Sol se pondo no canto inferior esquerdo refletindo na água do pier onde no centro da foto se vê a torre alta e antiga de telhados coloridos, um barco pequeno ancorado e os demais prédios do porto

O que fazer em Lindau, na Alemanha: 1 dia na cidade-ilha do Lago Constança (Bodensee)

Na linda região do Lago Constança (Bodensee), na tríplice fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça, são muitas as cidades pitorescas e encantadoras à beira do lago. Do lado alemão, a pequena cidade-ilha de Lindau é uma das que não podem ficar de fora de um roteiro por essa região. Com sua localização única, a charmosa ilha concentra o centro histórico de Lindau inteiramente cercado pelo lago de águas cristalinas. Ao fundo, os alpes nevados completam essa paisagem de cartão postal. Nesse post, preparamos um roteiro bem detalhado com todas as dicas sobre o que fazer em Lindau em 1 dia. Tem sugestões do que visitar, principais atrações, dicas de onde ficar, onde comer e muito mais!

Lindau: a cidade-ilha do Lago Constança (Bodensee)

Lindau é a cidade mais a sudoeste da região da Baviera na Alemanha, na costa leste do Lago Constança, chamado de Bodensee no idioma original. A cidade tem menos de 30 mil habitantes, sendo que aproximadamente 90% da população vive na parte continental e apenas 10% vivem na ilha.

Vista aérea de Lindau | Foto: © Hari Pulko | Lindau Tourismus
Vista aérea de Lindau | Foto: © Hari Pulko | Lindau Tourismus

Apesar de pequena, a ilha é a segunda maior do Lago Constança e é nela que fica o centro histórico de Lindau. Nessa parte da cidade está a principal estação de trem da cidade, a Lindau Hauptbahnhof – porta de entrada para a maioria dos visitantes. Na ilha também estão concentradas a maior parte das atrações turísticas de Lindau, especialmente para um roteiro de apenas 1 dia na cidade.

Com suas construções antigaspraças movimentadas e ruas estreitas, o centro histórico de Lindau tem aquela atmosfera medieval quase palpável. E como costuma acontecer em cidades à beira da água, todos os caminhos levam ao Porto de Lindau, de onde se tem vistas fascinantes das cadeias de Alpes e do próprio Lago Constança.

E é justamente à partir do Porto de Lindau que sugerimos o início do roteiro de 1 dia na cidade.

Porto de Lindau | O que fazer em Lindau

A melhor forma de começar o dia em Lindau é explorando a joia da cidade: o Porto de Lindau. A beleza dessa parte da cidade é realmente impactante, tanto no aspecto natural quanto arquitetônico.

A história de Lindau está intimamente relacionada ao surgimento de sua zona portuária. Já se vão quase 1000 anos desde que o antigo mercado da cidade foi transferido do continente para a ilha, estimulando o desenvolvimento comercial da antiga vila de pescadores de Lindau. No Século XII, a construção de um píer em direção ao lago foi o marco inicial do que hoje é o Porto de Lindau. Dessa época ainda permanece de pé a Mangturm, uma torre que no passado tinha funções de proteção e de farol para a cidade.

Já no Século XIX se deu a construção da ferrovia que conecta Lindau ao restante da Alemanha. Isso alavancou de vez as relações comerciais e principalmente o turismo – nessa época os primeiros grandes hotéis foram construídos nos arredores da estação de trem. E falando em trem, foi nele que chegou outro importante monumento da zona portuária, o ‘Leão da Baviera‘ – uma imponente estátua de pedra de 6 metros de altura e 50 toneladas.

Ainda no mesmo século, mais precisamente no ano de 1856, os tempos modernos exigiram a construção de um Novo Farol. Com 36 metros de altura, o Novo Farol se junta ao Mangturm e ao Leão da Baviera como os três símbolos mais característicos do Porto de Lindau.

