La Fine Heure

La Fine Heure: culinária local e ótimos vinhos em Dijon na França

Visitamos o restaurante La Fine Heure em nossa última refeição em Dijon, logo depois de fazer um tour guiado pela cidade e pelo Musée des Beaux-Arts (Museu de Belas Artes). Era o almoço de uma quinta-feira, por volta de 12h30min, quando chegamos ao local, que fica ligeiramente fora do circuito principal de ruas do centro histórico da cidade, mas ainda assim bem pertinho de tudo, em uma ótima localização (cerca de 500 metros de caminhada a partir do Museu).

Onde comer em Dijon: La Fine Heure
Onde comer em Dijon: La Fine Heure

La Fine Heure

O La Fine Heure é ao mesmo tempo um pequeno bistrô/restaurante e também um bar de vinhos. com espaço para degustação e bons petiscos locais para acompanhar. Na fachada já está estampado o amor pelo vinho, que fica ainda mais evidente quando você entra pela porta. De cara você se depara com um ambiente com prateleiras repletas de vinhos e mesas altas dispostas ao lado muito utilizado na hora do happy hour ou nas degustações que eles organizam. A decoração mescla esse ar rústico da madeira tão característico da temática do vinho e o moderno, com a mobília e os demais elementos da estrutura do lugar. Como era horário de almoço, essa parte ainda estava vazia, e pudemos fotografar a vontade. 🙂

La Fine Heure: ambiente acolhedor com decoração apropriada à temática do vinho
La Fine Heure: ambiente acolhedor com decoração apropriada à temática do vinho

O cardápio do almoço se propõe a trabalhar com produtos finos e frescos de produção de agricultores locais. Esse plot combina muito bem com a pegada do bar de vinhos, já que o local oferece variadas opções tábuas de queijos, de charcutaria e outros petiscos. Além dos pratos a la carte, eles trabalham com propostas de menus combinados que, de fato, oferecem “sabores inspirados pela grande tradição da culinária francesa” como indica no site. Essa valorização dos produtos locais e da estação é algo bem cultural na França, e o La Fine Heure segue a risca esse modelo, sempre com receitas baseadas nos ingredientes mais frescos e típicos da Borgonha.

Logo que chegamos, o próprio dono recebeu a gente, de forma muito simpática e informal. Quase como se estivéssemos sendo recebidos por um velho amigo. Nos ofereceu a possibilidade de uma mesa na rua ou no ambiente interno. Optamos pelo segundo, e então ele nos mostrou uma mesa, no salão que fica logo a área de degustação rodeada de prateleiras de vinhos. De onde estávamos, tínhamos a visão da cozinha e do Chef Jonathan (super jovem também) trabalhando na produção dos pratos.

La Fine Heure: o dono veio receber a gente
La Fine Heure: o dono veio receber a gente

Em seguida, recebemos o cardápio e como de praxe, pedimos as sugestões dos pratos mais típicos e tradicionais do local.

Você também vai gostar de ler:
O que fazer em Dijon?

Roteiro de 2 dias pela rota de vinhos da Borgonha
O que fazer em Beaune?

O que pedir no La Fine Heure?

A carta, como já dissemos, oferecia a opção de menus completos, e optamos pelo “Menu Duo” (62€ para duas pessoas), que contempla: uma entrada (fixa) + prato principal + sobremesa. A entrada é fixa mas os pratos principais e a sobremesa são a escolha do cliente. Para padrões franceses, achamos o preço excelente para um menu completo para 2 pessoas.

Assim, começamos pela entrada: Planche mini Moit’ Moit’ (charcuterie et fromages), uma mini tábua de queijos e frios, que na verdade o “mini” era bem relativo. Além de bem servida, o sabor de cada coisa, especialmente dos queijos estava sensacional. Quase que só a tábua já era suficiente para a refeição inteira! Rsrsrs. Para acompanhar, aceitamos a sugestão do aperitivo da casa (5,90 €), super gostoso.

