Guia sobre os Mercados de Natal da Alemanha
Mercados de Natal na Alemanha

Guia sobre os Mercados de Natal da Alemanha

Uma das épocas mais bonitas do ano nas cidades europeias é, sem dúvidas, o período que antecede o Natal. São cerca de 4 semanas onde as ruas e casas recebem enfeites e adereços que enchem os olhos. Isso sem falar nas comidas e bebidas tradicionais que são uma tentação à gula! E na Alemanha essas características ganham ainda mais intensidade, pela proximidade do inverno, pelas vitrines do comércio enfeitadas e especialmente por conta dos Mercados de Natal da Alemanha. Os “Weihnachtsmarkt” ou ainda mais ao sul do país, o “Christkindlmarkt” (Mercado de Natal do Menino Jesus), invadem as praças e espaços públicos de quase todas as cidades alemãs durante a segunda quinzena de novembro e se estendem até o Natal.

Nós no Christkindlmarkt de Munique
Nós no Christkindlmarkt de Munique

Sempre que possível a gente planeja nossas viagens pela Alemanha e países vizinhos para essa época do ano. Somos apaixonados pela atmosfera que toma conta das cidades nessa época do ano, e nesse post vamos contar um pouco do que vimos nos Mercados de Natal da Alemanha!

Mas o que são as Weihnachtsmarkt ou Christkindlmarkt, os Mercados de Natal da Alemanha?

Os Mercados de Natal da Alemanha são uma espécie de feira de natal, onde há dezenas de barracas temáticas, decoradas com enfeites típicos natalinos que vendem artesanato, comidas e guloseimas típicas. É indescritível a sensação de ‘bater perna’ pelas ruazinhas que se formam entre as fileiras de barracas, sentindo os aromas das comidas e bebidas e deixando os olhos transcorrerem por cada canto, se encantando com as cores e detalhes de tudo. Há ainda as opções de diversão para crianças e, porque não, também para os adultos. São brinquedos como carrossel, trenzinhos e outros semelhantes que geralmente ficam no centro ou laterais do Mercado de Natal, atraindo a atenção das famílias, já carregadas de doces e canecas de bebidas quentes – só assim para suportar o frio dessa época do ano.

Mercados de Natal da Alemanha
Mercados de Natal da Alemanha

Em que época do ano acontecem os Mercados de Natal da Alemanha?

Os Mercados de Natal da Alemanha sempre acontecem durante os meses de novembro e dezembro (obviamente), mais precisamente a partir da segunda quinzena de novembro. Porém, o dia exato de início e fim varia ano a ano e de cidade para cidade. As datas são baseadas no calendário adventício luterano, portanto pesquise antes de se programar.

Nesse ano de 2019, o início oficial está previsto para o dia 22 de novembro. Mas cada cidade tem o seu calendário próprio. A maioria dos mercados de Natal se encerra no dia 23 ou 24 de dezembro (véspera de Natal), mas em algumas cidades ele pode se estender até próximo do ano novo. Para mais informações, consulte o site oficial.

Em que dias da semana e horários?

Outra questão que varia de cidade para cidade. Em geral os maiores mercados funcionam diariamente (inclusive finais de semana) a partir da metade da manhã, até às 21h/22h. Os menores podem funcionar somente nos finais de semana.

Onde acontecem?

Em geral acontecem nas principais praças das cidades e nos centros históricos. Na verdade, uma mesma cidade pode ter mais de um diferente mercado de Natal (cidades grandes como Hamburgo e Colônia possuem mais de 4 mercados, por exemplo).

O que tem pra comprar?

Além das comidas, doces e bebidas típicas (que falaremos a seguir), os mercados de Natal da Alemanha possuem uma infinidade de artigos de decoração, enfeites, velas, roupas e brinquedos natalinos. É um festival de cores e brilhos que atraem os nossos olhares (e as vezes os nossos euros). É o típico local pra comprar as lembrancinhas de viagem. Mas prepare-se pra gastar um bocado, porque quase nada é “barato” – pelo menos para nós que ganhamos em reais. Qualquer micro enfeite de árvore de natal, dos mais simples, já parte de 3 euros.

Enfeites e outros itens à venda nos Mercados de Natal da Alemanha
Enfeites e outros itens à venda nos Mercados de Natal da Alemanha

Comidas típicas dos Mercados de Natal da Alemanha:

As comidas do Mercado de Natal tem por base o que é tradicional na alimentação da Alemanha: salsicha! Então é isso mesmo! O que você vai encontrar com maior frequência e quantidade para comer e beber nos Mercados de Natal são as “wursts”. Nas feiras espalhadas pelas praças, são inúmeras barracas que vendem diversos tipos de salsichas assadas com seus saborosos acompanhamentos. Uma das mais famosas é a “currywurst” – salsicha com curry, claro. Nesse prato, normalmente a salsicha vem cortada em rodelinhas, servida com molho de tomate e salpicada com muito curry.