Mangturm

Pela proteção e proteção do porto marítimo – um poderoso símbolo da antiga cidade imperial livre de Lindau“, são os dizeres na parede do edifício. Se após a construção do Novo Farol a Mangturm perdeu sua função de proteção e observação, sua imponente estrutura permanece como um ícone da cidade e uma referência ao passado. E é difícil encontrar algum ângulo de visão no Porto de Lindau em que a linda torre e seu telhado colorido não roubem todas as atenções.

Sol se pondo no canto inferior esquerdo refletindo na água do pier onde no centro da foto se vê a torre alta e antiga de telhados coloridos, um barco pequeno ancorado e os demais prédios do porto
Mangturm: com suas telhas coloridas, foi construído junto das fortificações da cidade e serviu de proteção e farol

O telhado, aliás, é uma “novidade” que só foi adicionada tempos depois da torre perder o posto de farol da cidade. Uma curiosidade é que o nome ‘Mangturm’ (Torre Mang) vem de um antigo armazém de tecidos do bairro chamado ‘Tuch und Mangenhaus’. Por sua vez, ‘Mangenhaus‘ vem de ‘Mange‘ ou ‘Mangel‘, nome de um maquinário de alisamento de tecidos da época. Ou seja, nada a ver com a função da torre em si. 🙂

Em uma das aberturas laterais da torre pode ser que você encontre uma enorme trança longa e loira que se estende quase até o chão. Se você pensou em “Rapunzel”, acertou em cheio! A trança é uma referência a um evento sazonal da cidade: as aulas de conto de fadas para adultos e crianças. Sazonal porque ele acontece apenas durante o verão quando a torre é aberta para visitação. Para participar e ouvir as fábulas é necessário subir os 89 degraus até o alto da torre. Dizem que a vista é incrível, mas como estivemos em Lindau no inverno a torre estava fechada. Nas demais épocas do ano, temos que nos contentar em apenas admirar o exterior da Mangturm.

Mangturm
Endereço: Hafenpl. 2, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Horário: Acessível durante o horário do conto de fadas nos meses de verão
Site: www.lindau.de/mangturm

Neuer Lindauer Leuchtturm | Novo Farol de Lindau: subida e vista panorâmica

Saindo do velho farol (a Mangturm) para o Novo Farol de Lindau ou em alemão – Neuer Lindauer Leuchtturm. Pouca gente sabe que a Baviera possuí um farol já que que essa região da Alemanha não é banhada por mares e oceanos. Mas ele existe e está em Lindau! Diferentemente do velho, o Novo Farol é aberto para visitação com direito a vistas únicas da cidade de Lindau e do Lago Constança.

Farol de Lindau: ao lado da Estátua do Leão da Baviera, guarda a entrada do pier.| Foto: © Hari Pulko | Lindau Tourismus
Farol de Lindau: ao lado da Estátua do Leão da Baviera, guarda a entrada do pier.| Foto: © Hari Pulko | Lindau Tourismus

Ok, o Novo Farol não fica aberto durante o ano todo, mas em boa parte dele. De abril a setembro, pode ser visitado diariamente das 11:00 às 18:00. O valor da entrada é praticamente uma ajuda de custo (2€ por adulto). Já no inverno, o Farol abre apenas durante o período do Mercado de Natal de Lindau, e nos dias em que o clima colabora. Foi o que aconteceu conosco: pegamos um lindo dia de sol em pleno inverno e lá fomos nós visitar a atração. 🙂

A subida até o alto de seus 36 metros é feita por uma escada de exatos 139 degraus – até tranquila em comparação com a maior parte das escadarias de torre de Igreja da Europa. Além disso, entre os estreitos lances de escada existem uns platôs para uma rápida parada que ajudam a dar aquele respiro.

Vale a pena subir com calma reparando nas paredes internas do farol, repletas de histórias e fatos sobre a cidade representados em textos e desenhos antigos. Mas é do alto, ao chegar na plataforma superior, que se tem a “cereja do bolo”: a vista espetacular. De um lado, o Lago Constança e a cadeia de Alpes; do outro, a cidade-ilha de Lindau com seu centro histórico medieval e o porto sendo vigiado pela estátua do Leão da Baviera.