La Fine Heure: aperitivo da casa e a tábua de frios (planche mini Moit’ Moit’)
La Fine Heure: aperitivo da casa e a tábua de frios (planche mini Moit’ Moit’)

Tão logo acabamos a entrada, já vieram os pratos. Escolhemos um diferente para cada um, à fim de experimentar mais sabores e compartilhar. Assim, nossa escolha foi pelos pratos mais tradicionais da cidade: um clássico Bœuf Bourguignon De Carne “Tradicional” (Bourguignon de Joue de Bœuf « traditionnelle », recette des Vendangeurs) para mim e um Filé de carne grelhada ao molho de queijo “VBF” Epoisses (Filet de Bœuf « VBF » grillé Sauce Epoisses – Viande française et locale) para o Guto, que quase sempre opta por algo que tenha queijo na composição, rsrsrs. Os dois pratos estavam bem temperados e com a carne no ponto apropriado: o meu, que é uma espécie de carne de panela ao molho de vinho com cenouras, bem cozida; o do Guto que era um filé, estava no ponto que ele adora, bem vermelhinho (saignant, como dizem os franceses). Os sabores eram incríveis, o que me arrisco a afirmar que é fruto da proposta de trabalhar com ingredientes frescos e de produtores locais, inclusive a carne.

La Fine Heure: dois pratos principais - Bourguignon de Joue de Bœuf e o Filet de Bœuf
La Fine Heure: dois pratos principais – Bourguignon de Joue de Bœuf e o Filet de Bœuf

E essa maravilha foi acompanhada de uma taça de vinho Bourgogne Hautes Cotes de Nuits domaine Pansiot 2015, um vinho da região da Borgonha, cuja escolha foi a partir da sugestão do dono.

La Fine Heure: Bourgogne Hautes Cotes de Nuits domaine Pansiot 2015
La Fine Heure: Vinho Bourgogne Hautes Cotes de Nuits domaine Pansiot 2015

Aí vem aquele momento de fechamento da refeição com a sobremesa. Aquela hora em que você já não aguenta mais comer mas que sempre cabe um docinho rsrsrs. Ainda mais na França, terra das pâtisseries e docerias. Mais uma vez fizemos uma escolha diferente para cada um, pensando em compartilhar experiências. A minha foi o Brownie au Chocolat aux pain É’pices e o Guto pediu o Trio de Choux à la crème pâtissière au Citron. Pela foto você já percebe que não tinha como ser ruim, né?

La Fine Heure: Sobremesas - 1) Trio de Choux à la crème pâtissière au Citron 2) Brownie au Chocolat aux pain É’pices
La Fine Heure: Sobremesas – 1) Trio de Choux à la crème pâtissière au Citron 2) Brownie au Chocolat aux pain É’pices

Avaliação Final: La Fine Heure

O La Fine Heure é um local acolhedor que valoriza o amor pelo vinho e propõe uma imersão, não apenas na atmosfera do néctar das videiras mas também nos sabores da culinária local francesa. Entre os pratos, destaque para a experiência de se deliciar com dois pratos bem típicos da região: o Boeuf Bourguignon e o filé ao molho de queijo Epoisses que só encontramos nessa região da Borgonha. Tudo regado a um bom vinho francês produzido a poucos quilômetros dali. Com uma equipe enxuta e um atendimento mais que especial feito pelo próprio dono, o almoço em um dia de semana foi uma experiência bem intensa, misturando a proposta do restaurante com o bar de vinhos. Um ótimo custo-benefício e a certeza de uma boa escolha se você estiver turistando por Dijon.

La Fine Heure
Endereço: 34 Rue Berbisey, 21000 Dijon, França
www.lafineheure.fr
www.facebook.com/lafineheure
twitter.com/LaFineHeure


Onde ficar em Dijon?

Para quem planeja passar 1 noite na cidade de Dijon, a melhor opção da cidade é o Grand Hotel La Cloche Dijon MGallery Collection. Além de funcionar em um edifício histórico e emblemático da cidade, o hotel oferece de fato uma experiência de charme e conforto únicas, em uma localização privilegiada no coração da cidade de Dijon.

Não deixe para reservar na última hora e pagar uma fortuna de hospedagem! Que tal pesquisar agora mesmo e fazer sua reserva antecipadamente com as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Dijon?

Booking.com Booking.com

Mais atividades em Dijon

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

Não esqueça de garantir seu seguro viagem na França

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela França. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um serviço que compara os preços das principais companhias de seguro viagem do mercado e apresenta as melhores opções para a sua viagem!

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais