Belgisch Biercafé Olivier Utrecht

Belgisch Biercafé Olivier: comida e cerveja belga em uma antiga Igreja de Utrecht

Quando se trata de comer e beber em Utrecht, um local que não pode faltar em nenhuma lista de indicações gastronômicas é o Belgisch Biercafé Olivier Utrecht, ou simplesmente Café Olivier. Não apenas para os amantes de uma boa cerveja, mas especialmente para quem adora conhecer restaurantes clássicos e históricos das cidades que visita. Não dá para negar que o Belgisch Biercafé Olivier é bastante peculiar – afinal, o local onde o restaurante funciona era no passado uma Igreja em Utrecht. Sim, uma antiga igreja que se transformou em um restaurante situado na rua Achter Clarenburg, próximo ao centro histórico de Utrecht. Quer saber por que um restaurante de comida belga é um clássico em uma cidade da Holanda? Então saiba mais sobre o Café Olivier em Utrecht!

Belgisch Biercafé Olivier Utrecht

Visitar o Belgisch Biercafé Olivier Utrecht vai muito além de poder escolher uma cerveja belga na ampla lista de opções ou comer um prato típico do país vizinho. O local histórico manteve bem preservado o maior número possível de elementos da igreja original de 1860, tais como o altar, as abóbadas e o órgão.

Mas é claro que a cerveja é um dos destaques do local, e o Café Olivier conta com uma extensa lista de cervejas belgas, desde as mais famosas até aqueles rótulos menos conhecidos. Nas torneiras ainda é possível encontrar cervejas da região de Utrecht e até alguns rótulos de cervejarias alemãs ou mesmo americanas.

Cervejas belgas no Olivier Biercafé
Cervejas belgas no Olivier Biercafé

E supervisionando todo o movimento está o mascote do restaurante: um simpático gatinho. Ele estava lá bem tranquilo na cadeira compartilhando uma mesa com os clientes habitués que se divertem jogando jogos de tabuleiro e bebendo suas cervejas.

Já no quesito culinária belga, o Café Olivier tem pratos típicos e tradicionais da cozinha da Bélgica, como os mexilhões, as carnes de panela e as batatas fritas. Outra característica que faz o restaurantes estar sempre lotado por locais, além dos eventuais turistas, é a proposta de sempre mudar o cardápio: a cada duas semanas o menu varia em pelo menos três pratos, de acordo com a estação. Por isso, não deixe de pedir recomendações à equipe sobre as opções de comida e de cerveja que estiverem em alta no dia da sua visita.

E como todo local badalado, esse restaurante fica bastante cheio! Por ser muito procurado é importante fazer reserva e estar atento poque a cozinha fecha cedo, por volta das 22h. Mas isso não é uma característica apenas do Café Olivier, pois na Holanda o jantar é cedo mesmo. 

O que pedir no Belgisch Biercafé Olivier Utrecht

Em se tratando de um restaurante belga com foco em cerveja, nosso primeiro passo foi a difícil tarefa de escolher uma entre tantas boas opções possíveis! Sorte que a equipe é super preparada e sempre dá ótimas sugestões. Para aproveitar ao máximo nossa experiência, pedimos cervejas belgas, é claro, mas também escolhemos opções locais que estavam disponíveis nas torneiras como a cerveja Olivier Tripel (da casa). A maioria das cervejas variam de preço na faixa entre 4€ e 8€ por um pint ou garrafa.

Cervejas
La Trappe
Olivier Tripel (cerveja da casa)
Bootje Bier

Na hora de pedir a comida no Café Olivier, não hesitamos em seguir a tradicional combinação entrada + prato principal + sobremesa. Porém, usamos nossa tática padrão: uma entrada para dividir, dois pratos principais distintos e uma sobremesa para dividir. Dessa forma a gente consegue aproveitar bem e otimizar não apenas o investimento financeiro mas também as calorias consumidas, não é mesmo? 🙂

De entrada – como não poderia deixar de ser – as tradicionais friturinhas belgas com recheios típicos: croquete de camarão e de queijo. Saborosos e crocantes, com aquela casquinha sequinha por fora e com recheio cremoso por dentro. Uma delícia! Os pratos principais também estavam no mesmo nível de qualidade, com sabor, carnes e legumes no ponto certo, fazendo as cores e texturas falarem por si só! Escolhemos um prato sazonal e um prato fixo do cardápio. Destaque ainda para o acompanhamento clássico: as batatas fritas que estavam maravilhosas em sabor e textura. O que não é uma surpresa em se tratando de um prato onde tanto Bélgica quanto Holanda tem tanta tradição. Para fechar uma torta de maçã assada quentinha com uma potoca de chantili e uma bola de sorvete.

ENTRADA
Croquete de queijo e camarão
acompanhados de mostarda escura

PRATOS PRINCIPAIS
1) Ibérico neck: Croutons de barriga de porco com chutney de linguiça, vegetais grelhados, batata frita e, claro, maionese estilo belga.
2) Bavette met… beurre noisette & gerookte cherrytomaten (prato da semana): carne bovina (fraldinha) acompanhada de tomate cereja e shimeji na manteiga com cebola e alho.

SOBREMESA
Torta de maçã acompanhada de sorvete e chantilly

Terminamos a noite no Belgisch Biercafé Olivier Utrecht com a sensação de ter vivido uma ótima experiência em um dos locais mais tradicionais de Utrecht.

Belgisch Biercafé Olivier Utrecht
Endereço: Achter Clarenburg 6A, 3511 JJ Utrecht
utrecht.cafe-olivier.be


Onde ficar em Utrecht

O Court Hotel City Centre é nossa dica de onde ficar em Utrecht. Hotel moderno e confortável, além de ter a melhor localização e um buffet de café da manhã maravilhoso. Para encontrar esse e outros hotéis na cidade pelos melhores preços, consulte o mapa abaixo:

Booking.com

Mais atividades em Utrecht

Consulte e reserve passeios e entradas de atrações na Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo. Eles estão presentes nas maiores cidades e reúnem profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós já usamos e recomendamos. Dá só uma olhada: 

E não esqueça de garantir seu seguro viagem:

O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para quem viaja pela Europa. A empresa de seguros que a gente sempre usa e recomenda é a Seguros Promo. É um buscador que compara o preço das principais companhias de seguro viagem e apresenta sempre a opção com melhor custo-benefício para a sua viagem!

Ah, e agora vem a melhor parte: leitor do Viajar é Demais tem desconto, basta clicar aqui ou no banner abaixo e utilizar o cupom para fazer seu seguro pelo menor preço possível.

Compartilhar:FacebookTwitter
Chai
Escrito por
Chai
Envie sua pergunta ou comentário

Viajar é Demais