Se estiver em Lindau no período em que o Farol estiver aberto para visitas, não deixe de fazer a subida. É o tipo de visual que, por si só, já compensa a inclusão de Lindau no roteiro – e olha que ainda tem muito mais pela frente!

Neuer Lindauer Leuchtturm (Novo Farol de Lindau)
Endereço: Hafenpl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Horário: De abril a setembro, pode ser visitado diariamente das 11:00 às 18:00
Ingresso: 2€ por adulto
Site: www.lindau.de/adresse/lindauer-hafeneinfahrt

Caminhada na beira do Lago Constança (Bodensee)

Nenhuma experiência é completa na região do Porto de Lindau se não incluir também um passeio às margens do Lago Constança (Bodensee). Se do alto do Farol o visual é de tirar o fôlego, o cenário visto do chão não deixa nada a dever em beleza. Até porque nesse caso o Farol passa também a fazer parte da paisagem em composição com o Leão da Baviera e toda a natureza exuberante do Lago Constança.

Boa parte do movimento de turistas acontece nesses mirantes à beira do lago, de onde se tem vistas impressionantes das cadeias alpinas, do próprio lago e até mesmo de cidades vizinhas como a austríaca Bregenz. Em qualquer época do ano, essa é uma das atividades imperdíveis em Lindau.

Centro histórico de Lindau | O que fazer em Lindau

Reichsplatz e Lindaviabrunnen (Fonte Lindavia)

Ao deixar o Porto de Lindau em direção ao centro da ilha você já estará entrando no Centro Histórico de Lindau. Ainda bem próxima ao porto está a tranquila Reichsplatz, uma praça cuja maior atração é a Lindaviabrunnen (Fonte Lindavia). A fonte que combina sua base em mármore vermelho com figuras em bronze foi inaugurada em 1884 – uma homenagem aos 20 anos do rei Ludwig II. Na parte mais baixa, cada uma das quatro figuras representadas simbolizam áreas de importância na economia da época: navegação, pesca, viticultura e agricultura. Na parte mais alta da fonte está Lindavia – a personificação feminina do Lago Constança. Ela usa uma pequena coroa na cabeça e segura um remo na mão esquerda e um galho na mão direita. 

Um detalhe curioso é que volta e meia as unhas das estátuas aparecem pintadas – aparentemente uma brincadeira dos jovens da cidade que se tornou quase uma tradição. A praça como um todo possui uma atmosfera bem tranquila, com muitas árvores, bancos e o ruído constante de água vindo da fonte.

Lindaviabrunnen
Endereço: Reichspl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha

Altes Rathaus e Neues Rathaus: as prefeituras (antiga e nova) na Bismarckplatz

Seguindo até a Bismarckplatz estão dois edifícios históricos de Lindau, praticamente lado a lado: a Altes Rathaus (Antiga Prefeitura) e a Neues Rathaus (Nova Prefeitura).

Construída em 1422, a Altes Rathaus segue um estilo gótico e tem sua fachada inteiramente decorada com cenas que fazem alusão aos Dez Mandamentos e a vários motivos locais da história da cidade. Chama a atenção também sua bonita escadaria toda em madeira, bem de frente para a praça Bismarckplatz.

Já a Neues Rathaus tem uma fachada mais sóbria, toda em um tom vermelho-tijolo, apesar de arquitetonicamente seguir até um estilo parecido.

Altes Rathaus e Neues Rathaus
Endereço: Bismarckpl. 4, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha

Marktplatz (Praça do Mercado)

Outra praça importante do centro histórico de Lindau é a Marktplatz (Praça do Mercado). A praça recebe esse nome justamente por sediar um importante mercado semanal de frutas, verduras e produtos da região (todo sábado durante o ano e todas as quartas de abril a outubro). Infelizmente quando estivemos por lá não pegamos um dia de mercado, mas pelas fotos parece ser bem interessante.

Além do mercado, a praça ainda tem como atrações alguns edifícios e monumentos importantes: a fonte Neptunbrunnen (Fonte de Netuno), a igreja evangélica St. Stephan e a igreja católica “Unser Lieben Frau“.

