: 1. o valor da bebida em si (de 2 a 4,5 euros) e 2. o “depósito” pelo valor da caneca, o ‘Pfand‘ (2 a 5 euros). Ao terminar sua bebida, basta devolver a caneca e retirar o dinheiro do Pfand. Mas se quiser a caneca de lembrança, é só não devolver e levar pra casa. Nós compramos várias, em diferentes cidades, como recordação dos mercados de Natal da Alemanha.  🙂


O período do Natal é sem dúvida uma das épocas mais bonitas do ano em qualquer grande cidade do mundo. Nossa experiência nos Mercados de Natal da Alemanha é sempre tão intensa que já queremos voltar correndo pra lá e degustar todas as delícias de novo. <3.

E você? O que achou dos Mercados de Natal da Alemanha? Já visitou algum? Tem vontade de ir? Conta pra gente! Se tiver alguma sugestão de dica que a gente não elencou, avisa aí que colocamos no post!

+ Leia tambem: 15 cidades para curtir os melhores Mercados de Natal da Alemanha


Onde ficar em Frankfurt

A maioria dos voos do Brasil chegam por Frankfurt. Sendo praticamente parada obrigatória na sua viagem pela Alemanha, ficar bem localizado em Frankfurt é fundamental para aproveitar a cidade ao máximo. Faça uma pesquisa agora mesmo e reserve seu hotel ou apartamento em Frankfurt pelo menor preço com a Booking:

Para consultar preços e reservar seu hotel em Frankfurt, não deixe de utilizar o Booking.com, maior site de hospedagem do mundo!

Booking.com

+ Pesquisar hotéis em Frankfurt na Booking.com

Se preferir, a Hoteis.com também oferece ótimas opções de hospedagem e ainda permite acumular noites no programa Hoteis.com Rewards que podem se transformar em diárias gratuitas.

+ Pesquisar hotéis em Frankfurt com desconto na Hoteis.com

Passeios e atrações na Alemanha

Compre com antecedência as entradas para as principais atividades em várias cidades da Alemanha! Recomendamos utilizar a Get Your Guide para fazer sua compra de ingressos antecipada com total segurança:

Tours e atrações na Alemanha

Confira a seguir algumas opções de passeios e tours guiados (alguns gratuitos) em várias cidades da Alemanha:

Seguro viagem na Alemanha

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Alemanha e por toda a Europa. Para conseguir o melhor seguro viagem pelo menor preço, recomendamos o Seguros Promo, um comparador de preços entre as principais companhias de seguro viagem. Abaixo tem algumas opções pra você escolher:

Seguro Viagem:
França
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Viaje de trem pela Alemanha

Sabia que o trem é o melhor meio de transporte para se locomover pela Alemanha? Dá uma olhada nos passes de trem da Eurail / Rail Europe, o passe de trem para você viajar de maneira ilimitada por toda a Europa!

+ Consulte preços de passagens e passes de trem na Alemanha com a Eurail / Raileurope

Aluguel de carro na Alemanha

Para quem prefere viajar de carro pela Alemanha, a nossa dica é a Rentcars. Um serviço que compara os preços nas melhores locadoras de automóveis e apresenta uma lista com todos os carros disponíveis e valores para a locação. Já utilizamos a Rentcars para aluguel de carro tanto no Brasil como no exterior, sempre conseguindo os menores preços e as melhores condições. Aproveita para consultar agora as opções para o seu próximo destino!  

Chip de viagem internacional

Em nossa viagem pela Alemanha, utilizamos o chip internacional da Casa do Chip, e a experiência foi a melhor possível! Eles tem planos de chip internacional para usar na Europa a partir de US$ 18,00, com internet ilimitada (franquia de 1Gb em alta velocidade renovada diariamente) e cobertura em mais de 20 países.

+ Faça agora a cotação do seu chip internacional na Alemanha

Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Menu