Bratwurst - Salsichas na brasa no Mercado de Natal de Frankfurt
Bratwurst – Salsichas na brasa no Mercado de Natal de Frankfurt

Mas há outros quitutes igualmente típicos e deliciosos. Os preços das comidinhas típicas variam normalmente entre 3 e 6 euros. Listamos aí embaixo os que mais encontramos nos mercados de Natal da Alemanha:

  • Bratwurst mit Brötchen und Senf (Salsicha assada com pão e mostarda)
  • Leberkäse im Brötchen (Bolo de carne [espécie de hamburguer] em um pão frances)
  • Frikadellen (uma espécie de almôndega)
  • Bratkartoffeln (Batata assada)
  • Brezel (os famosos Pretzels, servidos de todas as formas – simples, com queijo, com bacon, e até coberto de chocolate)
  • Suppenküche (Sopas das mais diversas)
  • Flammkuchen ( Uma “pizza rústica” de massa grossa [tipo um pão achatado], sem molho de tomate. Em geral vem com queijo cremoso, bacon e cebolinha)
  • Raclettekäse (Queijo “raclette” derretido na hora. Pode ser servido com pão ou com batatas)
Bratwurst und kartoffeln
Bratwurst und kartoffeln
Raclette mit Speck no Mercado de Natal de Salzburg
1. Raclette mit Speck no Mercado de Natal de Salzburg
2. Queijo raclette sendo derretido, by Instagram de @kate8350
Wurst, Bretzel und kartoffeln
Wurst, Bretzel und kartoffeln

Doces típicos dos Mercados de Natal da Alemanha

Pra quem gosta de doces os Mercados de Natal da Alemanha são uma perdição. Nessa lista colocamos alguns dos mais comuns:

  • Crepe (Crepes com vários recheios. Nosso preferido é de Nutella)
  • Waffeln (Waffle com várias coberturas. Só comi com o clássico, com açúcar e canela. Nhammy!)
  • Mandeln (Amendoas caramelizadas com açúcar, chocolate ou outros. Experimentamos várias mas não compramos. Nunca tinha espaço no estômago, mas o cheiro deixava a gente bem louco.)
  • Maronen (Castanhas assadas)
  • Stollen (Bolo recheado com frutas secas e coberto com açúcar. Esse eu só comi no café da manhã de um dos hotéis e achei delicioso)
  • Frutas cristalizadas ou cobertas com chocolate (mais ou menos como a nossa maçã do amor, mas com chocolate)
  • Lebkuchens (Parecido com o nosso pão de mel, só que mais condimentado com especiarias como gengibre)

Os preços dos doces típicos variam bastante (os lebkuchens artesanais por exemplo são bem caros e vendidos em pacotes com 3 ou 6). Normalmente custam a partir de 3 euros e pode ir a mais de 10 euros.

Doces nos Mercados de Natal na Alemanha
Doces nos Mercados de Natal na Alemanha

Bebidas dos Mercados de Natal da Alemanha

Dificilmente você vai ver alguém sem uma canequinha saindo fumaça nas mãos. As bebidas quentes (alcoólicas ou não) são ideais para ajudar a suportar o frio dessa época do ano. Essas são as principais bebidas típicas dos mercados de Natal alemães:

  • Glühwein – vinho quente “temperado” com especiarias como canela, cravo, limão. Semelhante ao Quentão, bebida de vinho muito doce servida sul do Brasil nas festas juninas. Mas o Glühwein não é doce como o Quentão. Pode ser servido com doses de outras bebidas (Glühwein mit schuss …) como Amaretto, Rum, Likor… Vimos até com chantily!
  • Feuerzangenbowle – Tradicional e bem alcoolico drink da Alemanha, que é servido num bule pegando fogo (literalmente)
  • Bier – Cervejas, é claro. De vários estilos! O alemão nunca deixa a cerveja de lado. É a única bebida gelada que continua firme e forte mesmo durante o inverno. 🙂
  • Chocolate quente, chás e cafés para os que não bebem álcool.
Bebidas do Mercado de Natal na Alemanha
Bebidas do Mercado de Natal na Alemanha

Canecas decoradas: lindas e colecionáveis como souvenirs de viagem

O Glühwein (vinho quente) é sempre servido em canecas estilizadas de porcelana ou vidro. Cada cidade ou Mercado de Natal tem seu próprio modelo de caneca da edição, que além da arte gráfica, leva o nome da cidade e o ano em questão. Às vezes, até mesmo a barraca pode ter um modelo próprio. Importante entender que na hora da compra, a gente paga por dois produtos diferentes: 1. o valor da bebida em si (de 2 a 4,5 euros) e 2. o “depósito” pelo valor da caneca, o ‘Pfand‘ (2 a 5 euros). Ao terminar sua bebida, basta devolver a caneca e retirar o dinheiro do Pfand. Mas se quiser a caneca de lembrança, é só não devolver e levar pra casa. Nós compramos várias, em diferentes cidades, como recordação dos mercados de Natal da Alemanha.  🙂

Coleção de canecas dos Mercados de Natal da Alemanha e Áustria
Coleção de canecas dos Mercados de Natal da Alemanha e Áustria

O período do Natal é sem dúvida uma das épocas mais bonitas do ano em qualquer grande cidade do mundo. Nossa experiência nos Mercados de Natal da Alemanha é sempre tão intensa que já queremos voltar correndo pra lá e degustar todas as delícias de novo. <3.

E você? O que achou dos Mercados de Natal da Alemanha? Já visitou algum? Tem vontade de ir? Conta pra gente! Se tiver alguma sugestão de dica que a gente não elencou, avisa aí que colocamos no post!


Já reservou seu hotel na Alemanha?

Não deixe para a última hora! Encontre agora seu hotel ideal e faça já sua reserva com descontos incríveis pelo Booking, o maior site de reservas de hotéis em todo o mundo!

+ Clique aqui para encontrar seu hotel ideal na Alemanha

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: quem é leitor do Viajar é Demais tem desconto exclusivo: basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Viajar é Demais