Marktplatz de Lindau: igreja evangélica e igreja católica | Foto: © Ștefan Jurcă
Marktplatz de Lindau: igreja evangélica e igreja católica | Foto: © Ștefan Jurcă

Bem de frente para a fonte de Netuno fica uma das joias barrocas de Lindau, a Haus zum Cavazzen com sua inconfundível fachada repleta de pinturas. Construída em 1729 após um incêndio devastador, a casa abriga atualmente o Museu da Cidade de Lindau (que estava em reformas quando visitamos a cidade).

Marktplatz em Lindau: Haus zum Cavazzen  e a fonte Neptunbrunnen | Foto: Bayreuth2009 / CC BY
Marktplatz em Lindau: Haus zum Cavazzen e a fonte Neptunbrunnen | Foto: Bayreuth2009 / CC BY

Marktplatz
Endereço: Marktpl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha

Maximilianstrasse

Não deixe de caminhar pela avenida mais importante do centro histórico, a Maximilianstrasse. Ao longo de seus 230 metros, a rua para pedestres concentra boa parte das lojas e restaurantes de Lindau, além de preservar algumas das casas mais luxuosas da cidade. Muitas delas contam com janelas oriel, estruturas proeminentes e decoradas na fachada das casas dos nobres que no passado eram símbolo de status e poder da burguesia da região.

Maximilianstraße
Endereço: Maximilianstraße, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha

Peterskirche (Igreja de São Pedro)

Que tal visitar uma igreja com mais de 1000 anos de história? A Peterskirche (Igreja de São Pedro) é a igreja mais antiga de Lindau. Dedicada ao santo padroeiro dos pescadores, a Peterskirche já se destaca em seu exterior por conta da enorme torre sem janelas. Conta a história que a torre já existia no local e fazia parte da antiga muralha de proteção da cidade, e que o restante da Igreja foi construído de maneira a aproveitar a estrutura original.

Mas é no interior que está o maior tesouro da Peterskirche: os conjuntos de afrescos. O “Lindauer Passion” onde são representadas as cenas da Paixão de Cristo pelas mãos do pintor alemão Hans Holbein e, “A Coroação de Maria”, uma obra de Mathis Miller. Os afrescos são originais e datados dos séculos XV e XVI. O mais incrível é que a maior parte deles encontram-se ainda bem preservados. A Peterskirche é aberta a visitação e tem acesso gratuito.

Peterskirche
Endereço: Oberer Schrannenpl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Aberta ao público com acesso gratuito

Diebsturm (Torre dos ladrões)

Ao lado da Peterskirche está a Diebsturm, outra das antigas torres de defesa da cidade que ainda está preservada. Construída em 1380, a Diebsturm fica em um dos locais mais elevados da ilha, o que garantia um bom ponto de observação do alto de seus 35 metros. O nome “Diebsturm” pode ser traduzido como “Torre dos Ladrões” e faz referência a outra função do local: servir temporariamente como prisão da cidade.

No interior da torre ainda é possível conhecer a antiga estrutura prisional. Os presos ficavam no subsolo da torre, protegidos por um gradil, em condições de total insalubridade. O formato ovalado da construção fazia com que o som produzido pelos presos praticamente não chegasse aos ouvidos dos guardas – ao passo que os sons produzidos pelos guardas chegavam em alto volume para os presos. Não é difícil perceber que a maior parte dos presos não sobrevivia por muito tempo no local.

O interior da Diebsturm infelizmente não costuma estar aberto a visitação pública, pois somente os guias oficiais da cidade tem a chave de acesso. Para ver a torre por dentro, você pode agendar no Turismo Oficial de Lindau um dos passeios guiados a pé que incluem a visita à Diebsturm.

Diebsturm
Endereço: Oberer Schrannenpl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Acesso externo liberado e gratuito.
Secretaria de Turismo de Lindau: www.lindau.de/veranstaltungen/lindauer-stadtrundgang

Antiga Muralha e a Narren Brunnen (Fonte dos Tolos ou Loucos)

Saindo da Diebsturm é possível caminhar por um pequeno trecho da antiga muralha de proteção da cidade que ainda resta como lembrança do passado da cidade. Na descida, não deixe de conferir a Narren Brunnen (Fonte dos Tolos ou Loucos), uma pequena fonte com figuras de carnaval criada por um artista local em 1989.

Antiga Muralha e a Narren Brunnen
Endereço: Unterer Schrannenpl. 8, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Aberta ao público e com visitação gratuita.

Pulverturm (Torre da pólvora na parte ocidental da ilha)

Como fizemos nossa viagem a Lindau no inverno, nesse momento do roteiro já estava escuro e optamos por seguir direto para o jantar e depois para o Mercado de Natal. Mas para quem estiver em Lindau no verão, quando os dias são mais longos, vale a pena estender a caminhada até o extremo ocidental da ilha para conhecer a Pulverturm (Torre da pólvora). Construída em 1508, essa é mais uma das antigas torres de vigia e defesa da cidade.

Pulverturm – a torre da pólvora | Foto: © Hari Pulko | Lindau Tourismus

Pulverturm
Endereço: Uferweg 15, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Aberta ao público e com visitação gratuita.
Site: www.lindau.de/adressen/pulverturm

Jantar em Lindau | Onde comer em Lindau

A noite em Lindau não pode terminar sem uma legítima experiência com a comida típica da região. Nossa dica para o jantar é um dos restaurantes da Maximilianstraße, mais especificamente o Gasthaus zum Sünfzen. O restaurante é especializado na cozinha da Baviera e tem ótimo custo-benefício. Confere o que a gente pediu:

  • Cervejas locais Weizenbier e dunkel;
  • Ragu de carne de caça (cervo) com knödel e speck
  • Filé de porco grelhado com spätzle de espinafre ao molho de queijo

Gasthaus zum Sünfzen
Endereço: Maximilianstraße 1, 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Telefone: +49 8382 5865


Mercado de Natal de Lindau

Para quem tem a viagem programada para os meses de novembro ou dezembro, vai ser impossível cumprir qualquer roteiro pela cidade sem passar pelo Mercado de Natal de Lindau. Nessa época as ruas ficam repletas de estandes com produtos locais, entre comidas típicas, bebidas e artesanato. O maior mercado fica na região do porto, bem às margens do Lago Constança. Nessa época a cidade fica ainda mais linda e repleta de gente!

Mercado de Natal de Lindau
Mercado de Natal de Lindau

Entre as iguaria típicas dos mercados de Natal, não deixe de experimentar em Lindau o Laugenstangen – um sanduíche feito de pretzel com recheios variados. Além é claro das bratwursts (as salsichas alemãs típicas) e de bebidas para manter o corpo aquecido como o Whisky Punsch e o tradicional Glühwein (vinho quente com especiarias).

Mercado de Natal de Lindau visto do alto da janela do hotel
Mercado de Natal de Lindau visto do alto da janela do hotel: as luzes são um espetáculo a parte

Mercado de Natal de Lindau
Endereço: Hafenpl., 88131 Lindau (Bodensee), Alemanha
Período: da terceira semana de novembro até 20 de dezembro
Horário: quinta a domingo, das 11h às 21h
Organização: Lindau Tourismus e Kongress GmbH
Site oficial: lindauer-hafenweihnacht.de


Onde ficar em Lindau

O YachtHotel Helvetia é nossa dica de onde ficar em Lindau. O Hotel Helvetia é moderno, sofisticado e muito confortável. Situado na ilha de frente para o belíssimo porto de Lindau. Além de ter a melhor localização que poderíamos imaginar, serve um buffet de café da manhã maravilhoso que certamente foi um dos melhores que pudemos experimentar na vida. Para encontrar esse e outros hotéis na cidade pelos melhores preços, consulte o mapa abaixo:

Booking.com Booking.com

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Uma imagem com texto informando a promoção do seguro viagem com 15% desconto onde se vê também a ilustração de um homem e uma mulher com mochilas nas costas
Compartilhar:FacebookTwitter
Augusto
Escrito por
Augusto
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais